Buscar

EX_AULA9_ED. FÍS.UN.PROG.SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A figura abaixo representa um ato de violência física ou psicológica, intencional e repetido praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender denominado bullyng.  Uma organização não-governamental que atua junto a uma comunidade em estado de vulnerabilidade social e econômica recebeu doações para a criação de projeto de iniciação esportiva de crianças e jovens como forma de desenvolvimento social, de melhoria da qualidade de vida e de diminuição dos índices de violência física e simbólica. Essa educação pelo esporte, que visa à formação cidadã de seus participantes, implicou a instituição de um grupo multidisciplinar de atuação, formado por profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social. Nessa situação, qual deve ser a ação principal do profissional de educação física que desempenhe o papel de coordenador desse projeto?
 
	 
	Articular os saberes produzidos pela equipe multiprofissional para integrar a formação esportiva à formação da cidadania.
	Assinale a alternativa INCORRETA nos aspectos que estão diretamente interligados ao Programa de Saúde da Família:
		
	 
	Não tem como responsabilidade central atuar e reforçar a atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização
	As principais características do Programa Saúde da Família são:
		
	 
	parceria com a comunidade, acolhimento, resolutividade.
	Um profissional de educação física foi convidado para atuar nos Núcleos de atendimento a família de sua cidade, durante seu treinamento recebeu algumas orientações sobre os tipos de intervenções que poderia realizar. Em seu primeiro dia de trabalho ao chegar no posto de saúde foi abordado por um morador com fortes dores no ombro.Que ações esse profissional deverá realizar no primeiro contato com esse paciente?
		
	 
	O profissional de educação física deverá fazer um primeiro contato, acompanhar o paciente e integra-lo ao núcleo para atendimento.
	Ao realizar o acompanhamento de pacientes com problemas de obesidade em um Núcleo de atendimento a saúde, um profissional de educação física observou que apenas a descrição de exercícios não era suficiente no processo de acompanhamento e orientação da comunidade, e que sua função não poderia se limitar a inculcar hábitos saudáveis. Ao refletir sobre o processo de produção de situações potencialmente transformadoras  que contribuam para a qualidade de vida do paciente e a realização de ações para promoção da saúde esse profissional elaborou um programa de ações para serem desenvolvidas junto a comunidade. Sabendo que esse profissional trabalha numa equipe multiprofissional, identifique dentre as alternativas abaixo as atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional de educação física para provocar o diálogo e a reflexão crítica das realidades da vida e saúde da comunidade.
		
	 
	Palestras sobre saúde e atividade física e atividades recreativas.
	Dentro das orientações de atividades físicas prescrita pelo profissional de educação física, o mesmo poderá intervir nas seguintes situações: coordenação, enfoque na família, integralidade, orientação para a comunidade

Outros materiais