Buscar

Av1 - Educação de Jovens e Adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Educação de Jovens e Adultos
1)Historicamente, as campanhas de alfabetização promovidas pelo governo federal surgiram no Brasil com propostas de redução dos elevados índices de analfabetismo que passaram a incomodar os diferentes níveis de governos, desde os anos 30, quando tiveram início os acelerados processos de industrialização e urbanização do país. (OLIVEIRA; SOUZA, 2012, p. 1).
OLIVEIRA, Letícia Borges de; SOUZA, Sauloéber Tarsio de. História das Campanhas de Alfabetização de adultos: Iniciativas para os moradores do Campo. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas – "História, Sociedade e Educação no Brasil. João Pessoa, 2012.
A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), muito embora tenha sido apresentada pelo governo como verdadeira obra de salvação nacional, no que se refere à alfabetização, não conseguiu apresentar resultados satisfatórios em todo território nacional, afinal existiam localidades isoladas no interior do país. É correto afirmar que a campanha (CEAA), desdobrou-se em duas por volta de 1948, ao criar a Campanha Nacional de Educação Rural; compreendendo:
Alternativas:
a)Ações conjuntas do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura.
b)Oferta de alfabetização apenas aos filhos da elite e de políticos.
c)Material didático pedagógico de fácil compreensão.
d)A educação como um círculo vicioso.
e)A erradicação total do analfabetismo no Brasil.
2)"Pela mediação dialógica que acontece nas interações em sala de aula, os sujeitos da aprendizagem produzem estratégias intelectuais que vão lhes permitir produzir ou apropriar-se de conhecimentos. Esse movimento dialógico potencializa a mediação de si mesmo (internalização), permitindo que o sujeito liberte-se da sua consciência ingênua e chegue a patamares de significação que a simples exposição a estímulos ou experiências físicas e cognitivas com os objetos de conhecimento não lhe proporcionaria". (SANCEVERINO, 2016, p. 460).
SANCEVERINO, Adriana R. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, abr.-jun. 2016.
Leia as afirmações relacionadas às reflexões de Paulo Freire na EJA e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Freire pensava um processo educativo caracterizado pelo diálogo para impulsionar a classe oprimida a compreender criticamente sua realidade.
b)Freire admitia a transferência do conhecimento neutro e mistificador em prol das classes que possuem a ciência e a tecnologia como referência.
c)Freire evitava qualquer tipo de consciência crítica, por julgar que assim, os indivíduos passariam a brigar em diferentes situações da sociedade.
d)Para Freire o processo de conscientização, impõe que o sujeito assuma uma posição de conformação diante da opressão.
e)Para Freire o professor é um ser superior ao aluno, por isso embora defenda o diálogo, cabe ao aluno obedecer, sem questionar o professor.
3)"Em um primeiro momento, antes da Segunda Guerra Mundial, as campanhas nacionais entendiam o analfabetismo como uma mazela social, em que as forc¸as armadas te^m a incumbe^ncia de "acabar" com um inimigo premente". (BORGES, 2009, p. 140).
BORGES, Luís Paulo Cruz. Reflexões necessárias sobre a educação de jovens e adultos: perspectivas, desafios e possibilidades. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, pp. 137-155, Março-Setembro, 2009.
É importante compreender a trajetória histórica da EJA, após a Segunda Guerra Mundial. A ONU, com objetivo de valorizar a paz mundial, procurava chamar a atenção de diferentes países, para a necessidade de integração dos povos. Nesse período, no Brasil, aflora a preocupação com o aumento das bases eleitorais de sustentação do governo, por meio do voto. Historicamente, nesse período, o analfabetismo, era visto pela sociedade como:
I) "flagelo" ou "vergonha" nacional.
II) causa da situação econômica, social e cultural do Brasil. (seria de dificuldade econômica?)
III) situação que favorecia a incapacidade dos sujeitos para cuidar de sua saúde.
IV) algo que colocava o país em situação de inferioridade cultural.
V) vigorosa ação renovadora da sociedade ao promover valores cívicos.
Na sequência, assinale a opção que apresenta apenas as alternativas corretas:
Alternativas:
a)II – IV.
b)II – III – V.
c)I – II – III – V.
d)I – III – IV
e)I – II – III – IV.
4)No Brasil, a primeira iniciativa pu´blica, visando especificamente o atendimento do segmento de adolescentes e adultos, ocorreu em 1947 com o lanc¸amento da Primeira Campanha Nacional de Educac¸a~o de Adolescentes e Adultos (CEAA), iniciativa do Ministe´rio da Educac¸a~o e Sau´de e coordenada por Lourenc¸o Filho. (ALMEIDA, 2015, p. 1286).
ALMEIDA, Adriana de. A educação de jovens e adultos: aspectos teóricos e sociais. Educere – XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015.
Historicamente, houve um período em que a educação de adultos passa a ser enaltecida com o propósito de se combater o analfabetismo. Seguindo essa perspectiva, realize a leitura das afirmativas indicadas abaixo, considerando (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as afirmativas Falsas:
I)( ) Durante a década de 1920, após o término da Primeira Guerra Mundial, surgiu um grande interesse político, pela educação elementar.
II)() A alfabetização de adultos, ao longo da história, atingiu melhor desenvolvimento nas grandes capitais, alfabetizando toda população urbana.
III)() A EJA, conseguiu se reestruturar após 1920, alcançando êxito na sua principal meta: erradicar o analfabetismo no Brasil.
IV)() A EJA apresenta dificuldade para erradicar o analfabetismo no país, porque os professores se recusam a desenvolver o trabalho.
Na sequência indique a alternativa correta:
Alternativas:
a)V, V, F, F.
b)V, F, V, F.
c)V, F, F, F.
d)F, V, V, F.
e)F, V, F, V.
5) Paulo Freire, em seus escritos, no que se refere a alfabetização de jovens e adultos, argumenta que para se buscar a essência das coisas, ou seja, uma melhor compreensão sobre determinado fenômeno histórico, cultural, etc., tanto o educador quanto o aluno deve procurar maneiras de libertar-se da consciência ingênua. (BORGES, 2008)
BORGES, Luís P. C. Reflexões necessárias sobre educação de jovens e adultos: Perspectivas, desafios e possibilidades. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, p. 137-155. Março-Setembro/2008.
Para atuar na EJA é importante conhecer o caminho percorrido historicamente, por essa modalidade de ensino. Isso favorece consideravelmente, a compreensão sobre as experiências vividas e os desafios enfrentados. Seguindo essa perspectiva realize a leitura das afirmações relacionadas ao histórico da EJA e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Até por volta de 1980, os formuladores de políticas ligadas à educação, planejaram a alfabetização de Adultos, com objetivo de instrumentalizar a população a partir dos rudimentos da leitura e da escrita.
b)As campanhas CEAA, CNER e CNEA foram criadas em 1963 e perduram até os dias atuais.
c)As campanhas CEAA, CNER e CNEA foram criadas em 1983 e perduram até os dias atuais.
d)Paulo Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servindo para alcançar a politização e criticidade.
e)A Fundação Educar foi criada em 1990 com o objetivo de proporcionar diferentes experiências vinculadas à Educação de Jovens e Adultos.

Continue navegando