Buscar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em pleno século XXI
INTRODUÇÃO
Quando ouvimos sobre escravidão parece algo tão remoto tão distante no tempo. Mas existe de fato estão por ai camuflados, homens , mulheres e crianças. Normalmente atinge pessoas menos instruídas em situação de pobreza.
As forças que atuam na escravidão vem da era antiga, a escravidão era aceita e praticada por muitos povos , antes os reinados se garantiam do trabalho escravo . Na antiguidade as mulheres no geral tinham uma situação parecida com a dos escravos, aonde seus direitos básicos eram negados, era comum que seus pais as vendessem suas filhas ao mercadores de escravos para quitar dividas .ai fica a respeito a escravidão sexual a mulheres e crianças até hoje são as mais vulneráveis .
Já na era moderna os negros foram escravizados por crenças e por sua cor da pele, eram escravizados pelos europeus , num período em que a comercialização de escravos entre países da África e das américas , tornou se muito lucrativo ,nas descobertas de Cristóvão Colombo , a escravidão dos nativos , questões de cor de pele o Brasil foi o ultimo país a abolir a escravidão em 1888.
A assinatura da Lei Áurea de 13 de maio de 1888 , decretou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sob a outra , porém o trabalho igual ao escravo se mantem de outra maneira encontrado no país é a servidão e a “ peoagem’’por divida a pessoa se presta a sua capacidade de trabalho ou de pessoa sob sua responsabilidade filho , esposa para saldar uma divida .Os negros ainda são considerados pessoas inferiores ,inaptos e incapazes de evolução , os negros libertados foram portanto , deixados as margens do processo de modernização do país na passagem do século 19 e 20.
Os agentes causadores da escravidão ?. Uma das principais razões para qualquer tipo de exploração é a pobreza a falta de instrução. Os países com maior índice de escravidão são aqueles subdesenvolvidos ou em desenvolvimentos com democracias recentes ou não consolidadas como Índia , China , Brasil , Rússia , Oriente Médio e alguns países do leste do europeu e África. Os escravos são pessoas menos favorecidas dentro do próprio país que precisam de um trabalho para seu sustento e imigrantes na mesma condição que se tornam presas fáceis ao virem clandestinamente em determinado país fugindo da pobreza , e aqueles que são traficados atraídos por falsas promessas de trabalho. Em geral os escravos são levados para trabalhar em fabricas , lavouras , casas de famílias , bordeis, construções civis, industrias madeireira ,carvoeira , mineração , cana , soja, a exploração sexual, e a mão de obra de imigrantes bolivianos e asiáticos em oficinas de costuras. O governo deveria fazer uma fiscalização rigorosa , e não só quando a mídia reporta um ocorrido sobre o assunto, rigorosidade na lei e prisão para os culpados, a sociedade deveria ter mais consciência sobre esse assunto que não esta tão em evidencia , mas existe só não esta tão aparente, presenciando qualquer tipo de escravidão, por que o ser humano merece a dignidade ter seus direitos garantidos e sua liberdade.
Segundo o Pesquisador / Sociólogo Adalberto Cardoso o principal elemento da composição de uma ética do trabalho no pais foi a escravidão , pratica que ordenou a sociedade brasileira durante séculos e cujos traços permanecem na mentalidade nacional após a abolição . Para o sociólogo o passado escravista deixou marcas profundas nas relações sociais posteriores influenciadas fortemente pela questão da raça.
Essa herança, marcada pelas imagens depreciativa do negro e do próprio trabalhador brasileiro, cristalizou uma ética de desvalorização do trabalho manual, visto como indigno, impuro e denegrido. É um dos ecos dessa visão elitista e preconceituosa destacou se o sociólogo.
CONSIDERAÇOES FINAIS
A liberdade pessoal integralmente comprometida é sem duvida, a afronta insanável ao principio da dignidade da pessoa humana de índole Constitucional, significa menos prezar a estima que merecem todas as pessoas. A dignidade de uma pessoa refere se ou respeito, e seus direitos garantido . O estado tem o objetivo de garantir condições dignas as pessoas, o Brasil necessita utilizar medidas para combater a impunidade. A sociedade precisa agir conjuntamente para combater o trabalho escravo em pleno século XXI.
FONTES DE PESQUISAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_escravo_contempor%C3%A2neohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_escravo_contempor%C3%A2neohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_escravo_contempor%C3%A2neohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_escravo_contempor%C3%A2neo.
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/25045-nunca-houve-tantos-escravos-como-na-atualidade-diz-pesquisador-.
http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2014/01/a-vergonha-da-escravidao-contemporanea.html
http://portalrtn.com.br/chinesa-em-situacao-de-escravidao-nao-quer-voltar-a-china-diz-mpt/
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/escravidao-ainda-existe-historia-trabalho-escravo-cana-agronegocio-546462.shtml
http://www.iea.usp.br/noticias/ecos-da-escravidao-na-etica-do-trabalho
http://reporterbrasil.org.br/trabalho-escravo/comparacao-entre-a-nova-escravidao-e-o-antigo-sistema/
http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=3744&idAreaSel=8&seeArt=yes

Continue navegando