Buscar

todos juntos GESTÃO DE PROJETOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE PROJETOS
1 – Quanto ao ciclo de vida de um projeto , pode-se afirmar q: é composto de 5 fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramente e controle e encerramento
1 – A principal diferença entre projetos e processos é: projetos não são repetitivos, ao passo q processos são rotineiros.
- Verifique as afirmativas abaixo:
 A gestão de projetos visa a resolução de problemas de grande complexidade.(V)
 A gestão de projetos possibilita a criação de empreendimentos cujo término ñ é possível prever.(F)
 A definição prévia de orçamento e prazos não é importante ao se iniciar um projeto.(F)
1 -Muitas instituições e autores procuram definir o termo projeto. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela q não apresenta um conceito de projeto. É um empreendimento q tem como objetivo produzir o mesmo resultado repetidas vezes e não possui um início e fim definidos.
1 -Entre as alternativas a seguir, existe uma q Ñ pode ser considerada uma característica típica de projetos. continuidade
1 -São inúmeros os fatores q influenciam a decisão de se elaborar um projeto. Assinale a opção abaixo q NÃO correspondem a um motivo q faz um projeto ser necessário. Implementação de uma atividade continua na empresa.
1 – C/relação ao código de ética e conduta profissional do PMI, é possível afirmar q: cabe ao gerente de projetos, principalmente, e a sua equipe, subsidiariamente, q os requisitos estabelecidos no plano de projeto sejam integralmente cumpridos, tendo sempre em vista os impactos pessoais e sociais decorrentes da realização do projeto.
1 – A definição de projetos proposta por Vargas, 2009, p.6, determinado momento, declara q os projetos são caracterizados por “uma sequência clara e lógica de eventos”. Isso significa dizer q: embora o gerente e sua equipe nunca tenham realizado aquele projeto, o planejamento mostrará q existem etapas q deverão cumprir uma sequência de realização lógica.
1 - Quanto ao PMI e ao PMBOX, pode-se afirmar q: O PMI é o organismo internacional q -------- e divulga as melhores práticas em projetos. Já o PMBOK é o livro no qual essas práticas estão descritas na forma de processos.
1 – Qto ao gerente de projeto, marque a opção na qual se observam as principais características desse profissional. ser comunicativo, organizado e líder.
1. Se projetos são empreendimentos de elevada complexidade, como por exemplo a construção de uma casa, como pode ser visto o trabalho de um empreiteiro q tem por profissão construir casas? Na situação hipotética apresentada, é correto afirmar q, p/o empreiteiro, a construção de casas pode ser vista como projeto? Fundamente sua resposta. R: A construção de uma casa é, de fato, uma tarefas de grande complexidade e pode ser vista como um projeto. Entretanto, p/o empreiteiro e outros profissionais q constroem casas regularmente, essa atividade não deve ser vista como projeto, pq é feita em bases regulares (um empreiteiro, normalmente, constrói + de uma casa simultaneamente). Se uma atividade, ainda q de grande complexidade, é realizada regularmente (repetidamente), ela ñ pode ser vista como projeto, pois este é um empreendimento NÃO REPETITIVO.
 
1- ABERTAS O Project Management Institute – Instituto p/o Gerenciamento de Projetos, em português, ou simplesmente PMI©, é uma instituição internacional, s/fins lucrativos, q coordena e dissemina os conhecimentos e as melhores práticas em Gestão de Projetos. O PMI© faz isso através da congregação de pessoas q se interessam ou têm por profissão a Gestão de Projetos em associações regionais, denominadas “capítulos”. O Brasil é um dos países + ativos em todo o mundo na produção de conhecimentos e de novas tecnologias de Gestão de Projetos, e alguns gerentes de projetos brasileiros são reconhecidos mundialmente como referências fundamentais no assunto.
Baseado no texto acima, retirado do livro texto, Unidade 1, descreva a importância da utilização das melhores práticas em gestão de projetos, tal como divugadas pelo PMI. As melhores práticas em gestão de projetos, antes de serem padrões, são sugestões de ações q, se aplicadas, diminuirão a probabilidade de fracasso.
1 – ABERTAS Observe a fig abaixo, q representa o processo “Desenvolver o termo de abertura do projeto: entradas, ferramentas e técnicas, e saídas”.  Em seguida, faça o q se pede.
Baseado na fig acima e nos seus conhecimentos, responda:
A - Descreva a fig completa. O PMBoK é formado por processos, como o retratado na fig, e todos eles são formados por entradas- documentos q devemos ter em mãos p/a realização de uma tarefa; ferramentas e técnicas- aquelas q serão aplicadas aos documentos disponíveis e, finalmente, a saída- o resultado do processo.
B - O q significa o item 4 das “Entradas” na fig acima? Fatores ambientais e ativos de processos organizacionais são todo o conhecimento já disponível na empresa, onde o projeto será realizado, na forma de profissionais, máquinas, equipamentos, cultura organizacional e outras experiências q irão dar o suporte p/a a realização do mesmo. Isso será diferente de empresa para empresa, mas deverá ser relacionado detalhadamente no início, principalmente p/ q se tenha uma ideia do que não está disponível e q, portanto, deverá ser adquirido. Caso contrário, o projeto pode ñ chegar ao seu desfecho. 
C - Qual a importância do item 5 das “Entradas” na figura apresentada? É importante pq a equipe do projeto ñ precisará duplicar a estrutura já existente na organização onde se realizam os trabalhos, bastando utilizar a estrutura vigente.
1 – ABERTAS O q é projeto, segundo definição proposta por Vargas (2009), baseada no que diz o PMI - Project Management Institute? Segundo VARGAS, (2009, p.6), parafraseando a definição do PMI, “Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”.
A resposta deve contemplar os seguintes pontos-chave: Empreendimento de alta complexidade, não repetitivo, transitório, tem fim, deve atingir objetivos definidos, é conduzido por pessoas, deve ter previsão de custo, tempo, qualidade e outros recursos a serem empregados. Dos pontos acima elencados, alguns são imprescindíveis: Alta complexidade e transitoriedade.
1 – ABERTAS Se projetos são empreendimentos de elevada complexidade, como por exemplo a construção de uma casa, como pode ser visto o trabalho de um empreiteiro q tem por profissão construir casas?
Na situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, para o empreiteiro, a construção de casas pode ser vista como projeto? Fundamente sua resposta.A construção de uma casa é, de fato, uma tarefas de grande complexidade e pode ser vista como um projeto. Entretanto, para o empreiteiro e outros profissionais que constroem casas regularmente, essa atividade não deve ser vista como projeto, porque é feita em bases regulares (um empreiteiro, normalmente, constrói mais de uma casa simultaneamente).
Se uma atividade, ainda que de grande complexidade, é realizada regularmente (repetidamente), ela não pode ser vista como projeto, pois este é um empreendimento NÃO REPETITIVO.
2 – ABERTAS EXPLIQUE a área de conhecimento do PMBoK denominada gerenciamento da integração do projeto. R: O gerenciamento da integração do projeto, visa uma integração entre todas as área envolvidas na realização do projeto, formando um bloco homogêneo. Esta área irá coordenar as várias partes do projeto, de forma a unificar, consolidar, e articular ações integradoras essenciais para que se alcance o término do projeto.
2 – ABERTAS Descreva o papel dos Patrocinadores (ou sponsors) como stakeholders de um projeto.
2. ABERTA O que são exclusões específicas na Declaração de Escopo em um projeto? RESP: Exclusões específicas abrange tudo o que não será entregue e é um ponto importante, além de curioso. Nós devemos informar ao
cliente o que não iremos fazer. Uma parte importante do alinhamento de expectativas entre a equipe de projetos e o cliente é a entrega final que será realizada, suas especificações funcionais e de qualidade. Entretanto, a experiência mostra que o cliente sempre irá desejar mais do que o seu dinheiro está pagando e o projeto, sob o ponto de vista do cliente, entregará o mínimo possível dentro do que foi combinado. É nesse contexto que estabeleceremos as exclusões específicas, de forma que possamos prevenir qualquer possível mal-entendido no momento da entrega do escopo.
2 ABERTA Descreva o papel dos Patrocinadores (ou sponsors) como stakeholders de um projeto. RESP: Aqui é importante salientar q a figura do patrocinador deve ser vista como a instância máxima de decisões, em caso de impasses entre o Gerente do Projeto e seus clientes. O patrocinador é aquele q vai garantir a realização do projeto, um responsável, normalmente colocado numa posição hierárquica superior a todos os demais participantes– seja na parte que executa o projeto, sejam aqueles a quem o projeto irá beneficiar por ocasião da entrega do produto final.
É esperado que durante o andamento do projeto ocorram situações em que será necessária a arbitragem de um personagem especial, o patrocinador, q terá a autoridade absoluta sobre tudo, embora não tenha funções executivas e nem tenha participação ativa no dia a dia das atividades.
É igualmente importante salientar q a expressão “patrocinador” não deve ser considerada com o sentido de financiador do projeto – embora esses papéis possam se confundir, em certos casos e nem deve ser vista no sentido esportivo do termo, como aquela pessoa ou empresa q paga para aparecer em camisas ou placas publicitárias. O patrocinador deve ser visto mais como uma instância superior de arbitragem, cujas decisões sejam definitivas – aquele a quem o Gerente do Projeto vai recorrer no momento de dúvida ou de necessidade de decisão acima de sua alçada.
2.Descreva o papel dos Patrocinadores (ou sponsors) como stakeholders de um projeto.
RESP Aqui é importante salientar q a fig. do patrocinador deve ser vista como a instância máxima de decisões, em caso de impasses entre o Gerente do Projeto e seus clientes. O patrocinador é aquele que vai garantir a realização do projeto, um responsável, normalmente colocado numa posição hierárquica superior a todos os demais participantes– seja na parte que executa o projeto, sejam aqueles a quem o projeto irá beneficiar por ocasião da entrega do produto final.
É esperado que durante o andamento do projeto ocorram situações em que será necessária a arbitragem de um personagem especial, o patrocinador, que terá a autoridade absoluta sobre tudo, embora não tenha funções executivas e nem tenha participação ativa no dia a dia das atividades.
É igualmente importante salientar que a expressão “patrocinador” não deve ser considerada com o sentido de financiador do projeto – embora esses papéis possam se confundir, em certos casos e nem deve ser vista no sentido esportivo do termo, como aquela pessoa ou empresa que paga para aparecer em camisas ou placas publicitárias. O patrocinador deve ser visto mais como uma instância superior de arbitragem, cujas decisões sejam definitivas – aquele a quem o Gerente do Projeto vai recorrer no momento de dúvida ou de necessidade de decisão acima de sua alçada.
2 -Uma das etapas mais importantes em projetos é saber exatamente qual projeto/escopo q será entregue ao cliente no final dos trabalhos. Em relação ao gerenciamento do escopo, marque a alternativa incorreta. Uma vez definido o escopo do projeto, este é imutável.
2 -O PMBOK auxilia o gerente e sua equipe, sugerindo os processos q deverão compor o gerenciamento do escopo do projeto são: Coletar os requisitos, definir o escopo, criar a EAP, verificar o escopo, controlar o escopo.
2-Análise as alternativas a seguir. Sobre as características principais da EAP, pode-se afirmar q: Permite a visualização da contribuição de cada pacote de trabalho p/o atingimento dos objetivos do projeto.(V)
Permite o direcionamento de equipes, recursos e responsabilidades em cada fase do projeto, e p/ cada pacote de trabalho.(V)
Permite a determinação do custo total do projeto mediante a análise do custo parcial de cada pacote de trabalho – e isso será feito p/estimarmos o orçamento.(V)
2 -Qual das opções a seguir descreve uma das principais características de uma EAP? Decompor o escopo do projeto em componentes menores e mais fáceis de serem administráveis.
2 -Qto ao escopo do projeto, podemos afirmar q: o escopo é o que será entregue ao cliente ao final dos trabalhos do projeto, é o produto do projeto.
2 -Deve ser conteúdo da declaração de escopo do projeto, EXCETO: expectativas da equipe básica
2 – Entre as características listadas nas opções a seguir, marque aquela q Ñ precisa estar presente em uma Declaração de escopo. características comerciais do produto final
2 – O q são exclusões especificas em um escopo de projeto? É a relação do q ñ será entregue ao final do projeto
2 -Identifique, entre as opções a seguir, aquela q ñ representa uma forma de utilizar uma EAP. ñ é possível acompanhar os prazos de um projeto mediante o uso das EAPs.
2 -Como são denominadas as “caixas” q compõem uma EAP pacotes de trabalho
2 – Verifique as afirmativas abaixo:
Uma vez definido o escopo, este ñ é imutável. Pode ser alterado, mediante documentação apropriada. (V)
A definição do escopo do projeto é de responsabilidade única do gerente, não cabendo ao cliente nenhuma atribuição em sua definição.(F)
O cliente não deve opinar se houver alguma alteração no escopo do projeto(F)
 2 – Marque a opção considerada fator crítico de sucesso p/ a correta definição do escopo do projeto. A experiência do gerente de projeto.
2 – Uma EAP, estrutura analítica de projeto é: uma forma de se visualizar graficamente o escopo de um projeto.
2-Complete as lacunas, a seguir, c/os termos adequados. O guia PMBOK, elaborado pelo Project Management Institute (2004), define um projeto como um esforço temporário empreendido p/ criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 
2-Marque a opção q contenha idéias básicas contidas na definição de projetos proposta por VARGAS, 2009 p.6. ter claras a temporariedade, a previsão de valores a serem gastos, o tempo gasto, a qualidade e demais recursos a serem utilizados.
2-José Augusto foi indicado logo no inicio, é o profissional responsável pela condução do projeto e responsável pelos resultados alcançados, sejam eles positivos ou negativos. José é responsável pelo planejamento, integração de esforços, manter a equipe motivada e entrega do produto. Qual o papel exercido por José Augusto no projeto? Gerente de projetos
2- Verifique as afirmativas abaixo:
Os projetos sempre têm um objetivo claro e definido. (V)
Os projetos são feitos através da realização de processos (V)
O PMBoK é o livro q reúne as melhores práticas em projetos (V)
2- Qual é o documento no qual ficam registradas todas as especificidades do produto a ser entregue ao fim do projeto? A declaração do escopo
3 – O q é “curva s”? é a representação gráfica da relação entre o orçamento e o cronograma de um projeto
3 – Observe a definição abaixo. Em seguida, marque a opção q completa corretamente a lacuna. “... são a parcela dos gastos gerais q varia proporcionalmente à quantidade de recursos empregados na atividade. Os custos variáveis são geralmente exemplificados c/os gastos de matérias-primas e componentes necessários à produção de bens ou serviços destinados à venda, o q inclui gastos c/ pessoas, energia, telefone, água, materiais de escritório, limpeza e conservação e outras despesas consideradas necessárias a atividade produtiva” 
3 – Observe a definição abaixo. “...entende-se serem aqueles definidos como a parcela dos gastos gerais q não varia em relação à quantidade de recursos empregados na atividade. São geralmente formados pela soma das depreciações de máquinas, equipamentos, veículos, instalações,
moveis e imóveis. Outros exemplos podem ser alugueis pagos pela locação de moveis e imóveis”. custos fixos
3 – Complete as lacunas do texto abaixo. Ao final, marque a opção c/a resposta correta. “Paralelamente os custos tb podem ser classificados como diretos , q são aqueles q incidem sobre determinado centro de custo sem necessidade de rateio c/ outras áreas da organização e indiretos são aqueles q incidem sobre vários centros de custo numa organização e por esse motivo precisam ser rateados proporcionalmente segundo os critérios próprios da empresa.”
3 – Qual é o papel do cliente na formação do orçamento do projeto? Deve estar próx. dos trabalhos, porém não a ponto de sua proximidade interferir nas atividades.
3 – No ambiente de projeto, a responsabilidade de definir o orçamento é do gerente de projetos Juntamente c/sua equipe
3 – Analise a frase abaixo:Cabe ao patrocinador o papel de decidir disputas que envolvam a condução do projeto e que estejam hierarquicamente acima do gerentedo projeto. 
3 –“...um método de estimativa q usa características do projeto em um modelo matemático p/prever os custos. Os modelos podem ser simples – por exemplo, q usem diversos fatores p/estimar separadamente todas as variáveis envolvidas p/a construção da mesma casa, como a relação homem/hora trabalhados direta e indiretamente , material, impostos, energia, insumos, etc. Um exemplo pode ser a análise q se uma pessoa constrói determinada parede em 3 dias, provavelmente 3 pessoas construiriam a mesma parede em um dia” A técnica de levantamento de custos descrita acima recebe o nome de: estimativa paramétrica
3 – A definição de orçamento do projeto é feitalevantando-se os custos previstos p/ a entrega do escopo documentado. O orçamento final do projeto, contido no plano de gerenciamento de custos, é um documento formal q descreve os procedimentos q serão utilizados p/gerenciar todos os custos do projeto. A criação do orçamento é de responsabilidade do: gerente e equipe
3 –“É uma técnica de estimativa de custos baseada em projetos semelhantes, ou c/atividades q utilizaram-se de insumos ou recursos semelhantes ao q será utilizado no projeto a ser iniciado” A técnica de levantamento de custos descrita acima recebe o nome de: estimativa análoga
3 – Resp: É a representação inicial de desencaixe financeiro a realizar-se ao longo dos trabalhos em um projeto.
3 – P/ q um projeto seja realizado, é necessário q todos os recursos financeiros q serão utilizados estejam disponíveis antes do inicio dos trabalhos. Esta afirmativa é: FALSA – uma vez q é possível assegurar recursos financeiros de fontes externas p/ a realização de um projeto.
3 – As técnicas de estimativa de custos em projetos busca a identificação mais acurada possível dos custos do projeto. É interessante observar tb q as partes interessadas “vêem os custos de maneira diferente qdo são propostos, qdo são aprovados, qdo as solicitações de aquisição são emitidas e qdo os custos reais são considerados, registrados e documentados” (VALERIANO, 2009, P.187)
Estimativa análoga: é uma técnica de estimativa de custos baseada em projetos semelhantes ou c/ atividades q se utilizam de insumos, ou recursos semelhantes ao q será utilizado no projeto a ser iniciado.
Estimativa botton-up: estimativa de custos baseada na análise de cada pacote de trabalho identificado na EAP do projeto.
Estimativa paramétrica: um método de estimativa q usa características do projeto em um modelo matemático p/prever os custos.
Análise de propostas: esse método preconiza o envio de solicitações de preços p/ mais de um possível fornecedor, visando à aquisição ou à utilização de insumos, ou recursos em um projeto.
3 – Analise a frase a seguir: Elaborar um orçamento detalhado é uma tarefa proporcionalmente relacionada ao conhecimento q se tem acerca de cada uma das atividades que compõem um projeto. POIS Qdo se tem conhecimento sobre como o escopo do projeto será desenvolvido, fica mais fácil o fracionamento deste em atividades menores, com a respectiva precificação dos insumos a serem utilizados. Sobre a frase acima, é correto afirmar q: as duas afirmativas estão corretas e a segunda completa a primeira
3 – ABERTAS Gasto da Olimpíada no Rio passa a R$ 37,6 bi com novas obras.Dos 52 projetos essenciais para a Olimpíada, 15 ainda estão sem custo e prazo de início de obras definidos.
Com novas obras licitadas, no Complexo Esportivo de Deodoro, os custos com projetos relacionados às arenas, para os Jogos Olímpicos de 2016, passaram de 5,6 bilhões de reais para 6,5 bilhões de reais. Essa diferença representa uma atualização da Matriz de Responsabilidade da Olimpíada, documento que enumera as obras fundamentais para o evento. Agora, os gastos com os Jogos de 2016 já alcançaram 37,6 bilhões de reais, assim distribuídos: arenas: 6,5 bilhões de reais; legado: 24,1 bilhões de reais; e investimento do Comitê Organizador da Olimpíada, 7 bilhões de reais. O orçamento previsto na candidatura brasileira era de 28,8 bilhões de reais.
Fonte: GASTO da Olimpíada no Rio passa a R$37,6 bi com novas obras. 29 jul. 2014. In: revista “Veja – Esporte”. 
Se nos basearmos no texto acima, pode-se inferir que não houve assertividade por parte das autoridades olímpicas sobre a estimativa de orçamento quanto à realização dos jogos. Comente como a experiência dos envolvidos na construção do orçamento de um projeto poderá contribuir positiva ou negativamente para a assertividade dos valores previstos.
A assertividade, na previsão orçamentária, dependerá diretamente da experiência dos envolvidos no que diz respeito à identificação dos gastos globais e à utilização anterior dos recursos previstos. Dessa forma, haverá uma correta quantificação a ser apresentada nessa fase da elaboração do plano de projeto.Nível de dificuldade - Fácil
3 – ABERTAS Baseado no estudo da Unidade 3, responda: O que é gestão de orçamento?A gestão de orçamentos gerencia a soma dos custos do projeto, não incluídas as reservas. Trata-se o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho, de modo a estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
3 – ABERTAS A Kolke está realizando um projeto de reestruturação do setor e optou por não dedicar nenhum tempo para elaboração do fluxo de caixa. Qual poderá ser a consequência dessa decisão? R: Um fluxo de caixa mal feito ou inexistente é fator de risco importante para o desenvolvimento do projeto. Sabe-se que diversos projetos não chegam ao seu final por insuficiência de verba ou pelo mau planejamento das entradas necessárias à sua conclusão.
3 – ABERTAS Em pleno andamento de um projeto, os valores previamente definidos como necessários p/sua realização tiveram, por ordem do gerente financeiro da empresa, seu contingenciamento, isto é, foram insdisponibilizados, fazendo com que o projeto fosse paralizado. A continuidade do projeto é importante p/a empresa e o gerente deve garantir q os trabalhos não sejam interrompidos. Com base no material, como o gerente de projetos deveria resolver? R:A criação do orçamento é de responsabilidade do Gerente de Projetos e de sua equipe. Contudo, uma vez levantado o orçamento e, principalmente, a expectativa do fluxo de desencaixe, eles devem ser apresentados formalmente ao patrocinador do projeto. Cabe ao patrocinador o papel de arbitrar disputas que envolvam a condução do projeto e que estejam hierarquicamente acima do Gerente do Projeto e do Gerente Financeiro. Logo, caso haja a necessidade de antecipação de desencaixe financeiro ou reprogramação de pagamentos, pode ser interessante para o Gerente do Projeto envolver o patrocinador nessa decisão, uma vez q essa fig. – o patrocinador – normalmente tem uma autoridade significativa no âmbito organizacional da empresa onde o projeto estará sendo realizado e, portanto, poderá auxiliar no remanejamento ou contingenciamento de outras despesas, em favor da realização do projeto em curso.
3 – A O projeto Renascer está realizando seu orçamento e precisa
identificar quais são seus custos fixos e variáveis, veja os itens: gasto com pessoas; gasto com energia; gasto com telefone; gasto com aluguel do imóvel; gasto com água; gasto com materiais de escritório; gasto com depreciação de equipamentos; gasto com limpeza e conservação; 
Você, assumindo a posição de gerente do projeto, explique:Qual a diferença de custos fixos para custos variáveis?Quais dos itens informados acima são relacionados aos custos fixos e quais são relacionados aos custos variáveis? R: O custo fixo é uma parcela dos gastos q ñ possui variações em relação à quantidade de recursos empregados na atividade, como o aluguel pago no imóvel e a depreciação de equipamentos. Já o custo variável, como o próprio nome já diz, possui variações, como insumos, matéria-prima. Inclui gastos com pessoas, energia, telefone, água, materiais de escritório, limpeza e conservação, e outras despesas consideradas necessárias à atividade produtiva.
3- A EXPLIQUE a relação existente entre as variáveis CUSTOS  e QUALIDADE no ambiente de projetos. R: A gestão orçamentária em projetos encara a variável custos de maneira bastante diferente da forma como eles são vistos no restante das áreas gerenciais. De um modo geral, somos constantemente bombardeados com advertências sobre o controle dos custos e ocasionalmente somos comunicados sobre um corte de custos que a organização irá promover, de forma a reagir a uma determinada situação empresarial. Entretanto, o que normalmente se esquece é que o corte de custos, muito provavelmente, irá refletir no remanejamento de outros recursos até então utilizados e certamente irá interferir no atraso na realização de tarefas e na qualidade do produto final esperado. 
MINHA RESPOSTA Qualidade é satisfazer as necessidades. No início do projeto muitas vezes a qualidade final ñ é totalmente percebida. A qualidade costuma aparecer nas fases finais onde a > parte do custo já foi absorvido. É necessário entender as necessidades do cliente p/determinar os critérios de qualidade. Casas populares ñ deixam de ter qualidade se cumprem as necessidades do indivíduo de sair do aluguel e ter casa própria. Prédio de luxo podem demandar maiores custos, mas se satisfaz as necessidades terá a qualidade ideal p/um determinado público. O custo q é convertido em qualidade e satisfação do cliente ñ é custo mas sim investimento. O custo q é revertido em algo q o cliente ñ valoriza é desperdício.
Reduzir custos pode interferir na qualidade do escopo ou no tempo da realização ou em ambos logo em projeto devemos seguir o orçamento.
Para cortar custos devemos reunir com patrocinador do projeto e com cliente e expor reflexos do corte para que uma decisão responsável seja tomada.
UNIDADE 3
3. EXPLIQUE a relação existente entre as variáveis CUSTOS  e QUALIDADE no ambiente de projetos. RESP A gestão orçamentária em projetos encara a variável custos de maneira bastante diferente da forma como eles são vistos no restante das áreas gerenciais. De um modo geral, somos constantemente bombardeados com advertências sobre o controle dos custos e ocasionalmente somos comunicados sobre um corte de custos que a organização irá promover, de forma a reagir a uma determinada situação empresarial. Entretanto, o que normalmente se esquece é que o corte de custos, muito provavelmente, irá refletir no remanejamento de outros recursos até então utilizados e certamente irá interferir no atraso na realização de tarefas e na qualidade do produto final esperado. 
3. Veja a simulação de orçamento abaixo e, em seguida, responda às perguntas referentes ao orçamento apresentado: Tabela 1 – Exemplo de orçamento
A – O projeto retratado está previsto para acontecer em quatro semanas. Sob o ponto de vista de desencaixe financeiro, qual semana será a mais crítica?
B – O que significam as ausências de valores para algumas atividades nas semanas 3 e 4?
C – Ao analisar uma tabela como esta, que tipo de informações o gerente pode deduzir?
RESP A – A 1ª semana será a mais crítica, por ser aquela na qual o valor total é o + elevado.
B – Essas ausências significam q essas atividades não tiveram gastos nas semanas.
C – Fazem parte das deduções do gerente: custos semanais do projeto , custo por atividade (total e por semana), custo total do projeto, custos por semana; tarefas + caras (q demandam + atenção), tarefas + baratas, tarefas q ñ terão gastos em determinadas semanas. 
A) O desencaixe financeiro será + critico na semana 1, pois desencaixe financeiro é o montante de dinheiro removido do caixa p/cobrir despesas ou gastos.
B) As ausências de valores em algumas atividades durante as semanas 3 e 4 significa q as atividades ñ possuem custo e já foram realizadas em sua totalidade nas semanas anteriores, ñ irei gastar dinheiro c/elas.
C)Ao analisar essa tabela permite q o gerente possa relacionar o cronograma de cada projeto aos custos de cada atividade resultando o desembolso previsto. A linha de base de custos possibilita a previsão inicial de desencaixe no decorrer do projeto. É possível programar e o desencaixe financeiro aconteça de acordo c/a necessidade da realização do projeto, seguindo no raciocínio do fluxo de caixa de um projeto. O fluxo de caixa demonstra q todo o valor do projeto ñ é necessário na primeira data, é possível ter somente o q ira gastar no decorrer de um determinado período ou ao longo de um tempo e ser proporcional a utilização e a realização das tarefas.
PROJETOS UNIDADE 4
GERÊNCIA DE PROJETOS – UNIDADE 5
Marque a opção a seguir que melhor define riscos em projetos.
R: Um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.
Analise o quadro a seguir:
A partir do conteúdo apresentado no quadro acima, é CORRETO afirmar que:
R: gerentes de projetos mais experientes conseguem interpretar melhor quadros como esse e, com isso, administrar melhor os riscos de um projeto.
Entre as opções a seguir, marque aquela que pode ser considerada um risco POSITIVO para o projeto, caso efetivamente ocorra.
R: Diminuição da regulamentação governamental.
Analise a figura abaixo.
 Sobre essa figura, pode-se afirmar que:
R: retrata uma EAR (Estrutura Analítica dos Riscos), que visa identificar os tipos de risco a que um projeto pode estar submetido.
Assinale a alternativa a seguir que apresenta a ferramenta utilizada na identificação dos riscos em um projeto.
R: EAR – Estrutura Analítica de Riscos.
Assinale a alternativa a seguir que apresenta a ferramenta utilizada na identificação dos riscos em um projeto.
R: Ameaças
Em qual dos quadrantes da matriz SWOT podem ser identificados os riscos positivos de um projeto?
R: Oportunidades
Entre as opções a seguir, marque aquela que pode ser considerada um risco POSITIVO para o projeto, caso efetivamente ocorra.
R: Diminuição da regulamentação governamental.
Leia o trecho a seguir e, em seguida, marque a opção CORRETA. 
Gerenciar os riscos em um projeto é muito mais que ter um plano B para ser usado em caso de necessidade. Trata-se de planejar com antecedência todas as circunstâncias em que um acontecimento possa interferir negativamente no andamento do projeto (com todos os reflexos negativos que podem advir dessa interferência), e também estar preparado para aproveitar todas as oportunidades de ganho que possam surgir. 
R: Gerenciar riscos em projetos é planejar exaustivamente os trabalhos a serem realizados, de forma a preparar-se para todas as evetualidades que possam acontecer – tanto positivas quanto negativas (as mais comuns).
“A análise da recompensa das decisões tomadas em certa circunstância, com vistas à obtenção de um resultado esperado. ”
A descrição acima se refere à/ao:
R: relação custo x benefício.
PROJETO - QUESTÃO ABERTA
Analise a seguinte situação. Você está envolvido em um projeto no qual 80% dos insumos materiais, a serem utilizados, serão comprados no exterior, em dólares norte-americanos. Entretanto, entre a fase de planejamento e a de execução
do projeto, o valor da cotação do dólar caiu 15%. No ambiente de projetos, como esse fenômeno pode ser descrito e como o gerente de projetos deve lidar com essa situação?
R: Este é um caso típico de risco positivo. É aquele que, se ocorrer, auxiliará na realização dos trabalhos no projeto. Normalmente, os riscos positivos estão posicionados no quadrante das oportunidades da matriz SWOT e cabe ao gerente do projeto e à sua equipe estimular a possibilidade da ocorrência de riscos positivos, aproveitando todos os seus benefícios, caso eles realmente ocorram.
A conduta do gerente e do time de projeto quanto aos riscos positivos, especialmente nesse caso, deverá ser:
- focar as possibilidades positivas da análise das oportunidades. Durante a fase do planejamento do plano de projeto, cabe ao gerente e à sua equipe a análise detalhada das oportunidades positivas que poderão ocorrer ao longo dos trabalhos. Nesse caso, se as oportunidades efetivamente ocorrerem, o time do projeto estará preparado para aproveitá-las rápida e eficientemente;
Imagine que voçê é o gerente do projeto da construção de uma casa. Entre as tarefas-chave está a colocação de concreto para a construção da segunda laje, que será de 90m², com valor previsto de R$5.000,00.
Em função de compromissos futuros inadiáveis, você tem somente dois dias de trabalho para a realização dessa tarefa – o que é perfeitamente possível com a quantidade de mão-de-obra disponível. Seu mestre de obras sugeriu que deixasse reservado um caminhão para o lançamento de concreto, caso algo dê errado. Entretanto, essa sugestão implica no desembolso de R$3.500,00, mesmo se não usar os serviços do caminhão.
Você, na condição de gerente de projetos, permitiria ou não a confecção de um plano de riscos que propusesse essa possibilidade, sabendo que a multa pelo atraso na entrega da lage está definida em R$4.000,00?
R: Não permitiria, porque devido ao pouco tempo que ele teria de execução e sabendo que haveria multa ocorrendo atrasa, melhor será fazer o que o mestre-de-obras solicitou mesmo que tenha custo se usar ou não o serviço do caminhão.
GERÊNCIA DE PROJETOS – UNIDADE 6
Da mesma forma que há os custos de conformidade, há também nos projetos os custos de não conformidade, ou seja, aqueles que, caso incidam, irão alterar negativamente o orçamento previsto para a realização do escopo proposto. Entre os custos de NÃO CONFORMIDADE, poderemos relacionar os itens a seguir, EXCETO:
R: auditoria da qualidade.
Analise a afirmativa a seguir: “Aplicar corretamente os preceitos definidos no PMBoK para as práticas de gerenciamento dos trabalhos, garantindo que o projeto irá atender a todos os requisitos dos processos descritos naquele livro.” Sobre a frase acima, pode-se afirmar que:
R: trata da qualidade em projetos.
 
Identifique, entre as opções a seguir, aquela que representa a melhor descrição para o plano de gerenciamento da qualidade em projetos.
R: Local em que estão descritos todos os esforços previstos para se atingir a qualidade do projeto.
Quanto ao plano de qualidade em um projeto, é possivel afirmar que:
R: não há um formato padronizado para o plano de qualidade em projetos. 
QUALIDADE EM PRODUTO É __________ Marque a opção que completa corretamente a definição solicitada na lacuna acima:
R: Garantir a realização dos requisitos definidos no escopo, de modo que o cliente possa aceitar, sem restrições, o produto apresentado ao final dos trabalhos do projeto.
No ambiente de um projeto, o cumprimento dos requisitos de qualidade não pode ser visto de forma isolada e tem um custo geralmente elevado. Além disso, deve ser identificado em cada momento no qual for analisada uma tarefa. A partir do exposto, e do que foi estudado na unidade 6, é possível perceber que há uma relação direta entre a qualidade e outras áreas de atenção do gerente do projeto. Uma das relações mais importantes é:
R: A relação custo-benefício, que procura demonstrar quanto custa o benefício proposto na forma de acréscimo de qualidade do escopo a ser entregue ou do projeto em andamento.
Entre os stakeholders de um projeto, o principal responsável pela qualidade no projeto é:
R: o gerente do projeto.
Entre os chamados custos de qualidade, qual dos itens a seguir NÃO pode ser enquadrado dessa forma?
R: Energia elétrica para a utilização em ar condicionado na sala de reuniões do projeto.
Analise a afirmativa a seguir:
“Significa gerenciar as atividades previstas para serem executadas ao longo dos trabalhos do projeto, de modo que o produto final esteja exatamente de acordo com as especificações estabelecidas pelo cliente no escopo negociado.”
(ASSIS, Fernando Antônio Costa de. Elaboração e Gestão de Projetos. Belo Horizonte: GAEC Educação S/A, 2015. p. 118.)
Sobre a frase acima, pode-se afirmar que:
R: se refere à qualidade referente ao escopo do projeto.
“Garantir a realização dos requisitos definidos no escopo, de modo que o cliente possa aceitar, sem restrições, o produto apresentado ao final dos trabalhos do projeto.”
(ASSIS, Fernando Antônio Costa de. Elaboração e Gestão de Projetos. Belo Horizonte: GAEC Educação S/A, 2015. p. 120.)
A frase acima apresenta a finalidade de:
R: qualidade em projeto.
PROJETO - QUESTÃO ABERTA
O custo de planejamento é considerado um custo de conformidade, isto é, um custo que, se aplicado, ajudará a desenvolver o projeto com a qualidade adequada. EXPLIQUE o que é um custo de conformidade e dê pelo menos um exemplo de como o planejamento poderá interferir positivamente no andamento dos trabalhos de um projeto.
R: Uma boa resposta deve informar que existem custos que irão contribuir para o bom desenvolvimento dos trabalhos em um projeto. Esses são os custos de conformidade.
Em complemento: 
O custo da qualidade, ainda segundo Vargas (2009, p. 73), é definido como “o investimento total para se conseguir a qualidade desejada do produto ou serviço. Isso inclui todo o trabalho necessário para desenvolver e construir um produto ou serviço que esteja em conformidade com o que foi solicitado pelo demandante, bem como todo o custo resultante da não-conformidade”.
Como visto anteriormente, a aplicação da qualidade tem um custo que muitas vezes não é percebido pelas pessoas. Logo, é importante identificarmos alguns itens que podem ser considerados custos de qualidade porque, se efetivamente aplicados no decorrer do desenvolvimento do escopo e do projeto, irão impactar no orçamento desse projeto.
GERÊNCIA DE PROJETOS – UNIDADE 7
Quando se trata do gerenciamento de pessoas em um ambiente de projetos, o que significa a mobilização da equipe de projetos?
R: Significa confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e a obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto.
Quando tratamos da comunicação em projetos, é importante que também seja analisado outro parâmetro organizacional. Esse parâmetro é/são:
R: a cultura organizacional.
“Significa comprar ou adquirir produtos, serviços ou outras necessidades que irão contribuir para a realização dos trabalhos do projeto e o desenvolvimento e entrega do produto final ao cliente.” A frase acima define a seguinte área de conhecimento do PMBoK:
R: gerenciamento de aquisições.
Analise as alternativas a seguir e marque aquela que NÃO FAZ PARTE de um plano de gerenciamento de comunicações em um projeto.
R: A descrição detalhada do que não será feito no escopo do projeto, isto é, as exclusões específicas da declaração de escopo.
Analise as afirmativas a seguir: I. O gerente de projetos ou sua equipe devem negociar com eficácia e influenciar outras pessoas que estejam em uma posição de fornecer os recursos humanos necessários para o projeto. II. Deixar de mobilizar os recursos humanos necessários para o andamento dos trabalhos do projeto pode afetar os cronogramas e orçamentos, a satisfação do cliente, quando da entrega do produto final do projeto, a qualidade e os riscos. Igualmente, pode reduzir a probabilidade de êxito do projeto
e, eventualmente, ocasionar seu cancelamento. III. Se os recursos humanos definidos não estiverem disponíveis devido a alguma restrição, fatores econômicos ou designações anteriores para outras atividades, o gerente e sua equipe podem designar alternativas menos competentes, desde que não ocorra a infração de requisitos jurídicos, regulatórios obrigatórios ou outros critérios específicos registrados na documentação do projeto, especialmente no contrato de prestação de serviços que autorizou a realização do projeto. Estão CORRETAS as afirmativas:
R: I, II e III
Observe a figura abaixo e, em seguida, marque a opção que descreve CORRETAMENTE a relação existente entre cultura organizacional e a comunicação no ambiente de projetos.
R: O gerente de projetos, como agente de mudanças organizacionais, terá seu trabalho mais facilitado se compreender e respeitar a cultura organizacional vigente na empresa onde o projeto esteja sendo realizado.
O gerenciamento de pessoas em projetos inclui os itens constantes nas opções a seguir, EXCETO:
R: promoção dos integrantes do projeto, visando à progressão funcional por tempo de serviço.
O processo de comunicação em projetos pode ser definido como: 
R: um processo pelo qual a informação é transferida entre os indivíduos através de símbolos, sinais e outros signos.
Quando tratamos da comunicação em projetos, é importante que também seja analisado outro parâmetro organizacional. Esse parâmetro é/são:
R: a cultura organizacional.
A área de conhecimento do PMBoK que trata do gerenciamento dos contratos necessários para a realização do escopo planejado é:
R: gerenciamento de aquisição.
Analise a afirmativa abaixo e, a seguir, marque a opção com a resposta CORRETA.
O gerenciamento de pessoas em um ambiente de projetos reproduz o subsistema de recursos humanos da organização em quase sua totalidade - não contempla apenas os aspectos referentes à folha de pagamento, mas abrange os reconhecimentos e recompensas. Com isso, o gerenciamento de pessoas em projetos é algo complexo e demanda atenção e talento do gerente ao longo dos trabalhos.
(ASSIS, Fernando Antônio Costa de. Gerência de Projetos. Belo Horizonte: GAEC Educação S/A. 2015.)
R: Essa afirmativa é verdadeira, uma vez que entre as atribuições funcionais do gerente de projetos está, de fato, o amplo conhecimento dos subsistemas de RH. 
Analise os itens a seguir que devem, obrigatoriamente, constar em um plano de comunicações de projeto:I. O nome da pessoa que elaborou o documento; II. A ocasião em que o documento foi elaborado (reunião de trabalho, comunicação rotineira, chamada de alerta para processos, etc.); III. O cronograma de reuniões do projeto; IV. Ambiente técnico de emissão e distribuição da comunicação. Estão corretos os itens:
R: I, II, III e IV.
Analise a imagem a seguir:
Fonte: VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais
competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. p. 83.
O imagem acima representa o seguinte fenômeno encontrado em ambientes de projetos:
R: o processo completo de comunidade em projetos, segundo descrito por Kerzner e Cleland.
PROJETO - QUESTÃO ABERTA
EXPLIQUE a área de conhecimento do PMBoK denominada gerenciamento de aquisições.
R: É a área de conhecimento que trata, além da aquisição dos recursos necessários à realização do projeto, dos contratos a eles vinculados. Visa, sobretudo, “dar garantia ao projeto de que todo elemento externo participante do projeto irá garantir o fornecimento de seu produto, ou serviço”
GERÊNCIA DE PROJETOS – UNIDADE 8
Analise as afirmativas a seguir. I - Definir e aplicar padrões para a realização de processos. II - Proporcionar treinamento e acompanhamento dos projetos em andamento. III - Definir métricas para a apuração de resultados e relatórios padronizados nos quais esses resultados serão apresentados. IV - Auditar e dar suporte aos projetos em andamento. Marque a opção que indica quais delas correspondem a tarefas realizadas por um escritório de projetos. 
R: Todas as afirmativas.
Quando analisamos o quadro do PM CANVAS, verificamos que PITCH é a descrição sucinta de um projeto, isto é, resume o projeto em uma única frase. Além da característica anteriormente mostrada, o preenchimento do PITCH tem outras vantagens que estão CORRETAMENTE descritas na seguinte alternativa: 
R: Enxerga a essência do escopo do projeto. O que o cliente deseja do projeto e o que será entregue ao final dos trabalhos. A definição do escopo do projeto em uma única e sucinta frase mantém o objetivo definido.
Conforme estudado nesta unidade, o Project Model CANVAS, ou simplesmente PM CANVAS, é uma ferramenta que representa visualmente um projeto. Foi com base no conceito do Business Model CANVAS que o professor José Finocchio desenvolveu esse modelo. A partir do exposto, marque a alternativa que apresenta a melhor maneira de trabalhar com essa ferramenta.
R: Em equipe, com interação intensa, utilizando post-its coloridos sobre uma folha com os blocos de conhecimento pré-desenhados.
Trentim, (2014, p. 21) resume a definição do que vem a ser um escritório de projetos da seguinte forma: “o escritório de projetos ou project management office (PMO) é uma estrutura organizacional centralizada e responsável pelo gerenciamento de projeto em toda a organização ou em um departamento”. (TRENTIM, Mário. Gerenciamento de Projetos: Guia para as Certificações CAPM® e PMP®. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014.). Sabendo que os PMOs, ou escritórios de projetos, têm por principal atribuição proporcionar sinergia entre os projetos em andamento, marque a opção a seguir que NÃO corresponde às demais características de funcionamento deste tipo de área da estrutura organizacional:
R: Negociação de novos negócios que serão conduzidos na forma de projetos.
O campo “benefícios” do PM CANVAS deve ser preenchido com:
R: os resultados a serem auferidos ao final dos trabalhos, ou seja, com o que a empresa ganha com o projeto.
Marque, entre as opções a seguir, aquela que NÃO pode ser considerada uma função exercida por um escritório de projetos.
R: Captação de negócios para a empresa, a serem atendidos por meio da realização de um projeto.
O campo “Justificativas” do PM CANVAS apresenta:
R: a razão de ser do projeto.
PROJETO - QUESTÃO ABERTA
O que é, como funciona e quais as principais tarefas de um escritório de projetos?
R: Um escritório de projetos é a área da organização encarregada de coordenar os esforços das equipes de projeto que estiverem em ação. Essa coordenação envolve, entre outras tarefas, a otimização de esforços, identificação de necessidades de treinamento, arquivamento de técnicas bem sucedidas, além de funcionar como centro de informações de boas práticas do gerenciamento de projetos na empresa.
O livro texto traz mais informações:
Um escritório de projetos deve, portanto, centralizar e consolidar o conhecimento da organização no que se refere às práticas adotadas e utilizadas no gerenciamento de projetos. Trentin (2014, p. 21) identifica e relaciona diferentes tipos de escritórios de projeto, com atribuições, responsabilidades e níveis de autoridade diferentes. Entre as suas diversas atividades pode-se citar: suporte material às necessidades do projeto, padronização de processos e procedimentos, criação de templates e modelos de documentos, treinamento de gerentes e membros de equipes de projeto, realização de coaching e mentoring, criação de um repositório de informações históricas (inteligência organizacional) e a gestão centralizada de softwares de apoio ao gerenciamento de projetos.
4. A relação de precedência de atividades retratada a seguir é denominada “término p/ início”.
Término p/ início (TI) - é qdo a atividade sucessora somente se inicia após o término da antecessora. Esquematicamente:
Figura 2: Relação de precedência término para início - TI
Dê um exemplo mostrando uma situação em q 2 ativ. de um projeto qq obedecem, obrigatoriamente,
a essa relação de precedência específica. RESP Essa é a relação de precedência + comum. Isso significa dizer q quaisquer 2 tarefas q ñ possam ser realizadas simultaneamente podem ser dadas como exemplo. O telhado de uma construção é iniciado somente após terminar as paredes.
4 –Em projetos, recursos é/são: tudo aquilo q será utilizado na realização de um projeto.
4 – Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA
Normalmente o processo de alocação dos recursos necessários à realização de cada atividade é um processo trabalhoso. Contudo, esse trabalho fornecerá a base p/ a definição do orçamento total, da necessidade de contratação de recursos adicionais e p/a definição da estimativa de data de conclusão do projeto.(V)
O processo de alocação de recursos às atividades de um projeto exige grande experiência da equipe responsável pela condução do projeto, especialmente de seu gerente, q deve se apoiar em todo o tipo de informação disponível p/ se alocar corretamente os recursos necessários.(V)
A EAP –Estrutura Analitica do Projeto é um instrumento útil e importante p/a alocação de recursos às atividades de um projeto. (V)
4 – A ferramenta a seguir q é um poderoso instrumento p/ descrever e controlar a passagem do tempo em um projeto é: O gráfico de Gantt
4 – Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale aquela q contem somente processos relacionados à gestão do tempo de projetos. definição das atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa de duração da atividade.
4 – Sequenciar as atividades em um projeto significa: colocá-las na ordem mais adequada q favoreça a realização do projeto.
4 – São entradas p/a realizar o “seqüenciamento das atividades”: lista das atividades; atributos das atividades; declaração de escopo do projeto.
4 – Um dos parâmetros fundamentais de seqüenciamento de atividades diz respeito à data estimada de término do projeto. Esse parâmetro é: a data prevista p/que a última atividade planejada seja executada
4 – É por natureza um cronograma pouco detalhado, geral, q visa dar informações amplas e não detalhadas sobre como está previsto o projeto. É, normalmente, o instrumento utilizado p/ informar stakeholders mais distantes dos trabalhos, proporcionando, como dito, uma visão mais global. Esse tipo de cronograma tem pouca valia no dia a dia dos trabalhos do gerente e sua equipe. A descrição acima é válida p/ qual instrumento de controle de tempo em projetos? gráfico de marcos
4 – As atividades de um projeto seguem uma sequência clara e lógica. Quem define essa sequência é o gerente e sua equipe. P/ tanto, podem ser utilizados 4 tipos de relações de pendência ou tipos de inter-relacionamento entre atividades. São eles: término p/ inicio,inicio p/ inicio, termino p/ termino,inicio p/ termino
 4 -Significa usar a duração real de uma atividade anterior semelhante do cronograma como base p/a da duração de uma futura atividade do cronograma. Esta técnica é frequentemente usada p/estimar a duração do projeto qdo existe uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre os trabalhos, como por exemplo, nas fases iniciais de um projeto. Existem 4 tipos de ferramentas e técnicas p/estimar o tempo das atividades em um projeto. O texto acima descreve a: estimativa análoga
4 -  Planilhas onde estão dispostas as atividades necessárias à realização do projeto em sequência tal q se possa observar sua inter-relação e em q ponto do projeto elas serão utilizadas em gerenciamento de projetos descrita na frase acima é: cronograma
4 -  Leia as afirmativas abaixo relacionadas às ferramentas e técnicas p/estimar o tempo de atividades:
I. Essa técnica é frequentemente usada p/ estimar a duração do projeto qdo existe uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre os trabalhos, como por exemplo, nas fases iniciais de um projeto. Estimativa análoga
II. As quantidades totais de recursos são multiplicadas pelas horas de mão de obra por períodos de trabalho, ou pela capacidade de produção por período e dividida pelo número desses recursos que estão sendo aplicados p/ determinar a duração da atividade em períodos de trabalho Estimativa paramétrica
III. Essa técnica é feita reunindo 3 grupos de profissionais c/experiência técnica em projetos similares Estimativa Três pontos
IV. Pode ser um percentual da estimativa de duração da atividade, um nº fixo de períodos de trabalho ou pode ser desenvolvida pela análise quantitativa de riscos do cronograma Análise de reservas
4 -  Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA
I. Normalmente o processo de alocação dos recursos necessários à realização de cada atividade é um processo trabalhoso. Contudo, esse trabalho fornecerá a base p/ a definição do orçamento total, da necessidade de contratação de recursos adicionais e p/ a definição da estimativa de data de conclusão do projeto. (V) 
II. O processo de alocação de recursos às atividades de um projeto exige grande experiência da equipe responsável pela condução do projeto, especialmente de seu gerente, q deve se apoiar em todo o tipo de informação disponível p/se alocar corretamente os recursos necessários. (V)
III. A EAP – Estrutura Análitica de Projeto é um instrumento útil e importante p/a alocação de recursos às atividades de um projeto. (V)
4 -  A estimativa de base das durações das atividades pode ser determinada quantitativamente multiplicando a quantidade de trabalho a ser realizado pelo valor da produtividade. Por exemplo, os valores da produtividade podem ser estimados em um projeto de design pelo nº de desenhos feitos por um colaborador multiplicado pelas horas de mão de obra de desenho. Outro exemplo pode ser uma instalação de cabo em metros de cabo multiplicados pelas horas de mão de obra por metro. As quantidades totais de recursos são multiplicados pela horas de mão de obra por período de trabalho ou pela capacidade de produção por período de trabalho, e divididas pelo nº desses recursos que está sendo aplicado p/determinar a duração da atividade em períodos de trabalho. Existem 4 tipos de ferramentas e técnicas p/estimar o tempo das atividade sem um projeto. O texto acima descreve: a estimativa paramétrica
4- Existem4 tipos de ferramentas e técnicas para estimar o tempo das atividades em um projeto. “As equipes de projetos podem optar por incorporar tempo adicional para contingências, reservas de tempo ou buffers (pulmões) ao cronograma total do projeto como reconhecimento do risco do cronograma. A estimativa p/ contingências pode ser um percentual da estimativa de duração da atividade, um número fixo de períodos de trabalho ou pode ser desenvolvida pela análise quantitativa de riscos do cronograma.” Análise das reservas
PROJETOS
5 –“A análise da recompensa das decisões tomadas em certa circunstância, com vistas à obtenção de um resultado esperado” A descrição acima se refere à/ao:Resp: relação custo x benefício
5 – Entre as opções a seguir, marque aquela que pode ser considerada um risco para o projeto, caso efetivamente ocorra.Resp: Diminuição da regulamentação governamental.
5 – Analise a alternativa a seguir que apresenta a ferramenta utilizada na identificação dos riscos em um projeto. Resp: EAR – Estrutura Analítica de Riscos
5 – Analise a figura abaixo
Colocar fig
Sobre a figura, pode-se afirmar q: Resp: Retrata uma EAR (estrutura analítica dos riscos), que visa identificar os tipos de risco a que um projeto pode estar submetido.
5 – Analise as afirmativas abaixo:
I. A equipe de projeto deverá partir do pressuposto que todas as atividades a serem realizadas estão propensas ao erro. Logo, em todas asa atividades, há risco envolvido. Contudo, o conhecimento do escopo do projeto e a experiênciados membros da equipe podem tornar aceitável o risco da maioria das tarefas previstas.(V)
II. P/as tarefas cujo risco for considerado elevado, a pto de colocar em dúvida o sucesso do projeto, será necessário criar um plano de eliminação ou compensação de riscos (plano de mitigação de riscos), sobre o qual trataremos
mais adiante. (V)
III. Não existe atividade que esteja isenta de riscos em um projeto.(V)
IV. Cabe ao gerente do projeto, solitariamente, montar o plano de riscos do projeto.(F)
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS
5 –Entre as opções a seguir, marque aquela q pode ser considerada um risco POSITIVO p/ o projeto, caso efetivamente ocorra. Resp: diminuição da regulamentação governamental
5 – Marque a opção a seguir q melhor define riscos em projetos R: um evento ou condição incerta q, se ocorrer, provocará efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.
5 – Em qual dos quadrantes da matriz SWOT podem ser identificados os riscos positivos de um projeto? Resp: oportunidades
5 – Analise as afirmativas
I. Em oposição aos riscos negativos, os riscos positivos são aqueles que, se ocorrerem, auxiliarão na realização dos trabalhos no projeto. Normalmente, estão posicionados no quadrante das oportunidades da matriz SWOT e cabe ao gerente do projeto e à sua equipe estimular a possibilidade da ocorrência de riscos positivos e aproveitar todos os seus benefícios caso eles realmente ocorram.
II. juciley
Continuar....
5 -  Os riscos negativos em um projeto podem ser identificados no quadrante ameaças da matriz SWOT.
5 – O q são RISCOS em projetos? Os riscos são um conjunto de eventos q podem ocorrer como ameaças ou de oportunidades, caso venham a se concretizar, podem influenciar o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente.
5. Os riscos negativos em um projetos podem ser identificados no quadrante AMEAÇAS da matriz SWOT. Marque a alternativa que completa, corretamente, a lacuna da frase acima. 
5. Analise a figura abaixo.
 Sobre essa figura, pode-se afirmar q: R: retrata uma EAR (Estrutura Analítica dos Riscos), q visa identificar os tipos de risco a que um projeto pode estar submetido.
5. Apenas identificar o risco em um projeto é insuficiente. É necessário também q se estabeleçam as medidas que irão contingenciar os riscos, ou seja, as ações que serão tomadas p/q os riscos, caso ocorram efetivamente, ñ prejudiquem irremediavelmente o projeto. Essa afirmativa é: R: V, sendo o nome desse documento ‘plano de gerenciamento de riscos’.
5. Leia o trecho a seguir e, em seguida, marque a opção CORRETA. Gerenciar os riscos em um projeto é muito + q ter um plano B p/ser usado em caso de necessidade. Trata-se de planejar c/antecedência todas as circunstâncias em q um acontecimento possa interferir negativamente no andamento do projeto (c/todos os reflexos negativos q podem advir dessa interferência), e tb estar preparado p/ aproveitar todas as oportunidades de ganho q possam surgir. R: Gerenciar riscos em projetos é planejar exaustivamente os trabalhos a serem realizados, de forma a preparar-se para todas as evetualidades que possam acontecer – tanto positivas quanto negativas (as mais comuns).
05) Analise o quadro a seguir:
A partir do conteúdo apresentado no quadro acima, é CORRETO afirmar q: R: gerentes de projetos + experientes conseguem interpretar melhor quadros como esse e, c/isso, administrar melhor os riscos de um projeto.
	5. Entre as opções a seguir, marque aquela q pode ser considerada um risco POSITIVO p/ o projeto, caso efetivamente ocorra. Normalmente a desregulamentação governamental visa simplificar a realização de eventos – logo, irá gerar, possivelmente, economia de recursos e, dessa forma, pode ser vista como um tipo de risco positivo para o projeto. Livro da disciplina, unid 5, seção: Riscos positivos. Essa atividade tem como objetivo avaliar: COMPETÊNCIAS - Saber identificar riscos benéficos ao projeto; HABILIDADES -Saber identificar os riscos benéficos ao projeto por meio da matriz SWOT. R: Diminuição da regulamentação governamental. 
5. Assinale a alternativa a seguir q apresenta a ferramenta utilizada na identificação dos riscos em um projeto. A EAR, estrutura analítica de riscos, é, por excelência, o melhor instrumento p/ identificação dos riscos de um projeto. Livro da disciplina, unidade 5, seção: A definição de riscos. Essa atividade tem como objetivo avaliar: COMPETÊNCIAS - Saber trabalhar c/ferramentas de identificação de riscos; HABILIDADES - Conhecer o funcionamento de ferramentas específicas para a identificação de riscos em projetos. R: EAR – Estrutura Analítica de Riscos. 
5.Leia o trecho a seguir e, em seguida, marque a opção CORRETA. 
Gerenciar os riscos em um projeto é muito + q ter um plano B para ser usado em caso de necessidade. Trata-se de planejar c/antecedência todas as circunstâncias em q um acontecimento possa interferir negativamente no andamento do projeto (c/todos os reflexos negativos q podem advir dessa interferência), e tb estar preparado p/ aproveitar todas as oportunidades de ganho q possam surgir).
.
O autor indica q o gerenciamento de riscos em projetos é ativ. corriqueira, feita durante a execução dos trabalhos no próprio projeto. R: Gerenciar riscos em projetos é planejar exaustivamente os trabalhos a serem realizados, de forma a preparar-se p/ todas as evetualidades q possam acontecer – tanto positivas qto negativas (as + comuns). 
5. Em qual dos quadrantes da matriz SWOT podem ser identificados os riscos positivos de um projeto? O quadrante OPORTUNIDADES é aquele no qual seu conteúdo, desde q corretamente levantado, indicará a possibilidade de ocorrência dos riscos positivos. Essa atividade tem como objetivo avaliar: COMPETÊNCIAS - Saber identificar riscos benéficos ao projeto; HABILIDADES -Saber identificar os riscos benéficos ao projeto por meio da matriz SWOT. R: Oportunidades. 
5. Apenas identificar o risco em um projeto é insuficiente. É necessário tb q se estabeleçam as medidas q irão contingenciar os riscos, ou seja, as ações q serão tomadas p/ q os riscos, caso ocorram efetivamente, ñ prejudiquem irremediavelmente o projeto. Essa afirmativa é: R: verdadeira, sendo o nome desse documento ‘plano de gerenciamento de riscos’. 
QUESTÃO ABERTA – INDISPONÍVEL, AINDA NÃO CORRIGIDA
5. ABERTA - De um modo geral, gerenciar riscos é visto como evitar que algo dê errado. O q significa o gerenciamento de riscos em projetos? R: O gerenciamento de riscos em projetos é muito + q estabelecer e cumprir um “Plano B.” Gerenciar riscos em projetos é estar preparado c/antecedência p/ evitar os problemas e p/aproveitar oportunidades q possam alavancar um projeto. C/isso, poupar tempo e outros recursos ao final dos trabalhos.
5. ABERTA - Como uma EAP - Estrutura Analítica de Processos - pode ajudar na confecção de um plano de riscos? RESP: A EAP identifica os pacotes de trabalho esperados p/ a resolução do projeto. Portanto, observando esses pacotes de trabalho, podemos analisá-los individualmente e, c/isso, estabelecer as possibilidades de risco p/ cada um deles. Nesse caso, a EAP poderá ser denominada EAR – Estrutura Analítica de Riscos. R: A EAP - Estrutura Analítica de Processos é uma ferramenta q facilita a compreensão graficamente o escopo de um projeto, c/o objetivo de organizar, definir e representar no formato de desenho o escopo total a ser realizado em um projeto. O produto primordial do projeto, a EAP o subdivide em partes menores (tarefas u pacotes de trabalho), assim se tornando + fácil de serem administradas.
C/isso, a EAP pode ser utilizada p/ visualizar melhor os riscos potenciais q possa ocorrer em um determinado projeto, podendo facilitar a identificação de riscos. Por exemplo, se por acaso a divisa de trabalho contem algum ramo na qual ñ esta definida pela estrutura, logo em seguida, ira apresentar o risco na definição do escopo. É de suma importância q estes riscos apresentados sejam analisados, avaliados e monitorados no decorrer da execução de todo o projeto. Tb é possível qdo se integrar a Estrutura Analítica de Processos a uma estrutura de divisão planejamento organizacional p/q o gerente de projetos possa verificar as dificuldades comunicacionais, após identificá-las, formular um plano de comunicação competente.
6. ABERTA Ao compararmos a GARANTIA da qualidade
e o CONTROLE da qualidade, verificamos q são fases distintas do gerenciamento da qualidade em projetos. Apresente uma característica q possa distinguir garantia do controle da qualidade no âmbito do gerenciamento de projetos. RESP: GARANTIA da qualidade pode ser definida, resumidamente, como o verificar se os trabalhos do projeto estão sendo realizados dentro dos padrões esperados.
Já o CONTROLE da qualidade é o registro das medições da qualidade feitas ao longo do projeto. 
6. ABERTA - O principal objetivo do gerenciamento da qualidade, segundo o preconizado pelo PMI, é garantir q o projeto seja concluído dentro de parâmetros definidos em seu início. Parâmetros esses estabelecidos de forma a garantir a satisfação do cliente com o produto entregue ao fim dos trabalhos do projeto.
Valeriano (2005, p. 193) informa q “a gestão da qualidade trata de assegurar q o projeto satisfará todas as necessidades p/ as quais ele foi planejado. Inclui todas as atividades, em todos os níveis de gerência, q determinem a política, os objetivos e as responsabilidades” referentes ao tema. Baseado no exposto, explique pq o gerente do projeto é o principal responsável pela qualidade do produto a ser entregue ao cliente. R: O gerente do projeto é o principal responsável pela qualidade do projeto pq: É o gerente do projeto quem + tem contato c/o cliente e c/suas demandas; É o gerente do projeto o principal responsável por td o q ocorre no projeto. 
6. Uma das dificuldades encontradas no ambiente de projetos é a coincidência de opiniões entre as necessidades do cliente e as possibilidades da equipe de projetos. P/tanto, é necessário q os envolvidos (equipe de projetos e o cliente) definam métricas comuns de qualidade. Uma das melhores formas de se escolherem essas métricas é através do benchmarking. EXPLIQUE como o benchmarking pode ser utilizado no momento da definição de métricas de qualidade. R: Benchmarking é a observação de práticas utilizadas em outras organizações através da literatura ou da mera pesquisa na internet. Sua utilização ocorre na forma de participação periódica do gerente e dos membros do time de projetos nos encontros profissionais, nos quais a experiência adquirida é relatada e absorvida p/q possa ser empregada qdo necessário. O benchmarking é, portanto, ferramenta importante na definição de métricas de medição e de aceitação de produtos.
Em resumo, como técnica p/a definição de métricas de qualidade em projetos, envolve a comparação de práticas de projeto reais ou planejadas c/outros trabalhos semelhantes, a fim de gerar ideias de melhoria e p/ fornecer uma base pela qual deve ser medido o desempenho.
6. Analise as assertivas a seguir:
I - Planejar a qualidade é o processo de identificar os requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o mesmo demonstrará a conformidade;
II - Realizar a garantia da qualidade é o processo de auditoria dos requisitos da qualidade e dos resultados das medições do controle da mesma para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas;
III - Realizar o controle da qualidade é o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.
Entre os processos descritos nas afirmativas acima, assinale aquele(s) que está/estão corretamente ligado(s) à qualidade em projetos.
R: Todos estão corretamente ligados
6. QUALIDADE EM PRODUTO É Garantir a realização dos requisitos definidos no escopo, de modo que o cliente possa aceitar, sem restrições, o produto apresentado ao final dos trabalhos do projeto.
6.O PMBoK distingue os conceitos de qualidade em projetos e qualidade do produto.
A. Qualidade em projetos - Significa aplicar corretamente os preceitos definidos no PMBoK para as práticas de gerenciamento dos trabalhos, garantindo q o projeto atenderá a todos os requisitos dos processos descritos naquele livro.
B. Qualidade do produto - Significa gerenciar as atividades previstas p/serem executadas ao longo dos trabalhos do projeto, de modo q o produto final esteja exatamente de acordo c/as especificações estabelecidas pelo cliente no escopo negociado.
Analise as afirmativas acima e marque a alternativa CORRETA: ambas estão corretas
6.Analise a afirmativa a seguir: “Aplicar corretamente os preceitos definidos no PMBoK p/as práticas de gerenciamento dos trabalhos, garantindo q o projeto irá atender a todos os requisitos dos processos descritos naquele livro.”  Sobre a frase acima, pode-se afirmar q: R: trata da qualidade em projetos. 
6.Analise a afirmativa a seguir: “Significa gerenciar as atividades previstas p/ serem executadas ao longo dos trabalhos do projeto, de modo q o produto final esteja exatamente de acordo c/as especificações estabelecidas pelo cliente no escopo negociado.”  Sobre a frase acima, pode-se afirmar q: R: se refere à qualidade referente ao escopo do projeto.
6. ABERTA  - Uma das dificuldades encontradas no ambiente de projetos é a coincidência de opiniões entre as necessidades do cliente e as possibilidades da equipe de projetos. Para tanto, é necessário que os envolvidos (equipe de projetos e o cliente) definam métricas comuns de qualidade. Uma das melhores formas de se escolherem essas métricas é através do benchmarking. EXPLIQUE como o benchmarking pode ser utilizado no momento da definição de métricas de qualidade. R:  Benchmarking é a observação de práticas utilizadas em outras organizações através da literatura ou da mera pesquisa na internet. Sua utilização ocorre na forma de participação periódica do gerente e dos membros do time de projetos nos encontros profissionais, nos quais a experiência adquirida é relatada e absorvida p/q possa ser empregada quando necessário. O benchmarking é, portanto, ferramenta importante na definição de métricas de medição e de aceitação de produtos. Em resumo, como técnica p/a definição de métricas de qualidade em projetos, envolve a comparação de práticas de projeto reais ou planejadas c/ outros trabalhos semelhantes, a fim de gerar ideias de melhoria e p/fornecer uma base pela qual deve ser medido o desempenho.
6 – Entre os chamados custos de qualidade, qual dos itens a seguir NÃO pode ser enquadrado dessa forma? R: energia elétrica p/a utilização em ar condicionado na sala de reuniões do projeto.
6 – No ambiente de um projeto, o cumprimento dos requisitos de qualidade ñ pode ser visto de forma isolada e tem um custo geralmente elevado. Além disso, deve ser identificado em cada momento no qual for analisada uma tarefa. A partir do exposto, e do q foi estudado na unid 6, é possível perceber q há uma relação direta entre a qualidade e outras áreas de atenção do gerente do projeto. Uma das relações mais importantes é: Resp: A relação custo-benefício, q procura demonstrar qto custa o beneficio proposto na forma de acréscimo de qualidade do escopo a ser entregue ou do projeto em andamento
06) O PMBoK define risco em projetos como sendo “um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto” Se procurarmos outras definições para o que vem a ser risco, poderemos utilizar os escritos de Valeriano (2005, p. 235), qdo destaca o entendimento comum de risco como “possibilidade de ocorrência de um resultado indesejável, como consequência de um evento qqr”. Já Vargas descreve o risco e amplia o raciocínio, considerando seus reflexos e o cálculo como “um perigo, ou possibilidade de perigo, q pode ser gerado pela alternativa durante sua implantação. O projeto corre risco enquanto está sendo realizado, nunca após seu término”.
O gerente do projeto deverá estar atento aos riscos e, p/ isso, tem à sua disposição uma série de ferramentas, dentre as quais se destaca a matriz SWOT.
6. Supondo q você seja um gerente de projetos atento aos riscos e conhecedor do funcionamento de uma matriz SWOT, DESCREVA como identificar e se preparar p/ os riscos
positivos de um projeto. RESP: Os riscos podem estar nas ameaças ou nas oportunidades a q são submetidos os projetos. Os riscos positivos são aqueles q, se ocorrerem, irão auxiliar a realização dos trabalhos no projeto. Normalmente eles estão posicionados no quadrante das oportunidades na matriz SWOT e cabe ao gerente do projeto e à sua equipe estimular a possibilidade da ocorrência de riscos positivos, e aproveitar todos os seus benefícios, caso eles realmente ocorram. A conduta do gerente e do time de projeto qto aos riscos positivos deverá passar pela observância dos seguintes pontos:
• Procurar garantir q o risco aconteça, isto é, criar condições para que o risco positivo efetivamente ocorra, de modo que seja aproveitado pelo projeto. Como exemplo, podemos citar q é bastante comum a equipe de projeto contribuir com características no escopo que o cliente ñ havia pensado e, c/isso, melhorar o relacionamento entre o time de projetos e o cliente, deixando claro o comprometimento dos primeiros qto ao sucesso do projeto. Logo, relacionar-se de forma transparente e próxima do cliente, entendendo e, eventualmente, antecipando as suas necessidades é uma forma de gerenciar riscos positivos para o projeto.
• Focar as possibilidades positivas da análise das oportunidades: durante a fase de elaboração do plano de projeto, cabe ao gerente e à sua equipe a análise detalhada das oportunidades positivas q poderão ocorrer ao longo dos trabalhos. Nesse caso, se as oportunidades efetivamente ocorrerem, o time do projeto estará preparado para aproveitá-las rápida e eficientemente.
• Ser otimista, s/ser irresponsável. Esta é a parte mais subjetiva. Qual o limite do otimismo responsável? Nesse pto, a experiência pessoal do gerente e seu time de projetos deve determinar até q pto existe a possibilidade de sucesso e além de q pto o risco pode se tornar nocivo aos trabalhos do projeto.
6 A Uma das dificuldades encontradas no ambiente de projetos é a coincidência de opiniões entre as necessidades do cliente e as possibilidades da equipe de projetos. P/tanto, é necessário q os envolvidos (equipe de projetos e o cliente) definam métricas comuns de qualidade. Uma das melhores formas de se escolherem essas métricas é através do benchmarking. EXPLIQUE como o benchmarking pode ser utilizado no momento da definição de métricas de qualidade.
6 “Aplicar corretamente os preceitos definidos no PMBoK p/ as práticas de gerenciamento dos trabalhos, garantindo q o projeto irá atender a todos os requisitos dos processos descritos naquele livro.” Sobre a frase acima, pode-se afirmar q: R: trata da qualidade em projetos.
6) Da mesma forma q há os custos de conformidade, há tb nos projetos os custos de ñ conformidade, ou seja, aqueles q, caso incidam, irão alterar negativamente o orçamento previsto p/a realização do escopo proposto. Entre os custos de NÃO CONFORMIDADE, poderemos relacionar os itens a seguir, EXCETO: R: auditoria da qualidade.
6 “Significa gerenciar as atividades previstas p/ serem executadas ao longo dos trabalhos do projeto, de modo q o produto final esteja exatamente de acordo com as especificações estabelecidas pelo cliente no escopo negociado.” (ASSIS, Fernando Antônio Costa de. Elaboração e Gestão de Projetos. Belo Horizonte: GAEC Educação S/A, 2015. p. 118.) Sobre a frase acima, pode-se afirmar que: R: se refere à qualidade referente ao escopo do projeto.
6 No ambiente de um projeto, o cumprimento dos requisitos de qualidade ñ pode ser visto de forma isolada e tem um custo geralmente elevado. Além disso, deve ser identificado em cada momento no qual for analisada uma tarefa. A partir do exposto, e do que foi estudado na unidade 6, é possível perceber que há uma relação direta entre a qualidade e outras áreas de atenção do gerente do projeto. Uma das relações mais importantes é: R: A relação custo-benefício, q procura demonstrar qto custa o benefício proposto na forma de acréscimo de qualidade do escopo a ser entregue ou do projeto em andamento.
6 “Garantir a realização dos requisitos definidos no escopo, de modo que o cliente possa aceitar, sem restrições, o produto apresentado ao final dos trabalhos do projeto.” A frase acima apresenta a finalidade de: R: qualidade em projeto.
06) Quais as diferenças básicas entre os conceitos de qualidade em projeto e de qualidade do produto do projeto? RESP Qualidade em projetos significa aplicar corretamente os preceitos definidos no PMBoK p/ as práticas de gerenciamento dos trabalhos, garantindo q o projeto irá atender a todos os requisitos dos processos descritos naquele livro. Qualidade do produto significa gerenciar as atividades previstas p/serem executadas ao longo dos trabalhos do projeto, de modo que o produto final esteja exatamente de acordo com as especificações estabelecidas pelo cliente no escopo negociado.
6. “Aplicar corretamente os preceitos definidos no PMBoK p/as práticas de gerenciamento dos trabalhos, garantindo q o projeto irá atender a todos os requisitos dos processos descritos naquele livro.” Sobre a frase acima, pode-se afirmar q: 
A qualidade em projetos é a aplicação dos preceitos da qualidade à forma de condução dos trabalhos em um ambiente de projetos. Isso inclui a organização dos documentos, a realização de reuniões objetivas e o cumprimento de todos os requisitos especificados junto ao cliente. A frase não descreve o produto do projeto (ou seja, o escopo do projeto) e nem as características específicas desse escopo (isto é, a qualidade do escopo). Da mesma forma, a frase não está relacionada com as responsabilidades da equipe de projetos, sendo, portanto, a resposta correta, a aplicação dos preceitos de qualidade EM PROJETOS. Livro da disciplina, Unidade 6, Item: Definição da qualidade em projetos. Essa atividade tem como objetivo avaliar: COMPETÊNCIAS - Possibilitar o conhecimento da distinção entre a qualidade em projetos e a qualidade do produto do projeto; HABILIDADES - Saber distinguir a qualidade dos trabalhos relativos ao projeto e a qualidade do resultado do projeto, isto é, do produto do projetor R: trata da qualidade em projetos.
6.Identifique, entre as opções a seguir, aquela q representa a melhor descrição p/o plano de gerenciamento da qualidade em projetos. O melhor local p/ descrever os esforços previstos p/ se atingir a qualidade do projeto é o plano de qualidade do projeto. Livro da disciplina, Unid 6, Item: O Plano de gerenciamento da qualidade. Essa atividade tem como objetivo avaliar: COMPETÊNCIAS - Conhecer as características principais do plano de projetos; HABILIDADES - Saber identificar as características principais de um plano de qualidade de um projeto. (Nível de dificuldade - Médio) R: Local em que estão descritos todos os esforços previstos para se atingir a qualidade do projeto. 
6.Da mesma forma q há os custos de conformidade, há tb nos projetos os custos de ñ conformidade, ou seja, aqueles q, caso incidam, irão alterar negativamente o orçamento previsto p/a realização do escopo proposto. Entre os custos de NÃO CONFORMIDADE, poderemos relacionar os itens a seguir, EXCETO:
A auditoria de qualidade não pode ser vista como um custo de NÃO CONFORMIDADE, porque ela é feita regularmente e pode apurar que os trabalhos estão corretos. Somente se a auditoria apurar alguma irregularidade ou não conformidade entraria como custo. Entretanto, parte-se do pressuposto de que as pessoas trabalham para fazer suas tarefas corretamente e não o contrário. A auditoria, nestes casos, serve como uma certificação de bom trabalho realizado. Livro da disciplina, Unidade 6, Item: O impacto dos custos de qualidade versus custos do projeto. Essa atividade tem como objetivo avaliar: COMPETÊNCIAS - Capacitar o aluno a conhecer os custos de qualidade em um dado projeto; HABILIDADES - Saber identificar os custos de qualidade e diferenciá-los de outros custos do projeto. R: auditoria da qualidade. 
6.“Conceito introduzido pela indústria japonesa - o Kaizen, q reconhece q o mundo está em permanente evolução, fazendo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais