Buscar

Doenças Bucais: Estomatologia

Prévia do material em texto

ESTOMATOLOGIA
Um estudo retrospectivo de biópsia em língua, realizado por meio da análise de prontuários de pacientes atendidos no Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da UFPel no ano de 2010, mostrou que o seguinte gráfico de incidência das lesões encontradas classificadas segundo a lesão fundamental:
Marque a alternativa incorreta sobre o gráfico:
Mais da metade das lesões são lesões elevadas de mucosa.
668 lesões têm conteúdo sólido.
Mais de 20% das lesões são lesões com solução de continuidade da mucosa.
Aproximadamente 11% das lesões têm conteúdo líquido.
Não foram encontradas lesões menores que 5mm de diâmetro.
O eritema polimorfo (ou multiforme) representa um padrão de reação cutânea, com manifestações clínicas diversas, que acomete preferencialmente crianças e adultos jovens. Embora na maioria dos casos a evolução seja benigna e curta, há formas com bolhas disseminadas e intenso acometimento mucoso. As formas moderadas curam-se espontaneamente em duas e três semanas. A fisiopatologia do eritema polimorfo permanece obscura. Vários estudos demonstram a presença de complemento e imunoglobulina na microvasculatura cutânea superficial nas lesões iniciais bem como imunocomplexos circulantes no soro. Vários fatores precipitantes são relatados, tais como infecções, drogas, alterações endócrinas e tumores malignos. O herpes simples constitui a causa infecciosa antecedente mais comum. Porém, em cerca de 50% dos casos não se identifica o fator causal. Sobre essa doença, marque a alternativa correta:
A forma grave da doença, com bolhas disseminadas e grande envolvimento mucoso denomina-se Síndrome de Behçet.
As lesões em pele começam como manchas que possuem uma forma característica concêntrica como um alvo.
Nas lesões de pele, observa-se um halo eritematoso, um halo hiperqueratótico e um centro ulcerado.
As lesões em “olho de boi” são uma evolução de múltiplas pápulas e nódulos em pele e mucosa.
Na boca, as lesões são aftas maiores, múltiplas e que podem estar acompanhadas de crosta quando em lábio.
Paciente com dois meses de idade, melanoderma, gênero feminino, foi levada à Odontoclínica da UNIP por sua mãe com queixa de que a criança apresentava “ferida embaixo da língua por causa de dentinhos” dificultando a amamentação. Após exame clínico, foi diagnosticada a Doença de Riga-Fede, caracterizada por trauma, devido à presença de dentes neonatais incisivos centrais inferiores decíduos supranumerários, levando a lactente à dificuldade de succionar o seio materno, resultando em dor, irritabilidade e perda de peso. A respeito da lesão, marque a alternativa incorreta:
Trata-se de uma úlcera traumática provocada pelo trauma crônico de bordas cortantes dos dentes neonatais.
Apresenta-se como uma lesão com perda de tecido epitelial do ventre da língua, formando uma pseudomembrana superficial e temporária, circundada por halo eritematoso.
A lesão se auto-resolve após a remoção do fator de trauma, reepitelizando-se e desaparecendo os sintomas que geram desconforto.
Podem ser prescritos antiinflamatórios esteroides tópicos para o tratamento da lesão, tanto em solução aquosa quanto em pasta orabase.
O tratamento da lesão inclui o polimento das bordas incisais cortantes dos dentes neonatais ou a exodontia
Os processos proliferativos não neoplásicos compõem o grupo de alterações crônicas de natureza reacional mais importantes e frequentes da cavidade bucal. Esses processos acometem pacientes de qualquer genero, idade e localizam-se em qualquer região da mucosa bucal. Qual dos processos proliferativos não neoplásicos acomete preferencialmente pacientes idosos?
Hiperplasia gengival medicamentosa
Fibroma ossificante periférico
Granuloma piogênico
Fibromatose gengival
Hiperplasia fibrosa
A paciente RBS, grávida de 6 meses, se apresentou para exame em uma Unidade Básica de Saúde relatando sangramento em área de aumento de volume “entre os dentes”. Clinicamente, a lesão se apresentava como crescimento tecidual com superfície ulcerada e extremamente vascularizada. O exame microscópico mostrou proliferação altamente vascular, semelhante ao tecido de granulação. Foi evidente um infiltrado inflamatório misto de neutrófilos, plasmócitos e linfócitos. Sobre a lesão, marque a alternativa correta:
Trata-se de uma neoplasia de conjuntivo associada à inflamação do tecido vizinho
Trata-se de uma exacerbação da doença periodontal típica da gestante
Trata-se de uma hiperplasia do tecido de granulação já instalado pela doença periodontal
Trata-se de uma neoplasia exclusiva de gestante, podendo ser chamada também de gravídica
Trata-se de uma proliferação de periósteo inflamado pelas alterações hormonais
Paciente do gênero feminino, 35 anos, procurou a Odontoclínica da UNIP queixando-se de um aumento de volume em palato. Ao exame clínico, detectou-se uma massa firme, recobrindo parcialmente o palato duro, com contorno regular, de forma arredondada, coloração rósea, medindo aproximadamente 2cm no seu maior diâmetro e implantação pedunculada. A paciente relatou que este aumento apareceu há mais ou menos 15 anos, inicialmente como um nódulo bem inflamado. Quanto aos hábitos, não relatou tabagismo nem estilismo e sua história clínica foi relevante para diabetes tipo I, fazendo uso de insulina. Na punção aspirativa, não houve qualquer índice de líquido. Radiograficamente, há áreas de difusas calcificações radiopacas. Microscopicamente foi verificada a presença de tecido conjuntivo do tipo fibroso denso, exibindo material basofílico compatível com osso e material cementóide na profundidade desse tecido. A hipótese diagnóstica é de:
Hiperplasia fibrosa por prótese
Granuloma piogênico 
Fibroma ossificante periférico
Lesão periférica de células gigantes
Fibromatose gengival do palato
Sobre os processos proliferativos não-neoplásicos, julguem os itens:
( V ) São lesões que se caracterizam pela proliferação celular fibroepitelial, mas que têm fatores etiológicos e apresentações clínicas que as diferenciam
( V ) São processos em que há aumento do número de mitoses no tecido envolvido, com aumento total do número de células após um estímulo que as desencadeie, sempre dependente deste
(V) São lesões distintas, cada uma mostrando a proliferação de determinado componente do tecido, ora epitélio, ora conjuntivo, ora tecido de granulação, ora macrófagos, ou uma associação deles.
( F ) As células geradas pelo resultado das mitoses induzidas pelo estímulo possuem aspecto morfológico e funcional norma, muito diferenciado.
A quantidade de itens corretos é:
0
1
2
3
4
O seguinte experimento de clonagem foi realizado com uma planta. Uma pequena porção da folha foi colocada em tubo de ensaio, contendo meio de cultura apropriado e hormônios vegetais. Após um período de incubação, desenvolveu-se uma nova planta completa, com raiz, caule e folhas. Este experimento confirma que:
A diferenciação celular ocorre sem regulação genética
Só ocorre diferenciação celular em gametas
O meio não influi sobre a diferenciação celular
Células somáticas, de vários tecidos diferentes do corpo, não germinativas, podem sofrer diferenciação
A diferenciação celular é totalmente irreversível
Assinale a alternativa correta sobre neoplasias benignas bucais:
O lipoma mostra-se histologicamente como massa bem circunscrita de células adiposas maduras, entremeadas por tecido conjuntivo
O tratamento indicado para a neurofibromatose é a remoção cirúrgica de todos os nódulos cutâneos e bucais, pois os mesmos exibem uma considerável tendência a transformação maligna
O hemangioma, na maioria dos casos, está presente ao nascimento e diminui durante toda a vida
O linfangioma pode ser subclassificado de acordo com o calibre dos vasos envolvidos, mas o tratamento cirúrgico sempre e é dificultado pelo risco de hemorragia
O papiloma intra-bucal é revestido por um epitélio fino, ficando vasos sanguíneos periféricos visíveis na superfície da lesão
Paciente melanoderma, 53 anos de idade, desdentada totalsuperior, será submetida à cirurgia de instalação de implantes em maxila para a confecção de prótese fica parafusada sobre eles. Ao exame radiográfico panorâmico, observa-se a qualidade do osso que servirá de sítio aos implantes, e também áreas radiopacas nodulares em região de mento. À radiografia periapical, nessa região, podem-se observar áreas intra-ósseas radiopacas circulares, envolvidas por fino halo radiolúcido. São assintomáticas, não provocam expansão nem de cortical vestibular nem lingual. Sobre essas alterações, marque a incorreta:
É mais provável que a lesão se encontre em estágio maturado
A vitalidade dos dentes anteriores inferiores é negativa
A lesão tem crescimento limitado
A lesão contém material cementóide
Normalmente, é uma lesão múltipla
Paciente do gênero feminino, 25 anos de idade, apresenta lesão exofílica papilar, medindo cerca de 1cm em seu maior diâmetro, em borda lateral de língua, base séssil, única e esbranquiçada. Sobre essa lesão, marque a incorreta:
A maior parte dessas lesões tem como agente etiológico o vírus do papiloma humano, que geralmente encontra-se presente infectando o epitélio da mucosa bucal
As projeções papilares podem ser longas e semelhantes a dedos, ou curtas, arredondadas e rombudas
A lesão fundamental que mais se encontra associada a essas lesões é a bolha
A hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito é de papiloma
A lesão é uma neoplasia benigna da mucosa bucal e, como tal, apresenta crescimento autônomo, gerando células filhas iguais às células mães normais
Um paciente que chegue ao consultório relatando que possui um aumento de volume que cresceu nos últimos quatro meses em assoalho de boca, passando de uma mancha a um nódulo de 5cm nesse período e que, à palpação, percebe-se uma lesão de consistência endurecida e indolor, próxima à qual se observa que há um linfonodo submandibular medindo cerca de 3cm de diâmetro, e cija porção intrabucal apresenta porções friáveis, vermelhas, brancas e amarelas em uma superfície irregular, indica:
Que a lesão é uma neoplasia bem diferenciada, porque o paciente não tem comprometimento de mobilidade da língua
Que a lesão possui comprometimento de lesões malignas, tendo em vista seu crescimento invasivo, rápido e metastático
Que a lesão é uma lesão maligna porque o tecido se desprende ao toque, já que é friável
Que a lesão possui comportamento de lesões benignas, já que o paciente não apresenta dor associada à lesão 
Que a lesão é um carcinoma espinocelular com muitas atipias celulares 
M.A.S, sexo feminino, 30 anos de idade, queixa-se de episódios frequentes de múltiplas aftas, com dor insuportável que a leva à perda de apetite, dificuldade para se alimentar e para realizar a higiene bucal. Confirmado clinicamente o diagnóstico de úlcera aftosa recorrente e sabendo-se que a paciente não apresenta doença sistêmica, optou-se pelo uso de anti-inflamatório esteroide tópico, no intuito de minimizar os sintomas. Indique o nome, a posologia e o modo de utilização do medicamento a ser prescrito.
TRIANCINOLONA A (EM ORABASE): APLICAR 3X AO DIA, POR 15 DIAS.
DEXAMETASONA FLIXIR: BOCHECHAR 3X AO DIA, POR 15 DIAS.
Qual o exame complementar clínico que pode ser indicado para o diagnóstico diferencial de lesões de manchas escurecidas em mucosa bucal para verificar a presença de componente vascular no interior do tecido em grande quantidade e qual a classe de medicamentos que deve ser indicada para o tratamento clínico de lesões pequenas desse tipo?
DIASCOPIA OU VITROPRESSÃO
Faça a descrição completa da lesão na mucosa do palato induzida por câmara de sucção, indicando, no mínimo, 6 características das mesmas.
PLACA DA COR DA MUCOSA, LOCALIZADA NO PALATO DURO NA LINHA MÉDIA, FROMA DA CÂMARA DE SUCÇÃO, LIMITES BEM DEFINIDOS, SUPERFÍCIE LISA, INDOLOR.
As úlceras traumáticas e as hiperplasias fibrosas são lesões que se definem antagonicamente com relação a perda ou ganho de tecido. Nas primeiras, tecido epitelial é perdido e na segunda, epitélio e/ou conjuntivo e seus componentes proliferam aumentando o volume do tecido por aumento do número de células ou estruturas multiplicadas. Ambas, porém, dependem de um estímulo para ocorrerem e esse estímulo, para esses tipos de lesões, é o trauma sobre a mucosa bucal. O que leva então a que um mesmo estímulo traumático leva a uma ou outra lesão?
O TIPO E A INTENSIDADE DO ESTÍMÚLO.
As osteomielites são processos inflamatórios que podem acometer os ossos maxilares. Elas podem se apresentar de formas diversas, dependo da natureza do dano que leva à reação inflamatória. Indique:
Três causas de esteomielite restrita à cortical óssea do processo alveolar, que pode levar à necrose óssea e infecção superficial.
DESINTEGRAÇÃO, DESALOJAMENTO OU NÃO FORMAÇÃO DO COÁGULO.
O que define a subclassificação das osteomielites de origem infecciosa que atingem a porção esponjosa dos ossos maxilares.
TEMPO.
A consequência natural de forma supurativa de osteomielite crônica.
FÍSTULA.
O processo que leva à formação da osteomielite de Garré.
HIPERPLASIA DO PERIÓSTEO.
Que tipo de tecido pode ser encontrado em osteomas e exostoses e, dada essa semelhança, defina o motivo que as diferencia.
TECIDO ÓSSEO CORTICAL NORMAL
O CRESCIMENTO

Continue navegando