Buscar

estagio de ensino fundamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GEOVANNA CAROLINA BERGAMO. RU 1542426
MÁRCIA DE S. PEREIRA PASSOS. RU 1560799
SILVIANE TERESA DA. RANGEL. RU 1552511
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO-
ENSINO FUNDAMENTAL
CURITIBA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GEOVANNA CAROLINA BERGAMO. RU 1542426
MÁRCIA DE S. PEREIRA PASSOS. RU 1560799
SILVIANE TERESA DA. RANGEL. RU 1552511
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- 
ENSINO FUNDAMENTAL
 Relatório de Estágio Supervionado- Ensino Fundamental apresentado à UTA- Fundamentos da Educação, no curso a distância de pedagogia no Centro Universitário UNINTER
Tutor local: Maria de Lourdes Gribner
Centro associado: Curitiba
CURITIBA
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 4
2. O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UM DEVER, UM DIREITO........ 6
2.1. IDENTIFICAÇÃO.................................................................................... 7
2.2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO...................... 7
2.3 DESCRISÃO E ANALISE..................................................................... 9
2.3.1.CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS OBSERVADOS..................... 10
2.3.2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA................................................................................................... 10
2.3.3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTÁGIADA............................... 10
2.3.4. PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO......................................... 11
2.3.5. DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS......................................... 11
2.3.6. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
 OBSERVADAS.......................................................................................... 12
PLANO DE AULA...................................................................................... 13
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................... 15
REFERÊNCIAS......................................................................................... 16
1.INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio do curso de pedagogia foi desenvolvido pelas alunas Lisiane, Maria, Rutinéia e Samara, as quais estagiaram na Escola Municipal Rio Bonito, entre os dias 10 de fevereiro de à 10 março de 2014. O nosso estágio tem como objetivo nos proporcionar um estudo das ações que envolvem a docência no Ensino Fundamental. Possibilitando, também, a análise das políticas educacionais do curso de formação de professores no Ensino Fundamental, bem como a compreensão da organização histórica, legal e curricular deste curso. Além de desenvolver conhecimentos sobre os aspectos teórico-metodológicos do planejamento das aulas que iremos assistir. Durante todo o período de estágio fizemos a articulação entre teoria e prática, observando com atenção as aulas.
O objetivo de nosso estágio é contextualizar a teoria estudada com a prática docente e as metodologias de ensino utilizadas nas anos iniciais do Ensino Fundamental, refletir sobre o papel do docente frente às situações adversas do cotidiano escolar, ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar, verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
 O estágio realizado no ensino Fundamental é de suma importância para nossa formação acadêmica, pois nos aproxima do contexto onde atuaremos futuramente, como é recomendada a proposta em nossa grade acadêmica. Devemos saber que o ensino Fundamental é obrigatório e gratuito nas escolas públicas, e atende a crianças a partir de seis anos de idade. Objetivando a formação básica do cidadão, a partir do desenvolvimento de suas capacidades de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, entre outras.
Para nós estudantes do curso de Pedagogia este estágio torna-se de grande importância, pois o Ensino Fundamental poderá ser o nível escolar que mais atuaremos ao formar-se no curso de Pedagogia, devido ao campo vasto de trabalho tanto como professoras quanto como Pedagogas na rede de Municipal e particular de ensino. Este será mais um de nossos estágios que deverá ser visto como uma das partes mais importantes do curso pois favorece a construção de uma atividade docente e nos proporciona uma aproximação com nossa futura realidade.
2. O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UM DEVER, UM DIREITO
	O ensino fundamental é a etapa intermediária da educação básica que se coloca entre a educação infantil e o ensino médio, o ensino fundamental é obrigatório e é oferecido gratuitamente nas escolas públicas, tem duração de nove anos e está dividido em duas fases, a inicial que vai do primeiro ano ao quinto ano, e a segunda fase vai do sexto ano ao nono. Em curitiba para que os professores atuem no ensino fundamental, são selecionados por meio de concurso público no qual a primeira fase chama-se de docência I pede-se formação em pedagogia e/ou magistério, e para docência II formação nas áreas específicas que irá atuar, por exemplo professor de matemática deve ter formação nesta área.
	A lei n° 9.394/1996, art 32 nos mostra: 
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
Assim percebemos que o principal objetivo do ensino fundamental é desenvolver a capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição do conhecimento e de habilidades e a formação de atitudes e valores.
O ensino fundamental é obrigatório e por esse motivo é gratuito nas redes públicas de ensino, pois antes de ser obrigatório é um direito de todo cidadão, em estudo no na obra de Silva e Urbanetz (2009), percebemos que nem sempre foi assim, pois desde 1524 havia a preocupação de promover a alfabetização ao povo com o intuito de formar pessoas cristãs. Já na revolução francesa em 1789 defendiam a educação das massas com a intenção de preparar as pessoas a participar da vida política.
No Brasil em 1824 o ensino primário constava como grátuito na constituição, mas não era obrigatório e a oferta era pouca. Em 1934 a legislação estabeleceu a obrigatoriedade a todos os brasileiros, mas foi em 1971 que a LDBEN n° 5.692/1971 passou o ensino primário para o ensino de primeiro grau com 8 anos de duração, em 1988 constituição alterou para o atual ensino fundamental, no qual sua última mudança ocorreu em 2006 onde o ensino passou de 8 para 9 anos e com matrícula obrigatória aos 6 anos de idade.
Na atualidade, a quantidade de matrículas no ensino fundamental chega a quase 100%, mas infelizmente a conclusão desta etapa é apenas de 53%.O ensino fundamental é um direito de todos mas a permanência e a conclusão do mesmo não está sendo garantida. 
Silva e Urbanetz (2011, p. 143) nos mostram que: 
A educação brasileira precisa contar com educadores que trabalhem para o desenvolvimento do ensino fundamental e, a partir daí, assumam a causa da educação básica estendida com qualidade, a todos. Embora no caso do ensino fundamental possamos apontar progressos no sentido da universalização do ensino, ainda é preciso que a totalidade da população tenha acesso a educação e, nesse caso que não seja desestimulada por não conseguir aprender, mas ao contrário, encontre professores capazes de oportunizar-lhes avanço no processo de aprendizagem, como consequência de uma formação acadêmica consistente, para a qual, certamente, a realização do estágio na docência do ensino fundamental terá contribuido muito. 
 
	Precisamos de professores que tomem frente a esse problema
e que ajudem a melhorar esses dados, melhorano assim o interesse dos alunos pelo estudo no ensino fundamental.
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
	O estágio foi realizado na escola municiplal Rio Bonito, situada à rua Lucas de Carvalho, número 1486, no bairro Campo de Santana, CEP 81490-524, localizada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (41) 3225-8511 e do e-mail emriobonito@sme.curitiba.pr.gov.br.
	A escola oferta atendimento a educação infantil com a turma do pré e aos anos iniciais do ensino fundamental, no período matutino e vespertino atende a total de 583 alunos no qual 6 são de processo de inclusão.	
	O estágio foi realizado no período de 10 de fevereiro de 2014 a 10 de março de 2014, no período matutino, onde foram observados as turmas de primeiro ano, e no vespertino a turma de quarto ano.
2.2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO
	O projeto político pedagógico da instituição foi organizado e elaborado com base nos fundamentos legais da LDBEN, e nos mostra que a educação é um aspecto de condição humana que se articula com as demais condições de existência. As possibilidades de realização do processo depndem das possibilidades de viver as conições sociais produzidas em um determinado momento, como aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e com os outros e aprender a ser.
	Segundo a proposta pedagógica a criança é um ser humano exclusivo, individual, único, com vontades próprias, necessidades e sentimentos, que merecem respeito, amor e dedicação para seu desenvolvimento global e para a compreensão da realidade a qual pertence, para nela interagir, modificar, criar e recriar.
	Propriciar sintuações de cuidado, brincadeiras, e aprendizagem orientada de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantil em relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
	A integração entre a família e escola é sempre muito significativa, porém o desáfio de se repensar está relação é uma preocupação constante para os profissionais da educação infantil. É preciso conhecer a dinâmica social, bem como as práticas culturais da comunidade para que possam proporcionar ações educativas a respeito da valorização das crianças e de suas famílias.	
	O princípio didático da instituição preve que um processo educativo com crianças não pode se receber como herança direta, uma articulação sedimentada em modelos de escolarização tradicionais que valorizam ainda uma concepção compensatória preparativa ou antecipatória da educação.
	Considerar a linguagem, a socialização, a expressão, o bricar e os movimentos articulados do desenvolvimento e portanto do conhecimento que estão em direta relação com o meio social.
	A educação é uma questão de direito humano e todos os individuos devem ter acesso e a permanencia com sucesso, em todos os fluxos de escolarização estabelecida pelo sistema nacional de educação. 
O trabalho pedagógico para o ensino fundamental é fundamentado nas determinações legais, nos princípios, concepções e objetivos de cada uma das áreas do conhecimento para os ciclos propostos para todas as escolas da rede municipal de educação de Curitiba. Os conteúdos são selecionados e construidos a partir dos parâmetros curriculares nacionais e das definições das diretrizes municipais para educação de curitiba, com base nos príncipios expostos e nas caracteristicas socio-ambientais locais, levando em conta o curriculo básico. O ensino fundamental está organizado em ciclos, sendo a progressão conforme o sistema de avaliação previsto no regimento escolar, cumprindas as exigências de carga horária e dias letivos da lei de diretrizes e bases para educação nacional. O ensino é gratuito, gradativo e sistematizado. 
2.3. DESCRISÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Com a nossa observação em sala do primeiro ano notamos que a professora sege uma rotina, as quais são antecipadamente planejadas a fim de dirigir as crianças a uma sequência diária de atividade, notamos que a professora tem domínio de turma pois a aula foi muito interativa. Ela perguntava muito para os alunos e utilizou vários recursos visuais, desta forma prendeu a atenção dos alunos. Com estudos na obra Silva e Urbanetz (2012, p. 134) percebemos: 
“Que o professor tem por objetivo a formação de cidadãos autônomos participativos e que, para isso, as práticas educativas desenvolvidas pelos professores considerem cada aluno como sujeito de seu processo de aprendizado e o professor como mediador entre os alunos e o conhecimento, em um processo de intereção que inclui também a intereção dos alunos entre si.”
A professora observada trabalhou os conteúdos de forma clara e assim os alunos participaram ativamente, respeitando cada sujeito e sendo um mediador no processo de ensino e aprendizagem. 
Em relação aos conteúdos trabalhados notamos que a realidade desse profissional vem de acordo com Pimenta (1992, apaud COUTO, 2012 p. 87) onde diz que “o professor precisa ter uma sólida fundamentação teorica, que lhe permita interpretar e direcionar essa realidade, e uma consistente instumentalização, que lhe permita interferir na realidade em que atuara.”
Percebemos a liberdade de expressão que os alunos tiveram em relação a aula, contribuiram muito, pois puderam questionar e desta forma interagir com o assunto. A professora através dessas interacões chegou ao seu objetivo, pois o retorno das respostas e questionamentos de seus alunos fez com que a professora percebesse que seus alunos absorveram o conteúdo.	
2.3.1. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS OBSERVADOS 
 A escola conta com dez salas de aula, uma biblioteca, o laboratório de informática, sala dos professores, sala das pedagogas, diretoria, e sala de estudos dos professores, também com uma cozinha, um almoxarifado, sala dos profissionais de limpeza, banheiros femeninos e masculinos, e um banheiro adaptado para cadeirantes, e um hall de entrada.
2.3.2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA 
 Todos os professores são formados e ingressos na escola por meio de concuso público realizado pela prefeitura municipal de Curitiba, e a própria prefeitura disponibiliza cursos para formação continuada, e a maioria são pós graduados em sua área.
 A escola conta com uma diretora, uma vice-diretora, três pedagogas, três secretárias ingressas por concurso, quatro monitores também concursados, três atendentes para o lanche contratadas terceirizadas, e sete profissionais de limpezas também teceirizadas, e vinte e seis professores nos quais vinte são regentes em sala e oito são correagentes. 
2.3.3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTÁGIADA
Os alunos observados pertencem a classe média, a turma tem 18 meninas e 12 meninos somando um total de 30 alunos. Os alunos têm uma boa relação com a professora pois no ano anterior a mesma foi professora de leitura quando a maioria cursavam o pré. Assintindo uma aula de matemática pecebemos a maioria dos alunos interessados na aula pois a aula era bem dinâmica, a professora trabalhou o calendário e os dias da semana com cartazes e recursos visuais e também com música. 
2.3.4. PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO
	A professora a qual observamos é formada em pedagogia e atua em sala há 17 anos, os quais 7 são na escola a qual estagiamos, com isso a professora nos relatou a importância de uma formação continuada, enfatizou a importância da leitura e de pesquisa, disse que seu melhor método de ensino é instigar a curiosidade dos alunos, desta forma eles se mostram muito mais interessados, pois acredita que a pesquisa amplia horizontes e permite que o aluno descubra novos conhecimentos e assim amplie sua aprendizagem. A docente acredita que a escola é um espaço pedagógico onde tudo pode ser trabalhado desde que os objetivos estejam de acordo com as diretrizes.
No dia de nossa pesquisa observamos as aulas de matemática, a professora trabalhou muito com recursos visuais, e em todos os momentos ela soube controlar a turma sem precisar chamar a atenção apenas instigando a curiosidade.
2.3.5. DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS
No dia de nossa observação os alunos fizeram formação de fila no pátio e cantaram o Hino nacional, a professora nos informou que é um hábito cantar o Hino uma vez na semana. A professora orienta os alunos para que se possicionem corretamente na fila em sinal de respeito. Após a entrada na sala os alunos se acomodam em suas mesas e retiram seus materiais, a professora recolhe suas agendas e começam a rotina diária, que basicamente é ler o alfabeto, e o calendário. Após a professora informa a aula que será trabalhada. A professora monta uma cartolina junto com os alunos em uma roda de conversa a qual contém o mês de fevereiro e as informações do cotidiano, então conversou com as crianças sobre os dias que já se passaram e pedia para que as crianças colaborassem colocando uma tampinha colorida no dia em que ela se referia na conversa, após trabalhou com uma música que falava sobre os dias da semana, então colou um calendário em cada caderno dos alunos que continha o mês de fevereiro e como o dia estava, com nuvens ou sol, e passou atividades. Os alunos interagiam bastante com a professora o que evitou que ficassem dispersos e assim participaram ativamente da aula.
2.3.6. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO OBSERVADAS
A professora, após terminar os objetivos da aula, colou um calendário com o mês de fevereiro no caderno de cada aluno e pediu para os alunos pintar de azul todos os sábados do mês, marcar no calendário como está o dia em questão se com sol, nuvens ou chuva, pintarem de verde o primeiro dia do mês, pintarem de amarelo o dia em questão e pintarem de verde o último dia do mês. O objetivo da professora é para as crianças terem a noção de tempo como o ontem, o amanhã, quantos dias faltam pra acabar o mês, etc. Ela nos informou que utiliza como meio de avaliação trabalhos, provas, notas de participação e comportamento, mas principalmente a observação de cada aluno para saber se realmente aprenderam.
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO 
TURMA: 1° ano A do ensino fundamental
ÁREA: Matemática
TEMA: Cálculo
TEMPO ESTIMADO: 1 hora aula 
2.CONTEÚDO: 
JOGO DE CÁLCULO COM BOLICHE E ARGOLAS 
3.OBJETIVOS
Incentivar as crianças a realizarem memorizações através de cálculos. 
Despertar nas crianças o interesse de resolver problemas a partir do contexto do jogo.
Ampliar a capacidade de cada criança em realizar cálculos.
4.SÍNTESE DO ASSUNTO 
Com esta atividade o nosso objetivo será verificar quais os cálculos que as crianças já resolvem e ampliar seus conhecimentos matemáticos, neste jogo cada criança terá três chances de jogar a bola ou as argolas, cada garrafa que for derrubada será anotada a pontuação delas em uma tabela e no final será realizada uma soma, assim vamos obter a quantidade de pontos de cada criança. A soma será realizada da seguinte forma soma 1 mais 2 igual a 3, subtração 1 menos 2 igual a 1. 
Segundo Kaili (apaud Lopes, Viana, Almeida 2012, pg.48) afirma que um dos efeitos nocivos do uso do algoritmo é o de tornar a criança dependente do arranjo especial dos dígitos das operações e, sobretudo, da necessidade de lápis e papel para solucioná-la. 
Com base nisso, valorize também as resoluções mentais da criança. Para isso, basta promovermos atividades que façam com que a criança realize a conta mentalmente, por muitas vezes essas atividades podem ser lúdicas, por meio de jogos individuais ou coletivos. 
5.DESENVOLVIMENTO DA AULA 
Para desenvolver esta aula utilizaremos o lúdico como alternativa no processo de aprendizagem da matemática, em seguida apresentaremos para os alunos os recursos que serão utilizados, com o auxílio delas iremos confeccionar o jogo utilizando garrafas pet, papel laminado, cola, caneta hidrocor, tesoura, fita adesiva, bola de plástico e argolas, com o auxílio das crianças iremos confeccionar o jogo serão 4 garrafas verdes, 4 brancas, 4 azuis e 4 vermelhas, também serâo utilizadas argolas para a realização do jogo, as garrafas serâo numeradas, exemplo 1 2 3 4 5... 
Reuniremos as crianças no pátio externo, elas ficarão sentados e a professora irá explicar como será realizado o jogo e as regras, será apresentada uma tabela onde será marcado o resultado de cada criança. 
Segundo Kamii (apaud Lopes, Viana, Almeida 2012, p. 49) explica que “No decorrer da atividade, procure utilizar-se das situações de erros e acertos das crianças, para trabalhar a capacidade de cálculo mental da mesma”. 
6.RECURSOS 
Garrafas pet, papel laminado, fita adesiva, bola plástica, caneta hidrocor, cola e argolas. 
REFÊRENCIAS
LOPES, Sergio Roberto, VIANA, Ricardo Luiz, ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E A PRÁTICA DOCENTE. Curitiba: InterSaberes, 2012
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Durante a elaboração do relatório da disciplina de estágio, obtivemos amplos aprendizados, os quais podemos entender e valorizar os benefícios de um ensino Fundamental de qualidade para nossas crianças, pois tratando-se de um Ensino obrigatório, fica a critério da Secretária Municipal de Educação a formação continuada dos profissionais levando a eles estudos mais detalhados e amplos conhecimentos através de cursos, palestras e estudos em grupos, proporcionando assim oportunidades aos profissionais de valorização da carreira. 
Notamos que apesar de se tratar de um Ensino obrigatório, o Ensino Fundamental infelizmente remete-se a uma grande e significativa evasão, pois segundo dados, a quantidade de matrículas deste ensino chega a quase 100%, e a conclusão desta etapa é apenas de 53%. O ensino fundamental é um direito de todos, mas a permanência e a conclusão do mesmo não está sendo garantida, pois a evasão ocorre principalmente pela falta da estimulação dada aos alunos pelos professores, acarretando assim o alto índice de reprovação, deixando assim os alunos cada vez mais longe das escolas. 
Baseado nesses dados percebemos a importância de profissionais capazes de oportunizar melhores meios de ensino para que estimulem os alunos ao aprendizado. Aí está o nosso maior desáfio como acadêmicos de Pedagogia e futuros profissionais da Educação, encontrar o melhor caminho para garantir a permanência de nossos alunos, instigando sempre o gosto pela aprendizagem, despertando em cada um a curiosidade e o interesse em buscar novas oportunidades para assim poder concluir essa etapa com sucesso. 
REFERÊNCIA
Livros
COUTO, Ana Cristina Ribeiro. ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Karas, Celma Barroso da Silva. Projeto político pedagócico da Escola Municipal Rio Bonito. Curitiba, 2007
LOPES, Sergio Roberto, VIANA, Ricardo Luiz, ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E A PRÁTICA DOCENTE. Curitiba: InterSaberes, 2012.
SILVA, Monica Caetano vieira da, URBANETZ, Sandra Terezinha. O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA, VOLUME 1. Curitiba: Ibepex, 2011.
Sites
http://www.jusbrasil.com.br/topicos/11691412/artigo-32-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996 05/02/2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais