Buscar

PASSEI DIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O período inicial da Revolução Científica Moderna foi traumático e exigiu um certo tempo para que o pensamento científico se desvinculasse do pensamento teológico escolástico. Os casos de Copérnico, Galileu e Giordano Bruno são exemplos característicos desta época. Mais tarde, entretanto, principalmente depois de Descartes, a ciência moderna começou a firmar sua autonomia, reivindicando a tarefa de:
		
	
	
	 
	Redefinir o cosmos (universo) a partir de uma metodologia própria, inteiramente assentada na lógica racional.
	O conhecimento _______ é espontâneo, não passa por critério de análise critica, se faz na prática cotidiana e muitas vezes se expressa através de ditos populares, como, por exemplo: "Filho de peixe, peixinho é"; "Pau que nasce torto morre torto".
		
	 
	Do senso comum
	
	O período da Revolução Científica (séc. XVI), também conhecido como Revolução Copernicana, se deu a partir da defesa de Nicolau Copérnico em sua obra: "Sobre a revolução dos orbes celestes" (1543), em que refutou o modelo de cosmo elaborado por Claudio Ptolomeu (Modelo Geocêntrico - que se baseou na obra: "Tratado do céu" de Aristóteles), que compreendia que a Terra se encontrava imóvel no centro do Universo. Baseando-se em cálculos matemáticos, Copérnico criou o Modelo Heliocêntrico, defendendo ser o Sol o centro do Universo e a Terra apenas um astro girando ao seu redor. O parágrafo acima está se referindo ao conhecimento:
	
	
	
	 
	Científico
	
	Segundo Marcondes (2010) o conhecimento _______ oferece explicações sobre os fenômenos naturais e sobre a criação do mundo e dos seres vivos, recorrendo ao sobrenatural, a magia e a fé.
		
	 
	Mítico
	
	É um tipo de conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e o pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade. Este enunciado refere-se a qual conhecimento?
	
	
	
	 
	conhecimento artístico
	
	"A imaginação, ao tornar o mundo presente em imagens, nos faz pensar. Saltamos dessas imagens para outras semelhantes, fazendo uma síntese criativa. O mundo imaginário, assim criado, não é irreal. É antes, pré-real, isto é, antecede o real porque aponta suas possibilidades em vez de fixá-lo numa forma cristalizada. Por isso, a imaginação alarga o campo do real percebido, preenchendo-o de outros sentidos" (ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. Moderna, 2006. pp. 19-20). O parágrafo acima está se referindo ao conhecimento:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Artístico
	
	A literatura aponta a insuficiência das diferentes ciências da educação na análise do fenômeno educativo como argumento em defesa do estatuto de cientificidade da Pedagogia como ciência da educação. As ciências da educação não conseguem construir uma interpretação conseqüente e suficiente para os fenômenos educacionais. Essas ciências são criticadas porque:
I) restringem-se à dimensão descritivo-explicativa dos fenômenos educacionais
II) desconsideram o fenômeno educativo como problema inicial de investigação
Assinale a opção correta:
		
	
	
	 
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	A Pedagogia enquanto ciência da Educação deve ter com as demais ciências da Educação uma relação de intercâmbio, evitando que "o estudo dos fenômenos educativos fique condenado a permanecer como um receptor passivo dos discursos alheios" (Dias de Carvalho, 1986, p.96). Isso significa que a Pedagogia deve:
I) constituir-se como um campo científico próprio, buscando um diálogo com as demais ciências da educação.
III) ter estatuto próprio e desenvolver com as demais ciências da educação uma relação interdisciplinar
Assinale a opção correta:
		
	
	
	 
	apenas as alternativas I e III são verdadeiras
	
	O objeto de investigação da Pedagogia é:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a educação enquanto prática social
	
	A produção de idéias e saberes científicos ...são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, [...] o conhecimento não é fruto da atividade isolada do ser humano, ao contrário, tem um caráter coletivo, mesmo quando formulado ou difundido por um único homem. O homem vive em sociedade e é a partir desta vida que as idéias são criadas. A transmissão destas idéias, oralmente ou por escrito, permite acumular conhecimentos. (SAVIOLI et al., 1986, p.2). Assim a produção de idéias tem um caráter eminentemente:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	social
	
	Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar
		
	 
	a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
	
	Selma Garrido Pimenta mostra a necessidade de definir uma ciência da Educação com estatuto científico próprio. Trata-se de um saber específico que, segundo a autora, não deve ser confundido com o conhecimento sobre a educação elaborado a partir das contribuições das demais ciências humanas e sociais. Essa ciência da Educação é denominada de:
		
	 
	Pedagogia
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O Curso de Pedagogia da UNESA compreende que é fundamental a formação do professor-pequisador no mundo contemporâneo. Para tanto, defende, como um de seus princípios, o desenvolvimento da análise e/ou reflexão crítica dos conteúdos, ou seja, o conhecimento é problematizado a partir do contexto histórico e social em que foi produzido. Desta forma, podemos compreender que tal perspectiva é fundamental para:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O desenvolvimento do espírito de problematização e investigação da realidade educacional, portanto, do fenômeno educativo como um fenômeno humano.
	
	Podemos compreendê-lo como um ato vital para garantir a sobrevivência humana. Em outras palavras, é um ato intencional do homem num movimento de retorno à natureza para produzir sua existência. Decorre de uma relação dialética (conflituosa) entre o homem e a natureza, ou seja, o homem como produto da natureza retorna à mesma para produzir as condições materiais de sua existência. Nesse processo, antecipa a sua ação em sua mente e, com isso, produz os sentidos e os significados sobre a natureza, o homem e de como este se relaciona com ela, consigo e com os outros seres humanos. Em outras palavras, produzimos sentidos e significados. Portanto, produzimos conhecimento e formamos a nossa consciência. O conceito escrito no parágrafo acima está de acordo com qual definição:
		
	
	Organização
	
	Sistema
	 
	Trabalho
	
	ENADE 2005- A pergunta e o perguntar têm um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a pesquisa, namedida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Considerandoesse referencial, qual das conclusões é correta?
		
	
	
	
	
	 
	As perguntas são o cerne da pesquisa.
	
	O educador brasileiro __________ em sua obra "A importância do ato de ler" faz uma análise profunda sobre a coerência entre a prática e o discurso. Tal análise aponta para a compreensão de que é possível o exercício de uma prática pedagógica baseada numa perspectiva libertadora da educação, ou seja, de uma prática que supera a opressão e a dominação da prática tradicional, autoritáriae bancária que predominou no modelo de escola da sociedade moderna.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Paulo Freire
	
	Os alunos do EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam- familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam
		
	 
	integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento
	
	O termo ________ se refere à atividade do ensino, principalmente do ensino superior de base científica.
	
	
	
	 
	Acadêmico
	
	
	
	
	
	
	
	Por se tratar de um trabalho acadêmico, portanto de caráter científico ou filosófico, deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do autor, título do trabalho, local (cidade) da instituição e ano de entrega do trabalho. Usa-se fonte Times New Roman ou Arial (tamanho 14) e em caixa alta. É um elemento obrigatório em um texto acadêmico. O parágrafo acima se refere a (ao):
		
	 
	Capa
	
	Verifique a referência e depois identifique de que fonte foi extraída: SILVA, Deonísio. Até o mais amargo fim. Disponível em: http://www.deonisio.com. Acesso em: 12 dez. 2007.
		
	 
	Texto da internet
	
	Evidencia cada uma das partes do trabalho: Capítulo, título, subtítulo, considerações finais, referências e anexos. Esse elemento não é obrigatório, mas deve ser colocado quando necessário, pois ressalta que determinadas questões foram desenvolvidas. O parágrafo acima se refere a (ao):
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Sumário
	
	É uma citação que se relaciona com o tema do trabalho, ou seja, é um primeiro convite à reflexão sobre a temática que será apresentada. Situa-se geralmente no canto inferior da página e consiste em uma frase de caráter reflexivo. Além disso, deve-se citar o último nome do autor da frase, o ano da publicação e a página da citação. O parágrafo acima se refere a (ao):
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Epígrafe
	
	Contém as mesmas informações da capa, mas com fonte menor, ou seja, de 12 cm. Além disso, contém um texto sintético no canto inferior direito sobre o tipo do trabalho a ser desenvolvido, instituição, objetivo do trabalho e nome do orientador. É um elemento obrigatório em um texto acadêmico. O parágrafo acima se refere a (ao):
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Folha de rosto
	
	Verifique a referência e depois identifique de que fonte foi extraída: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
	
	
	
	 
	Livro

Continue navegando