Buscar

Elementos da ação aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos da ação
São eles: causa de pedir e pedido, partes. (obs:. Pedidos e causa de pedir ver em baixo nos requisitos da PI).
Partes: Tanto será o autor como o réu, são os sujeitos da demanda. Precisam ter legitimidade (condição da ação para configurar como polo passivo e ativo. O sujeito subordinante tem legitimidade para configurar como polo ativo, o sujeito subordinado, que resistiu, como polo passivo).
A parte autora pode ter legitimidade ordinária (quando o sujeito que demanda é o próprio sujeito da relação jurídica material, a legitimidade é ordinária) e extraordinária (quando sujeito na demanda defende não interesse próprio, mas alheio).
Obs: terceiros, não são considerados sujeitos da demanda, mas são considerados parte.
Qualquer pessoa pode ser parte, já que a capacidade de ser parte é a capacidade de ser sujeito da relação jurídica processual. Nem todas, porém, têm capacidade processual. A capacidade processual, só as pessoas que estão no exercício de seus direitos tem.
Parte processual é aquela que está em uma relação jurídica processual, faz parte do contraditório, assumindo qualquer uma das situações jurídicas processuais, atuando com parcialidade e podendo sofrer alguma consequência com a decisão.

Outros materiais