Buscar

atividade 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: PEDAGOGIA - Semestre: 1º - Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
 Atividade referente às aulas 1 e 2 Enviar no Portfólio 2
1- Sobre a Tecnologia e Educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, após assinale a alternativa correta (0.5). 
( ) A escola sempre foi palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”;
( ) As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento; 
( ) Assim, com o advento das novas tecnologias de comunicação e de informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também de fazer educação.
( ) Dentro desse cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias;
( ) V - F - V - V - V
( ) V - V - F - V - V
( x ) V - V - V - V - V
( ) F - V - V - F - V
( ) V - V - F - V - F
2 – Complete as lacunas com a respectiva corrente de pensamento. (0.5)
_____EMPIRISMO________: Ao nascer o ser é considerado uma tábua rasa, as ideias vão sendo gravadas a partir das percepções que contribui para as capacidades mais elementares, os comportamentos mais complexos, sendo a inteligência capaz de acumular conhecimento.
__inatismo ou nativismo___________: O conhecimento está predeterminado já que desde o nascimento e hereditariedade é capaz de marcar as diferenças individuais tanto no campo psicológico como no físico.
associacionismo________________: Seu pressuposto consiste na combinação de uma série de condutas simples chegando ao comportamento complexo. Estão presentes nesta corrente as teorias do comportamento reflexo de Skinner.
3 – Após a leitura da aula 2, descreva as três perspectivas dominantes que são utilizadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação medida pela tecnologia, de acordo com o que foi citada pela autora Andréa Filtro (2009). (1.0)
As três perspectivas dominantes usadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação mediada pela tecnologia são: A perspectiva associacionista, que enxerga a aprendizagem enquanto mudança de comportamento, fundamentada nas teorias de Pavlov, Watson e Thorndike, que enfatizam a aprendizagem por associação, primeiramente através do condicionamento estimulo-resposta, e posteriormente através da capacidade de associar conceitos em uma cadeia de raciocínio, ou passos em uma cadeia de atividades, para construir uma habilidade complexa. Está focada em como os conceitos e habilidades se manifestam em comportamentos externos. A aprendizagem formal repousa sobre a evidencia externa, como indicador do que foi aprendido. 
 Andrea Filatro postula que existe também a perspectiva cognitiva, que entende a aprendizagem como o alcance da compreensão. Alguns dos seus principais teóricos são Piaget e Vygotsky. Aqui o conhecimento se dá através de permanentes interações com o meio, onde o sujeito aprende a explorar ativamente o mundo que o rodeia, recebe feedback e formula suas conclusões. Assim, essa capacidade de construção leva a integração de conceitos e habilidades dentro de estruturas, competências ou conceitos já existentes. 
Por fim, a perspectiva situada, nos diz que a aprendizagem é uma prática social. Onde o aluno está sujeito às influencias socioculturais em que a aprendizagem ocorre. Por meio de trocas, estratégias, ideias e resolução conjuntas, constroe-se um processo social de aprendizagem. É importante que esse contexto social seja próximo ou idêntico a situação na qual o aluno aplicará a aprendizagem adquirida. Os principais teóricos que embasam essa perspectiva são Lave e Wigner, Cole, Engstrom e Wertsch. A aprendizagem se dá através de participação em praticas sociais de investigação e aprendizagem, aquisição de habilidades em contextos de uso, desenvolvimento de identidade como aluno e , do desenvolvimento de relações de aprendizagem e profissionais.
4 – No campo da teoria da aprendizagem construtivista Vygotsky empreendeu sua análise sobre a aprendizagem desenvolvendo duas categorias fundamentais: Diferencie os conceitos do autor para: (0.5)
Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) : são as funções psíquicas e habilidades já dominadas pelo sujeito.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) : são o conjunto de habilidades que podem ser exitosas na solução de problemas, se orientada por adultos. 
Bom trabalho!

Continue navegando