Buscar

Atualmente quando se fala em gestão estratégica de pessoas

Prévia do material em texto

Atualmente quando se fala em gestão estratégica de pessoas, há uma preocupação com o comportamento humano, visando maior integração, comprometimento dos funcionários para com a empresa e seus gestores. Conquistar e manter colaboradores motivados, produtivos e com foco em resultados é um desafio constante para todas as organizações.
 Por esse motivo é fundamental fazer uma avaliação de desempenho de funcionários periodicamente, podendo maximizar performances e acelerar resultados como, treinamento, aperfeiçoamento de técnicas e dinâmicas de motivação.
 Segundo Mas Saches (1995) o resultado mais importante da avaliação de desempenho está no processo em si. Mediante o processo avaliativo é possível que o colaborador aperfeiçoe suas competências, identifique algumas mudanças em sua maneira de agir, mas para isso é necessário que o avaliador cite exemplos reais de comportamentos errados do profissional e mencione qual era a conduta esperada em cada situação.
 Seria necessário fazer o acompanhamento do desempenho dos colaboradores através da criação de uma ferramenta que permita fazer essa mensuração que é de suma importância. A avaliação pode ser realizada em qualquer período, entretanto, quanto mais curto os intervalos, mais difícil será para perceber toda e qualquer ação de mudança que porventura o funcionário venha a ter.
 Muitas organizações estão caminhando gradativamente do Treinamento e Desenvolvimento para a educação corporativa em uma migração paulatina e definitiva, porém grande parte das organizações se utiliza de processos contínuo e proativo para medir o desempenho de seus colaboradores. Assim permite identificar e suprir possíveis falhas ao invés de simplesmente apontar os problemas depois que eles já aconteceram. 
 Criar um plano de ação mais específico e detalhado, determinar os passos que serão necessários para concretizar cada objetivo, definir prazos e delegar tarefas a pessoas da equipe, pode trazer à tona as respostas que se busca para tomada de decisões. Ter em mente que o gestor esteja apto e utilize uma linguagem compatível com o funcionário, pois é preciso que as informações sejam claras, principalmente quando se fala de desempenho.
 
● Agregar pessoas: processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa;
● Aplicar pessoas: processos utilizados para desenhar as atividades a serem desempenhados pelas pessoas na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho;
● Recompensar pessoas: processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer as suas necessidades individuais mais elevadas;
● Desenvolver pessoas: processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal;
● Manter pessoas: processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas;
● Monitorar pessoas: processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados Educação corporativa Muitas organizações estão caminhando gradativamente do Treinamento e Desenvolvimento para a educação corporativa em uma migração paulatina e definitiva. A diferença está em que o Treinamento e Desenvolvimento, por sua própria natureza e configuração, é quase sempre local, tópico, just in time , reativo, micro-orientado, agregador. 
A educação corporativa apresenta a vantagem de ser holística, sistêmica, pró-ativa e sinérgica. Muitas vezes, ela é feita através do conceito de universidade corporativa. 
Esta representa mais um processo, uma mentalidade, um estado de espírito generalizado do que propriamente um local físico ou uma entidade concreta. Dentro dessa visão, as organização do novo milênio precisarão reunir cinco características simultâneas e fundamentais: ser veloz, ter foco definido, ser flexível, facilitar a interatividade e estimular o prazer de aprender. 
Colateralmente, as pessoas devem desenvolver as competências pessoais para atuar nos novos ambientes de negócios, a saber

Continue navegando