Buscar

AD1 1 2019 PDF pratica pedagogica didatica 201999999999999999-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância (AD1) 1º Sem/2019 Disciplina: Prática de Ensino 2: currículo
Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
CURSO:
POLO:
ALUNO:
	MATRÍCULA:
	
	DATA:	/	/ 2019
Prezado aluno, a,
Sejam bem-vindos à disciplina prática de ensino 2: currículo
ATENÇÃO: a AD1 deve ser respondida, e enviada online, impreterivelmente, até o dia 23 de fevereiro de 2019. Todas as questões foram retiradas do conteúdo do caderno didático, da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma (até a aula nº 6). Qualquer dúvida, ou falta de nota, da AD1, deve ser encaminhada ao tutor presencial, até 5(cinco) dias, após a postagem da nota no sistema.
QUESTÃO I: Leia a citação, abaixo, reflita, e faça a releitura da mesma, com cerca de 10 (dez) linhas. O texto deve ser, criativo, legível, conciso e claro, observando-se as normas gramaticais. Não inclua citação. (valor: até 4,0 pontos).
VintecontoATENÇÃO: “Na releitura apresenta-se aquilo que se entendeu da obra, produzindo um texto/objeto novo, a partir do primeiro que foi proposto, mas sem preocupação com semelhanças. É um processo que envolve a absorção de algo anterior de forma a recriá-lo, inventá-lo, transformá-lo”. (https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/releitura)
“Discutir currículo não é restringir-se a discussões meramente técnicas ou estratégicas. Discutir currículo é discutir vida, concepção de homem e de mundo, projetos de sociedade. É compreender, talvez relembrar, repensar, redefinir a função da escola e de cada profissional da educação. Definir que currículo é um ato político tenhamos nós consciência ou não dele. Portanto, discutir currículo é um ato complexo, pois representa desvelar relações de poder que ocorrem na escola e para além dela. Exige a compreensão das concepções que sustentam a organização dos tempos e espaços escolares; a explicitação dos interesses que definem as políticas educacionais, a compreensão do que seja método, dentre outros aspectos.” (SAPELLI, 2003)
QUESTÃO II: Coloque dentro dos parênteses, em branco, (1, 2, 3 e 4) a letra C (CONCORDO), ou a letra D (DISCORDO), com as situações
fictícias, retiradas da prática curricular. Somente as opções D (DISCORDO) devem ser justificadas (Sim, não, por quê?), com cerca de cinco linhas em cada justificativa, valendo 1,0 (hum) ponto, desde que esteja coerente com a opção escolhida (D). As opções (C) (CONCORDO) não deverão ser justificadas, valendo, 0,5 pontos. (Valor total: 4,0 pts.)
Vestcon Blog Oficial
– ( D ) A reunião pedagógica, do mês de junho, de uma escola do ensino médio, teve como principal objetivo refletir sobre o currículo escolar. Após muitos debates, os professores concluíram não existir intencionalidade, ou qualquer relação de poder, nas práticas de ensino do currículo escolar. Concorda, ou discorda, dos professores?
– ( D ) A “Escola Cidadã” (Porto Alegre,1924 a 2004) teve como proposta orientar o currículo, de forma disciplinar, em que os professores selecionavam os conteúdos de cada disciplina, para estuda-los separadamente. Concorda, ou discorda, que esta proposta foi adotada p
– (C 	) O professor Júlio comentou, durante a reunião pedagógica, que alguns alunos da sua turma estavam sofrendo “bullying”. Concordando com o professor, todos os presentes revelaram que, também, tinham presenciado o mesmo problema na sua turma. Foi, então, que Júlio, dirigindo-se à diretora da escola, alertou que era necessário tomar alguma providência, porque esta situação podia gerar racismo e/ou preconceitos. Concorda ou discorda que o “bullying”, frequente, possa gerar racismo e/ou preconceitos?
– (C ) No Conselho de Classe da escola Silvio de Almeida, durante a troca de experiências, o professor Manoel sugeriu aos colegas que utilizassem o jogo como estratégia didática para motivar os alunos. Concorda, ou discorda, que o jogo possa ser uma estratégia motivadora?
– ( D 	) Os professores, de uma escola estadual do ensino médio, solicitaram à diretora que chamasse os responsáveis à escola para participarem da última reunião do ano. Porém, a diretora argumentou que não achava importante chama-los, porque, a maioria não comparecia, e aqueles que compareciam nunca se manifestavam. Concorda, ou discorda, com o argumento da diretora da escola?
 Discordo , porque uma escola participativa e democrática , independente de quantidade de responsáveis é importante que haja participação e um posicionamento nas decisões que houver.
QUESTÃO III: Responda (cerca de 08 (oito) linhas.
Total: 2,0 pontos.
Você acha importante o aluno fazer o portfólio de uma disciplina? Sim, não, por quê?
Acho importante porque através do Portifólio o próprio aluno ve o seu desenvolvimento pedagógico.
Sala Aberta

Outros materiais