Buscar

Apol nota 80 - atelier de artes visuais escultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA 80 PROTOCOLO: 201903271501574267DF06 acho que a errada é a 3 ou 4
Questão 1/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere a citação a seguir: 
“Para a pesquisadora de arte Maria Alice Milliet, Lygia Clark é [...] quem melhor compreende as relações espaciais do plano. A radicalidade com que explora as potencialidades expressivas dos planos, leva-a a desdobrá-los, como nos Casulos (1959), que são compostos de placas de metal fixas na parede, dobradas de maneira a criar um espaço interno”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1694/lygia-clark Acesso em 21 de jan. 2017 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, Lygia Clark foi integrante de que grupo artístico e, mais tarde, que movimento artístico ela ajudou a fundar?
	
	A
	Grupo Zero – Movimento Concretista.
	
	B
	Grupo Ruptura – Movimento Futurista.
	
	C
	Grupo Fluxos – Movimento Cubista.
	
	D
	Grupo Concretista Frente – Movimento Neoconcreto. P. 204
	
	E
	Grupo Noigandres – Movimento Dadaísta.
Questão 2/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere a citação a seguir: 
“O caráter vazio dessas obras [minimalistas] poderia ser expresso dizendo-se que elas possuem um conteúdo artístico mínimo: na medida em que elas ou são, num grau extremo, indiferenciadas nelas mesmas e, portanto, possuem muito pouco conteúdo de qualquer espécie, ou porque a diferenciação que chegam a exibir, a qual pode ser bastante considerável em certos casos, não vem do artista, mas de uma fonte não-artística, como a natureza ou a fábrica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: M. Fontes, 2001. p. 45-46. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre o minimalismo, leia as alternativas seguintes e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( v) Após o auge do expressionismo abstrato e, contrapondo-se a esse movimento, surgiu o movimento minimalista, em Nova York, no final da década de 1950. P. 182
(f ) O minimalismo firmou-se em um momento de grande efervescência cultural do início do século XX mantendo o eixo artístico mundial na Europa.
(v ) O minimalismo se desenvolveu no auge da industrialização, iniciada na revolução industrial, e das crescentes inovações tecnológicas. Nesse momento de consumismo em alta, também surgiram grandes variedades de materiais e matérias-primas disponíveis a serem exploradas pelos artistas. P. 182
( v) O minimalismo enfatiza o uso de formas simples, elementares, em geral, de corte geométrico, evitando formas e recursos ilusionistas e metafóricos como reação ao fenômeno emocional do expressionismo abstrato.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
	
	A
	V - F - V - F
	
	B
	V - V - F - F
	
	C
	F - V - F - V
	
	D
	V - F - V - V
	
	E
	V - V - V - F
Questão 3/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Leia trecho a seguir: 
“O Aleijadinho, à maneira dos antigos descobridores do mistério do pôr e do tirar numa matéria, criou seu modo: pessoal, emotivo, [...] convincente para o povo ao qual dirigia a mensagem [...], o Anjo, de madeira policromada [...], precisava de uma interpretação não rigidamente canônica e o artista conseguiu modelar uma figura independente do modo próprio dos Apóstolos. É um anjo adulto, com duas asas grandiosas e um traje ricamente ornado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris, 1989. p. 24. 
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir quanto à escultura de Aleijadinho e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - ( v ) Aleijadinho foi marceneiro, entalhador, desenhista e escultor. Em suas obras, usou principalmente a madeira e a pedra sabão.
II - ( f ) O escultor dedicou 10 anos à produção de 66 estátuas de madeira de cedro que representam a Via Sacra, chamada de “Passos da Paixão”, e à criação de 12 Profetas feitos de pedra sabão, que formam o maior conjunto de sua obra.
III - ( v) Aleijadinho se chamava Antônio Francisco Lisboa e desenvolveu um estilo próprio dentro da escultura barroca, fazendo uma interpretação menos rígida em relação aos cânones.
IV - ( f ) Em Congonhas do Campo, Minas Gerais, Aleijadinho esculpiu um conjunto, a céu aberto, numa praça, as esculturas em mármore dos 12 profetas, cada um numa posição diferente e com gestos que se coordenam, sugerindo que as figuras estão em movimento. P. 156
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V - F - V – F p. 156
	
	B
	V - V - F - F
	
	C
	F - V - F - V
	
	D
	V - V - V - F
	
	E
	F - F - F - V.
Questão 4/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“As matérias plásticas, derivadas do carvão e do petróleo, foram descobertas no início do século graças aos progressos na área da química. Logo em seguida começaram a ser utilizadas pelos escultores. Existem vários tipos de plástico: a fibra de vidro, um material bem resistente; o PVC, mais maleável. O poliestireno, muito leve, pode ser cortado com serra. O PVC, por sua vez, pode ser trabalhado em máquina de costura. As resinas sintéticas são leves, extremamente maleáveis. Podem ser transparentes ou coloridas. Tiveram seu período áureo na década de 1970”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHAND, Pierre. O Trabalho dos Escultores. São Paulo: Melhoramentos, 1995. p. 38. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre o Construtivismo, enumere, em ordem sequencial, os elementos abaixo às afirmativas que se seguem e se relacionam a cada um deles:
1. Características do material
2. Aspecto histórico
3. Artista construtivista
4. Aspecto formal
(  2 ) No primeiros trinta anos do século XX, os artistas construtivistas procuravam novos caminhos e encontraram os plásticos: celulose; a baquelita (1920); o polietileno (1933); e o perspex (1933) ou plexiglas.
( 4  ) Com estes materiais plásticos foi possível criar formas leves, idealizadas para mostrar forças estáticas e ritmos provocativos que constituíam a rejeição de volumes sólidos e pesados da escultura tradicional. O plástico se converteu, portanto, em um meio de investigação artística muito frequente. Os usos do calor e da pressão possibilitaram a criação de novas formas e a parte eletrônica contribuiu para controlar a luz.
( 1  ) Esses materiais (plásticos) podiam ser transparentes, o que possibilitava o emprego da luz, natural ou artificial, como um elemento a mais na peça escultórica.
( 3  ) Os materiais plásticos foram os materiais mais empregados por Naum Gabo (1890-1977) nas décadas de 1930 e 1940. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3 p. 110
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	4 – 1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Questão 5/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Leia o seguinte trecho: 
“O Concretismo do Rio de Janeiro, posteriormente transformado em Neoconcretismo [...], abrigou não só as experiências escultóricas evidentes de Amílcar de Castro e Franz Weismann como aquelas originadas da ruptura com o plano pictórico efetuada por Hélio Oiticica (Bilaterais, Relevos Espaciais, Parangolés e Bólides), Lygia Clark (Casulos, Bichos, Trepantes, Obras Moles), Lygia Pape (Livros do Tempo e da Criação) e Willys de Castro (Objetos Ativos)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: ItaúCultural; Cosac & Naify, 1999. p. 54. 
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre leia as seguintes alternativas relativas à escultura concreta:
I. O concretismo brasileiro produziu suas primeiras manifestações no início do século XX, principalmente por meio das obras de Abraham Palatnik (1928), artista pioneiro também na arte cinética no país, e de Alfredo Volpi (1896-1988). ( falsa)
II. Podemos citar Abraham Palatnik (1928), Amílcar de Castro (1920-2002) e Lygia Clark (1920-1988) como representantes do concretismo no Brasil. (verdadeira)
III. Em 1951, Palatnik construiu um objeto concreto, o seu primeiro Aparelho cinecromático, exposto na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. (verdadeira)
IV. O movimento neoconcretista surgiu contrapondo-se aos excessos do rigor formal do concretismo. (verdadeira)
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	I, III e IV.
	
	E
	II, III e IV. P. 112

Continue navegando