Buscar

relatorio de gestão escolar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
POLIANA DEZAN, RU 1336659, 02/2016
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO EDUCACIONAL
CURITIBA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
POLIANA DEZAN, RU 1336659, 02/2016
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 
Relatório de Estágio Supervisionado- Gestão Educacional apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
CURITIBA
2018
SUMÁRIO
	1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................
	04
	2. DADOS DA ESCOLA ESTAGIADA...................................................................
	04
	3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.....................................................
	05
	4. INFORMAÇÕES DO ESTÁGIO.........................................................................
	06
	4.1. CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURA DA ESCOLA.........................................	
	06
	4.2. CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA.........................................
	06
	4.3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO.......................................
	06
	4.4. DIMENSÕES DO TRABALHO DO PEDAGOGO...........................................
	07
	5. PLANO DE AÇÃO..............................................................................................
	08
	6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................
7. REFERÊNCIAS.................................................................................................. 
	09
09
1. INTRODUÇÃO 
O presente relatório de estágio foi realizado no Colégio Dom Bosco – unidade Ahú, com o objetivo de conhecer as características do trabalho pedagógico na gestão educacional da instituição escolhida.
O Estágio Supervisionado na modalidade Gestão escolar é uma disciplina muito importante para a formação profissional dos futuros pedagogos, onde a prática de estágio é de grande importância para nós, futuros docentes, na medida em que nos insere no ambiente escolar, mostrando-nos como as coisas realmente acontecem, e vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, mas sim é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa de campo, revisão de literatura, promovendo uma reflexão das atribuições de um gestor no exercício de sua profissão conhecendo e compreendendo as especificidades do processo de gestão escolar e sua relação.
Assim, teremos durante o decorrer do relatório, as descrições físicas da escola, após abordaremos um pouco do conhecimento profissional do gestor e em um terceiro momento, o parecer descritivo das observações feitas juntamente à gestão.
2. DADOS DA ESCOLA ESTAGIADA
A instituição onde foi realizado o estágio foi o Colégio Dom Bosco, localizado na Rua Francisco de Paula Guimarães, 610 – bairro Ahú, localizada em Curitiba - Paraná, inscrito sob o CNPJ 76031368/0005-02 disponibilizando turmas em períodos: diurno, vespertino e integral. 
O horário de funcionamento é das 07h00 às 19h00. Os níveis/etapas e/ou modalidades de atendimentos oferecidos por essa escola é para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e o número de alunos são aproximadamente de 800, desse total 7são alunos de inclusão. 
As referidas observações do estágio foram realizadas no período de 19 de junho a 5 de julho de 2018, no turno vespertino, das 13h00min ás 18h00min, acompanhando as atividades do gestor responsável pelo fundamental I.
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Destacando o projeto político pedagógico do SEB Dom Bosco, onde tem uma proposta baseada numa formação que aproxime a ação cotidiana em sala de aula, organizando experiências, oferecendo subsídios para garantir a unidade na diversidade, a realização de objetivos comuns num cenário plural, dinâmico e que exige criatividade, além de responsabilidade para os alunos enfrentarem desafios para que prossigam estudando se preparem para o mercado de trabalho.
Projetos Pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando, evidentemente, cada faixa etária. O Currículo está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem os alunos à formação de competências básicas para cada fase de desenvolvimento dos estudantes.
A concepção de sociedade adotada pela escola é o conjunto de pessoas, ou seja, uma coletividade na qual essas pessoas vivem de forma organizada e uns precisam dos outros para garantir a sobrevivência.
Com relação ao papel do pedagogo, o Projeto Político Pedagógico esclarece que é indispensável para a organização de toda a escola, principalmente no que diz respeito aos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro, visto que a ele cabe á responsabilidade da gestão da escola integralmente.
Em parceria com as famílias, as práticas pedagógicas cotidianas do Colégio Dom Bosco buscam a formação integral do ser humano, desenvolvendo nos alunos o respeito à diversidade étnica, física, de gênero e orientação sexual, credo, ideologia e condição socioeconômica.
4. INFORMAÇÕES DO ESTÁGIO
4.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURA DA ESCOLA
A escola apresenta um ambiente bem equipado, com espaços amplos e bem iluminados e climatizados, recursos tecnológicos. Também uma área externa grande, sombreada, com brinquedos e parquinho para que as crianças possam se divertir. Possui 38 salas de aulas (incluindo laboratório de informática, sala de dança artes, capoeira etc.). As salas são amplas e arejadas e possuem decoração padrão e suave. São 4 salas para pedagogos e coordenadores, sala de materias didáticos, sala de professores ampla, laboratório de apoio para os professores, cozinha para funcionários, biblioteca, sala de recursos. O refeitório é muito organizado e limpo, proporcionando um clima agradável pra as refeições. 
	
4.2 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA
A equipe pedagógica da escola é composta por profissionais da educação graduados, pós-graduados e mestres em sua área de atuação, professoras auxiliares e estagiárias. A maioria dos profissionais trabalha na escola há mais de três anos.
	
4.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO
A rotina do gestor nessa instituição escolar é baseada em atividades que envolvam o preenchimento e a organização de documentos da escola; aspectos relacionados ao funcionamento e a manutenção da escola; atendimento aos professores, supervisores; alunos e pais de alunos, dentre outras . 
O gestor diariamente visita todas as dependências da escola a fim de verificar como estão as instalações da escola, verificando a necessidade dos funcionários e alunos. Ele que autoriza a saída de matérias extras solicitados pelos professores e divergências que ocorrem nos setores que diz respeito ao fundamental I. Ele é responsável por assinar contratos, faz prestação de contas, e verifica o quadro de funcionários (responsável pelos funcionários do fundamental I).
Com relação ao processo de inclusão escolar, a escola promove algumas ações voltadas ao atendimento de alunos(as) que apresentam necessidades educacionais especiais, tais como: o uso de recursos pedagógicos adequados ao atendimento de cada aluno com o intuito de promover a aprendizagem desses alunos. 
4.4 DIMENSÕES DO TRABALHO DO PEDAGOGO
 A escola sempre que possível promove palestras e minicursos que são voltados ao aperfeiçoamento profissional dos funcionários da instituição. O Conselho de classe é formado por todos os professores da escola, orientação pedagógica, gestores e a diretora. No Conselho de classe o pedagogo atua sempre esclarecendo as situações, explicando quais são os objetivos de cada reunião e promovendo a participaçãode todos os membros nas reuniões desse conselho. 
As reuniões são marcadas com antecedência e se preciso for, podem acontecer imediatamente em caráter de urgência. Esse órgão colegiado discute problemas tais como a frequência e o comportamento de alunos e demais assuntos relacionados ao ambiente escolar. O atendimento às famílias é feito sempre em dias e horários agendados e acontece em uma sala reservada para garantir a privacidade de ambos. A participação dos pais nas reuniões escolares é significativa, eles ficam curiosos querendo saber como seus filhos estão se comportando na escola, se estão desenvolvendo suas habilidades, etc. 
Com relação ao planejamento e a organização das rotinas do trabalho do pedagogo no tempo escolar, a gestora juntamente com os funcionários que atuam na supervisão e secretaria da escola criam o calendário escolar; agendam os atendimentos aos pais de alunos e verificam quais materiais pedagógicos e de secretaria precisam ser comprados.
5. PLANO DE AÇÃO
Tema:
 Atendimento ao educando com dificuldades de aprendizagem 
Justificativa:
Buscar soluções para sanar os problemas de leitura escrita e aprendizagem, para possibilitar condições de ensino de qualidade e permanência na escola. 
Objetivos: 
- Atender e assessorar os professores na procura de métodos de ensino; 
- Planejar e coordenar reuniões com os pais e equipes pedagógicas; 
- Acompanhar individualmente o educando dentro e fora da sala de aula.
Proposta de trabalho: 
Assessorar o professor na identificação do educando com dificuldades de aprendizagem, fazer um planejamento de ensino para auxiliar este professor para ajudar o educando, este aluno será submetido ao teste para observar o grau de dificuldades se em cálculos matemáticos, leitura, escrita será aplicado algumas atividades como ditado para observar a escrita, leituras para observar sua compreensão do texto, e problemas matemáticos como contas e tabuada, feita esta análise a pedagoga vai conseguir identificar qual é a dificuldade do aluno, no segundo momento este aluno será acompanhado por uma professora que vai o auxiliar com as tarefas dentro e fora da sala de aula para este aluno posso acompanhar a turma e não ficar atrasado nas atividades.
Seguindo os objetivos do plano de ação, será feita uma reunião com os pais deste aluno, junto com a equipe pedagógica, onde irão relatar aos pais as dificuldades, a importância deles para aprendizagem do seu(a) filho(a), sempreauxiliando o educando nas suas tarefas, dos deveres de casa. É importante que todos estejam envolvidos para este aluno saia da escola preparado para as próximas etapas da vida escolar. 
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término deste estágio em Gestão escolar, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar, a foi de extrema importância, enriquecedora conforme nossas expectativas podem vivenciar a rotina do cotidiano escolar e realizar nossas atividades de estagio com grande proveito. 
Esta experiência proporcionada pelo estagio amplia o conhecimento para todo profissional em educação, complementa na sua formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora.
 
Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostrou-nos a importância da formação contínua e do constante aprimoramento dos nossos conhecimentos na área, das necessidades sociais e da investigação de própria pratica na Educação.
Por fim, não poderia deixar de ressaltar minha admiração em relação ao trabalho exercido nessa escola com serenidade, competência, dedicação, profissionalismo e muito compromisso. 
7. REFERÊNCIAS 
Site: http://www.gennera.com.br/blog/ para procura de imagens serem mostradas na aula. Acesso em 15 de janeiro de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Continue navegando