Buscar

apol cidades educadoras 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Considere os extratos de texto:
“Relacionar todos os aspectos e estruturas da paisagem e, com base no resultado, exprimir de que forma um determinado espaço deverá ser ordenado, obedecendo que o desenvolvimento da sociedade deve salvaguardar a capacidade dos ecossistemas e o potencial recreativo da paisagem como partes fundamentais para a vida humana, é uma contribuição em longo prazo à sociedade”.
“Para que os alunos entendessem sobre os desmoronamentos nas Serra Fluminense em 2011, o professor de Geografia decidiu trabalhar sobre a importância da preservação da mata ciliar e sua preservação ‘para minimizar as consequências de desastres enquanto planejava a recuperação do córrego que passa pela escola’. Por meio de debates em sala, com textos e slides, e envolvimento dos pais, ‘muitos deles agricultores que dependem da perenidade dos rios da cidade’, o projeto foi sendo desenvolvido até a etapa seguinte, quando ‘os alunos foram ao riacho da escola – o Córrego da Toca, um braço da bacia hidrográfica do Rio Bengala, que abastece a cidade, para observar o impacto das chuvas abundantes. Após identificar os problemas, várias intervenções foram propostas para se recuperar a região, seguindo aspectos técnicos fornecidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro’. Ao fim do projeto, o córrego tinha recuperado seu curso normal. E a turma reconheceu a necessidade de colaborar com a preservação de seu entorno usando, para isso, os conhecimentos adquiridos durante o percurso do estudo”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, é correto afirmar que:
	
	A
	os alunos precisam conhecer a região para aprender os conteúdos e obter boa avaliação nas disciplinas.
	
	B
	os projetos escolares servem para que os estudantes consigam compreender as problemáticas do entorno e entender a teoria dada em sala de aula.
	
	C
	o exemplo de projeto demonstra que os alunos precisam estar atentos às questões ambientais no âmbito específico da geografia.
	
	D
	as questões práticas de um projeto demandam muito envolvimento, o que acaba sendo um impeditivo para aplicação de mais projetos.
	
	
	E quando um indivíduo desenvolve um sentimento de pertencimento ao lugar que vive, ele acaba por praticar ações de preservação do espaço onde ele vive.
o termo governance surgiu nas últimas décadas do século XX, como resposta a uma demanda de estruturas de poder e governo infra e supra estatais, uma forma de limitar ‘a perda de eficácia nos processos decisórios que são cada vez mais especializados e compartimentados’. Os principais difusores desse termo são o Banco Mundial e a Terceira Via”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a reorientação da governança urbana no final do séc. XX, é correto afirmar que:
	
	A
	o Poder Público deixou de ser o principal provedor do bem-estar social, de infraestrutura e de serviços públicos, o regulador do espaço urbano.
	
	B
	o Poder Público passou a assumir todos os setores do bem-estar social, causando uma desestrutura nas finanças.
	
	C
	os grandes conglomerados industriais passaram a dividir com o poder público a responsabilidade pelo bem-estar social.
	
	D
	durante boa parte do século XX, o poder público passou a ser administrado por iniciativas populares.
	
	E
	toda a política de bem-estar social passou para a responsabilidade da iniciativa privada, e o Poder Público passou a ser regulador das ações.
“Penso que cada coletividade, cada estabelecimento público deve, em função das suas competências e em coordenação, recorrer a um projeto educativo. [...] Um projeto desses deve ser interdisciplinar e pluralista, respeitante à educação, à instrução, à formação e à cidadania”.
“Por fim, não há nada pior para um grande museu do que a indiferença. As instituições precisam de visitantes, de gente que se interesse por elas, que mostre aos governos que, sim, muitas pessoas se importam com essas organizações. Museu só é uma instituição viva quando ele entra na rotina da sociedade – e a escola é o lugar em que a sociedade se encontra para aprender”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a ação proposta no fragmento é característica do modelo educacional identificado como:
	
	A
	Educação formal.
	
	B
	Educação organizada.
	
	C
	Educação não formal.
	
	D
	Escola aberta.
	
	E
	Educação integral
“Se entendermos planejamento como qualquer atividade capaz de produzir o espaço urbano, modificando a geografia das cidades, percebemos que essas cidades não se desenvolvem de forma caótica, mas são produzidas de acordo com os interesses dos grupos capazes de impor-se politicamente [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o papel empreendedor do Poder Público, é correto afirmar que:
	
	A
	o Poder Público promoveu, em caráter exclusivo, as ações na tomada de decisão das políticas voltadas ao desenvolvimento do mercado.
	
	B
	em acordo com os empresários, o Poder Público passou a articular ações que, em prol dos interesses de mercado, facilitasse as decisões referentes ao planejamento e execução das políticas.
	
	C
	ocorreu uma parceira, dos interesses de mercado junto ao Poder Público, com intuito de manter e investir em políticas públicas de bem-estar social.
	
	D
	o Poder Público passou a investir nas camadas populares a fim de atender às demandas sociais locais.
	
	E
	o Poder Público passou as atividades empreendedoras para o setor privado, tornando-se apenas regulador dessas ações.
as instituições educativas tradicionais, como a família e a escola, desempenham um papel fundamental na socialização e na educação das pessoas, mas outros agentes também podem exercer essa função, transmitindo, ao longo da vida, não somente conhecimentos e habilidades, mas também valores e comportamentos”.
“Em 2004, os alunos da rede pública [a maioria] de São Paulo, presentearam a cidade com uma enorme maquete da capital paulista. A ideia foi dos cartunistas Haroldo George Gepp e José Roberto Maia [...]. Uma parceria entre os SESC Itaquera e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tornou viável o projeto [...]. A garotada saia pra as aulas-passeio acompanhada de monitores e munida de máquina fotográfica para registrar tudo o que é visto. ‘Muitos alunos achavam que a violência, desemprego e moradias precárias eram exclusividade de Itaquera, onde moram’, relata o professor de Geografia Wanderley José da Silva. Houve também quem conhecesse um lado bem diferente de onde vivia [área nobre]. [...] De volta à escola, os estudantes revelaram as fotos e fizeram pesquisas sobre os locais visitados. Só então começaram a construção, com auxílio de 16 técnicos. [...] Em alguns pontos, a garotada se expressou por meio de cartuns, mostrando uma opinião, positiva ou negativa, sobre determinado tema”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação .
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento
social.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais