A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
OBJETIVA G2 (corrigida)   DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA G2
1
1) Para que o T&DE seja efetivo, o seu planejamento deve partir das necessidades intra-organizacionais (nas dimensões individuais, grupais/setoriais, organizacionais) e das necessidades externas à organização. Leia as asserções I e II e, posteriormente marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao Planejamento de T&DE.
Todo planejamento T&DE envolve um processo de reflexão bastante abrangente e busca  responder às seguintes questões: por quê? para quê? o quê? quem? como? com quê? por quem? quando? onde? quanto? (ASSERÇÃO I)
     PORQUE
As informações coletadas através das questões do planejamento serão processadas e transformadas em planos e programas. O programa apresenta objetivos bem gerais, os quais representam resultados que devem ser obtidos na organização e prevê os planos os quais, por sua vez, consistem em um maior detalhamento sobre conteúdos e procedimentos de cada proposta constante do programa. (ASSERÇÃO II)
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
Peso: 1.0
	
	a) A asserção I é falsa e asserção II é uma proposição verdadeira;
	
	
	
	b) As asserções I e II são proposições falsas;
	
	
	
	c) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa a I;
	
	
	
	d) As asserções I é proposição verdadeira e a II é falsa;
	
	
	
	e) As asserções I é uma proposição falsa, a II é proposição verdadeira e não complementa I;
	
	
	Pontuação : 1
2
2) Os objetivos de aprendizagem propostos nos programas de capacitação, aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento devem expressar as competências, habilidades, conhecimentos e/ou atitudes que se espera sejam desenvolvidos pelos participantes. Esses objetivos são conhecidos como objetivos de aprendizagem, porque o propósito de quem ensina é sempre o aprendizado do outro. Leia as afirmativas I, II e III e, posteriormente marque a alternativa que contém a afirmativa correta referente ao CHA - Conhecimentos, Habilidades, Atitudes,
I- Conhecimento compreende uma série de significados desenvolvidos pelo indivíduo para melhor compreensão da realidade, Habilidade diz respeito à capacidade de usar o conhecimento para fazer algo, pode ser até a condição de emitir uma opinião a respeito de alguma coisa. Atitude diz respeito à predisposição do indivíduo é o saber ser;
II- Conhecimento é o saber, Habilidade é o saber fazer e Atitude o saber ser;
III- C = Saber (conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, universidades, cursos etc); H = Saber fazer (todo o conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade) e A = Saber ser (comportamentos que temos diante de situações do nosso cotidiano e das tarefas que desenvolvemos no nosso dia-a-dia)
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
 
Peso: 1.0
	
	a) Todas as alternativas estão corretas;
	
	
	
	b) Somente a alternativa II está correta;
	
	
	
	c) Somente a alternativa III está correta;
	
	
	
	d) Somente as alternativas II e III estão corretas;
	
	
	
	e) Somente a alternativa I está correta.
	
	
	Pontuação : 1
3
3) Vinicius foi contratado como Gestor dos motoristas da AGUA LIMPA, uma empresa de grande porte do setor de distribuição de água no mercado das chamadas “Águas Premium ou Gourmet”. Vinicius verificou que os motoristas apresentavam um GAP entre as competências técnicas e comportamentais que o cargo exigia e as que eles apresentavam, sendo assim Vinicius solicitou a área de Gestão de Pessoas uma capacitação para os motoristas. Foi realizado um programa com planos para qualificação desses profissionais. Ao final do processo para verificar se as intervenções implementadas foram eficazes e efetivas foi utilizado um dos modelos teóricos de avaliação mais utilizados nos programas de T&DE.  Esse modelo é composto por quatro níveis. 1) avaliação de reação; 2) avaliação de aprendizagem; 3) avaliação do comportamento; 4) avaliação de resultados. Leia as afirmativas I, II e III e, posteriormente marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao modelo utilizado na avaliação do treinamento.
I. O modelo utilizado para avaliação do treinamento foi o de quatro níveis, no qual os níveis 1 e 2 identificam o porte da empresa, e os níveis 3 e 4 avaliam as competências do negócio. Para avaliar a aprendizagem verifica-se in loco o conhecimento, as habilidades e as atitudes do cliente;
II. O modelo utilizado na avaliação do treinamento foi o de quatro níveis que é um dos modelos teóricos de avaliação mais utilizada nos programas de T&DE, no qual o níveis 1 e 2 servem para validar os programas de T&DE, enquanto os níveis 3 e 4 servem para avaliá-los. Para avaliar a aprendizagem verifica-se o conhecimento, as habilidades e as atitudes e se esse CHA foi desenvolvido. 
III. O modelo utilizado na avaliação do treinamento foi o de níveis diferenciados. Esse modelo teórico de avaliação é utilizado por empresas de grande porte, pois serve para validar unicamente as competências essenciais do negócio;
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
Peso: 1.0
	
	a) Somente a alternativa I está correta;
	
	
	
	b) Somente a alternativa III está correta;
	
	
	
	c) Somente a alternativa II está correta;
	
	
	
	d) As alternativas II e III estão corretas;
	
	
	
	e) As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Pontuação : 1
4
4) Leia as afirmativas I, II e III e, posteriormente marque a alternativa que contém a afirmativa correta de uma técnica de ensino aprendizagem e sua respectiva indicação.
I. A tempestade cerebral (Brainstorming) é uma técnica de ensino utilizada somente para os gerentes a fim de estimular a produção de uma atuação e gerar conflito entre os lideres e conhecer as suas ideias sobre a vida;
II. Estudo de casos: consiste em apresentar de forma sucinta uma situação real ou fictícia, para ser discutida em grupo. A forma de como apresentar o caso pode consistir em descrição, narração, diálogo, dramatização, filme, artigo jornalístico e outras. 
III. Técnicas vivenciais: propõem o aprender fazendo, pois envolvem a reprodução de uma determinada situação, onde as pessoas podem exercitar uma competência ou habilidade, podendo repeti-la até atingir o resultado esperado.
MARQUE A RESPOSTA CORRETA:
Peso: 1.0
	
	a) Somente a afirmativa II está correta;
	
	
	
	b) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	
	
	
	c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	
	
	d) Somente a afirmativa I está correta;
	
	
	
	e) Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	Pontuação : 1
5
5) Os jogos são métodos de aprendizagem que envolvem a vivência de diferentes situações, propostas pelo facilitador. Leia as asserções I e II e, posteriormente marque a alternativa que contém a resposta correta referente aos jogos.
Os jogos são técnicas vivenciais que propõem o “aprender fazendo”, pois envolvem a reprodução de uma determinada situação, onde as pessoas podem exercitar uma competência ou habilidade (ASSERÇÃO I)
PORQUE
Através dos jogos, o participante se envolverá com vivências de diferentes situações, podendo repeti-las até atingir o resultado esperado. (ASSERÇÃO II)
MARQUE a alternativa CORRETA:
Peso: 1.0
	
	a) As asserções I é proposição verdadeira e a II é falsa;
	
	
	
	b) As asserções I e II são proposições falsas;
	
	
	
	c) A asserção I é falsa e asserção II é uma proposição verdadeira;
	
	
	
	d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa a I;
	
	
	
	e) As asserções I é uma proposição falsa, a II é proposição verdadeira e não complementa a I;
	
	
	Pontuação : 1
6
6) Denise foi contratada pela empresa MEU PRIMEIRO EMPREGO para trabalhar com os programas de estagiários, aprendizes em trainees. Os programas de estagiários, aprendizes e trainees, cada um com suas próprias características, atendem tanto às necessidades das organizações, no que diz respeito