A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
perguntas Seminarios Avançados

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sobre a crise da meia idade podemos dizer: I. Foi conceitualizada como uma crise de identidade, chamada de segunda adolescência; II. É apenas uma das transições da vida, que envolve um exame retrospectivo e uma reavaliação de valore se de prioridades; III. Pode vir a ser um ponto de virada psicológico um período de balanço que pode produzir novos entendimentos sobre si m esmo e estimular correções de planos e Trajetórias de vida. Está correto afirmar que:
(x) Todas as afirmativas são verdadeiras; 
( ) Apenas a I e III são verdadeiras;
( ) Todas as afirmativas são falsas; 
( ) Apenas a I e II são verdadeiras; 
( ). Apenas II e III são verdadeiras. 
Com relação ao desenvolvimento físico na meia idade- adulto intermediário é feito as seguintes afirmações: I. Geralmente esses sujeitos têm problemas na visão. II. A resistência muitas vezes se sustenta melhor que a força nesses sujeitos. III. No funcionamento sexual e reprodutivo há diferenças entre homens e mulheres, todavia o prazer sexual pode se estender por toda a vida É correto APENAS o que se afirmar em:
 
( ) I e II 
( ) I e III 
(x) I, II e III 
( ) II e III 
( ) I
“ Hoje a maioria dos cientistas do desenvolvimento reconhece que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida” (Papalia, 2006, p. 48). Esse conceito também é conhecido como:
( ) desenvolvimento acicial 
( ) desenvolvimento cardeal 
( ) desenvolvimento tricicloide
( ) desenvolvimento parcial 
( x ) desenvolvimento no ciclo vital 
Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, que abrange todo o curso da vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma crise relacionada ao “eu” e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de alguma maneira. A crise identificada no primeiro estágio é: 
( ) atividade x inferioridade
( ) iniciativa x culpa
( ) identidade x confusão de identidade 
( x ) confiança x desconfiança 
( ) integridade x desespero 
No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo do bebê, é correto afirmar que
( ) o bebê se encontre no estágio operacional de acordo com a teoria de Piaget.
( ) a permanência do objeto, marco do desenvolvimento conceitual, ocorra em torno dos dois anos e meio de idade.
( x ) o bebê nasça com uma variedade de reflexos, alguns dos quais apresentem função evolutiva importante para desenvolvimentos sensório‐motores posteriores.
( ) a resolução de problemas seja um processo cognitivo complexo que não está presente nos bebês e só se desenvolve a partir da primeira infância.
( ) o surgimento dos comportamentos inequivocamente intencionais, por serem mais complexos, ocorra ao final do segundo ano de vida.
Bowlby afirma que o apego ocorre a partir dos primeiros contatos entre o bebê e sua mãe ou cuidador, no sentido de assegurar a satisfação do bebê. Em relação ao comportamento de apego na perspectiva de sua teoria, é correto afirmar que
(x) uma das maneiras de avaliar o comportamento de apego de um bebê é por meio da técnica de laboratório situação estranha.
( ) o primeiro estágio do desenvolvimento é o de confiança básica versus desconfiança.
( ) a ansiedade de separação que surge na criança por volta dos oito meses é um indicador de que o bebê está submetido a alguma situação de estresse.
( ) quando o bebê apresenta um apego desorganizado demonstra pouca emoção e não se mobiliza em relação a ausência e retorno da mãe ou cuidador.
( ) um ciclo de apego inseguro é muito difícil de ser interrompido, uma vez os bebês têm dificuldade de lidar com situações estressantes.
Assinale a opção que indica como é conhecida a Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget.
( ) Gestaltismo.
( ) Associacionismo.
(x) Construtivismo.
( ) Behaviorismo.
( ) Psicologia histórico-cultural.
Em relação aos estágios de desenvolvimento, assinale a alternativa incorreta.
( x ) Consistem em fases cujas mudanças evolutivas são essencialmente quantitativas.
( ) São cumulativos, sendo que a resolução das situações no estágio posterior é superior à que o antecede.
( ) São etapas invariáveis (ordem constante) e universais (presente em todos).
( ) A universalidade dos estágios implica que todas as pessoas passem pelos estágios, não necessariamente na mesma idade.
( ). Representam saltos qualitativos no desenvolvimento.
Quanto à adolescência, assinale a alternativa incorreta.
( ) É uma fase evolutiva em que se identificam mudanças significativas do ponto de vista biológico, social e psicológico.
( x ) Dura dos doze aos dezoito anos de idade em todas as culturas.
( ) É uma fase essencial para o desenvolvimento humano, cuja manifestação sofre influência da cultura, mas apresenta aspectos psicodinâmicos importantes.
( ) As transformações corporais características da adolescência exigem uma reformulação do esquema corporal e a elaboração da perda do corpo infantil.
( ) Segundo a abordagem psicanalítica, identifica-se, nesse período, a fase genital.
Jean Piaget e Sigmund Freud foram importantes autores na área da psicologia, que contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto ciência. Nos seus estudos, Jean Piaget propôs que o ser humano passa por diferentes fases desde o seu nascimento, e as nomeou de sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. Sigmund Freud também estabeleceu um conjunto de fases pela qual o ser humano passa desde seu nascimento, que denominou de fases oral, anal, fálica e genital. Apesar das importantes diferenças conceituais e teóricas na obra desses dois autores, pode-se considerar que um ponto em comum de ambas é:
( ) O período sensório motor proposto por Piaget acontece entre o nascimento e os 2 anos de idade, assim como a fase fálica proposta por Freud.
( ) Piaget inspirou-se na obra de Freud para formular sua teoria, que tem muita influência deste autor, na medida em que propõe, assim como Freud, as fases do desenvolvimento psicossexual para a formação da personalidade.
( ) A fase chamada por Piaget de pré-operatório pode ser comparada à fase genital proposta por Freud na medida em que ambas abordam questões da aprendizagem cognitiva de pré-escolares.
( x) Ambos os estudos se tratam de teorias acerca do desenvolvimento humano. 
( ) Nenhuma das alternativas anteriores 
Referências: 
https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/psicologia-psicologia-do-desenvolvimento/659163
https://www.passeidireto.com/ 
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE PSICOLOGIA
SEMINÁRIOS AVANÇADOS 
TEMA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Ana Rafaela Cordeiro de Souza
Cleórgina dos Santos Assunção 
Danielle Oliveira 
Francisco Elder Freitas Vidal 
Mara Núbia 
Silvana 
FORTALEZA-CE
2019

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.