Buscar

relatorio final estagio vanessa

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
VANESSA CHAPUIS DA COSTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Ibirubá2018
VANESSA CHAPUIS DA COSTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Angelita Martins Guedes
 Tutor de Sala: Simone Walbrink Fruhling
Ibirubá 2018
SUMÁRIO
. 3
INTRODUÇÃO
 O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o aluno estagiário em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995).
Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática. 
 O presente relatório refere-se ao estágio realizado na EMEI Pequeno Polegar situada na cidade de XV de Novembro RIO Grande do Sul, o estágio foi realizado no período de 03 de setembro à 20 de setembro de 2018, contendo atividades de observações em três turmas sendo elas maternal B, Pré A e Pré B, podendo assim o aluno estagiário escolher qual turma realizar as regências, também contem planos de aulas para regências e diário de regências, e um texto de fundamentação teórico no qual baseou-se para a realização dos planos.
Este relatório constará as regências administradas na turma do Pré B da EMEI já citada, onde a aluna estagiária teve como objetivo trabalhar a semana farroupilha oferecendo aos educandos a oportunidade do conhecimento e desenvolvimento da imaginação com atividades criativas e envolventes.
 Os planos foram devidamente elaborado para que as crianças tenham curiosidade e desenvolva um pensamento critico para a cultura gaúcha buscando o interesse do alunos para com suas tradições fazendo com que os alunos interagem com os colegas e com a professora, para que despertem neles a vontade do saber mais.
 4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Estágio Obrigatório na Educação Infantil foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar, situada na Rua Alberto Schmidt de esquina com a Rua José Ritter, na cidade de XV de Novembro RS, na turma do Pré B tendo como titular a professora Dagemar Sauer, com 14 alunos sendo 5 meninos e 9 meninas .
 Em minhas observações pude notar que a escola é grande e muito bem organizada, tendo na sua estrutura física um bloco administrativo, um bloco de serviços, dois blocos pedagógicos e áreas para recreação e multiuso, totalizando uma área de aproximadamente 1.118,46m². A escola oferece turno integral das 7h 30 min às 18horas, sendo que o turno da manhã inicia as 7h 30 min até 11h 30 min e o turno da tarde 13h às 18 horas, a escola oferece os níveis de Berçário, Maternal A, Maternal B, e Pré-escola A e B.
A escola conta com o quadro de recursos humanos formado por uma diretora, auxiliares de ensino, professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, monitoras contratadas e estagiárias do CIEE. A preocupação da escola é oferecer à criança acesso a bens e serviços que atendam suas necessidades, que inclui o educar e o cuidar, monitorar o crescimento e desenvolvimento e sempre que necessário oferecer atendimento médico, dentista, nutricional e psicológico, procurando assim contribuir para as melhorias de vida e saúde das crianças.
A clientela atendida pela escola é heterogênea e provêm de classe popular, sendo que a população alvo que a escola atende não apresenta grandes problemas sociais, na sua maioria as mães trabalham para complementar o orçamento familiar, a escola é um ambiente aberto, de livre acesso, que realiza um trabalho conjunto com pais e comunidade escolar, portanto os familiares tem acesso e permanência no ambiente escolar sempre que desejarem. 
 Conta no P.P.P que o planejamento das atividades sempre é realizado a partir da vivência da criança, estimulando-a a encorajando-a a vencer suas dificuldades, assegurando e incentivando para atividades experimentais, pois é nos primeiros anos de vida que ela forma sua personalidade e estrutura seu raciocínio, influenciada pelos adultos que a cercam partindo disso a escola tem como visão propiciar o desenvolvimento das crianças, considerando seus conhecimentos e valores culturais e, progressivamente garantindo a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e formação de auto conceito positivo, contribuindo assim para o exercício da cidadania.
A Missão da escola é contribuir para a constante melhoria das condições educacionais da sociedade, com o objetivo de assegurar uma educação de qualidade, em um ambiente de responsabilidade social e individual, participativo, critico inovador e de respeito às diferenças. O objetivo Geral da escola é cuidar e educar numa abordagem holística entendendo a criança como ser humano integral interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
DIARIO DE OBSERVAÇÕES N°1
ESCOLA: EMEI Pequeno Polegar
Local: XV Novembro
Hora de inicio/término: 13:00 horas às 17:00horas
Professor(a) Regente: Dagemar
Nivel: Pré B
Estagiário(a): Vanessa Chapuis da Costa
A aula iniciou-se com a chegada da professora a 13;00horas organizando os alunos em fila pra levá-los ate a sala de aula, após os alunos se acomodarem a professora Dagemar apresentou a estagiaria aos educando explicando a eles o que ela estava fazendo ali e que iria passar a tarde com eles fazendo observações da aula. Em seguida os alunos brincaram pela sala com brinquedos, as 13h e 45min os educandos organizaram a sala onde todos sentados a professora realizou o cartaz do ajudante do dia identificando quem seria, logo em seguida chamou o aluno no qual fez a contagem dos meninos e meninas e após todos para saber a contagem total, em seguida foi realizada a oração e cantos de musicas infantis.
Durante a realização das atividades os alunos estavam sentados em grupos, a aula partiu do conhecimento dos alunos sendo trabalho expressividade, desenho pintura e colagem de matérias diversos, a professora é incentivadora pois estimulou a cooperação entre os alunos, os mesmos demonstrarão interesse, respeitarão a professora e realizaram as atividades propostas, a avaliação partiu da observação realizado pela professora.
A escola demostra preocupação com a prevenção de acidentes também é disponibilizados sala de atendimentos multidisciplinar, preocupam se com a higienização e limpeza da escola. 
Durante o período de observação notei que a professora delega autoridade ao aluno ajudante do dia sendo ele quem chama a atenção a todo momento sem intervenção da professora, a mesma só intervêm quando nota que os alunos não estão atendendo os pedidos do ajudante.
DIARIO DE OBSERVAÇÕES: N: 2
ESCOLA: EMEI Pequeno Polegar
Local: XV Novembro
Hora de inicio/término: 13h00min horas às 17h00min
Professor(a) Regente: Patricia
Nível: Maternal B
Estagiário(a): Vanessa Chapuis da Costa
A aula iniciou-se as 13;00horas onde a professora levou os alunos para o pátio para que brincassem com outras turmas que já estavam ali, as 13h e 30min os alunos retornaram para a sala de aula onde brincaram com lego e ouviram musica para que ensaiassem a apresentação que se realizaram em novembro no jantar para a família, em seguida as 14he 15 min os alunos faram encaminhados ao banheiro quando todos foram se encaminharão ao refeitório para realizarem o lanche ao termino do lanche alguns alunos foram levados para a sala de vídeo onde assistiram o filme “A era do gelo”, e os outros retornaram para sala de aula onde fizeram o soninho até as 16h e 45 min quando os colegas retornaram a sala de aula para o lanche e brincarem com os brinquedos.
Não houve realização de atividades, foram utilizados jogos como lego, vídeo e brinquedos, durante a tarde os alunos estavam desmotivados, alguns alunos brigaram entre si, pude observar que existe alunos com problemas de disciplina e que também chupa bico a maioria do tempo, acredito que deveria acontecer algum momento de atividade dirigida onde os alunos fossem orientados e organizados.
DIARIO DE OBSERVAÇÕES: N: 3
ESCOLA: EMEI Pequeno Polegar
Local: XV Novembro
Hora de inicio/término: 13h00min horas às 17h00min
Professor (a) Regente: Patricia
Nível: Maternal B
Estagiário (a): Vanessa Chapuis da Costa
Como no dia anterior os alunos foram ao pátio socializar com outros alunos, em seguida retornaram a sala onde brincaram com brinquedos as 14horas se dirigirão ao refeitório onde realizaram o lanche, após algum retornaram para a sala fazendo o horário do soninho e os outros alunos foram a sala de vídeo onde assistiram desenhos, as 15h e 30 min a professora organizou este grupo de alunos juntamente com outra turma o maternal A, onde foram passear na pracinha, na qual os alunos brincaram livremente na quadra. Ao retornarem para a escola foram direto para sala de aula onde os colegas estavam acordados e foram distribuído banana e os alunos assistiram desenho ate os pais chegarem.
Não houve atividades realizadas, os alunos brincam todos juntos com uma certa dificuldades de convivência por parte de alguns, o professor tem conhecimento do projeto politico pedagógico da escola. 
DIARIO DE OBSERVAÇÕES: N:4 
ESCOLA: EMEI Pequeno Polegar
Local: XV Novembro
Hora de inicio/término: 13h00min horas às 17h00min
Professor (a) Regente: Dagemar
Nível: Pré B
Estagiário (a): Vanessa Chapuis da Costa
Neste dia iniciou-se a aula as 13:00 horas com os alunos no pátio brincando livremente, as 14:00 horas dirigiram- se para a sala de aula onde foi realizado a rotina da sala, em seguida receberam da professora uma borboleta impressa na qual pintaram e recortarão sendo exposta na sala. As 14h e 30 min se dirigiram ao refeitório fazendo o lanche logo após os alunos realizaram a escovação dos dentes retornando para a sala de aula onde receberam uma folha xerocada na qual os alunos deveria preencher linhas com a letra K e pintar, as 15 :00 horas realizou-se o recreio ate as 15h e 15 min retornando para sala de aula onde terminaram a atividade, após a professora realizou com os alunos o jogo do bingo de letras, após o jogo os alunos faram levados ao pátio para brincarem livremente.
Os alunos realizaram as atividades em grupo, foram utilizados jogo e xerox, a aula partiu do conhecimento dos alunos onde demostraram interesse pelas atividades respeitaram o professor, realizaram com facilidade as atividades propostas e cooperaram entre si, sendo assim a avaliação foi feita por meio de observação.
DIARIO DE OBSERVAÇÕES: N:5 
ESCOLA: EMEI Pequeno Polegar
Local: XV Novembro
Hora de inicio/término: 13h00min horas às 17h00min
Professor (a) Regente: Daniela
Nível: Pré A
Estagiário (a): Vanessa Chapuis da Costa
Neste dia pode observar a turma do Pré A onde a professora iniciou a aula com os alunos abaixando as cadeiras em seguida a auxiliar levou os meninos para pularem na cama elástica e as meninas ficaram brincando com pecinhas de lego, quando todos os meninos foram na cama elástica foi a vez das meninas, em seguidas a turma foi ao pátio onde brincaram livremente, as 14h e 15 mim se dirigiram ao refeitório para o lanche após o lanche realizaram a escovação dos dentes retornando a sala em seguida, os alunos receberam uma cuia desenhada em meia cartolina onde pintaram a mesma com tinta usando as cores do Rio Grande do Sul. As 15:00 horas realizaram o recreio ate as 15h e 15min onde retornaram para a sala de aula terminando a pintura da cuia, ao termino da atividade foram levados ate a pracinha da escola na qual brincaram livremente.
Os alunos realizaram as atividades em grupo, faram usados jogos e brinquedos, o conteúdo trabalhado foi desenho pintura e colagem com materiais diverso, a professora atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiam a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo- lhes informações e apoio necessário.
DIARIO DE OBSERVAÇÕES: N:6 
ESCOLA: EMEI Pequeno Polegar
Local: XV Novembro
Hora de inicio/término: 13h00min horas às 17h00min
Professor (a) Regente: Daniela
Nível: Pré A
Estagiário (a): Vanessa Chapuis da Costa
Como no dia anterior os alunos iniciaram no pátio brincando livremente até o horário do lanche as 14:00 horas momento em que foram levados ao refeitório para o lanche, em seguida realizou-se a escovação dos dentes, após os alunos faram encaminhados para a sala de aula onde cada um recebeu EVA na cor verde para picarem com tesoura em seguida colaram na cuia para que representa-se a erva mate. As 15:00 horas os alunos faram para o recreio ate as 15h e 15min onde retornaram para sala terminarem a atividade em seguida foram para a pracinha da escola brincar livremente.
Os alunos trabalharam individualmente, a aula partiu do conhecimento dos alunos, demonstraram interesse pela atividade, respeitaram o professor, realizarão com facilidade a atividade proposta sendo assim a avaliação se deu por meio da observação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O estagio supervisionado da educação infantil teve como tema a Semana Farroupilha, pois foi realizada as regências a partir do dia 13 de setembro dia em que se inicia a Semana Farroupilha no estado do Rio Grande do Sul até o dia 20 de setembro, dia em que se comemora o dia do Gaúcho, como está semana é muito importante para os gaúchos, pois se trata das conquistas e lutas, na qual muitos perderam a vida na Revolução farroupilha, guerra essa que teve inicio no dia 20 de setembro de 1835, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos de batalha contra o império pois cobravam muitos impostos sobre o charque, erva- mate e o couro. Os lideres lutavam não apenas pela libertação dos impostos, mas também pela liberdade, igualdade e humanidade, pois acreditavam estar sendo escravizados pelo Império.
Baseie-me nos sait governo do estado do Rio Grande do Sul, Wikipédia e também no .thecities, para apresentar aos educandos um pouco da cultura gaúcha, pois estudando também a “BNCC” Base Nacional Comum Curricular, pude compreender que toda crianças tem direito de conhecer e trabalhar as culturas plurais. Baseando- me em todos os estudos que fiz e sabendo que, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB n° 5/2009)²7, seu Artigo 4°, definem a criança como
“ Sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentido a natureza e a sociedade, produzindo cultura” ( BRASIL,2009). 
As aulas foram planejadas para que os educando pudessem aprimorar seus conhecimentos na cultura gaúcha, pois sabemos que é através da família que as crianças tem contato com toda e qualquer cultura (tradição), mas que é através da escola que ela vai aprimorar seus conhecimentos, conhecendo e aprofundando o que trouxe em sua bagagem.
 
6
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: EMEI Pequeno Polegar
Professor: Dagemar Sauer
Nível/ Ano: Pré B
Período: Tarde
Número de alunos: 14 alunos
Data:13 de setembro de 2018
TEMA: Semana Farroupilha
OBJETIVOS:
Compreensão sobre o mapa do Brasil, e identificaro estado do Rio Grande do Sul dentro do pais;
Desenvolvimento da noção de distância entre a cidade onde vivem até a capital do estado Porto Alegres;
Relatar de forma simples sobre a Revolução farroupilha
 CONTEUDOS: Interpretação de imagens, falar e escutar, tradições culturais, escrita numérica e sua identificação.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE 1: Apresentação do mapa do Brasil com a explicação do conceito do que é um mapa, explicação do país e localização do estado do Rio Grande do Sul.
ATIVIDADE 2: Apresentação do mapa do Rio Grande do Sul informando que é nosso estado, apresentando a localização da cidade XV de Novembro e capital Porto Alegre com a explicação sucinta sobre a Revolução Farroupilha.
ATIVIDADE 3: Conversação sobre a Revolução Farroupilha indagando o entendimento dos alunos sobre a história e sobre a apresentação dos mapas.
 
ATIVIDADE 4: Pintura dos mapas, identificação da sua cidade ligando a mesma até a capital do estado.
ATIVIDADE 5: Jogo dos sete erros
RECURSOS: Mapas do Brasil e do Rio Grande do Sul, lapes de cor, xerox dos mapas, xerox do jogo sete erros.
AVALIAÇÃO: A avaliação será no decorrer da aula conforme o interesse dos alunos pelas atividades, contando também com o relacionamento em grupo e a organização do aluno perante seus afazeres. 
REFERÊNCIAS: 
http://professoracleides.blogspot.com/2011/09/dia-da-revolucao-farroupilha.html
PLANO DE AULA 2
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: EMEI Pequeno Polegar
Professor: Dagemar Sauer
Nível/ Ano: Pré B
Período: Tarde
Número de alunos: 14 alunos
Data:14 de setembro de 2018
TEMA: Semana Farroupilha.
OBJETIVOS:
Identificar os símbolos do Rio Grande do Sul
Conhecer e apreciar o Hino do Rio Grande do Sul
Aprender o ritmo gauchesco da musica Ai Bota Aqui o Seu Pezinho.
CONTEUDOS: Expressão corporal, valorização da criação pessoal, tradições culturais
METODOLOGIA:
ATIVIDADE1: Apresentação dos símbolos Gaúchos, onde a professora estagiária levara uma mala apresentando como mala encantada, contendo dentro os símbolos do gaúcho como vestido, saia de armação, bombacha, bota, lenço, camisa, cuia, erva mate, chá de marcela imagens de cavalo, quero-quero, estatua do laçador, bandeira 
ATIVIDADES 2: Entrega dos bonecos de papelão para a confecção do gaúcho e prenda que será realizada em casa com os pais.
ATIVIDADE 3: Iniciação do livrinho dos símbolos do Rio Grande onde cada aluno desenhará os símbolos pintando e sendo colado a descrição dos mesmos.
ATIVIDADE 4: Apresentação da musica gaúcha “Ai bota aqui o seu pezinho” e ensaio da mesma.
RECURSOS: Pendrayve radio, mala, vestido de prenda, saio de armação, bombacha, bota, lenço, camisa, erva, bomba, cuia, imagens impressas, folha da erva mate, chá de marcela,
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do aluno sobre o assunto proposto bem como seu interesse, desenvolvimento e colaboração, sempre revisando o assunto se preciso for, para que os alunos tenham o máximo de entendimento.
REFERÊNCIAS:
https://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2011/09/cultura-gaucha-e-semana-farroupilha.html
PLANO DE AULA 3.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: EMEI Pequeno Polegar
Professor: Dagemar Sauer
Nível/ Ano: Pré B
Período: Tarde
Número de alunos: 14 alunos
Data:17 de setembro de 2018
TEMA: Semana Farroupilha.
OBJETIVOS:
Conhecer a bandeira do Rio Grande do Sul
Entender o significado das cores da bandeira
Incentivar o trabalho em grupo e a socialização
CONTEUDOS: Valorização da própria criação individual e grupal, habilidades físicas e motoras, falar e escutar, tradições culturais.
METODOLODIA:
ATIVIDADE 1: Apresentação da bandeira do Rio Grande do Sul
ATIVIDADE 2: Explicação sobre o significado das cores da bandeira onde a professora estagiária indagará os alunos se eles imaginam o porque do uso das cores verde amarela e vermelha
ATIVIDADE 3: Divisão de grupos onde cada grupo picará uma cor de EVA correspondente as cores da bandeira, pra confecção em cartolina da bandeira do estado, onde cada grupo ficará responsável de colar a cor picada no seu devido lugar.
ATIVIDADE 4: Ensaio da musica “Ai bota aqui o seu pezinho.”
RECURSOS: Imagem da bandeiro do Rio Grande do Sul, radio, EVA, tesoura, cola, cartolina,
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pelo que aprenderam sua coordenação motora fina e também o relacionamento e trabalho em grupo.
REFERÊNCIAS: https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/bandeira/bandeira-do-rio-grande-do-sul/
PLANO DE AULA 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: EMEI Pequeno Polegar
Professor: Dagemar Sauer
Nível/ Ano: Pré B
Período: Tarde
Número de alunos: 14 alunos
Data:18 de setembro de 2018
TEMA: Semana Farroupilha
OBJETIVOS:
Contar a lenda da erva mate
Nomear os personagens da lenda erva mate
Explorar a criatividade
CONTEÚDOS: Tradições culturais, contagem oral, expressividade, exploração e manipulação de materiais de artes e suas conservações,
METODOLOGIA:
ATIVIDADE 1: Contação da lenda Erva Mate com recursos de um palquinho e imagens dos personagens da lenda colados em palito de churrasco, feito pela professora estagiária
ATIVIDADE 2: Conversação sobre a lenda onde os educandos terão que recontar a lenda identificando os personagens.
ATIVIDADE 3: Confecção da cuia com garrafas pet, no qual os educando recortaram em cartolina a base para ser colado a erva mate, amassaram jornal para colocar dentro da garrafa e pintaram um palito de picolé para colar imaginando assim ser a bomba do chimarrão.
ATIVIDADE 4: Roda de chimarrão
ATIVIDADE 5: Ensaio
RECURSOS: Garrafas pet, cuia, bomba, erva, radio, pendrayve, cola, tesoura.
AVALIAÇÃO: A avaliação ficou por conta do desenvolvimento na construção dos matérias propostos o envolvimento dos alunos e a interação com os colegas
REFERÊNCIAS: http://bancodeatividades.blogspot.com/2012/08/folclore-lenda-da-erva-mate.html
https://www.mundinhodacrianca.net/2014/09/plano-de-aula-semana-farroupilha.html
PLANO DE AULA 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: EMEI Pequeno Polegar
Professor: Dagemar Sauer
Nível/ Ano: Pré B
Período: Tarde
Número de alunos: 14 alunos
Data:19 de setembro de 2018
TEMA: Semana Farroupilha
OBJETIVOS:
Conhecer mais uma lenda da cultura Gaúcha, a lendo do Quero- Quero
Desenvolver a fala através da apresentação dos bonecos
Desenvolvimento da criatividade
CONTEÚDOS: Expressividade, tradições culturais, contagem oral.
METODOLOGIA
ATIVIDADE 1: vídeo da lenda do quero quero
ATIVIDADE2: Conversação sobre a lenda, com questionamentos realizados pela professora estagiaria, indagando os alunos se eles conheciam a lenda se eles já viram a ave.
ATIVIDADE 3: Apresentação da musica “Ai bota aqui o seu pezinho”
ATIVIDADE 4: Termino do livrinho dos símbolos
RECURSOS: Tv, pendrayve, lápis de cor,
AVALIAÇÃO: A avaliação será realizado pela desenvoltura do aluno através da apresentação dos bonecos, pela colaboração, e interesse pelo assunto.
REFERÊNCIAS: https://www.youtube.com/watch?v=9LDUOupdP9U
PLANO DE AULA 6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: EMEI Pequeno Polegar
Professor: Dagemar Sauer
Nível/ Ano: Pré B
Período: Tarde
Número de alunos: 14 alunos
Data: 20 de setembro de 2018
TEMA: Semana Farroupilha
OBJETIVOS:
Desenvoltura dos alunos através da gravação do vídeo
Conhecimento da lendo do Negrinho do Pastoreio
Desenvolver criatividade
CONTEÚDOS: Expressividade, tradições culturais, desenho, pintura, colagem com matérias diversos, habilidades físicas e motora.
METODOLOGIA
ATIVIDADE 1: Apresentação dos bonecos 
ATIVIDADE 2: Contação da lenda do negrinho do pastoreio realizado pela professora estagiaria
ATIVIDADE 3: Pintura, recorte e montagem do quebra- cabeça do negrinho do pastoreio
ATIVIDADE 4: Confraternização de termino do estágio
RECURSOS: Celular, lápis de cor, tesoura,
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela desenvoltura, coordenação mota ampla, colaboraçãoe trabalho em grupo.
REFERÊNCIAS: https://escolakids.uol.com.br/negrinho-do-pastoreio-1.htm
	7
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
Diário de Regência n1°
Local: XV de Novembro
Hora de inicio/termino das aulas: 13h00min às 17h00min
Professor Regente: Dagemar Sauer
Nível: Pré B
Estagiária: Vanessa Chapuis da Costa
Data: 13/09/2018
Neste dia iniciou-se as regências na turma do Pré B, tendo 14 alunos sendo 5 meninos e 9 meninas, a aula iniciou as 13h:00min com a chegada dos alunos na sala de aula onde a professora estagiária apresentou-se fazendo assim um momento descontraído no qual todos os alunos poderão se apresentar e falar um pouquinho sobre eles, após foi explicado que seria trabalhado naquele dia sendo assim os alunos a pedido da professora estagiário se organizarão em um circulo sentando com suas almofadas no chão com o auxilio do mapa do Brasil foi explicado aos alunos que vivemos em um pais que dentro dele existem os estados que o nosso estado se chama Rio Grande do Sul mostrado onde se localiza o estado dentro do país. Em seguida utilizou-se do mapa do Rio Grande do Sul para contar um pouquinho da Revolução Farroupilha mostrando aos educandos que temos uma capital e também onde se localiza a cidade de XV de Novembro mostrando o trajeto que se realiza para chegar ate a capital Porto Alegre. 
As 14horas e 30 minutos os alunos foram dirigidos ate o refeitório para que lanchassem, após o lanche todos realizaram a escovação dos dentes e retornaram para a sala de aula, onde receberam o mapa do Brasil para que pintassem apenas o estado do Rio Grande do Sul, as 15h:00min os alunos faram para o recreio ate as 15h:15min retornando para a sala de aula onde receberam também o mapa do estado para que desenhassem sua casa e observassem no mapa onde se localiza a capital e assim desenhassem um traço ate a capital que se representou por uma estrela, conforme os alunos terminavam está atividade recebiam um folha com o jogo dos sete erros para que realizassem e também escrevessem o numero sete. Os alunos realizaram todas as atividades com facilidade, pois poderão realizar questionamento sobre os mapas e também sobre a Revolução Farroupilha sendo sanadas todas as duvidas sendo assim uma aula criativa e produtiva.
 
Diário de Regência n2°
Local: XV de Novembro
Hora de inicio/termino das aulas: 13h00min às 17h00min
Professor Regente: Dagemar Sauer
Nível: Pré B
Estagiária: Vanessa Chapuis da Costa
Data: 14/09/2018
Iniciou-se a aulas as 13h:00min com a chegada dos alunos em seguida foram levados ao pátio para que brincassem com a turma do Pré A, os alunos permaneceram no patia ate as 13h:35min, após retornaram para a sala onde questionaram a professora estagiária o por que teria trazido para a sala uma mala, sendo respondido que a mala era uma mala encantada, os alunos ficaram encantados e com muita curiosidade de saber o que havia dentro dela, após a realização das atividades rotineiras foi apresentado cada símbolo do Rio Grande do Sul que foram trazidos dentro da mala encantada, símbolo como o vestido da prenda, chimarrão, bombacha, lenço, bota, camisa, o chá de marcela, a folha da erva- mate, e algumas imagens como o cavalo, quero-quero, estatua do laçador sendo apresentado cada um deles e explicado o motivo deles serem símbolos, as 14h:00min os alunos faram para o lanche sendo realizado mais sedo pois, neste dia os alunos tem aula de musica com o professor Thales, em seguida realizaram a escovação dos dentes retornando logo em seguida para a sala de aula, onde foi explicado que eles construiriam um livrinho dos símbolos do Rio Grande, receberam cada aluno meia filha de oficio onde deveriam desenhar em cada meia filha os símbolos, ao retornarem do recreio cada criança desenhou 4 símbolo, ao terminarem receberam um boneco de papelão com um bilhete informando aos pais que deveriam enfeitar o papelão sendo os meninos enfeitar de gaúcho e as meninas de prenda, retornando com os bonecos enfeitados ate a quinta- feira da outra semana, em seguida foi colocado no radio o Hino do Rio Grande para que os alunos escutassem após a musica Ai bota aqui o seu pezinho sendo mostrados os passos para que os alunos aprendessem para a apresentação da música. Os alunos se sentiram motivados a realizarem as atividades propostas neste dia, pois a curiosidade e o modo como foi apresentado as símbolos a eles foi muito importante para a criatividade e conhecimento das crianças sobre a cultura gaúcha. 
 
 Diário de Regência n3°
Local: XV de Novembro
Hora de inicio/termino das aulas: 13h00min às 17h00min
Professor Regente: Dagemar Sauer
Nível: Pré B
Estagiária: Vanessa Chapuis da Costa
Data: 17/09/2018
Os alunos ao chegarem na sala de aula neste dia estavam muito agitados então a professora estagiaria realizou um momento de conversa onde todos poderão contar o que fez no final de semana, em seguida realizou-se a rotina da sala, após foram levados ao pátio onde brincaram livremente até as 13h:40min, retornando para a sala de aula onde foi apresentado a bandeira do Rio Grande do Sul sendo explicado os significados das cores, após o lanche os alunos foram divididos em grupos de quatro onde receberam E.V.A cada grupo com uma cor da bandeira para que picassem, cada grupo após picarem os E.V.A colaram sua cor no lugar correto na bandeira feita em uma cartolina. Os alunos se ajudaram, conseguiram trabalhar em grupo realizaram as atividades propostas com facilidade, ao realizarem o ensaio da música já estavam todos descontraídos com o ritmo da música demonstrando interesse e compreensão pelos passos ensinados pela professora estagiária, após o ensaio os alunos foram encaminhados ate o pátio para esperarem os pais. 
Diário de Regência n4°
Local: XV de Novembro
Hora de inicio/termino das aulas: 13h00min às 17h00min
Professor Regente: Dagemar Sauer
Nível: Pré B
Estagiária: Vanessa Chapuis da Costa
Data: 18/09/2018
Neste dia a aula iniciou-se com as atividades rotineiras em seguida a professora estagiaria realizou a contação de historia sobre a lenda da erva- mate utilizando um palquinho de isopor e imagens coladas na ponta de palitos de churrasco, ao termino da contação a professora estagiária pediu aos alunos para que eles recontassem a lenda identificando os personagens apresentados. Após a lenda os alunos confeccionaram uma cuia utilizando garrafa pet de 500ml, cortada ao meio onde com bolinhas de jornal encheram a parte onde representaram o que seria o purungo da cuia e em cima recortaram uma cartolina no formato da cuia e em cima colaram erva, e palito de picolé para a bomba o qual pintaram com cola colorida prata, quando retornaram do lanche foi a hora em que montaram suas cuias, ao término do recreio, os alunos terminaram o livrinho dos símbolos que haviam começado na semana que se passou, em seguida realizou-se o ensaio da musica e também a roda de chimarrão. Percebeu-se que os alunos estavam empolgados com a realização da atividade, pois adoraram montar a cuia, com o termino do ensaio poderão ir brincar no pátio livremente. 
Diário de Regência n5°
Local: XV de Novembro
Hora de inicio/termino das aulas: 13h00min às 17h00min
Professor Regente: Dagemar Sauer
Nível: Pré B
Estagiária: Vanessa Chapuis da Costa
Data: 19/09/2018
Nesse dia os alunos apresentaram a música para a turma do Pré A e Maternal B também estava presente a diretor da escola, alguns alunos estavam com vergonha de apresentar mas na hora todos apresentaram lindamente, após a apresentação os alunos retornaram para a sala de aula onde cada um apresentou seu boneco contando aos colegas como decorou, que material utilizou e quem o ajudou, em seguida foram para o lanche quando terminaram, realizaram a escovação dos dentes e foram para a sala de vídeo onde assistiram ao vídeo que contou a lenda da ave quero-quero sendo indagados sobre a lenda se eles conheciam, se conheciam a ave quero- quero, em seguida foram para o recreio. Ao retornarem do recreio os alunos terminaram os livrinhos dos símbolos quehaviam começado na semana que passou, ao terminarem foram brincar livremente no pátio da escola. Os alunos realizaram as atividades proposta, surpreenderam a professora estagiaria realizando uma belíssima apresentação, atividade foi encantadora.
 
Diário de Regência n6°
Local: XV de Novembro
Hora de inicio/termino das aulas: 13h00min às 17h00min
Professor Regente: Dagemar Sauer
Nível: Pré B
Estagiária: Vanessa Chapuis da Costa
Data: 20/09/2018
Neste dia iniciou-se a aula na sala de aula no primeiro momento os alunos brincaram com os brinquedo na sala de aula, em seguida houve a apresentação dos bonecos onde todos os alunos contaram como decorou que material utilizou para decorara e quem os ajudaram, Após o lanche os alunos tiveram aula de musica com o professor Thales e em seguida o recreio, após o recreio a professora estagiaria contou a lenda do negrinho do pastoreio, após os alunos receberam uma folha com o desenho do negrinho do pastoreio onde eles pintaram e recortaram para montar um quebra- cabeça, logo em seguida aconteceu a despedida da professora estagiaria onde entregou um mimo a cada criança se despedindo pelos dias que passaram juntos em seguida foram brincar na pracinha da escola. 
8
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho calhou bem esse ambiente de vivência profissional na educação infantil, com base na investigação, reflexão, problematização e elaboração de projetos de intervenção nas práticas pedagógicas onde a lógica segundo Pimenta (2004), o estágio envolve as disciplinas do curso de formação estimulando e promovendo a pesquisa. Ainda veio proporcionar ao aluno aprimorar a sua escolha de ser educador a partir do contato com as realidades de sua profissão, por isso, é de fundamental importância que ocorra o estágio como um grande campo de conhecimento. 
Não dá para descrever sobre a experiência vivida nestes dias. A sede de aprender das crianças é notória. A felicidade no olhar de cada um, o sorriso ao receber elogios por uma tarefa realizada nos deixa feliz e incumbida de estar sempre buscando algo novo para ensinar de forma prazerosa. 
O carinho recebido pelas crianças ao chegar à escola e o pedido de: “Profe porque você não fica mais” é o que nos faz mais confiantes em saber que estamos seguindo o caminho correto. Desafios, obstáculos, dificuldades, sempre encontraremos, afinal lutamos muito pela educação no país e nós educadores temos esperança de um futuro melhor, futuro que presenciamos em cada olhar de uma criança.
Desta forma concluo que o estágio conduz o aluno-estagiário a um processo de formação de identidade a partir da relação existente entre professor, aluno e conteúdo. A práxis é a união da teoria com a prática e para que ela aconteça é muito importante que o pedagogo se empenhe em seu papel de educador, que planeje suas aulas, de acordo com as necessidades dos alunos com objetivos definidos, se tornando um mediador na construção do conhecimento. 
E o mais importante não rotular as aulas com um modelo pedagógico único, que implica a padronização das relações na escola, as sala de aula, no ensino e na aprendizagem, mas que vai depender sempre da forma como as atividades são direcionadas, planejadas e executadas com os propósitos e finalidades que se opera no ensino e na sala de aula, o desejo no propósito de promover a aprendizagem a partir da prática cotidiana, com brincadeiras, com o lúdico, com motivações, contextualizando o conhecimento que será transmitido, valorizando a intervenção, a efetividade, a infância e subjetividade de cada criança. 
Além de propiciar o contato real com a profissão o estágio promove a formação, e o reconhecimento de papel do educador.
9
REFERÊNCIAS
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática? INEP/ Relatos de pesquisa- Série documental; nº25, maio/1995, p.16-25.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_Farroupilha
https://www.thecities.com.br/artigo/Brasil/Rio-Grande-do-Sul/Cultura/1770/
https://estado.rs.gov.br/historia
http://portalmec.gov.br/indexphp?option=com_docman&view=dawnload&alias=2298-rceb005-09&category_slg=desembro-2009-pdf&ltemid=30192>.Acessoem:23mar2017

Continue navegando