Buscar

APOL Filosofia da linguagem. 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Linguagem
Leia a seguinte citação:
"É impressionante a capacidade renovadora de Russell; durante mais de meio século que se dedicou às investigações lógicas, sempre esteve pronto para recomeçar desde o início, conforme iam exigindo o desenvolvimento do cálculo lógico e o aprofundamento das questões filosóficas ligadas a ele. Sob esse aspecto é exemplo do filósofo assistemático, cujo percurso das ideias esteve marcado pela evolução dos problemas de seu tempo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. de José Arthur Giannotti. São Paulo: Biblioteca Universitária, 1968. p. 15.
Wittgenstein, na citação acima, destaca algumas características do pensamento de Russell, que, apesar de desenvolver uma filosofia sistemática, a construção do pensamento/expressões linguísticas não segue tais regras. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem, para Wittgenstein, cada significado das expressões linguísticas não poderia ser tido como algo:
	
	A
	Fixo, assistemático e indeterminado.
	
	B
	Fixo, sistemático e determinado.
	
	C
	Assistemático, determinado e atemporal.
	
	D
	Fixo, indeterminado e atemporal.
	
	E
	Tradicional, sistemático e indeterminado.
Questão 2/5 - Filosofia da Linguagem
Considere a seguinte citação:
"A investigação acerca da familiaridade envolve a definição e a inter-relação do que seja mente ou mental e o sujeito. A familiaridade foi conceituada em termos de uma relação dual entre o sujeito e o objeto. A autoconsciência não se trata do conhecimento do eu, mas da consciência dos conteúdos das nossas mentes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORCHATE, D. O conhecimento por Acquaintance em Bertrand Russell. <http://w3.ufsm.br/ppgf/wp-content/uploads/2011/10/Denise-Borchate.pdf>. Acesso em 25 out. 2016.
Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre o conhecimento por familiaridade de acordo com Russell, analise as afirmativas a seguir:
I.   O conhecimento por familiaridade é direto, infalível, intuitivo e certo.
II.  É o conhecimento que alguém tem sobre um objeto quando está em uma relação cognitiva direta com ele.
III. É um tipo de conhecimento indireto, derivativo, incerto e aberto ao erro.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	I
	
	D
	II
	
	E
	III
Questão 3/5 - Filosofia da Linguagem
Leia a citação a seguir:
"Como aquilo mediante o qual as sensações se ordenam e são suscetíveis de adquirir certa forma não pode ser a sensação, infere-se que a matéria dos fenômenos só nos pode ser fornecida a posteriori, e que a forma dos mesmos deve achar-se já preparada a priori no espírito para todos em geral, e que, por conseguinte, pode ser considerada independentemente da sensação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. de Jovane Rodrigues de Merege, p. 28. <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/critica.pdf>. Acesso em 26 out. 2016.
De acordo com o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre o modo de conhecer as proposições, é correto afirmar que o conceito de conhecimento a posteriori...
	
	A
	exprime um conhecimento dúbio.
	
	B
	exprime um conhecimento inválido.
	
	C
	significa conhecível em virtude do significado.
	
	D
	significa conhecível em virtude dos fato
	
	E
	exprime um conhecimento falso.
Questão 4/5 - Filosofia da Linguagem
Leia a seguinte citação:
"As teorias de Russell e Frege permaneceram por um bom tempo intocadas, um dos pioneiros a procurar mostrar que as teorias descritivistas da referência não podem estar corretas foi Kripke. Kripke em Naming and necessity [...], apresenta argumentos que, a meu ver, no mínimo fazem com que essas teorias tenham que ser revistas".
De acordo com a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre a teoria tradicional da referência, é correto afirmar que os autores que criticam essa teoria são:
	
	A
	Donnellan e Kripke
	
	B
	Russell e Kripke
	
	C
	Donnellan e Russell
	
	D
	Frege e Russell
	
	E
	Frege e Kripke
Questão 5/5 - Filosofia da Linguagem
Atente para a seguinte citação:
"Keith Donnellan apresenta um conjunto de contraexemplos às teorias ortodoxas [...]. Os contraexemplos de Donnelan diferem dos argumentos de Kripke, por não recorrer à busca do referente dos nomes em outros mundos possíveis diferentes do atual, busca saber qual o referente atual do nome".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FURTADO, F.R.F. Teorias da referência e a resposta histórico-causal aos contraexemplos de Donnellan. p. 60. <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/FernandoFurtado(53-62).pdf>. Acesso em 20 de out. 2016.
Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre a crítica de Donnellan à teoria tradicional da referência, é correto afirmar que:
	
	A
	A teoria apresentada por Donnellan não possuía influência das teorias de Russell.
	
	B
	A teoria apresentada por Donnellan não possuía influência das teorias de Strawson.
	
	C
	Segundo Donnelan, um objeto sempre tenderá a satisfazer a descrição empregada.
	
	D
	Donnellan demonstrou que nem sempre um objeto irá satisfazer a descrição empregada.
	
	E
	Donnellan manifestou acordo com relação à teoria tradicional da referência.

Continue navegando