A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol 2 Introdução à Teoria Geral da Administração

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas podemos definir que um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados. Porém, é necessário estabelecer uma profunda relação entre liderança e os conceitos básicos das teorias da motivação.
Qual é a relação que deve ocorrer entre eles?
Nota: 20.0
	
	A
	A expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
Você acertou!
A pessoa é motivada essencialmente pela necessidade de estar junto, de ser reconhecida, de receber adequada comunicação (Elton Mayo in CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
	
	B
	Objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho. Os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo.
	
	C
	Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.
	
	D
	Todos os indivíduos possuem elevadas necessidades de poder, e a busca por atender a essas necessidades direciona os seus esforços individuais.
	
	E
	Os indivíduos não possuem elevadas necessidades de poder.
Questão 2/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Vimos nas aulas e no livro base que para o gestor tomar decisões é necessário que faça um levantamento de todos os dados relativos à empresa e aos problemas organizacionais, para que assim possa tomar as devidas providências e verificar a melhor opção na tomada de decisão.
Qual a ferramenta principal que os gestores deverão utilizar para que as decisões propostas sejam viáveis às realidades vividas pela empresa?
Nota: 20.0
	
	A
	Reengenharia;
	
	B
	Downsizing;
	
	C
	Visão Sistêmica;
	
	D
	Diagnóstico.
Você acertou!
Diagnóstico organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos (CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
	
	E
	Controle
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, no estudo da fadiga.
Essa ênfase no processo é de:
Nota: 20.0
	
	A
	Gantt.
	
	B
	Fayol.
	
	C
	Taylor.
	
	D
	Frank e Lilian Gilbreth
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois o casal Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa (a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade;  no caso da alternativa (b) Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; no caso da alternativa (c)  a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor ; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
	
	E
	Musnsterberg.
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Os estudo de Taylor sobre o desempenho dos funcionários, remuneração e mesmo falhas administrativas, permitiram o início do Movimento da Administração Científica. A palavra científica vem de ciência, ou seja, houve um interesse científico sobre o assunto. Da mesma forma, foram divididios esse movimento em três momentos na administração científica.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase III:
 
I – Remuneração por dia ou peça produzida.
II – Conveniência de uma área de planejamento.
III – Padronização de ferramentas e instrumentos.
IV – Remuneração de piece-rate system (um sistema de pagamento por peça).
 
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	IV, apenas
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apenas as afirmações II e III fazem parte da fase III, as demais pertencem à fase I.
	
	E
	III e IV apenas.
Nota: 20.0	
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
A Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, foi proposta pelo engenheiro Frederick W. Taylor, em 1903, nos Estados Unidos. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas e objetiva o aumento da eficiência em nível operacional.
De acordo com esta teoria, podemos afirmar que:
I - Taylor acredita que o lucro e a ascensão industrial poderiam ser obtidos a partir da eficiência e eficácia dos funcionários.
II - A Teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo, dando ênfase na tarefa.
III. Percebeu, por meio do estudo dos tempos e movimentos, que a organização abrigava um exército industrial qualificado, que acarretava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem cada vez mais, mais operários.
IV - Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo e com qualidade.
V - Também acreditava que o trabalhador devia apenas aprender a executar uma função, não podia perder tempo analisando o trabalho.
Após ler os itens acima, marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III
	
	B
	I, III, IV, V
	
	C
	I, II, IV, V
Você acertou!
a asserção III está errada. A organização deveria abrigar pessoas qualificadas acarretando alta produtividade e não seria necessário contratar mais operários (CHIAVENATO, Introdução a TGA, 2013)
 
	
	D
	I, IV, V
	
	E
	I, II, III, IV e V

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.