Questionário Unidade II
6 pág.

Questionário Unidade II


DisciplinaRed23 materiais64 seguidores
Pré-visualização2 páginas
RESPONSABILIDADE SOCIAL QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	É cada vez mais comum que processos de tomada de decisão de funding (financiamento) de parte das instituições financeiras adotem critérios ligados à questão ambiental e social. Ashley (2002) pontua que operações e procedimentos de organizações do setor financeiro têm capacidade de impactar, positiva ou adversamente, o contexto socioambiental. Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa.
I. Em 2002 diversas instituições financeiras fizeram um acordo para um tratamento adequado de questões socioambientais. Tratam-se dos princípios da Suíça.
II. No Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para obter financiamento, as organizações precisam apresentar estudos de impactos ambientais para seus projetos e devem obrigatoriamente comprovar que atendem a legislação ambiental e de segurança e saúde do trabalhador.
III. O setor de seguros considera empresas socialmente responsáveis como excelentes clientes, uma vez que há baixo risco em acidentes de trabalho, escândalos ambientais etc.
d. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	A disciplina discutiu o panorama histórico das ONGs no Brasil. Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa. 
I. O início do atualmente denominado Terceiro Setor remonta ao século XVI. 
II. No início do Brasil Colônia, a população em geral não tinha praticamente nenhuma assistência governamental. 
III. Até o final do século XIX, mais organizações filantrópicas foram surgindo.
e. Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Justificativa: em termos brasileiros, o início do atualmente denominado Terceiro Setor remonta ao século XVI pela filantropia e pela caridade religiosa na forma das Santas Casas de Misericórdia. No início do Brasil Colônia, a população em geral não tinha praticamente nenhuma assistência governamental, e a Santa Casa cobria essa lacuna. Até o final do século XIX, mais organizações filantrópicas foram surgindo, como educandários, asilos e hospitais, sendo a grande maioria ligada à Igreja Católica e algumas ligadas a ricos filantropos, sempre com foco assistencialista.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	Barbieri (2004) desenvolveu três abordagens para a Gestão Ambiental: controle da poluição, prevenção da poluição e incorporação dessas questões à estratégia da empresa. Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa. 
I. Essas três abordagens sugerem uma progressão, partindo do controle da poluição, passando pela prevenção da poluição e finalmente incorporando a Gestão Ambiental à estratégia organizacional. 
II. A preocupação básica da abordagem da prevenção da poluição é cumprir a legislação e responder a pressões externas. 
III. A percepção de gestores e acionistas da abordagem incorporação das questões à estratégia da empresa é de redução de custo e aumento de toda a produtividade.
a. Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: A 
Justificativa: Borges e Tachibana (2007) comentam três abordagens para a Gestão Ambiental de Barbieri (2004): controle da poluição, prevenção da poluição e incorporação dessas questões à estratégia da empresa. Essas três abordagens sugerem uma progressão, partindo do controle da poluição, passando pela prevenção da poluição e, finalmente, incorporando a Gestão Ambiental na estratégia organizacional. O quadro gestão ambiental responsável: abordagens de Barbieri mostra que a preocupação básica da abordagem prevenção da poluição é usar insumos de modo eficiente e que a percepção de gestores e acionistas da abordagem incorporação das questões à estratégia da empresa é de vantagens competitivas.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	Há diversas definições e abordagens sobre o Terceiro Setor. Todas as definições abordam a distinção entre privado e público. Nesse tema, Fernandes (1994) contribui com uma discussão acerca dessa distinção com o quadro \u2013 diferenciação público x privado. Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa. 
I. Agentes privados com fins privados são o Terceiro Setor. 
II. Agentes públicos com fins públicos são o Estado. 
III. Agentes públicos com fins privados resultam em corrupção.
d. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	Quando a cadeia produtiva de uma empresa conta com fornecedores não comprometidos com a sustentabilidade ambiental e social, essa empresa na prática está sendo conivente com um modelo arcaico de fazer negócios, segundo Souza (2006). Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa. 
I. A cadeia produtiva é composta somente pelos fornecedores dos fornecedores da empresa. 
II. Portanto, para não ser conivente com um modelo arcaico de fazer negócios é preciso que fornecedores e empresa estejam alinhados nas ações de RSE, o que inclui também fornecedores dos fornecedores. 
III. Uma boa prática é deixar de fazer negócios com fornecedores sem RSE sem nenhum esforço de adaptação ao modelo.
b. Somente a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Justificativa: cadeia produtiva é o conjunto de organizações que interage ao longo de um processo produtivo, transformando insumos em novos insumos até a transformação em produto que segue ao cliente final, o que inclui fornecedores, fornecedores dos fornecedores e assim por diante. O relacionamento com fornecedores demanda transparência. Ambos, fornecedor e empresa, devem estar alinhados nas ações de RSE. Souza (2006) pondera que não se trata de simplesmente deixar de fazer negócios com fornecedores sem RSE, e sim de incentivar e auxiliá-los a se adequar e assumir políticas alinhadas com os conceitos de sustentabilidade.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	Schneider e Luce (2014) resgatam a origem do marketing social na década de 1950 em função da discussão da força do rádio e da TV para propagar campanhas de objetivos sociais. Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa. 
I. O questionamento era: dá para vender fraternidade da mesma forma que se vende sabonete? 
II. A primeira definição clara para marketing social veio de Kotler e Zaltman (1971), quando se amplia o conceito de troca/transação, além das transações monetárias. 
III. RSE é utilizada por organizações com fins lucrativos e marketing social é utilizado por organizações sem fins lucrativos.
e. Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Justificativa: Schneider e Luce (2014) resgatam o histórico do conceito de marketing social compilando trabalhos de Wiebe, Arnold, Fischer, Kotler e Levy, entre outros. A origem na década de 1950, nos EUA, ocorreu em função da discussão da força do rádio e da TV para propagar campanhas de objetivos sociais. O questionamento era: dá para vender fraternidade da mesma forma que se vende sabonete? A diferença entre RSE e marketing social é simples: RSE é utilizada por organizações com fins lucrativos e marketing social é utilizado por organizações sem fins lucrativos.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	Schvarstein (2003) afirma que o papel fundamental do governo é promover o bem-estar social. As áreas em que o Estado é deficiente são, portanto, terreno fértil para a ação social empresarial. A ação conjunta governo/empresas ganha eficiência em função de multiplicar o efeito dos esforços e há boas práticas observadas em países desenvolvidos. Sobre o tema, leia as afirmativas e identifique a resposta certa. 
I. Uma boa prática é o financiamento de desenvolvimento tecnológico voltado à energia limpa, mobilidade, controle de resíduos e outros temas correlatos.