Buscar

Grupos Formais e Informais, Síndrome de Burnout e Fases do Estresse

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Grupos formais e informais: Grupos formais: são determinados pela organização para cumprir uma tarefa específica. Exemplo: comissões, grupos de auditoria, brigada de emergência, grupos de tarefa (GT) . Grupos informais: surgem espontaneamente e são de terminados pela afinidade entre as pessoas. Exemplo: grupo de estudo, família, grupo de amigos ou colegas ( grupo primário), grupo de interesse, coalizão. 
A Síndrome de Burnout é uma reação à tensão emocional crônica gerada por meio do contato excessivo, direto e estressante com o trabalho. De acordo com as pesquisas dos autore Codo e Vasquez- Meneses (2006), esta síndrome envolve três componentes. Neste sentido, cite os três componentes e pelo menos uma característica de cada um deles: *Exaustão emocional : falta de energia, falta de ânimo, diminuição da afetividade. *Despersonalização: atitudes negativas, cinismo, falta de sensibilidade afetiva. *Falta de envolvimento pessoal no trabalho: falta de vontade de trabalhar, queda na realização do trabalho, relacionamento ruim com as pessoas que fazem parte do trabalho e /ou com a própria organização.
Fatores que podem contribuir par a adoecimento e sofrimento relacionados ao trabalho: *longas jornadas de trabalho(sem descanso/sem refeição). *Alteração de turnos(de madrugada/ou sem horário fixo).*Excesso de intensidade ou monotonia.*Condições de trabalho insalubre....
Podemos dividir as pessoas que são usuárias de bebidas alcoólicas em três grupos de usuários: *Usuário social: consome esporadicamente, em geral, em eventos sociais, como festas. *Usuário problema: consome de modo frequente e abusivo, mas ainda sem descontrole ou dependência, em geral, se colocarem situação de risco após o consumo. *Usuário dependente: já possui a síndrome da dependência alcoólica. 
EuEstresse: É o estresse positivo. É aquele que põe em alerta as funções corporais e prepara a pessoa para ação.Segundo Lipp (1996, p. 23), “quando o estressor tem uma duração curta, a adrenalina é eliminada e a restauração da homeostase ocorre.” Portanto, a pessoa retoma seu estado de equilíbrio sem complicações para seu bem-estar.
Diestresse – é o estresse negativo. Se expostos com frequência e por períodos prolongados aos agentes estressores, o estresse torna-se devastador para a saúde e para a qualidade de vida. A produtividade melhora sob tensão constante, mas até certo ponto. Quando o organismo atinge seu limite, as consequências são queda na produtividade, emoções negativas, podendo levar ao aparecimento de doenças. 
Fases estresse: *Fase de Alerta: inicia quando a pessoa se confronta com um estressor (perigo ou mudança na rotina). Nessa fase, o organismo se prepara para um confronto, para a preservação da própria vida. Isso é feito com descargas extras de hormônios na corrente sanguínea. *Fase de resistência: persistem ativas no organismo as funções desencadeadas para a manutenção do estado de alerta. O organismo continua tentando restabelecer sua homeostase, sendo utilizada energia nesse processo de reequilíbrio. Surge uma sensação de cansaço e desgaste. Se o estressor é eliminado ou a pessoa consegue controlar esse processo (técnicas de controle de estresse), o organismo recupera seu estado de equilíbrio e o processo termina. Caso contrário, evolui para a fase de exaustão.. *Fase de quase exaustão: persiste a situação de estresse. A pessoa ultrapassa seus limites e continua a sensação de cansaço. Nessa fase podem surgir doenças que a pessoa tenha predisposição a desenolvê-las, como hipertensão arterial, gastrite, herpes simples e diabetes. *Fase de exaustão: nessa fase, a pessoa esgota sua capacidade de adaptação. O organismo encontra-se extenuado pelo excesso de atividades e pelo alto consumo de energia. A energia mental fica reduzida e a produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. Esgotam-se as estratégias para lidar com o evento estressor e é possível surgir uma série de doenças crônicas. A qualidade de vida sofre danos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando