Buscar

Prova Av1 LÍNGUA PORTUGUESA (CEL0014)

Prévia do material em texto

1.
		A língua escrita merece cuidado por parte de quem escreve, principalmente em ambiente de maior formalidade. Há situações em que falamos de modo mais espontâneo, mas situações formais, tanto na fala quanto na escrita, exigem o uso formal da língua. A linguagem informal se caracteriza por expressões que contrariam as normas gramaticais, embora sejam bastante comuns no uso coloquial e, até mesmo, em textos publicitários e jornalísticos. 
Qual das alternativa a seguir se apresenta com linguagem FORMAL?
 (Ref.: 201604090076)
		1 ponto
	
	
	
	
	Há três meses estamos no Brasil.
	
	
	Não fique dando sopa por aí com esse relógio caro que tu vai ser assaltado.
 
	
	
	Conga tá na moda, tá no pé.
	
	
	Me dá um beijo.
	
	
	Ana trouxe um sanduíche para mim comer.
	
	
		2.
		Advérbios não sofrem flexão de gênero, ou seja, não vão para o feminino. Dizer "A menina está MEIA triste" não é aceitável do ponto de vista da norma padrão. Assim, usamos MEIA quando nos referimos a uma peça de roupa ou quando, com valor de adjetivo, queremos indicar METADE. Considerando as afirmações acima, assinale a opção em que se verifica o uso INAPROPRIADO, em desacordo com a norma padrão, do advérbio MEIO.
 (Ref.: 201604033885)
		1 ponto
	
	
	
	
	A garrafa está meia vazia.
	
	
	A menina está meia eufórica.
	
	
	Todos parecem meio cansados.
	
	
	A meia parece meio suja.
	
	
	O rapaz está meio confuso.
	
	
		3.
		Na aula 2, você estudou que o cujo é um pronome relativo com valor semântico de posse. Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da frase:  o menino, _______ pai é meu amigo, sofreu um grave acidente.  (Ref.: 201604033647)
		1 ponto
	
	
	
	
	a cujo.
	
	
	cujos.
	
	
	cujo.
	
	
	de cujo.
	
	
	a cuja.
	
	
		4.
		Em nossa aula 2, estudamos as frases nominais e as frases verbais. Observe o diálogo a seguir, ocorrido no momento em que um professor faz a chamada durante sua aula: O professor vai chamando os alunos pelo nome para verificar suas presenças e inicia: - Chiquinho? E todos os alunos respondem em uníssono: Ausente! E o professor continua: - Marluce? E os alunos seguem em uma só voz: - Ausente! E isso ocorreu sucessivas vezes até a lista terminar. O professor ficou intrigado e perguntou a um de seus alunos: - Por que vocês estão respondendo em coro que estão ausentes se estão todos aqui? No que prontamente o menino respondeu: - É porque estamos de corpo presente, mas já com a mente loooooonge, pensando no bater do sinal, que irá nos levar às férias! Considerando o texto acima, assinale a opção que contenha um verbo que poderia ter sido usado pelos alunos, caso quisessem transformar suas frases nominais ('ausente!') em frases verbais.  (Ref.: 201604033962)
		1 ponto
	
	
	
	
	FICOU ausente.
	
	
	PERMANECEU ausente.
	
	
	ERA ausente.
	
	
	ESTÁ ausente.
	
	
	FOI ausente.
	
	
		5.
		" Numa língua, existem vários modos de falar, determinados pela localização geográfica do falante, faixa etária, situação, nível de escolaridade, nível social dentre outros fatores. Dentre estes, existe um que se institui como língua-padrão, que corresponde ao modo de falar das pessoas de mais prestígio dentro do grupo social, quando usam a língua em situações formais."   Paula Perin
http://www.infoescola.com/portugues/erros-gramaticais-comuns-na-lingua-portuguesa-parte-i/
 
Identifique em qual das frases abaixo há desvio em relação às normas da língua padrão.
 
 (Ref.: 201604034304)
		1 ponto
	
	
	
	
	Como está Maria? Não vi ela hoje.
	
	
	Faltam cinco dias para a inauguração da nossa loja.
 
	
	
	A mulher do século XXI sabe bem aonde quer chegar.
	
	
	Aonde nós vamos?
	
	
	Sua proposta foi mal recebida.
 
	
	
		6.
		Leia com atenção o texto abaixo.
"Distorção negligenciada" As listas de moléstias ____________ de acordo com a agência que tenta capitanear sua causa. ______ em comum o fato de serem endêmicas em regiões pobres da África, da Ásia e das Américas. Nem sempre fatais, são bastante debilitantes. Estão nesse grupo, por ordem de prevalência, helmintíases, esquistossomose, filariose, tracoma, oncocercose, leishmaniose, doença de Chagas e hanseníase. As três últimas e a esquistossomose são as mais relevantes para o Brasil. Esses distúrbios ______ ser prevenidos e contam com tratamentos efetivos pelo menos para a fase aguda, mas, por razões econômicas e políticas, eles nem sempre chegam a quem precisa. (Adaptado de  http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/03/1425183-distorcao-negligenciada.shtml. Acesso em 25 jul. 2015.)
As lacunas do texto devem ser preenchidas com os verbos VARIAR, TER e PODER, respectivamente. A sequência em que esses verbos são empregados com a concordância em conformidade com a norma culta é:
 (Ref.: 201604097984)
		1 ponto
	
	
	
	
	varia - há - pode
	
	
	variam - há - podem
	
	
	varia - há - podem
	
	
	variam - hão - podem
	
	
	varia - hão - pode
	
	
		7.
		Na aula 4, você estudou que a vírgula deve ser utilizada para separar elementos que fazem parte de uma enumeração. Assinale a alternativa correta em relação a este  emprego da vírgula:
 
 (Ref.: 201604033679)
		1 ponto
	
	
	
	
	Ana, você está me ouvindo ?
	
	
	Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2015.
	
	
	O rapaz foi ao mercado e comprou dois litros de leite, dois pacotes de macarrão, dois quilos de cebola e um pote de sorvete.
	
	
	Mesmo cansada, fiz a janta de Marcelo.
	
	
	O menino, mesmo arrependido, não pediu desculpas.
	
	
		8.
		O uso da vírgula exige especial atenção no texto escrito, já que, na fala, sua utilização não é evidenciada. É preciso cuidado, especialmente quando alteramos a ordem sintática padrão de uma frase. A seguir, apresentamos frases sem vírgulas e, ao lado, as mesmas frases reescritas com vírgulas. Marque a alternativa em que as vírgulas foram utilizadas corretamente.  (Ref.: 201604033932)
		1 ponto
	
	
	
	
	"Ao examinarmos os erros de um homem conhecemos o seu caráter". / "Ao examinarmos os erros, de um homem, conhecemos o seu caráter". (Confúcio)
	
	
	"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância". / "Sábio, é aquele que conhece os limites da própria ignorância". (Sócrates)
	
	
	"A leitura traz ao homem plenitude o discurso segurança e a escrita precisão" / "A leitura, traz ao homem, plenitude, o discurso, segurança e a escrita, precisão". (Francis Bacon)
	
	
	"Isto é um sonho bem sei mas quero continuar a sonhar". / "Isto é um sonho bem sei, mas,quero continuar, a sonhar". (Friedrich Nietzsche)
	
	
	"A vida é a memória do povo a consciência coletiva da continuidade histórica a maneira de pensar e de ouvir". / "A vida é a memória do povo, a consciência coletiva da continuidade histórica, a maneira de pensar e de ouvir". (Milan Kundera)
	
	
		9.
		Algumas palavras e expressões do nosso idioma têm formas assemelhadas que são, muitas vezes, empregadas de modo equivocado. Analise as alternativas seguintes e aponte aquela em que as formas NÃO estão adequadamente utilizadas.
 (Ref.: 201604043554)
		1 ponto
	
	
	
	
	Não há mais esperança de ascender ao pódio. / Não há mais esperança de acender a tocha olímpica.
	
	
	A turma esperou mais do que devia pelo resultado. / A turma esperou, mas não conseguiu saber o resultado.
	
	
	Escapamos de um assalto iminente. / Conhecemos aquela eminente personalidade.
	
	
	Não passava de um mau estar. / Não passava de um mal caráter.
	
	
	Ele não estava mais a fim de ouvir os desaforos. / Ele desenvolveu uma teoria afim.
	
	
		10.Existem vários formas de usar por que na Língua Portuguesa (por que, por quê, porque, porquê).
Em qual das alternativas que se seguem, a forma NÃO corresponde ao uso adequado?
 (Ref.: 201604043546)
		1 ponto
	
	
	
	
	O contrato não foi assinado. O seu advogado sabe por quê?
	
	
	Porque não houve o entendimento necessário à elaboração do contrato?
	
	
	Ficamos sem saber porque a ciclovia foi interditada.
	
	
	Interditaram a ciclovia por que nos dirigimos ao trabalho todos os dias.
	
	
	Continuamos sem saber o porquê da interdição da ciclovia.

Continue navegando