Buscar

APOL CIDADES EDUCADORAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL CIDADES EDUCADORAS 
Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“É Rousseau quem vai colocar a infância como um tempo à parte, o tempo em que a natureza humana, ainda não corrompida pela sociedade, guarda toda sua pureza e inocência e que, por isso, deve ser preservada, com o intuito de ser cultivada por meio da educação. Cabe à educação moldar o homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERNANDEZ-PILOTO, Sumika Soares de Freitas. Infância e (des)naturalização da criança no cotidiano da Educação Infantil. Pró-Discente [...], Vitória-ES, v. 20, n. 1, jan./jun. 2014, p. 78.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a relação entre a natureza e a essência da criança, é correto afirmar que:
	
	A
	na essência, a criança está relacionada à natureza, mas, na educação, deve-se orientar a quebra desse vínculo, para que a criança seja capaz de agir racionalmente.
	
	B
	até o nível de escolarização, a criança age por instinto inerente à sua natureza e, após esse período, é necessária a interferência do adulto no sentido do aprendizado.
	
	C
	a natureza é o educador, que garante o crescimento e o desenvolvimento das crianças sem necessitar de qualquer interferência de instituições ou de pessoas adultas.
	
	D
	desde os primeiros dias de vida, torna-se necessário a interferência do adulto para desvincular a relação entre a criança e a natureza, a fim de que o conhecimento possa ser adquirido.
	
	E
	a educação formal só é possível quando a criança consegue, por si só, fazer um processo de separação da aprendizagem informal relacionada a seu estado natural.
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Considere o extrato de texto:
“[...] a Câmara Municipal de Barcelona acolhia e assumia no ano de 1989 o conceito de cidade educadora e apresentava-o, simultaneamente, como o significante de uma proposta integradora da educação formal, não formal e informal que se gera no contexto da cidade e se destina a todos os que a habitam; e também reveladora de um compromisso político, público e ativo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLOT, Pilar Figueras. Cidades educadoras uma aposta de futuro. In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p.19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o conceito de cidade educadora, analise as afirmativas:
I. Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
II. Espaço ou território educativo, que deve considerar não apenas as estruturas materiais, mas também as relações, materiais ou imateriais, que a sociedade estabelece no e com o espaço da cidade.
III. É necessário transformar a cidade em um espaço que promova a mudança social, criando a demanda social cidadã.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e III
	
	D
	I
	
	E
	III
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP – Espaço  e  Tempo,  São  Paulo,  nº  24, p. 109-123, 2008, p. 114. <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74098/77740>. Acesso em 25 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre conceitos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta a definição de “cidade” para Braga e Giometti:
	
	A
	É uma área povoada ocupada por zonas residenciais, comerciais e industriais.
	
	B
	Área que concentra uma aglomeração de pessoas, que cotidianamente interagem através do trabalho e lazer.
	
	C
	Caracteriza-se pela urbanização, concentração de atividades econômicas e um estilo de vida próprio de seus habitantes.
	
	D
	Engloba diferentes estruturas urbanas, como residências, prédios e aglomerado urbano.
	
	E
	É um lugar onde a sociedade interage através de um sistema próprio de trocas, de inter-relações entre pessoas e lugares e comércio, num fluxo constante de elementos materiais e imateriais
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Leia a passagem de texto:
“Paulo Freire [...] nos diz da necessidade de uma educação popular. Ele se refere à construção de saberes que reconheçam a presença das classes populares dentro das escolas públicas que se tornariam realmente progressistas à medida que fossem criadas novas práticas democráticas que atendessem a essas demandas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 67-80, jul./ dez. 2014, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel da escola sob o olhar de Paulo Freire, é correto afirmar que:
	
	A
	Apesar de a escola ser um espaço formal e de, dentro dela, ser possível desenvolver diferentes projetos educativos, é na educação formal que deve estar focado o processo educativo.
	
	B
	A comunidade escolar deve colaborar com a escola, desde que não se envolva nas questões curriculares, de responsabilidade exclusiva do corpo diretivo.
	
	C
	Há informalidade no espaço formal da escola e a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
	
	D
	A educação formal deve ser desenvolvida pela escola e a informal, pela família.
	
	E
	A informalidade educativa deve ser colaborativa para a educação formal escolar.
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Leia a passagem de texto:
“Confirmamos a importância dos governos locais na construção de cidades educadoras: os representantes dos cidadãos escutam, animam, sugerem, coordenam, propõem, lideram e executam [...]. A cidade educadora é, ao mesmo tempo, uma proposta e um compromisso necessariamente partilhados, basicamente, pelos governos locais e pela sociedade civil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLOT, Pilar Figueras. Cidades educadoras: uma aposta de futuro. In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p. 20.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características de cidades educadoras listadas na Carta das Cidades Educadoras (Aice), analise as afirmativas:
I. Uma cidade educadora tem personalidade própria e está integrada no país onde se situa – é, por isso, interdependente do território do qual faz parte.
II. Na cidade educadora, o principal objetivo é organizar estruturas materiais que possam levar seus habitantes a adquirir conhecimentos, mantendo um caráter independente, sem interferência de outros centros urbanos.
III. A cidade educadora tem como principal objetivo enriquecer o cotidiano e a vida de seus habitantes, pelo aprender, pelo trocar e pelo partilhar.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I
	
	B
	I e III
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	II

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando