Buscar

EAD 2019 ATIVIDADE 1 FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL DICIONÁRIO E MAPA CONCEITUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EAD 2019 / 1 FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL - MARLIZI CEOMARA DE MELO
DICIONÁRIO DE VERBETES / MAPA CONCEITUAL 
DICIONÁRIO DE VERBETES
Abstrata - é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento. É o que só existe na ideia, no conceito.
Ação Educativa - Quando pensamos em educação logo imaginamos o ato de educar como uma ação positiva e real, concreta e eficaz.
Ação doutrinária - Trata-se de um grupo de estudos com objetivo de conhecer respostas práticas 
Antagonismo - Oposição ou ausência de compatibilidade de opiniões, perspectivas, grupos sociais, interesses, etc, que se verifica entre indivíduos, sistemas ou instituições; incompatibilidade ou rivalidade.
Burguesia - Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja, comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.
Capitalismo - é um sistema econômico praticamente privado, ou seja, é formado por empresas que tem donos, e o governo só intervém no mercado para regularizar algo que esteja fora de controle, tentado assim, proteger a população dos donos das indústrias e de aplicações possíveis em nosso cotidiano.
CEAS – Centro de Estudo Ação Social.
Coerção - corresponde à repressão. O ato ou efeito de reprimir alguma coisa ou alguém é chamado de ato coercitivo.
Consenso - é uma palavra que significa acordo, anuência, consentimento, conformidade de opiniões, ideias, sentimentos ou impressões.
Conservadorismo - é uma postura política e social que busca promover a manutenção de valores, práticas e instituições tradicionais.
Demanda - significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
Doutrina Católica - A doutrina da Igreja Católica, ou apenas doutrina católica, é o conjunto de todas as doutrinas que a Igreja Católica professa como verdades de fé. Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica foi ensinada por Jesus Cristo para mostrar aos homens o caminho da salvação e da vida eterna.
Empírico - Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos.
Elite - Grupo privilegiado, minoritário, composto por aqueles que são vistos por alguns como superiores por possuírem algum poder económico e/ou domínio social.
Estatuto Profissional – Reconhecimento que esta profissão adquire na sociedade e como acontece esse desdobramento, tendo como temas centrais o fundamento científico e o estatuto profissional.
Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social - é preciso que o profissional disponha de clareza teórica e estratégias políticas, apoiado em um olhar sobre as novas expressões da questão social, que se transmutam nas demandas sociais. Isso requer um posicionamento diferenciado na concretização da ação profissional, ou seja, um patamar inovador no uso dos aspectos teórico-metodológicos.
Fenomenologia - é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
Filantropia - filantropia é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos.
Gênese do Serviço Social - O Serviço Social no Brasil tem suas origens na primeira metade do século XX, com suas raízes cristãs de assistencialismo, a igreja Católica controlava todo processo de ajuda ao próximo e benefícios aos menos favorecidos, sendo patrocinada pela ordem burguesa vigente.
Genérica - Aquilo que é considerado geral ou sem definição específica.
Heterogeneidade - aquilo que não possui uniformidade, que é composto por partes distintas.
Hegemônico - Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.
Questão social - é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade.
Monopolista - Que ou aquele que tem ou exerce monopólio.
Profissão - por conseguinte, é o emprego ou o trabalho que alguém exerce e pelo qual recebe uma retribuição económica.
Posicionamento crítico - Refletir criticamente também é posicionar-se a partir de um conjunto de informações, examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa.
Renovação da Profissão - representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social.
Serviço Social - é uma profissão de caráter interventivo, que se baseia em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais para analisar e propor adequações nas diversas questões sociais das comunidades.
Trajetória - A trajetória é um conceito essencial no estudo de Cinemática, ela pode ser entendida de diversas formas, mas consiste em uma coisa intuitiva
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
ABREU, Marina. Serviço Social e a Organização da Cultura: Perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2011.
AGUIAR, Antônio Geraldo de. Serviço Social e Filosofia: Das origens a Araxá. 3ª ed. São Paulo: Cortez; Piracicaba: UNIMEP, 1985.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 2ª ed. (rev; atualizada). São Paulo: Editora Moderna, 1995.
BATISTA, Érica. O Assistente Social e o Mercado de trabalho. 2004. Disponível em: <http://www.livrosbrasil.com.br/det_artigoslivros.asp?id_artigos=43>. Acesso em: 06 de Outubro de 2014.
GOMES, Ana Lígia. A nova regulamentação da Filantropia e o Marco legal do Terceiro Setor. In: Serviço Social & amp; Sociedade. Nº 61. Ano XX. São Paulo: Cortez, 1999. P. 91-108.
IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação Histórico-Metodológica. 22ª edição, São Paulo: Cortez, 2011.
NETO, João Paulo. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2006. 334 p.

Outros materiais