Buscar

FORUM AVALIATIVO INTERDISCIPLINAR (Exercício avaliativo 4) CR ULBRA

Prévia do material em texto

Religião EAD - ULBRA - 2015/01
Aluno: Flávio Dubiel da Rosa
FÓRUM AVALIATIVO INTERDISCIPLINAR
(Exercício avaliativo 4)
1) O que significa Fundamentalismo Religioso?	
	Basicamente é interpretar ao pé da letra os fundamentos de uma religião, é radicalizar os dogmas. 
	O Fundamentalista acredita em seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, sem abrir-se, portanto, à premissa do diálogo religioso. Por este motivo, o fundamentalismo religioso se revela como fonte de intolerância, na qual o outro é analisado sob a ótica de ameaça, símbolo do mal, que pode fragilizar as "muralhas de verdade" construídas pelo fundamentalista em seu discurso. 
	Esta atitude está presente em todas as religiões, durante todas as épocas da história da humanidade. 
	Os fundamentalistas são os mais conservadores e literais seguidores de uma religião, chegando, por vezes, a se desenvolverem militarmente.
2) Qual deve ser o papel das religiões no mundo?
	A religião deve nos ajudar a conviver com outras pessoas em paz, sem conflito. A religião é a fuga para encontrar a paz pessoal, a termos compaixão pelo próximo. Ensina-nos a aceitarmos a diferença, e aprendermos com elas, nos colocarmos no lugar dos outros.
3) De que maneira cada religião pode ocupar o seu espaço sem ferir e agredir a liberdade de pensar das outras? 
	Karen Armstrong diz que devemos ter compaixão e respeitar o próximo. As religiões também devem ser respeitadas. Cada religião possui suas crenças e ensinamentos. E cada religioso tem a liberdade de escolher qual caminho seguir. É preciso respeito com as diferentes opiniões, o que cada um acredita partiu de um fundamento, então não podemos classificar em certo ou errado. Portanto, cada religião deve ocupar seu espaço e respeitar as opiniões divergentes, assim todas terão liberdade para seguir suas crenças.
4) Como você vê as religiões trabalhando em prol da paz mundial?
	Infelizmente não vejo e não estou acompanhando, porém como já citei nas questões anteriores, e pode concluir no vídeo, que sim, existem jovens, e existem muitas pessoas religiosas que querem mudar as posições intolerantes religiosas atuais, e isso no meu ponto de vista, já é um grande avanço, e concordo com Karen Armstrong, quando ela basicamente se refere que a melhor forma de trabalhar em prol da paz mundial é praticar a compaixão, dia apos dia de nossas vidas.

Continue navegando