Buscar

Seminário Equinos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Raças de Salto, Lusitano e Paint Horse
 UCS- Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Medicina Veterinária
 Disciplina – Zootecnia de Equinos – 04/2015.
Acadêmicos: Gabriel Martins, Gustavo Baldasso, Helton Zatti, Roberta Zorzi e Seimor de Oliveira.
RAÇAS DE SALTO
As raças de salto no Brasil tiveram em sua formação importantes linhagens europeias de cavalos de salto e adestramento.
Características: devem ser cavalos leves, ágeis e de grande porte com altura superior a 1,65m, perímetro torácico de 1,90m e perímetro de canela de 21cm, dorso bem ligado lombo e a garupa, membros fortes e andamentos briosos, relativamente elevados e extensos.
INTRODUÇÃO
Cavalo Crioulo também pode ser usado para saltos, normalmente para iniciantes. 
Brasileiro de Hipismo
Sela Francesa 
Hanoveriano.
Paint horse
Lusitano
INTRODUÇÃO
BRASILEIRO DE HIPISMO
Os fundadores da ABCCH, iniciaram cruzamentos entre garanhões de fora do país ou nacionais, registrados em outras associações, com aptidão reconhecida para esportes do hipismo clássico, denominados animais de raças formadoras e éguas nacionais com ou sem genealogia conhecida, que apresentassem características funcionais e morfológicas necessárias para esportes hípicos, denominadas éguas base.
ORIGENS
Raças formadoras: Puro Sangue Inglês, Hanoveriana, Westfalen, Holsteiner e Trakehner.
ORIGENS
Altura média: macho de 1,68; fêmea de 1,65.
Temperamento: enérgico, vivaz, dócil, de temperamento ardente e ágil.
Porte: médio para grande.
Aptidões: cavalo de sela, com grande facilidade para adestramento, salto, concurso completo de equitação (CCE), enduro e até mesmo atrelagem.
Sua pelagem é tordilha, baia, branca, preta, alazã e castanha, mas também possui variedades.
	
CARACTERÍSTICAS
 
É considerado um dos cavalos mais versáteis, pois além do salto e hipismo é utilizado em corridas planas, provas de rédeas, tambores e balizas
Possui o lombo sólido, largo e forte, ligado ao dorso e à garupa. Garupa arredondada, comprida, larga, musculatura forte, a altura da garupa é igual ou levemente inferior à altura da cernelha.
Andadura: trote
CARACTERÍSTICAS
Os equinos da raça Brasileiro de Hipismo possuem reconhecimento internacional, devido, principalmente, às vitórias conquistadas nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, em Sydney, em 2000, além das três medalhas de ouro por equipe nos Jogos Pan Americanos, em 2007, e da medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, em 2011 (ABCCH, 2012).
O julgamento para aprovação de garanhões ocorre aos cinco anos de idade, seguindo um sistema de pontuação comparativo de cada animal como o protótipo ideal do moderno cavalo de hipismo (pontuação 10)(ABCCH, 2012).
CURIOSIDADES
SELA FRANCES
Raça relativamente nova, surgiu há apenas 50 anos. Mas sua formação de inicia em 1663 , quando um ministro do Rei Luiz XIV, Jean-Baptiste Colbert cria o Haras Real em Normandia, França. 
Onde ocorreram os primeiros cruzamentos com o objetivo de obter cavalos rápidos e adaptados para a guerra. 
Os criadores começaram a cruzar éguas francesas com Puro Sangue Inglês, nascia então Anglo-Normando, um dos principais formadores do cavalo Sela Francês, devido a sua elasticidade e galope reduzido, passou a ter ótimos resultados nas competições, a partir disso passaram a se concentrar seus esforços no aperfeiçoamento da raça.
ORIGENS
Porte médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,65 a 1,70m.
Andadura: Galopes velozes, saltos elegantes e muita inteligência.
 
Todas as pelagens são admitidas para os cavalos de Sela Francesa. Os mais comuns são os exemplares baios, castanhos e alazões
CARACTERÍSTICAS
Um dos cavalos de Sela Francesa mais conhecidos no Brasil e no mundo é o Baloubet du Rouet duas vezes medalhista olímpico pela equipe brasileira e o primeiro tri-campeão (1998-2000) da Copa do Mundo de Salto.
CURIOSIDADE
HANOVERIANO
Em 1735, o rei da Inglaterra George II, comprou garanhões para reprodução de cavalaria montada. Até o final do século 18, o Hanoveriano se tornou uma raça de cavalos de alta classe.
 
Em 1888, o Hanoveriano se tornou uma das raças mais populares na Europa para o trabalho do exército.
A chave para o sucesso da raça tem sido a seleção rigorosa dos produtos, uma população grande da raça e disposição dos criadores para se adaptar as mudanças na procura. 
ORIGENS
Considerado um dos animais mais altos entre as raças, os Hanoverianos são atléticos, bons saltadores, versáteis, elásticos e muito potentes.
 
Altura varia de 1,64 a 1,70m, ossatura intermediária e forte, canelas curtas, jarretes baixos, cascos grandes e boa qualidade, garupa longa, quadrada e inclinada e dorso-lombo forte.
CARACTERÍSTICAS
Pelagens permitidas: Alazão, Lobuno, Alazão Crinalvo, Preto, Alazão Tostado, Rosilho Alazão, Baio, Rosilho Castanho, Castanho, Tordilho Negro, Castanho Escuro, Tordilho Ruço e Castanho Sangue.
 
Versáteis se adaptam à diversos esportes, mas é no salto e no adestramento que eles se destacam.
CARACTERÍSTICAS
CAVALO LUSITANO
A raça "Puro Sangue Lusitano", mais conhecida como "Cavalo Lusitano" tem sua origem nos cavalos primitivos da Península Ibérica, tendo recebido também alguma influência de sangue árabe e de cavalos do norte da África. 
Ao longo dos séculos, sofreu uma seleção para caça, combate, toureio, arte equestre e tiro leve.
ORIGENS
Reconhecido por Gregos e Romanos durante a antiguidade como os melhores cavalos de combate e sela do mundo", o cavalo Ibérico figurou também como o cavalo de lazer das Casas Reais européias durante toda a Idade Média, exercendo enorme influencia na formação do Puro sangue Inglês e no desenvolvimento da Equitação Acadêmica.
ORIGENS
CARACTERÍSTICAS
O Cavalo Lusitano é de sela por excelência. Extremamente confiável, se faz o cavalo ideal para principiantes.
Sua pelagem se caracteriza como tordilha, castanha, preta, alazã, baia e todas suas variações. 
 Sua andadura é ágil, suave e de grande comodidade para o cavaleiro.(trote)
Tem tendência natural para concentração, predisposição e coragem para exercícios.
A altura média dos machos é de 1,60m e das fêmeas, 1,55m, com peso médio de 500 kg. 
CARACTERÍSTICAS
Como foram os espanhóis e portugueses que colonizaram a América, o Andaluz tornou-se responsável pela formação de boa parte das raças nacionais, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, como a Campolina, Campeiro e os dois tipos de Mangalarga.
A raça lusitana conta com um efetivo muito pequeno de éguas matrizes em atividade, estimando-se o número anual de nascimentos em aproximadamente 2.000 animais.
CURIOSIDADES
Paint Horse
Contar a origem do Paint Horse é obrigatoriamente passar pela história do Quarto de Milha. 
O Paint é derivado do QM, que também tem origem norte - americana. 
Ele é o resultado do cruzamento do Puro Sangue Inglês com o chamado Mustang Americano, que era o cavalo nativo e selvagem dos Estados Unidos.
ORIGENS
Demorou muito tempo, mas no início da década de 60, os norte - americanos notaram que tinham em mãos um cavalo extremamente versátil, dócil e com a vantagem da pelagem. Ou seja, em outras palavras, um quarto - de - milha exótico.
 
Em 1962, foi fundada a American Paint Horse Association.
. 
ORIGENS
Por ser um animal muito versátil, participa de diversas provas como, Três Tambores, provas de agilidade e velocidade, rédeas, laço, vaquejada e hipismo.
 Se destaca na lida com o gado devido a sua habilidade de versatilidade. 
 É um cavalo inteligente,forte, atlético e de beleza inigualável.
CARACTERÍSTICAS
Com características morfológicas semelhantes ao Quarto de Milha. 
O grande diferencial é a pelagem. Cada Paint tem uma combinação particular de branco. As variedades de pelagem característica do Paint Horse podem ser de 03 tipos:
1) Overo: o branco não ultrapassa as costas do cavalo entre a cernelha e a cauda. Pelo menos, uma pata ou todas
as patas são escuras e o branco é irregular e um tanto espalhado.
CARACTERÍSTICAS
2) Tobiano: a cor escura geralmente cobre um ou ambos os flancos, e a cor branca passa o lombo entre a cernelha e a cauda. Geralmente as quatro patas são brancas.
3) Tovero: mistura de características Overo e Tobiano.
A altura média é de 1,50m, com peso médio de 500 kg.
Andadura: trote.
CARACTERÍSTICAS
Ainda hoje a Raça Paint Horse é uma das mais novas do mundo e, mesmo nos Estados Unidos é considerada como caçula entre as co irmãs.
 
Na América do Norte , a Raça já ocupa uma das primeiras colocações no ranking de comercialização e a terceira em número de cavalos.
Existem hoje cerca de 500 mil animais registrados pela American Paint Horse Association.
CURIOSIDADES
http://br.howrse.com/dossiers/race?qName=hanoverian>, acesso em: 29 abr. 2015. 
 
http://www.equitacao.blogspot.com.br/2009/05/cavalo-hanoveriano.html>, acesso em: 29 abr. 2015.
http://www.brasileirodehipismo.com.br>, acesso em: 29 abr. 2015.
DILL, P. R. Diferenças de Desempenho das Raças nas Provas de Velocidade e Potência Dentro do Hipismo Clássico. 2010. 43 f. Dissertação (Pós Graduação em Equitação)-Escola de Equitação do Exercito, Rio de Janeiro, 2010.
REFERÊNCIAS:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando