Buscar

relatório de estagio 100 horas Ensino fundamental II Artes Visuais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
	Dados do Aluno
Nome: RG: 
Curso: Semestre: Polo: 
	Dados da Instituição
Nome da Escola: 
Endereço: Bairro: 
Cidade: Estado: Telefone: 
CNPJ: 
	Data
	Horário
(limite de 6 horas/dia)
	Atividades realizadas no Campo de Estágio
Discriminar diariamente (6 horas/dia)
	Assinatura do Supervisor de Campo
	04/09/18
	
5 aulas
	1ª aula 7º c
tema da aula: O brincar (livro didático utilizadeo pág 188, 189).
A professora iniciou a aula dixendo aos alunos : “vamos brincar?!” Todos ficaram meio duvidosos e outros ficaram animados com a proposição ! Ela então pediu que abrissem os livros e os alunos fizeram uma leitura coletiva das páginas do livro. Nela se flava sobre o que é brincar. Eles descreveram brincadeiras que a professora ia relacionando, brincadeiras de ontem e de hoje, Também falaram sobre a música “Brincar de Viver” A professora falou sobre jogos eletrônicos e como já havia antecipado o tema em outra aula, alguns alunos levaram jogos eletrônicos na sala. A professora também levou um aparelho de jogo eletronico antigo, “Atari”, para os alunos verem. Os alunos ficaram impressionados como o jogo antigo era muito “primário”.
2ª aula 8º c
tema da aula: apresentação do capitulo 1 “ Batucadas e Batidas”
O toque do tambor utilização do livro didático (por toda a parte) (pág 150,151,152,153) 
Ela inicio a aula com o audio de uma batucada de uma tribo africana. Os alunos ficaram muito instigados com o som. A professora perguntou se eles reconheciam aquele som. As respostas foram variadas (sons de tribos indigenas, tribos da Africa e até ouve quem disse que era som do Olodum). A professora então, pediu que abrissem os livros nas páginas referidas, eles fizeram a leitura onde se falou sobre o toque de tambor em diferentes locais (Xamans/Africa/ Taiko Japão) A professora propôs, como deve de casa, uma pesquisa sobre o que foi visto nessa aula, e disse que eles poderiam trazer em pen drive, imagens, videos ou audios de batucadas pelo mundo. Aula bem produtiva. Os alunos gostaram muito.
3ª aula 6º a
o tema da aula foi Mistura Cultural. A professora trabalhou a palavras cordel, origem. Mostrou aos alunos como o cordel pode ser utilizado para facilitar o entendimento e a abordagem de temas que envolvem textos informativo, interativos narrativas, poesias. Foi lido um trecho de cordel Viva o povo brasileiro – Cordelista Allan Sales (Viva o povo brasileiro) A professora apresentou uma imagem ( Composição e Cores 2, de Ammer Jácome) Eles identificaram as cores da pintura, as linhas e formas, o que eles pensam sobre ao olhar as imagens. A professora fez uma roda de conversa, retirando a opinião deles sobre a obra e sobre o que o artista quis passar com aquela obra.
4ª aula 9º b
tema da aula: As danças e o dançar(utilização de livro didático pág. 114, 115,116) A professora pediu que os alunos abrissem o livro didático, fez uma leitura breve sobre o tema. Falou sobre Flávio de Carvalho, pioneiro a realizar performace, representante do movimento modernista. Falou também sobre performace extremistas, como o caso de Chris Burden, que chegou a rastejar por um piso lotado de cacos de vidro e performaces que chocam o público. Falou sobre perfomances em espaçços diferentes; em teatros e espaços não convencionais. Passou alguns videos de dança, perfomaces de Antonio Nóbrega ( músico, dançarino, e coreográfo), imagens sobre Joan Jones, artista visual americano
5ª aula 9º c
tema da aula: As danças e o dançar(utilização de livro didático pág. 114, 115,116) A professora pediu que os alunos abrissem o livro didático, fez uma
leitura breve sobre o tema. Falou sobre Flávio de Carvalho, pioneiro a realizar performace, representante do movimento modernista. Falou também sobre performace extremistas, como o caso de Chris Burden, que chegou a rastejar por um piso lotado de cacos de vidro e performaces que chocam o público. Falou sobre perfomances em espaçços diferentes; em teatros e espaços não convencionais. Passou alguns videos de dança, perfomaces de Antonio Nóbrega ( músico, dançarino, e coreográfo), imagens sobre Joan Jones, artista visual americano (as do 9º B e C foram com os mesmos temas. A diferença qé que no 9 ano C, os alunos pareceiam mais interessados. No 9 ano B, alguns alunos não participaram, ficaram sentados mais isolados do grupo, fazendo outras coisas: escrevendo ou até mesmo ouvindo algo com fones de ouvido)
	
	06/09/18
	
5 aulas
	1ª aula 9º a 
tema da aula: dança e sua influência break ( utilização de livro didático pág. 117, 118, 119) Os alunos fizeram uma leitura individual dos textos do livro. A professora deu uma breve explanação sobre o conteúdo, falando sobre as formas de se expressar, as expressões corporais, sobre a pesquiza de Helena Katz no Universo das Ciências. Dentre as teorias está “o pensamento não é algo que ocorre somente no cérebro: a mente está em todo o corpo”. No texto também falou sobre a diferença de habilidades das gerações mais novas em relação às anteriores na manipulação de dispositivos tecnológicos! 
No texto fala sobre a influêcnia do Break dance, nas artes! A professora abriu uma roda de conversa, tirando dos alunos o que eles conhecem sobre o Break, os alunos falaram bastante e deram alguns exemplos.Alguns alunos fizeram uns passos de dança. 
2ª aula 9º b
tema da aula: dança e sua influência break ( utilização de livro didático pág. 117, 118, 119) Os alunos fizeram uma leitura individual dos textos do livro. A professora deu uma breve explanação sobre o conteúdo, falando sobre as formas de se expressar, as expressões corporais, sobre a pesquiza de Helena Katz no Universo das Ciências. Dentre as teorias está “o pensamento não é algo que ocorre somente no cérebro: a mente está em todo o corpo”. No texto também falou sobre a diferença de habilidades das gerações mais novas em relação às anteriores na manipulação de dispositivos tecnológicos! 
No texto fala sobre a influêcnia do Break dance, nas artes! ( essa aula foi a mesma que houve no 9 ano A) A professora abriu uma roda de conversa, tirando dos alunos o que eles conhecem sobre o Break, os alunos falaram bastante e deram alguns exemplos. Alguns alunos fizeram uns passos de dança. ( Nessa classe, os alunos são bem mais extrovertidos e ficou um pouco dificil para a professora dar continuidade a aula) 
3ª aula 9ª a 
A professora deu continuidade à aula inicial ( 1 aula) e apresentou alguns videos de performace em dança, em específico apresentações de Michael Jackson. Ela falou para os alunos sobre o tema que será trabalhado na próxima aula “ O movimento” na dança e sobre o ritmo “Funk”. Os alunos ficaram agitadíssimos!
4ª aula 7º b
tema da aula: O brincar ( livro didático utilizado pág 188, 189) A professora deu uma explanação do conteúdo das paginas do livro didático apresentadas. Falou sobre as brincadeiras antes da tecnologia. Falou também sobre o brincar sozinho. Perguntou aos alunos, quem se lembrava das brincadeiras de quando criança! Alguns alunos disseram não lembrar de nada (acho que não quiseram se expor, mais lembravam sim, de alguma coisa!), Já a maioria, relatou brincadeiras que faziam parte da infãncia deles! A professora então, pediu que olhassem as obras que estavam nas páginas do livro didático ( Nino e o pião de Márcio Pita; Dois Meninos Jogando Bilboquê de Belmiro de Almeida e Rolando Ioio de ivan Cruz) essas obras falam sobre brincadeiras. A professora pediu que os alunos fizessem um desenho, se baseando nas obras apresentadas no livro, onde fosse retratado a brincadeira que fez parte da infÂncia deles. O material utilizado foi folha de sulfite, lápis de cor e giz de cera. Materiais oferecidos pela professora. A maioria dos alunos não conseguiram terminar a atividade. Alguns não conseguiram, até o final da aula, começar o desenho. A professora solicitou então, que as atividades fossem entregues na próxima aula.
5ª aula 7º a
tema da aula: O brincar
( livro didático utilizado pág 188, 189) A professora deu uma explanação do conteúdo das paginas do livro didático apresentadas. Falou sobre as brincadeiras antes da tecnologia. Falou também sobre o brincar sozinho. Perguntou aos alunos, quem se lembrava das brincadeiras de quando criança! Alguns alunos disseram não lembrar de nada (acho que não quiseram se expor, mais lembravam sim, de alguma coisa!), Já a maioria, relatou brincadeiras que faziam parte da infãncia deles! A professora então, pediu que olhassem as obras que estavam nas páginas do livro didático ( Nino e o pião de Márcio Pita; Dois Meninos Jogando Bilboquê de Belmiro de Almeida e Rolando Ioio de ivan Cruz) essas obras falam sobre brincadeiras. A professora pediu que os alunos fizessem um desenho, se baseando nas obras apresentadas no livro, onde fosse retratado a brincadeira que fez parte da infÂncia deles. O material utilizado foi folha de sulfite, lápis de cor e giz de cera. Materiais oferecidos pela professora. Nessa classe, os alunos conseguiram entregar a atividade.
	
	11/09/18
	
5 aulas
	1ª aula 7º c 
tema da aula: Brincar sozinho observação de obras cujo o tema são brincadeiras (livro didático utilizado, pág 190,191) A professora começou a aula abrindo uma roda de conversa sobre brincadeiras de infância: quais eram as brincadeiras que eles costumavam fazer quando pequenos. Após isso, pediu que abrissem os livros didáticos nas respectivas páginas. Ela fez a leitura dos textos e foi fzendo intervenções, explicando os textos. No livro, apareciam três imagens de pintores, retratando brincadeiras infantis. Ela fez uma breve leitura artistica das obras e propôs uma atividade, que segundo ela valeria nota. Eles teriam que retratar uma brincadeira que eles faziam quando crianças, de maneira artística, tomando como base uma das obras retratadas no livro. Eles utilizaram folhas de sulfite, distribuidas pela professora e utilizaram lápis de cor ou giz de cera, oferecidos também pela professora. Ao final da aula, os alunos entregaram os seus trabalhos. Alguns chamaram a atenção, pelo capricho e coerência no trabalho realizado.
2ª aula 8º c
tema da aula: Batuque de bambas ( livro didático utilizado, pág.154, 155) A professora comentou que eles não tiveram a ultima aula, e que por esse motivo, na aula de hoje, ela apresentaria as pesquisas sobre os “Batuques pelo Mundo” que ela havia dado na aula anterior. Apresentou também um Video de Taiko, em Tóquio e algumas aldeias africanas. A professora utilizou um data show (da escola) e notebook e caixa de som (material da professora) 
3ª aula 6º a
Tema da aula é Patrimônio Cultural.( livro didático utilizado página 172) A professora passou a classificação de patrimônio: material e imaterial. Ela realizou uma roda de conversa onde o assunto tratado foi expressóes da vida, tradições, construções de instrumentos , cestarias, objetos de barro... a professora trouxe fotos de artesanatos que ela mesma fotografou em viagens particulares, mostrando alguns itens de decoração em cestaria de viagens ao Tocantins. Os alunos também trouxeram imagens colhidas na internet. Ela já havia pedido pesquisa sobre o assunto em aula anterior.
4ª aula 9º b
tema: Territórios da dança ( livro didático utilizado, pág 133, 134, 135, 136, 137)
A professora leu e falou sobre Rudolf Laban, assunto do livro didático. Ele fala sobre fatores do movimento: fluência, espaço, peso, tempo. Após isso, a professora os levou para quadra e os convidou a colocar em prática as ideias de Laban, movimentando-se!! A professora ia dando os comandos. A princípio, a maioria se recusou a fazer. Alguns alunos começaram a fazer alguns movimentos muito discretos, depois outros foram realizando, mas em tom de brincadeira, mas no final todos participaram e gostaram da atividade!!
5ª aula 9º c
tema: Territórios da dança ( livro didático utilizado, pág 133, 134, 135, 136, 137)
A professora leu e falou sobre Rudolf Laban, assunto do livro didático. Ele fala sobre fatores do movimento: fluência, espaço, peso, tempo. Após isso, a professora os levou para quadra e os convidou a colocar em prática as ideias de Laban, movimentando-se!! A professora ia dando os comandos. A princípio, a maioria se recusou a fazer. Alguns alunos começaram a fazer alguns movimentos muito discretos, depois outros foram realizando, mas em tom de brincadeira. A aula a meu ver não foi satisfatória com essa turma. Eles brincaram demais e não participaram da aula como a outra turma.
	
	13/09/18
	
5 aulas
	1ª aula 9º a
tema da aula: Coreografia ( livro didático utilizado, páginas 138, 139,140) a professora leu os textos do livro, e foi intervindo fazendo comentários sobre o que leu. Falou sobre coreografias variadas: balé clássico, contemporâneo, dança indiana. Apresentou alguns vídeos sobre essas coreografias e alguns de dança de rua e até de alguns filmes (trechos) Embalos de Sábado a noite, Craisy, Vem dançar comigo, Dirty Dancing.
2ª aula 9º b
tema da aula: Coreografia ( livro didático utilizado, páginas 138, 139,140) a professora leu os textos do livro, e foi intervindo fazendo comentários sobre o que leu. Falou sobre coreografias variadas: balé clássico, contemporâneo, dança indiana. Apresentou alguns vídeos sobre essas coreografias e alguns de dança de rua e até de alguns filmes (trechos) Embalos de Sábado a noite, Craisy, Vem dançar comigo, Dirty Dancing. A professora passou uma atividade que será apresentada mais adiante, valendo nota, sobre coreografia. Eles se dividiram em grupos, e a tarefa era montar uma coreografia. Ela deixou livre sobre o ritmo a ser utilizado. Só deixou claro, que as musicas deveriam primeiro passar por ela, para aprovação (para evitar musicas de teor malicioso, agressivo …) Segundo ela, eles teriam espaço em algumas aulas para ensaio e as apresentações se dariam no final de novembro.
3ª aula 9ª a
tema da aula : Continuação (coreografia) Experiência coreografica) pag 142, 143,144,145. A professora estendeu a aula anterior (1ª aula) eles conversaram e colocaram em prática alguns “procedimentos artísticos, colocados no livro didático. Nesses procediemntos artísticos se falou sobre : cumprimento; circuito; ocupação; isso, depois isso, depois aquilo; dance o nome; experimento coreográfico. A professora passou uma atividade que será apresentada mais adiante, valendo nota, sobre coreografia. Eles se dividiram em grupos, e a tarefa era montar uma coreografia. Ela deixou livre sobre o ritmo a ser utilizado. Só deixou claro, que as musicas deveriam primeiro passar por ela, para aprovação (para evitar musicas de teor malicioso, agressivo …) Segundo ela, eles teriam espaço em algumas aulas para ensaio e as apresentações se dariam no final de novembro. Os alunos ficaram bem motivados!
4ª aula 7º b
tema da aula Brincadeiras de rua (livro didático pág 194,195, 196, 197..) A professora montou grupos na sala antes deles chegarem na classe. Quando eles entraram, tiveram que se dividir nos grupos montados com as carteiras organizadas. Os alunos pegaram os seus livros e a professora pediu que fizessem uma leitura individual dos textos apresentados. No livro haviam a imagem de duas obras , cujo tema era brincadeira e rua. Também havia a foto de uma brincadeira de rua ( pular corda) de uma escola do Maranhão e fotos de uma apresentação de uma uma quadrilha de festa junina no Piaui. Ela rapidamente pediu que eles, em grupo, relembrassem cantigas de brincadeiras de rua que eles conhecessem, para que pudessem apresentar para os demais grupos. A aula foi uma “brincadeira”. Eles gostaram muito, se divertiram! A professora ia dando uma nota coletiva dos grupos, a medida que se apresentavam!
5ª aula 7º a
tema da aula Brincadeiras de rua (livro didático pág 194,195, 196, 197..) A professora montou grupos na sala antes deles chegarem na classe. Quando eles entraram, tiveram que se dividir nos grupos montados com as carteiras organizadas. Os alunos pegaram os seus livros e a professora pediu que fizessem uma leitura individual
dos textos apresentados. No livro haviam a imagem de duas obras , cujo tema era brincadeira e rua. Também havia a foto de uma brincadeira de rua ( pular corda) de uma escola do Maranhão e fotos de uma apresentação de uma uma quadrilha de festa junina no Piaui. Ela rapidamente pediu que eles, em grupo, relembrassem cantigas de brincadeiras de rua que eles conhecessem, para que pudessem apresentar para os demais grupos. A aula foi uma “brincadeira”. Eles gostaram muito, se divertiram! A professora ia dando uma nota coletiva dos grupos, a medida que se apresentavam! A aula com essa turma fluiu melhor do que com a outra turma.
	
	14/09/18  
	
5 aulas
	1ª e 2ª aula 8ºc 
tema da aula: Ritmo marcado/A fala dos tambores/tambores sagrados/música pop e alternativa (livro didático pág.156,157,158,159,160) Primeiro em sala de aula, eles leram os textos do livro, que falava sobre a “fala dos tambores”, Tambores sagrados e alguns projetos sociais que utilizam a música e instrumentos como o tambor, como por exemplo “Meninos do Morumbi”. Alguns alunos levaram tambores. Tinha instrumentos de fanfarra ( caixa, tambor, repique, e também um tambor de culto religioso – umbanda) esses alunos fizeram uma brve apresentação . A professora levou os alunos para a quadra, para a realização da apresentação. 
3ª aula 7ºa
tema da aula: manifestações artísticas de rua (livro didático utilizado , pág 199, 200. oA professora falou sobre as manifestações de rua e praças. Apesentações artisticas indiviuduais (artistas de rua) musicos, faquirs, grupos musicais, dança de rua, homens-sanduiche, ventriculs, mágicos, vendedores ambulantes, pregadores (religiosos que louvam sua religião em espaços públicos) Como eles já estavam divididos em grupo, a professora pediu que eles se organizassem rapidamente e que apresentassem um performace, imitando uma dessas manifestações de rua que tenham visto ou vivenciado. Foi muito legal! Os alunos se divertiram muito. Teve até um aluno, que fez uma pregação!!! (foi rapida, o aluno não se demorou) Os alunos ficaram atentos às palavras do amigo. Muito interessante!! 
4ª aula 8ºa 
tema da aula: Ritmo marcado/A fala dos tambores/tambores sagrados (pag: 156,157,158)em sala de aula, eles leram os textos do livro, que falava sobre a “fala dos tambores”, Tambores sagrados e alguns projetos sociais que utilizam a música e instrumentos como o tambor, como por exemplo “Meninos do Morumbi”. A professora propôs para os alunos, que se alguém tocasse algum instrumento de percussão, que trouxesse na próxina aula para mostrar e apresentar alguma performace. Os alunos não demostraram muito interesse nesse proposta. Pelo que percebi, nenhum deles toca. Então a professora sugeriu, que procurasem com familiares ou amigos, quem pudesse emprestar algum instrumento, para que eles pudessem entrar em contato, pelo menos, com esse universo da percussão.
5ª aula 8ºb 
tema da aula: Ritmo marcado/A fala dos tambores/tambores sagrados (pag: 156,157,158) em sala de aula, eles leram os textos do livro, que falava sobre a “fala dos tambores”, Tambores sagrados e alguns projetos sociais que utilizam a música e instrumentos como o tambor, como por exemplo “Meninos do Morumbi”. A professora propôs para os alunos, que se alguém tocasse algum instrumento de percussão, que trouxesse na próxina aula para mostrar e apresentar alguma performace. Um aluno, disse que traria a sua bateria para uma apresentação.
	
	18/09/18
	
5 aulas
	1ª aula 7º c 
tema: teatro de rua / mambembe (utilização de livro didático, pág 206,207,208,209,210, 211) A professora rapidamente leu os textos apresentados no livro e foi dando uma esplanação sobre teatro Mambembe, Trupe, Arte Comtemporânea. A professora passou alguns videos com performaces de rua! 
2ª e 3ª - aula 6 B
Tema da aula: Mistura Cultural (livro didático utilizado páginas 170,171). A professora trabalhou a palavras cordel, origem. Mostrou aos alunos como o cordel pode ser utilizado para facilitar o entendimento e a abordagem de temas que envolvem textos informativo, interativos narrativas, poesias. Foi lido um trecho de cordel Viva o povo brasileiro – Cordelista Allan Sales (Viva o povo brasileiro) A professora apresentou uma imagem ( Composição e Cores 2, de Ammer Jácome) Eles identificaram as cores da pintura, as linhas e formas, o que eles pensam sobre ao olhar as imagens. A professora fez uma roda de conversa, retirando a opinião deles sobre a obra e sobre o que o artista quis passar com aquela obra.
4ª e 5ª – aula 6 C
Tema da aula: Mistura Cultural (livro didático utilizado páginas 170,171). A professora trabalhou a palavras cordel, origem. Mostrou aos alunos como o cordel pode ser utilizado para facilitar o entendimento e a abordagem de temas que envolvem textos informativo, interativos narrativas, poesias. Foi lido um trecho de cordel Viva o povo brasileiro – Cordelista Allan Sales (Viva o povo brasileiro) A professora apresentou uma imagem ( Composição e Cores 2, de Ammer Jácome) Eles identificaram as cores da pintura, as linhas e formas, o que eles pensam sobre ao olhar as imagens. A professora fez uma roda de conversa, retirando a opinião deles sobre a obra e sobre o que o artista quis passar com aquela obra.
	
	20/09/18
	
5 aulas
	1ª aula 7ºc 
tema da aula: linguagem da música (embola do Nordeste, Galopeira no Sul, Hip-hop) Diálogos sonoros ( livro didático utlizado, pág 212,213,214,215) A professora utilizou o livro didático, para apresentar algumas manifestações populares: Embolada no Nordeste, Galopeira no Sul, Hip-Hop, todas eleas utilizando o improviso, o duelo. Apresentou alguns trabalhos através de audios. Alguns alunos também apresentaram algumas músicas de Hip-Hop e Brake, existentes em seus celulares! 
2ª aula 8ºa
tema da aula música pop e alternativa (utilização de livro didático pág: 159,160) A professora leu o texto do llivro que falava sobre Emiliana Torrini, que se apresentou em 2009, cantando uma canção “Tambor da Selva”, onde os sons drepetidos de onomatopéias pareciam os sons do coração batendo. Falou sobre a musica de Hermeto Paschoal e apresentou alguns audios sobre musicas alternativas. 
3ª aula 7ºb
tema da aula: linguagem da música (embola do Nordeste, Galopeira no Sul, Hip-hop) Diálogos sonoros ( livro didático utlizado, pág 212,213,214,215) A professora utilizou o livro didático, para apresentar algumas manifestações populares: Embolada no Nordeste, Galopeira no Sul, Hip-Hop, todas eleas utilizando o improviso, o duelo. Apresentou alguns trabalhos através de audios. Alguns alunos também apresentaram algumas músicas de Hip-Hop e Brake, existentes em seus celulares! 
4ª aula 6ºa
tema da aula: A cultura Afrodescendente (livro didático utilizado, pag. 174, 175,176) A professora falou sobre as obras de Rosana Paulino (Litografia) uma série que se chama Assentamento. A professora foi conduzindo a análise da obra, fazendo algumas perguntas: como são as linhas?que desenhos formam? Quem será essa pessoa retratada? Porque a artísta escolheu como titulo a palavra “assentamento”.... Alguns alunos demonstram um olhar artístico mais apurado. São sempre os mesmos em todas as aulas!! A professora também falou sobre cultura afrodescendente. Os alunos participaram bastante.
5ª aula 9ºc
tema da aula: No princípio era o traço /garatuja, pintura rupestre, impressionismo, pós impressionismo. (livro didático utilizado, pág. 156,157,158, 159) No livro, é apresentado alumas imagens de “garatujas” (traço ou rabisco) termo utilizado para identificar expressões gráficas das crianças que acontece na primeira infância; pinturas rupestre, de povos primitivos , onde se utilizava o carvão. Apresentou algumas obras do Impressionismo, pós -impressionista e simbolismo. Falou sobre os materiais utilizados nas obras! Alguns alunos ficaram bem interessados nas obras apresentadas.
	
	21/09/18
	
5 aulas
	1ª e 2ª aula dupla 8ºc 
tema da aula: Experimentos concretos (abstrata, concreta, é musica/ musica eletrônica popular) (utilização
de livro didático 161,162,163,164,165,166,167) A professora fes um breve resumo do que se tratava as páginas do livro, que tratava sobre o trabalho dos DJs, quando começaram os primeiros experimentos tecnológicos aplicados à música eletrônica. Nos textos se falava também sobre os aparelhos de som utilizados antigamente (pickps, sintetizadores, processadores de audio, autofalantes (ela levou algumas fotos desses itens)
Falou sobre a composição de Jorge Antunes “Valsa Sideral” composta exclusivamente com sons eletrônicos, o livro tratou também sobre Música Computacional, sobre música eletronica popular (como se iniciou, primeiros trabalhos de musica eletronica) . A professora abriu uma roda de conversa sobre o que eles conhecem de musica eletronicas, experiências de festas que tenham ido. Os alunos também mostraram músicas que eles tem em seus celulares. Os alunos ficaram muito atentos à aula, participaram bastante.
3ª aula 7ºa 
tema da aula: ação e criação (diálogos sonoros) (livro didático utilizado, pág. 216, 217) A professora apresentou a ideia que é apresentada no livro, sobre um espetáculo “Neurópolis”, onde o artista da música Livio Tragtenberg reuniu diversos músicos e os deixou a vontade pra fazer o que gostavam. Então, ela propos que se inspirassem para realizar a proposta do livro, em criar o “Neuróscola” (neurônios na escola). No livro é apresentado propostas para uma dinâmica para um diálogo sonoro. Os alunos não me pareceram muito interessados na ideia! Disseram que já havia muitos trabalhos a fazerem para a apresentação da feira cultural para o final do ano! A professora resolveu então, não realizar a atividade.
4ª aula 8ºa 
tema da aula: Experimentos concretos (abstrata, concreta, é musica/ musica eletrônica popular) (utilização de livro didático 161,162,163,164,165,166,167) A professora fez um breve resumo do que se tratava as páginas do livro, que tratava sobre o trabalho dos DJs, quando começaram os primeiros experimentos tecnológicos aplicados à música eletrônica. Nos textos se falava também sobre os aparelhos de som utilizados antigamente (pickps, sintetizadores, processadores de audio, autofalantes (ela levou algumas fotos desses itens)
Falou sobre a composição de Jorge Antunes “Valsa Sideral” composta exclusivamente com sons eletrônicos, o livro tratou também sobre Música Computacional, sobre música eletronica popular (como se iniciou, primeiros trabalhos de musica eletronica) . A professora pediu que os alunos trouxessem para a próxima aula, musicas eletronicas que os alunos conheçam.
5ª aula 8ºb
tema da aula: Experimentos concretos (abstrata, concreta, é musica/ musica eletrônica popular) (utilização de livro didático 161,162,163,164,165,166,167) A professora fes um breve resumo do que se tratava as páginas do livro, que tratava sobre o trabalho dos DJs, quando começaram os primeiros experimentos tecnológicos aplicados à música eletrônica. Nos textos se falava também sobre os aparelhos de som utilizados antigamente (pickps, sintetizadores, processadores de audio, autofalantes (ela levou algumas fotos desses itens)
Falou sobre a composição de Jorge Antunes “Valsa Sideral” composta exclusivamente com sons eletrônicos, o livro tratou também sobre Música Computacional, sobre música eletronica popular (como se iniciou, primeiros trabalhos de musica eletronica) . A professora pediu que os alunos trouxessem para a próxima aula, musicas eletronicas que os alunos conheçam.
	
	25/09/18
	
5 aulas     
	1ª aula 7º c
tema da aula: ação e criação (diálogos sonoros) (livro didático utilizado, pág. 216, 217) A professora apresentou a ideia que é apresentada no livro, sobre um espetáculo “Neurópolis”, onde o artista da música Livio Tragtenberg reuniu diversos músicos e os deixou a vontade pra fazer o que gostavam. Então, ela propos que se inspirassem para realizar a proposta do livro, em criar o “Neuróscola” (neurônios na escola). No livro é apresentado propostas para uma dinâmica para um diálogo sonoro. A professora disse, que na outra classe também fora a apresentado o mesmo projeto e colocou em votação, se eles queriam ou não participar do projeto. Os alunos dessa sala, também não ficaram interessados na ideia! 
2ª aula 8º c 
tema de aula: Linguagem da música/ Tambores classificação, modos de tocar livro didático utilizado pág 168,169,170,171 (hora de fazer batucada) A professora demorou um pouc para conter os alunos, pois por conta do assunto a ser estudado, “batucada”, os alunos “entrenderam” que era para batucar nas carteiras. Isso tomou um pouquinho o tempo da aula. A professora retomou a classificação dos instrumentos musicais (unidade 1), os tipos de tambores que se pode encontrar no Brasil. Disse que foi na Africa que se deu os primeiros toques e rtitmos de nossa cultura popular. Ela apresentou imagens de vários tipos de tambor, falou um pouco sobre o timbre e a intensidade diferentes. Ela propos, então um fazer artístico de batuque, através de uma partitura gráfica apresentada no livro.Foi meio difícil controla-los quanto ao barulho excessivo, mas ao final, a atividade foi proveitosa!
3ª aula 6º a
tema da aula: Sincretismo cultural (utilização de livre didático pág. 179)
as atividades apresentadas no livro diz respeito ao sentimento de religiosidade afro-brasileira. Na aula está presente os simbolos de cultos afro brasileiros, também chamados de Orixás, letras de música de Martinho da Vila, sobre sincretismos religioso. Os alunos ficaram meio tumultuados, pois muitos alunos da classe são evangélicos e não queriam ficar na sala, pra estudar tal conteúdo, A professora teve alguns problemas para contê-los. Passou então rapidamente pelas informações e passou para falar sobre o Barroco brasileiro, presente na arquitetura brasileira. Mas a aula ficou bem dificil de ser dada!
4ª aula 9º b
tema da aula: desenho como processo de pintura (Renscimento) livro didático utilizado, pág. 163,
A professora apresentou imagens de obras de Michelangelo, obras da Capela Sistina, falou também sobre arte conceitual. Mostrou imagnes de obras de Oscar Niemeyer. A participação dos alunos foi boa!
5ª aula 9º c
tema da aula: desenho como processo de pintura (Renscimento) livro didático utilizado, pág. 163,
A professora apresentou imagens de obras de Michelangelo, obras da Capela Sistina, falou também sobre arte conceitual. Mostrou imagnes de obras de Oscar Niemeyer. A participação dos alunos foi boa! Os alunos dessa classe ficaram bem interessados em saber mais sobre Oscar Niemeyer, a professora então, propos uma pesquisa pra próxima aula.
	
	27/09/18
	
5 aulas     
	1ª aula 7ºc 
tema da aula: música e dança, sons e movimentos encontram-se (livro didático utilizado, pág. 222, 223, 224) O assunto da aula girou em torno do “namoro” entre a música e a dança. No texto do llivro, se falou como a música e a dança sempre fez parte da história. Como teria sido aquele começo? A fez a pergunta e foi retirando ideias dos alunos quanto ao tema. 
2ª aula 8ºa
tema de aula: Linguagem da música/ Tambores classificação, modos de tocar livro didático utilizado pág 168,169,170,171 (hora de fazer batucada) A professora demorou um pouc para conter os alunos, pois por conta do assunto a ser estudado, “batucada”, os alunos “entrenderam” que era para batucar nas carteiras. Isso tomou um pouquinho o tempo da aula. A professora retomou a classificação dos instrumentos musicais (unidade 1), os tipos de tambores que se pode encontrar no Brasil. Disse que foi na Africa que se deu os primeiros toques e rtitmos de nossa cultura popular. Ela apresentou imagens de vários tipos de tambor, falou um pouco sobre o timbre e a intensidade diferentes. Ela propos, então um fazer artístico de batuque, através de uma partitura gráfica apresentada no livro.Foi meio difícil controla-los quanto ao barulho excessivo, mas ao final, a atividade foi proveitosa!
3ª aula 7ºb
tema da aula: ação e criação (diálogos sonoros) (livro didático utilizado, pág. 216, 217) A professora apresentou a
ideia que é apresentada no livro, sobre um espetáculo “Neurópolis”, onde o artista da música Livio Tragtenberg reuniu diversos músicos e os deixou a vontade pra fazer o que gostavam. Então, ela propos que se inspirassem para realizar a proposta do livro, em criar o “Neuróscola” (neurônios na escola). No livro é apresentado propostas para uma dinâmica para um diálogo sonoro. A professora disse, que na outra classe também fora a apresentado o mesmo projeto e colocou em votação, se eles queriam ou não participar do projeto. Os alunos dessa sala, também não ficaram interessados na ideia! 
4ª aula 6ºa 
tema da aula: Sincretismo cultural (utilização de livre didático pág. 179) A professora comentou comigo, antes do inicio da aula, que iria ser bem sutil nas colocações do assunto da aula, pois era a mesma aula que tivera problemas na outra 6 série, mas que teria que dar o conteúdo, pois estava previsto no planejamento.
As atividades apresentadas no livro diz respeito ao sentimento de religiosidade afro-brasileira. Na aula está presente os simbolos de cultos afro brasileiros, também chamados de Orixás, letras de música de Martinho da Vila, sobre sincretismos religioso. De fato, a classe, assim como a outra, teve alguns problemas, só que os alunos não pensaram em se retirar, apenas reclamaram muito do tema A professora teve alguns problemas para contê-los. Passou então rapidamente pelas informações e passou para falar sobre o Barroco brasileiro, presente na arquitetura brasileira. Mas a aula ficou bem dificil de ser dada!
5ª aula 9ºc
tema da aula, Arte e religião ( livro didático utilizado pag, 165, 166, 167 ) A professora apresentou os textos do livro didático, mas não deu muita enfase às particularidades das religioes, apresentadas no livro. Apenas se ateve a parte artística de alguns templos e igrejas, que ela apresentou através de fotos e imagens de mosaicos, construção . Ela me explicou que estava sendo bem cuidadosa com as questões religiosas, pois havia tido problemas com os alunos de outras séries.
	
	28/09/18     
	
5 aulas
	1ª e 2ª aula 8ºc 
Tema da aula: Composição (livro didático utilizado pag. 174, 175, 176, 177)
A professora apresentou duas músicas apresentadas no livro didático, para que eles ouvissem. Deu algumas sugestões para a audição de uma delas. Depois propos a eles concretizar a simulaçao de alguns sons. Ela trouxe algumas fichas com textos de generos diferentes. Pediu que se dividissem em grupos. Ela não definiu a montagem do grupo, mas sim a quantidade de participantes. Pediu que escolhessem o tipo de texto e que eles propusessem possibilidades diferentes de interpretação: lendo de trás pra frente, invertendo a ordem das palavras, interpretando ao mesmo tempo com os colegas, sobrepondo expressões diferentes... Foi muito divertido as apresentações.
3ª aula 7ºa
tema da aula: música e dança, sons e movimentos encontram-se (livro didático utilizado, pág. 222, 223, 224) O assunto da aula girou em torno do “namoro” entre a música e a dança. No texto do llivro, se falou como a música e a dança sempre fez parte da história. Como teria sido aquele começo? A fez a pergunta e foi retirando ideias dos alunos quanto ao tema. 
4ª aula 8ºa
Tema da aula: Composição (livro didático utilizado pag. 174, 175, 176, 177)
A professora apresentou duas músicas apresentadas no livro didático, para que eles ouvissem. Deu algumas sugestões para a audição de uma delas. Como a aula dessa série não foi dupla, a professora não fez a atividade em grupo da primeira e segunda aula de hoje com a 8 série C
5 aula 8ºb
Tema da aula: Composição (livro didático utilizado pag. 174, 175, 176, 177)
A professora apresentou duas músicas apresentadas no livro didático, para que eles ouvissem. Deu algumas sugestões para a audição de uma delas. Como a aula dessa série não foi dupla, a professora não fez a atividade em grupo da primeira e segunda aula de hoje com a 8 série C
	
	02/10/18
	
5 aulas
	1ª aula 7º c
tema da aula: A cultura cresce e aparece/
A cultura permanece/Pandeiros, terreiro, Sambas e Bambas (utilização do livro didático, pág. 226,227,228,229,230) A professora pomoveu uma roda de conversa sobre o nascimento, crescimento e perpetuação da cultura. Alguns alunos falaram sobre a cultura antepassada de sua família (na sala tem aluno descendente de indios e outro era nascido na Bahia, então falu bastante sobre alguns itens de cultura de lá) .
A professora falou muito sobre a diversidade de cultura em nosso país. Que antes de ser um país com tanta diversidade, o Brasila era rico em diversidade cultural nas suas diversas etnias indigenas. Appos a colonização, outros povos vieram e trouxeram consigo as suas culturas. Todas essas culturas é que compõem a nossa diversidade cultural. Os alunos participaram bastante, dando depoimentos e fazendo perguntas.
2ª aula 8º c
tema da aula: olho e voz/ impressionar os sentidos; como se entra em contato com uma obra de arte ( utilização do livro didático, pág: 180, 181, 182, 183) aula muito interessante. Se falou sobre se sentir a obra! Qual sentido utilizamos mais : a visão, a audição, o tato, o olfato ou o paladar? Como é a capacidade de nos adaptar, com a falta de algum sentido. A acessibiidade nos museus. A professora porpôs atividades para aguçar os sentidos. Ela pediu que eles fizessem duplas. Que um dos alunos fechassem os olhos, enquanto o outro fazia a audio descrição da imagem e posteriormente o que ouviu, tentava passar para o papel, o que o amigo havia lhe descrito. Atividade muito interessante. Eles gostaram muito. Pena o tempo ser curto. 
3ª aula 6º a 
tema da aula: Sementes do pensamento: entrevista com Rosana Paulino , Chico Science e Nação Zumbi / Maracatu - Manguebeat (utilização do livro didático pág 183...) O tema da aula, ainda fala mais um pouco, sobre a série de obras de Rosana Paulino “Assentamento”. Apresenta uma entrevista com ela, que a professora faz um resumo .A professora parte então para o próximo tema “O som da Miscigenação” Falou sobre o Manguebeat e o Maracatu. Apresentou alguns audios de sons desses ritmos. 
OS alunos participaram relativamente. Nota-se que não estão muito abertos para novos sons.
4ª aula 9º b
tema da aula: ilustres ilustrações ( entrevista com Hosana Urbes) (entrevista com J. Borges) Cordeis (utilização de livro didático pág 173, 174, 175, 176, 177,) No livro, está evidenciado uma ilustração de Rosana Urbes, para um curta de animação Guida. Apresentasse um pouco da biografia da artista. A professora, traz outros dados da artista, além do livro didático. Falou também sobre “ilustrações e origens”. Assunto relacionado em especial à Xilogravura. A professora trouxe algumas fotos e materiais que ela trouxe, depois de uma visita a Casa da Xilogravura em Campos do Jordão. Mesma técnica utilizada nos cordéis. Nessa aula, também dei meu depoimento, pois já visitei a casa da Xilogravura de Campos do Jordão.
5ª aula 9º c
tema da aula: ilustres ilustrações ( entrevista com Hosana Urbes) (entrevista com J. Borges) Cordeis (utilização de livro didático pág 173, 174, 175, 176, 177,) No livro, está evidenciado uma ilustração de Rosana Urbes, para um curta de animação Guida. Apresentasse um pouco da biografia da artista. A professora, traz outros dados da artista, além do livro didático. Falou também sobre “ilustrações e origens”. Assunto relacionado em especial à Xilogravura. A professora trouxe algumas fotos e materiais que ela trouxe, depois de uma visita a Casa da Xilogravura em Campos do Jordão. Mesma técnica utilizada nos cordéis. Nessa tambem aula, também dei meu depoimento, pois já visitei a casa da Xilogravura de Campos do Jordão.
	
	04/10/18
	
5 aulas
	1ª aula 7ºc
tema da aula: Dança e música (livro didático utilizado, pág 230,231, 232) A professora sobre alguns ritmos brasileiros, onde é muito dificil de se definir quem surgiu primeiro: a ciranda, a dança ou a música ( Frevo, Capoeira, Ciranda) Falou sobre onde teria sido o estado de origem (Pernambuco) mas que estudiosos
consideram que a música e a coreografia da ciranda tenha vindo de Portugal. Ela trouxe alguns audios de ciranda de Pernambuco!! Os alunos acharam inusitado o som, considerando que ciranda, eram musicas de criança! A professora propôs fazerem uma roda de ciranda e se aventurarem na dança!. Alguns dos alunos não quiseram participar!! Ela os levou para a quadra.Quem foi e participou gostou bastante.
2ª aula 8ºa
tema da aula: olho e voz/ impressionar os sentidos; como se entra em contato com uma obra de arte ( utilização do livro didático, pág: 180, 181, 182, 183) aula muito interessante. Se falou sobre se sentir a obra! Qual sentido utilizamos mais : a visão, a audição, o tato, o olfato ou o paladar? Como é a capacidade de nos adaptar, com a falta de algum sentido. A acessibiidade nos museus. A professora porpôs atividades para aguçar os sentidos. Ela pediu que eles fizessem duplas. Que um dos alunos fechassem os olhos, enquanto o outro fazia a audio descrição da imagem e posteriormente o que ouviu, tentava passar para o papel, o que o amigo havia lhe descrito. Atividade muito interessante. Eles gostaram muito. Pena o tempo ser curto. 
3ª aula 7ºb
tema da aula: música e dança, sons e movimentos encontram-se (livro didático utilizado, pág. 222, 223, 224) O assunto da aula girou em torno do “namoro” entre a música e a dança. No texto do llivro, se falou como a música e a dança sempre fez parte da história. Como teria sido aquele começo? A fez a pergunta e foi retirando ideias dos alunos quanto ao tema. 
4ª aula 6ºa 
tema da aula: Linguagem das Artes Visuais, Os elementos das linguagens visuais ( livro didático utilizado, pág 188...)Na proposta do texto do livro, os alunos fizeram uma observação de imagens de Guilherme Kramer. A professora também falou sobre os elementos de linguagem visuais e também de linguagens bidimensionais. A professor propos aos alunos, uma atividade valendo nota. A partir da observação do artísta, realizar um desenho com outros elementos que não fossem rostos humanos. Alguns alunos demoraram bastante para achar um inicio de seu trabalho, acabando por entregar inacabado. Outros fizeram o desenho usando mãos, pés e até frutas, no lugar de rostos humandos. Ficou bem legal!
5ª aula 9ºc
tema da aula: Cor, Luz e pigmento (livro didático utilizado, pág. 181, 182, 183,) a professora me falou que a aula de hoje, é continuação de uma aula anterior. Eles já estudaram sobre o prisma, as cores do arco – iris...
A aula de hoje, da a continuidade falando sobre a teoria das cores. A professora falou sobre o Impressionismo, onde os artístas se dedicavam a pesquisar sobre as cores de maneira mais direta. Ela mostrou algumas imagens de telas de pintores impressionistas. Apresentou a eles um quadro de classificação das cores: primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares neutras, quentes e frias. Ela entregou a eles, uma folha impressa com essas classificações. Falou sobre composiç~eos de imagens: ponto, linha, forma, cor e espaço. E apresentou algumas fichas com iamagens de obras de Tarsila do Amaral e Lasar Segall. Deu um trabalho a eles, para ser entregue na próxima aula, uma reprodução de uma das obras de Tarsila ou de Lasar Segall. 
	
	11/10/18
	
5 aulas
	1ª aula 7ºc
tema da aula: música e dança, sons e movimentos encontram-se (livro didático utilizado, pág. 222, 223, 224) O assunto da aula girou em torno do “namoro” entre a música e a dança. No texto do llivro, se falou como a música e a dança sempre fez parte da história. Como teria sido aquele começo? A fez a pergunta e foi retirando ideias dos alunos quanto ao tema. 
2ª aula 8ºa
tema de aula: imagens animadas/arte que anima
(utilização de livro didático, pág: 184, 185,186,187,188) No livro, tem uma figura da “Lanterna Mágica” aparelho que projeta imagens estáticas. A professora falou um pouco sobre ela. Falou um pouco sobre a trajetória do cinema. O livro trazia a história do Walt Disney, Brancaa de Neve. Quando vi o tema a ser trabalhado com uma 8ª série, achei que eles não iriam se interessar pela aula, mas ao contrário, gostaram muito. Sugeriram para professora, de fazerem um”curta metragem” com o celular. A professora disse, que mais adiante, eles terão aulas mais práticas sobre o tema.
3ª aula 7ºb
tema da aula: Canto e dança na ciranda (livro didático utilizado, pag 244, 245) Dando continuidade à aula de canto e dança na ciranda, a professora apresentou video com ensaios para aprendizado dos passos da ciranda. Ela os dividiu em grupos , para posteriormente, cada grupo aparesentar a sua coreografia da ciranda.
4ª aula 6ºa 
tema da aula: Ação e criação – técnicas mistas e suas materialidades ( livro didático utilizado, pág 191..) A professora faz uma breve leitura, que fala sobre o “ lápis e a grafite”, lápis Conté, as diferentes classificações do grafite. A professora tinha pedido, anteriormente, que os alunos trouxessem lápis grafite . Eles se dividiram e trouzeram lápis grafites de três classificaçoes diferentes HB, 6B e 2B. Alguns alunos não trouxeram o material, mas a professora trouxe alguns. Ela deu folhas de sulfite e pediu que eles fizessem um desenho de livre escolha, utilizando os lápis grafite!
5ª aula 9ºc
tema da aula: Desenhando ideias (utilização de livro didático, pág 188,189) No texto, é apresentado diversas técnicas dos desenhos: desenho de memória, desenho de narração, desenho de imaginação e desenho de observação. No livro, tem a receita de tinta plástica, mas a professora disse a eles, que não fariam na escola, que quem quisesse, poderia copiar a receita, já que o livro didático é utilizado por todas as classes, e se “aventurar” a fazer a tinta em casa. A professora trouxe tinta guache e pediu que eles fizessem uma imagem , sobre a natureza. Sairam atividades bem bonitas, pena o tempo ser curto demais.
	
	16/10/18
	
5 aulas 
	1ª aula 7º c
tema da aula: Dança e música ( a professora programou um sessão de vídeo com imagens e videos de danças típicas do Brasil .Logo após, a professora solicitou que eles se dividissem em grupos de no máximo 6 alunos, e inspirados pelos vídeos que a professora exibiu, montassem uma dança para apresentação na feira cultural.
2ª aula 8º c
tema de aula: imagens animadas/arte que anima
(utilização de livro didático, pág: 184, 185,186,187,188) No livro, tem uma figura da “Lanterna Mágica” aparelho que projeta imagens estáticas. A professora falou um pouco sobre ela. Falou um pouco sobre a trajetória do cinema. O livro trazia a história do Walt Disney, Branca de Neve. Também achei, nessa classe, que o tema a ser trabalhado com uma 8ª série, achei que eles não iriam se interessar pela aula, mas essa classe também gostou muito. 
3ª aula 6º a 
tema da aula: Ação e criação – técnicas mistas e suas materialidades ( livro didático utilizado, pág 191..) A professora faz uma breve leitura, que fala sobre o “ lápis e a grafite”, lápis Conté, as diferentes classificações do grafite. A professora tinha pedido, anteriormente, que os alunos trouxessem lápis grafite . Eles se dividiram e trouzeram lápis grafites de três classificaçoes diferentes HB, 6B e 2B. Alguns alunos não trouxeram o material, mas a professora trouxe alguns. Ela deu folhas de sulfite e pediu que eles fizessem um desenho de livre escolha, utilizando os lápis grafite!
4ª aula 9º b
tema da aula: Imagens gravadas pág. 192, 193) A professora pediu que cada aluno lê-se um parágrafo. A professora ia fazendo algumas intervençoes e apresentando fichas com obras das tecnicas apresentadas no texto (xilogravura, lineoleogravura,litografia, serigrafia, fotografia, gravura), ela apresentou também um vídeo mostrando as etapas da criação de uma xilografia.
5ª aula 9º c
tema da aula: Imagens gravadas pág. 192, 193) A professora pediu que cada aluno lê-se um parágrafo. A professora ia fazendo algumas intervençoes e apresentando fichas com obras das tecnicas apresentadas no texto (xilogravura, lineoleogravura,litografia, serigrafia, fotografia, gravura), ela
apresentou também um vídeo mostrando as etapas da criação de uma xilografia.
	
	18/10/18
	
5 aulas
	1ª aula 7ºc
tema da aula: roda de brincadeira (livros livro didáticos , pág.233,234,235,236) o tema da aula remete os alunos, À infância, à brincadeiras de roda. A professora faz a leitura e vai trocando ideias com os alunos, sobre brincadeiras de roda em várias regiões do Brasil. A professora dá atividade, para os alunos. Pedem que eles desenhem em uma folha de sulfite, uma brincadeira de roda. Alguns alunos, saem para ajudar na execução de objetos para a festa do Hallowen. A professora apresenta as atividades a esses alunos e pedem para que esses alunos tragam as atividades na próxima aula.
2ª aula 8ºa
tema da aula: das páginas para as telas/a invenção do rádio/as radionovelas (utilização de llivro didático, pág: 189, 190, 191, 192) A professora vai lendo os textos e vai fazendo as intervençoes para as explicações. Ela fala sobre a invenção do rádio, da Era do Ouro do Rádio, as Radionovelas e as dublagens. Os alunos até tentam prestar atenção, mas com o tumulto da organização da festa do Hallowen, atrapalha bastante. A professora apresentou um video antigo, de uma gravação de radionovela.
3ª aula 7ºb
Tema da aula: execução objetos do cenários para festa do Hallowen
4ª aula 6ºa 
Tema da aula – Aquarelas, pigmentos, impressão de imagens por transferÊncias. (Pág 194,195, 196, 197, 198 ) Alguns alunos, saem para ajudar na execução de objetos para a festa do Hallowen. A professora apresenta as atividades a esses alunos e pedem para que esses alunos tragam as atividades na próxima aula. Para os demais , a professora apresenta como fazer tintas para aquarela. Ela diz aos alunos, que aqueles que “se aventurarem “ a fazerem a aquarela, que traga depois para a classe ver o resultado da experiÊncia. A aula foi meio tumultuada,pois como alguns alunos estavam em transito, os outros alunos ficaram bem dispersos.
5ª aula 9ºc
tema da aula: Imagens gravadas pág. 192, 193) A professora pediu que cada aluno lê-se um parágrafo. A professora ia fazendo algumas intervençoes e apresentando fichas com obras das tecnicas apresentadas no texto (xilogravura, lineoleogravura,litografia, serigrafia, fotografia, gravura), ela apresentou também um vídeo mostrando as etapas da criação de uma xilografia
	
	23/10/18
	
5 aulas
	2ª e 3ª aula dupla– 6 B
livro utilizado APIS volume único 4º e 5º, pag 210.
a professora dividiu os alunos em grupos de 4, mas a atividade em si, foi em dupla. A professora informou que a atividade teria caráter avaliativo. Os alunos não poderão utilizar a fala e sim as expressões. Fizeram exercícios de relaxamento. Exercícios de expressões. Os alunos imitaram um carro e movimento. A professora da o comando, quanto a sinalização do transito, e os alunos imitam estar dirigindo o carro e fazendo o ruido do mesmo. A atividade é para treino vocal ( bra,bre,bri,bro,bru). A sala possui um aluno em inclusão, com atraso de fala e escrita. O aluno conta com o acompanhamento de uma estagiária. A professora faz atendimentos pontuais nos grupos. Por fim, realizou uma avaliação de canto (música a escolha do aluno). Como a aula era dupla, a professora deu.na segunda aula ( conhecendo o artista e sua obra – apreciação, releitura, leitura e construção de sentido) Salvador Dali, Mary Cassalt, Paul Cezanne. Os alunos trocam de sala.
4ª e 5ª aula – 6 ano C
o conteúdo, nessa segunda sala, foi igual as duas primeiras aulas do 6 B. ( a sala é bem mais agitada que o 6 ano B.
	
	25/10/18
	
5 aulas
	
1ª e 2ª aula dupla – 9ª C
utilização do livro didático pag. 198,199. Observação de tela: Cores do Brasil. Tela de Tarsila do Amaral (Carnaval em Madureira) – grafite Vende-se Amazonia (artista Cranio). Releitura sobre o grafite. A professora conversou com eles, sobre o que o artísta quis passar com a sua arte. Ela pediu que eles fizessem uma produção, em releitura, do tema Vende-se Amazonia.
3ª e 4ª aula – 9ª D
O conteúdo dessa classe foi o mesmo que a das duas primeiras aulas, a única diferença, é que alguns alunos pegaram a atividade a ser feita e depois foram participar em atividades para organização de uma festa de Halloween que haverá na semana que vem.
5º aula – 7°C 
Tema da aula: execução objetos do cenários para festa do Hallowen.
	
	26/10/18
	
5 aulas
	1ª e 2ª aula 8ºc 
tema da aula: das páginas para as telas/a invenção do rádio/as radionovelas (utilização de llivro didático, pág: 189, 190, 191, 192) A professora vai lendo os textos e vai fazendo as intervençoes para as explicações. Ela fala sobre a invenção do rádio, da Era do Ouro do Rádio, as Radionovelas e as dublagens. Os alunos até tentam prestar atenção, mas com o tumulto da organização da festa do Hallowen, atrapalha bastante. A professora apresentou um video antigo, de uma gravação de radionovela. A professora promove, a realização de uma performace de uma gravação de uma radionovela . Foi muito divertido. Eles adoraram!
3ª aula 7ºa
Tema da aula: execução objetos do cenários para festa do Hallowen.
4ª aula 8ºa
tema da aula: continuação do tema anterior (Radionovelas) A professora promove, a realização de uma performace de uma gravação de uma radionovela . Foi muito divertido. Eles adoraram!
5 aula 8ºb
tema da aula: das páginas para as telas/a invenção do rádio/as radionovelas (utilização de llivro didático, pág: 189, 190, 191, 192) A professora vai lendo os textos e vai fazendo as intervençoes para as explicações. Ela fala sobre a invenção do rádio, da Era do Ouro do Rádio, as Radionovelas e as dublagens. Os alunos até tentam prestar atenção, mas com o tumulto da organização da festa do Hallowen, atrapalha bastante. A professora apresentou um video antigo, de uma gravação de radionovela.
	
	30/10/18
	
5 aulas
	1ª aula 7º c
Tema da aula: execução objetos do cenários para festa do Hallowen.
2ª aula 8º c
tema da aula: celular, um aparelho de multimidia (utilização de livro didático, pág 193) O texto fala sobre o celular, como uma das invenções tecnológicas. Os alunos ficarão muito motivados ao tema. No texto se fala sobre os outros usos, alem do das ligações, o de computador portatil. A professora abre uma roda de conversa sobre qual será o destino do celular? Se Ele poderia substituir totalmente os computadores e até mesmo o radio e a televisão? Como poderia afetar o universo da arte? O debate foi bem interessante!!
3ª aula 6º a 
tema da aula: Histórias dançadas e cantadas / danças e cantos que contam uma história /geografia da dança (pág 211....215) A professora colocou os alunos em um grande circulo, na quadra e fez uma dinâmica colocou um mapa do Brasil no chão, no centro do circulo . A professora explicou como seria a atividade. Ela pesquisou algumas regiões do Brasil, as manifestações culturais, principalmente a maneira de dançar, cantar, criar imagens, instrumentos. A professora desenhou e escreveu algumas palavras e objetos chaves, e montou um jogo de o que é, o que é! Uns alunos perguntavam, perguntas pré estabelecidas colocadas em um envelope. Nessas perguntas, já vinham a a tarefa a fazer. A professora dividiu os alunos em cinco grupos, representando as cinco regiões do Brasil. Cada região recebeu um número e o 6, era o coringa. A medida que o dado era jogado, o número que saisse era a
4ª aula 9º b
tema da aula: o Grafite ( arte rupestre, a difusão do grafite, cultura punk, o estêncil) (pág.214, 215, 216, 217) Essa aula foi especialmente interessante para alguns alunos, pois um dos assuntos tratados foi o grafite. A professora conseguiu a liberação de um muro , para que os alunos façam um grafite relativo à educação. Os alunos adoraram a ideia!
término da montagem da festa do Hallowen
5ª aula 9º c
tema da aula: o Grafite ( arte rupestre, a difusão do grafite, cultura punk, o estêncil) (pág.214, 215, 216, 217) Essa aula foi especialmente interessante para alguns alunos, pois um dos assuntos tratados foi o grafite. A professora conseguiu
a liberação de um muro , para que os alunos façam um grafite relativo à educação. Os alunos adoraram a ideia!
término da montagem da festa do Hallowen
	
	09/11/18
	
5 aulas
	1ª e 2ª aula dupla 8ºc 
tema da aula: apresentação dos trabalhos ( batucada, composição, radionovela, dublagem) os alunos se empenharam nos trabalhos. As apresentações estavam ótimas!.
3ª aula 7ºa
tema da aula; organização para apresentação de performace de dança e canto. A sala foi dividida em grupos
4ª aula 8ºa
tema da aula: apresentação dos trabalhos ( batucada, composição)
5 aula 8ºb
tema da aula: apresentação dos trabalhos ( batucada, composição) As apresentações estavam muito boas! A professora foi relacionando as notas dos alunos, para posteriormente juntar e fazer a média.
	
	Carga horária Total
	105
	
	
Assinatura do Responsável ou Supervisor do Estágio na Instituição concedente (Empresa):
Nome:
RG:
Assinatura do Responsável ou Supervisor do Estágio na Instituição concedente (Empresa):
Nome:
RG:
Nome e assinatura do Supervisor de Campo:
CPF:
Número do registro Profissional:
Assinatura do Estagiário:
Data: ____/____/____

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando