Buscar

Atividade 1, II semestre Comunicação capítulo 1 - preconceito linguístico e gêneros textuais: entraves ou desimpedimentos na comunicação?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
 Dêvide Alves dos Santos
A cultura de um povo inclui os seus costumes, hábitos e aptidões adquiridos, não somente em família, como também por parte de uma sociedade da qual é membro (s./d., c/ grifos do autor). A variação linguística como o próprio nome sugere, trata-se de uma língua que pode variar de cultura para cultura, região para região e sobretudo de comunidade para comunidade. A língua varia essencialmente devido a fatores históricos e culturais. Variáveis como contexto histórico, geográfico, sociocultural e o próprio tempo são razões para uma variabilidade linguística.
As variações diacrônicas são aquelas que ocorrem por meio da evolução da língua ao longo do tempo. Em uma continuidade histórica, algumas palavras deixam de ser utilizadas, tornando-se arcaicas, enquanto outras palavras novas surgem. (AMORIM, 2017), como exemplo a palavra “vossa Mercê” que com o passar do tempo tornou-se “Vós me cê” em seguida “Você” e atualmente no contexto informal usamos frequentemente a forma abreviada “vc”. Este exemplo mostra que o tempo é capaz de modificar as palavras, porém a norma culta padrão existe, justamente para padronizar a língua portuguesa e evitar o uso do “vc” em títulos formais.
As variações linguísticas podem ser regionais, sociais, formais e informais. Porém nas revisões literárias o preconceito é mais enraizado nas variações regionais/sociais, e é ainda mais incisivo entre classe social baixa, e até mesmo entre pessoas que vivem na periferia. (AMORIM, 2017 apud BAGNO, 2008) corrobora que, a Sociolinguística investiga os processos de variação e mudança da língua, considerando que existe uma forte relação entre a forma como as pessoas falam e os fatores sociais, como a origem geográfica do falante, o grupo social ao qual pertence ou a idade. Contudo, apesar das diferenciações linguísticas a comunicação é estabelecida entre ambos quando existe um dialogo em que os envolvidos sejam capazes de compreender o que está sendo dito. Logo, nem sempre a linguagem formal deve ser aplicada, em alguns casos como em uma conversa entre amigos e familiares cabe o uso da linguagem coloquial.
Peguemos o exemplo apontado por (TERRA, 2008 p.96 apud AMORIM, 2017) para explicar o conceito de erro em relação à comunicação: “qual seria a roupa ‘certa’: paletó e gravata ou camiseta, sandália e bermudas? Evidentemente, a resposta só pode ser: depende”. Ou seja, você escolhe sua vestimenta de acordo com a ocasião. Quanto mais formal a situação for, mais formal sua vestimenta será. Portanto, não existe roupa certa ou errada, existe apenas uma roupa adequada ou inadequada. 
O mesmo vale para a linguagem/comunicação, em uma conversa entre amigos e familiares não se faz necessário o uso da norma culta padrão, mas sim a linguagem coloquial, ou seja, não existe certo ou errado, mas sim, o que é adequado para cada situação. Portanto, a comunicação nem sempre precisa ser precisamente gramatical, irá depender do contexto e da situação, e em alguns casos podemos sim, abrir mão de regras e normas da língua portuguesa para estabelecer uma comunicação mais dinâmica e descontraída.
REFERÊNCIAS
SIGNIFICADOS. Significado de cultura: O que é cultura? Disponível em: <https://www.significados.com.br/cultura/>. Acesso em: 20 mai. 2018.
UNIFACS-BLACKBOARD. Comunicação capítulo 1 - preconceito linguístico e gêneros textuais: entraves ou desimpedimentos na comunicação? Disponível em: <https://unifacs.blackboard.com/bbcswebdav/institution/laureate/conteudos/comunicacao/ebook_html/unidade_1/index.html>. Acesso em: 20 mai. 2018.

Continue navegando