Buscar

Relatório Resultado da Ação Estágio 2015

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
nADIJANIO DE OLIVEIRA MATOS
RELATÓRIO SOCIAL RESULTADO 
DA AÇÃO
 
Olho D’água das Flores-Al
2015
nADIJANIO DE OLIVEIRA MATOS
RELATÓRIO SOCIAL RESULTADO 
DA AÇÃO
Trabalho apresentado ao de Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III.
Prof. Valquiria Aparecida Dias Capriol
Olho D’água das Flores-Al
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 8
ANEXOS 9
INTRODUÇÃO
O presente relatório visa apresentar atividades desenvolvidas pelo aluno Nadijanio de Oliveira Matos, durante o periodo de estágio supervisionado III, tendo com objetivo principal realizar uma avaliação primordial que possa possibilitar a mediação entre a teoria e a prática, aproximando assim o Instrumental técnico-operativo da profissão e, sobretudo elaborar uma uma ação interventiva durante o estágio supervisionado no qual foi realizado o Projeto de Ação.
O município de apoio ao deferimento deste projeto foi o municipio de Poço das Trincheiras-Al, tendo como ponto de estágio o Centro de Referência de Assistencia Social-Cras Valdemar Pereira (in memória), uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias e indivíduos. O mesmo foi fundado em 02 de junho de 2004, e encontra-se localizado na rua 1º de maio com atendimento destinado a prestação de serviços e execução de programas socioassistenciais de proteção social básica á familias que articulam seus serviços em seu território, de modo a pontencializar a proteção social.
O tema proposto para o desevolvimento do Projeto de Intervenção baseou-se nas informações adquiridas no campo de estágio, onde constatou-se que neste município de apoio para o estágio existe um número considerável de comunidades com poucos e até mesmo com nenhum conhencimento dos serviços ofertados pelo CRAS.
DESENVOLVIMETO
O CRAS do município de Poço das Trincheiras – AL é uma unidade pública descentralizada da Politica de Assistencia Social, responsavel pela organização de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS) nas áres de vulnerabilidade e risco, atualmente está situada no endereço: Rua 01 de maio, nº 125 Centro, Composta por uma equipe multidisciplinar formada por Assistentes Sociais, Psicóloga, Pedagoga dentre outros..
O Cras subdisia claramente a dimensão do projeto ético politico na medida em que trabalha com ações interventivas baseada na Constituição Federal, na LOAS, no Estatuto do Idoso, no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como toda legislação existente que venham garantir os direitos e promover a cidadania. Este desenvolve trabalho multidisciplinar, atuando em frente a questão social, buscando a universalização e o acesso de bens e serviços tentando diminuir as desigualdades sociais.
A atuação do CRAS se dá no âmbito das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio-familiar e comunitário. Dessa forma é responsável pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF. Na proteção básica, o trabalho com famílias tem como objetivo superar o reconhecimento de um modelo único baseado na família-nuclear.
O PAIF é ofertado através dos serviços socioassistenciais, socioeducativos, de convivência e de projetos de capacitação e promoção á inserção produtiva voltados para as famílias de baixa renda, principalmente, as inseridas no CadÚnico de programas do governo federal e aquelas beneficiárias do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS, seus membros e indivíduos, conforme suas necessidades identificadas no território de abrangência do CRAS.
No Cras Valdemar Pereira localizado na rua 1º de maio nº 125, há um grande número de ususários, entre eles um número significativo de idosos, os quais participam de grupos de convivência para idosos tentando promover sociabilidade, um envelhecimento saudável e ativo e um fortalecimento de vinculos familiares e comunitário. Este presta atendimento socioassistencial e faz encaminhamentos as redes de proteção social em cada localidade, com isto conta com uma equipe de especialistas que executam os serviços e ações que ele oferta. Além de contar com uma equipe básica, existe também outros profissionais contratados para suprir carência em outros programas, projetos e beneficios ofertados pela instituição. Seu atendimento se dar nos turnos matutino das 08:00 ás 12:00 e vespertino das 14:00 ás 16:00, de acordo com sua agenda de programação. 
Os principais objetivos do CRAS são: Promover o acompanhamento socioassistencial de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social do Municipio de Poço das Trincheiras, para assim potencializar a familia como ponto de referência, fortalecendo assim vinculos internos e externos de solidariedade; Contribuir para o processo de autonomia e emacipação social das familias, formentando seu protagonismo;	Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situação de risco.
O PAIF, consiste no trabalho social com famílias, com caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, previnir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e uso fruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualideda de vida. Prevê o desenvolviemto de pontencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitário, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais).
O PAIF tem como objetivos Fortalecer afunção protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Previnir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; Promover aquisições sociais e materiais ás famílias potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e das comunidades; Promover o acesso a benefícios, programa de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; Promover o acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o uso fruto de direitos; Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivêncas familiares.
Os programas e projetos executados pelo CRAS são desenvolvidos por uma equipe de Assistentes Sociais, Psicologa, Pedagogo, Educadores Sociais, e demais profissionas, através da Secretaria Municiapal de Assistência Social e do Governo Federal Os Programas são: o Bolsa família, o (BPC) Benefício de Prestação Continuada, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; PRÓ-Jovem; Proteção Básica à Pessoa Idosa. Os projetos desenvolvidos no CRAS estão ligados aos programas federais de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF. No entanto, paraque o profissional do serviço social crie estratégias e planejamento de ações que respondam as exigências e as demandas apresentadas cotidianamente no CRAS, há a necessidade de se trabalhar interligado a outros profissionais, seja nas áreas da saúde, da educação, ou entre outras instituições que contribuam direta e indiretamente na prestação de serviços socioassistenciais.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.Tem como objetivos combater a fome e promover a seguarança alimentar e nutricional e outras formas de privação das famílias, promover o acesso a rede de serviços públicos, em especial a saúde, a educação, a segurança alimentar e assistencia social, além de criar possibilidades de emancipação sustentada dos grupos famíliares e desenvolvimento local dos territórios.
O Benefício de Prestação Continuada-BPC, é benefício da política de Assistência Social que integra a Proteção Social Básica no ãmbito do Sistema Único de Assistencia Social –SUAS. É um benefício indivídual, não vitilício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (secenta e cinco) anos ou mais e a pessoa com deficência de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar que não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família, a renda mensal familiar per capita deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. 
Visto que o Centro de Referência de Assistência Social Valdemar Pereira de Poço das Trincheiras, tido como a casa da família oferta estes serviços descritos aqui em detalhes e demais outros que não foram detalhadamente descritos e que em observação e em coversas com supervisora de campo e coordenadora do CRAS, que ainda existe um número significativo de comunidades neste município que tem desconhecimento dos serviços ofertados pelo CRAS, foi desevolvido e executado este Projeto de Intervenção com o objetivo de fazer com quer a grande maioria das famílias referenciadas e cadastradas tenham conhecimento e saibam que o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, é a casa da família onde elas possam buscar apoio, informações, soluções, orientações, participação em cursos de geração de renda e que possam ter a garantia de seus direitos, entre outros. Com este projeto buscou-se também divulgar para toda a população residente nos território de abrangência do CRAS, que ainda encontram-se afastados, a divulgação dos serviços socioassistencias oferecidos pelo mesmo, para que estes obtenham conhecimentos deste serviços e dos direitos socioassistenciais. Além da tentativa de busca diminuir dúvidas das famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social.
Buscando atingir os objetivos propostos por este projeto no qual o mesmo tinha com temática divulgar os serviços ofertados pelo CRAS, para a população de alcance territorial deste, foi usado a intersetorialiedade instrumento de grande importãncia pois envolvi ações integradas de diferentes setores no atendimento a população, cujo as necessidades são pensadas a partir da sua realidade concreta. Com isso, foi elaborado um questionário para entrevistas com alguns usuários equanto aguardavam atendimento na sala de espera, do CRAS, após estas entrevistas e conclusão dos resultados foi dado início a elaboração do projeto, sendo que durante as entrevistas muitos usuários que alí estavam não tinham conhecimento de quais serviços o CRAS oferta e que boa parte dos que lá estavam tinham a indicação de alguém e até mesmo de terceiros.
Em busca de obter grandes resultados durante execução do projeto foi buscado pelo aluno estagiário e autor do projeto parcerias para melhor desenvolver o mesmo. O projeto foi executado no Sitio Guarí, localizado 3 quilômetros da cidade de Poço das Trincheiras/AL, no dia 29 de maio de 2015, no horário das 09:00 horas da manhã, em uma escola da comunidade. Vale rassaltar que este foi um dia muito importante pois a execução do projeto se deu em parceria com a execução também de um projeto da supervisora de campo que também preocupada com o distanciamento de algumas comunidades com os serviços ofertados pelo CRAS desenvolveu o projeto “O CRAS VEM ATÉ VOCÊ”. Durante a apresentação do projeto foi constatado um grande número de participantes que se mostraram interessadaos nos assusuntos alí abordados.
O início da apresentação se deu com o acolhimento aos participantes e em seguida apresentação do estagiário e de toda equipe que compõe o CRAS de Poço das Trincheiras/AL, foram desenvolvidas também palestras, apresentação de slides com fotos da estrutura fisíca do CRAS e de toda a sua equipe de referência, debates, sorteios de brindes, dinãmicas e destribuíção de lanches para os participantes. Quanto os instrumento utilizados para a realização da palestra pelo o estagiário e autor do projeto fora: datashwo, notebook, carro de som, cãmara digital, cartazes, etc.
O Projeto de Intervenção atingiu um porcentagem de 85%, uma margem muito boa para o que se prentedia com o mesmo, que era entre outras coisas ampliar os conhecimentos a uma maior quantidade possível de família e indivíduos buscando assim diminuir o distanciamento entre estes e o CRAS. 
Buscou-se também com este definir de maneira muito clara e objetiva para que a população podesse entender a proposta do mesmo e, isto se deu com diálogos com os participantes logo após a explanação do conteúdo, tentando saber se estes compreenderam o que foi alí proposto. Com esta discução com os participantes feita pelo o estagiário e pela supervisora de campo para tentar verificar se foi bem esclarecido e compreendido pelos participantes, foi constatado que a grande maioria se desmostrou muito satisfeita e que a partir daquele momento a busca pelos serviços ofertados pelo CRAS seriam buscados por eles de imedato. 
:CONCLUSÃO 
Portanto, durante o período de estágio foi observado que o CRAS de Poço das Trinceiras está em constante busca de condições para poder melhor atender as demandas da população de alcance de seu território que se encontram em vulnerabilidade e risco social, junto ás políticas públicas. Vale ressaltar que o serviço de Assistência Social no CRAS de Poço das Trincheiras é de boa qualidade e busca sempre atender toda a demanda existente em seu território de alcance.
A assistente social tem todo o respaldo para desenvolver seu trabalho de acordo com as necessidades que o contexto da realidade apresenta. Pois segundo IAMAMOTO (2003, pg.20)
 “Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano”.
Com tudo, foi visto que os resultados se darão a longo prazo e que o processo de estágio é um momento de experiência única, de grande importãncia para a formação profissional. O estágio, conforme Iamamoto (2007, p.290), é entendido como o “processo de qualificação e treinamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político do aluno. O mesmo aumentou a minha visão sobre a atuação do assistente social em seu campo de trabalho. Que será daqui a algum tempo minha função, no qual poderei desenvolver esta função com eficiência e segurança das nossas ações, coforme destaca o Projeto Ético Político Profissional.
REFERÊNCIA 
BRASIL,Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Política Nacional de Assistência Social, PNAS/2004.Brasília,2005.
BRASIL,Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome.Agenda da Família. Brasília,2010.
https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/SES/article/view/596/265
: http://www.webartigos.com/artigos/relatorio-final-2/100767/#ixzz3bxIBbh00www.mds.gov.br › Assistência Social › Benefícios Assistenciais
www.sentinelaguapore-rs.com.br/index.php?site=objetivos.php
www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/5433.htm
cress-es.org.br/projetoetico.htm
ANEXOS
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
 serviço social
nadijanio de oliveira matos
projeto de ação
Olho D’água das Flores
2015
nadijanio de oliveira matos
projeto de ação
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III.
Prof. Valquiria Aparecida Dias Capriol
Olho d’água das Flores-AL
2015
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO....................................................................................................4
JUSTIFICATIVA...................................................................................................... 4 
OBJETIVOS 5
PÚBLICO ALVO 
METAS 
METODOLOGIA 
RECURSOS HUMANOS 
RECURSOS MATERIAIS 
PARCERIAIS 
AVALIAÇÃO 
CRONOGRAMA 
REFERÊNCIAS 
APRESENTAÇÃO
O presente projeto de ação abordagem social, configura-se como uma avaliação primordial do Estágio Supervisionado em Serviço Social II. O ponto de partida de onde surgirá a proposta de intervenção é o Centro de Referência de Assistencial Social- CRAS de Poço das Tricheiras-Al situado na rua 1º de Maio nº 125, e terá como público alvo algumas comunidades onde a população ainda não tem tanto conhecimento em relação aos serviços ofertados pelo CRAS.
O Centro de Referência de Assistencia Social-CRAS configura-se como uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica da assitência social A proteção social básica destina-se que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, da ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vinculos afetivos tais como (discriminações etárias, étinicas, de gênero, de raça, cor, por deficiência, etc), com o objetivo de previnir riscos e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimeto de potencialidades e aquisições, vinculos familiares e comunitários. É neste espaço onde os serviços de proteção básica são desenvolvidos de forma direta e articulada com outras redes é o que relata a PNAS/2004 “a Assistência Social enquanto política pública que compõe o Tripé da Seguridade Social, e considerando as caracteristicas da população atendida por ela , deve fundamentalmente inserir-se na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particularmente as públicas, de Saúde, Educação, Cultura, Emprego, Esporte, Habitação, entre outras, para que as ações não sejam fragmentadas e se mantenha o acesso e a qualidade dos serviços para todas as famíliais e indivíduos”.
Para que estes serviços cheguem até a população e que ela tenha acesso aos mesmos, é necessário uma ampla divulgação e que busque atingir um número considerável de pessoas. Com isso, foi desenvolvido este projeto de ação cujo o tema é: Divulgação dos Serviços Ofertados pelo CRAS para a Comunidade, e tem como finalidade disseminar estas informações para as famílias de área de abrangência do território do CRAS.
O desenvolvimento do referido projeto dara-se-á nas escolas municipais, nos PSF, nos Programas Sociais, no Programa Saúde da Família e nas Associações Comunitárias localizadas nas áreas de dimensão do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS. Destacando que a proteção social básica deve ser organizada de maneira que possa assegurar aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e de sua defesa, e que esta atua por intermédio de diferentes unidades, nos quais destacam-se os Centro de Referência de Assistência Social-CRAS e a rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para jovens, crianças e idosos.
JUSTIFICATIVA
O serviço social tem sua particularidade no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma determinada classe social, ou seja, aquelas formadas pelos grupos subalternizados, empobrecidos ou excluidos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade oferece e o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, é a unidade publica por excelência onde o Assistente Social atua nas procuras que surgem proviniente destas necessidades e situações. É a porta de entrada para os serviços de proteção social de famílias e indivíduos que encontram-se em vulnerabilidade social, causada pela pobreza, exclusão social, privação ou fragilização dos vinculos afetivos, de relacionamento familiar e comunitário, e de pertença social. Por isso, o Assistente Social está comprometido com a justiça social, equidade, e igualdade, com a autonomia e emancipação dos indivíduos, para que os direitos sociais sejam consolidados de maneira ética e política, técnica e operativa assim como visa o Projeto Ético Político Profissional
Durante o período do estágio supervisionado foi observado que a Equipe de Referência do CRAS trabalha com uma equipe multidisciplinar desenvolvendo seu trabalho acolhendo os usuários, orientando-os e encaminhando para os programas sociais acompanhando de acordo com as demandas apresentadas. Há casos em que o serviço social vai de encontro com os usuários em seus domicílios para verificar a realidade vivida dos mesmos, com isso, poder realizar um atendimento com eficiência e qualidade passando os encaminhamentos possíveis para cada situação e, quando necessário articula-se com a rede socioassistencial para assim garantir os direitos dos aos ususários, pois de acorda com a PNAS/2004 “os serviços, projetos, programas e benefícios de proteção social básica deverão se articular com as demais politicas públicas locais de forma a garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas e o pratagonismo das famílias e indivíduos atendidos, de forma a superar as condições de vulnerabilidade e a previnir as condições que indicam riscos potenciais" 
Foi observado também durante o estágio supervisionado em Serviço Social e em discussões com Assistente Social supervisora de campo, que a falta de conhecimento, a falta de informação e a aproximação de algumas comunidades do município de Poço das Trincheiras para com os serviços ofertados pelo Centro de Refrência de Assistência Social-CRAS é grande, o que baseado neste estudo levou ao desenvolvimento deste projeto de ação denominado: Divulgação dos Serviços Ofertados pelo CRAS para a Comunidade, com a intenção de fazer com quer a grande maioria das famílias refênciadas e cadastradas tenhamconhecimento e saibam que o Centro de Referência de assistência Social-CRAS, é tida como a casa das famílias onde elas possam buscar apoio, informações, soluções, orientações, participação em cursos de geração de renda, que possam ter a garantia de seus direitos entre outros. 
Espera-se que com este o projeto de ação as familias da área de abragência do território do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, passem a ver os serviços ofertados como parceiros e que alí é a casa da família, que eles possam ir em busca da garantia de seus direitos, de contribuição e mediação nas relaçõe e situações de conflitos pessoais e de vulnerabilidade e risco social e que a equipe de referência está a seu dispor para melhor atendê-la oferecendo sempre uma resposta a demanda apresentada e que as mesmas possam ususfruir de uma vida com mais dignidade, sabedores que o direito a assistência social não é uma mera esmola ou caridade mas sim um direito adquirido na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Assistêncial Social-LOAS, garantido aos cidadãos e cidadãs brasileiros que dela necessitarem.
O desenvolvimento deste projeto de ação para o estagiário em Serviço Social tem fundamental importância para sua formação acadêmica, uma vez que, o mesmo ao aplicar este projeto está relacionando a teoria na prática observando a realidade social encontrada e quais as políticas sociais destinadas para esta população podendo dar interferências diante das necessidades constatadas e acrescentando aos seus conhecimentos teóricos-metodológicos a prática técnica operacional proporcionando ao mesmo uma formação de qualidade para quando na sua atuação profissional o mesmo possa desenvolver um tabalho com boa capacidade e que seja capaz de executar com eficiência, coerência, competência, compromisso e ética e que venha contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária. 
OBJETIVOS 
OBJETIVO GERAL
Divulgar para a população residentes nos territórios de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, que encontram-se afastados deste, os serviços socioassistenciais oferecidos pelo mesmo, para que estes possam ter mais conhecimentos destes serviços e dos direitos socioassisteciais.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
 Divulgar os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, para as comunidades mais afastadas;
Diminuir dúvidas das famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social;
Apresentar para as famílias o horário de funcionamento, a localização, a área de abrangência toda a sua equipe de referência e suas respectivas funções;
Orientar e encaminhar outras famílias que fazem parte do território de abrangência com relação os serviços ofertados pelo CRAS.para toda a comunidade.
PÚBLICO ALVO
Constitui-se como público alvo direto deste projeto de ação famílias e indivíduos que se encontram distantes do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS sem o devido conhecimento dos serviços ofertados pelo mesmo e todos aqueles que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. Também consideramos como público alvo direto os membros do PSF, profissionais que atuam na escolas que irão nos ajudar no desenvolvimento deste, dentre outros. Serão considerados público alvo indireto todos aqueles que demostrarem interesse na questão abordada.
O mesmo ainda atingirar pais ou responsáveis pelos alunos das escolas das comunidades envolvidas, adolescentes, jovens. crianças, programas sociais como também coordenadores destes programas e a comunidade de alcance do CRAS.
METAS
Com este projeto tenta-se ampliar os conhecimentos inerentes ao tema em questão da maior quantidade possível de famílias e indivíduos referenciadas pelo CRAS, com tanto almeja envolver 100% do público alvo através das atividades propostas.
METODOLOGIA
 Buscando atingir os objetivos propostos neste projeto, o qual tem por finalidade divulgar informações e conhecimentos dos serviços ofertados pelo CRAS para a população de alcance territorial do mesmo, usaremos a intersetorialidade de importância fundamental pois envolvi ações integradas de diferentes setores no atendimento a população, cujo as necessidades são pensadas a partir da sua realidade concreta, com isso serão desenvolividos pelo estagiário em Serviço Social algumas atividades internas e outras junto ao público alvo conforme relatadas abaixo:
Elaboração de um questionário para entrevistas com os ususários;
Entrevista com alguns usuários na sala de espera da instituição, enquanto aguardam o atendimento;
 Tabulação dos resultados, avaliação e conclusão das entrevistas, partindo deste ponto para a discussão e para a realização do projeto;
Visita as Escolas Públicas Municipais do território de abrangência do CRAS, aos Programas Sociais, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as Associações Comunitárias, aos Programas Saúde da Família, a Secretaria de Educação, dentre outros, para estabelecer parcerias para a divulgação do projeto;
Logo após firmada as parcerias, será inicado a sistematização do projeto de intervenção, além da confecção dos materiais que serão utilizados para a vibialização dos mesmo, tais como:
Confecção de uma faixa com o nome para exposição no dia da apresentação;
Pesquisa no youtube de um video relacionado ao projeto em questão intitulado;
“As duas Faces do Brasil” para a abertura da apresentação do projeto;
Elaboração de slides para com informações a serem divulgadas para a comunidade;
Elaboração de um folder informativo para distribiur com os participantes no final da apresentação e nas visitas domiciliares;
Elaboração de slides com fotos da estrutura fisíca do CRAS e de toda a sua equipe.
 Após concluido o projeto e preparado todo o material será o momento de preparação da agenda para a divulgação do mesmo, onde será elaborado um roteiro com as seguintes informações:
Acolhimento aos participantes;
Apresentação do estagiário, da assistente social supervisora de campo e orientadora do projeto;
Exibição do video “As duas Faces do Brasil; 
Apresentação dos slides com fotos da estrtura fisíca do CRAS e toda a sua equipe de referência;
Palestra com o auxilio de slides sobre os serviços socioassistenciais que são ofertados pelo CRAS para toda a sua comunidade;
Agradecimento aos participantes e parceiros.
 A realização deste projeto parti do presuposto de que a realização do mesmo tem grande importância para levar até as comunidades de abrangencia territorial do CRAS conhecimentos pertinentes aos serviços ofertados pelo mesmo e diminuir o distanciamento entre as famíliais e indivíduos e o próprio CRAS.
RECURSOS HUMANOS
Durante o procedimento de execução e desenvolvimento das atividades do Projeto de Ação contaremos com o apoio de um grupo composto pelos seguintes profissionais:
01 Assistente Social (Técnico de Referência dos Grupos de Convivência
Fortalecimento de Vínculos); 
01 Assistentes Social Coordenador do CRAS;
01 Orientador Social do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
01 Psicólogo do CRAS; 
01 Assistente Social Coordenadora do Redesenho do PETI;
01 Estagiário em Serviço Social (autor do projeto). 
RECURSOS MATERIAIS
Carro de Som (para divulgação do projeto);
Data Show;
Notebook;
Cartazes;
Caixa de som;
Câmara Digital;
Microfone.
 PARCERIAS 
Secretaria de Municipal de Assistência Social;
Secretaria Municipal de Saúde e Equipe dos PSF das Comunidades referenciadas;
Secretaria municipal de Educação;
Escolas das localidades onde será executado o projeto;
Equipe Técnica do CRAS de Poço das Trincheiras.
AVALIAÇÃO
 
A avaliação do referido projeto acontecerá de maneira processual e no final de seu implemento atráves de dialógos com os participantes logo após a explanação do conteúdo, tendo como referência os objetivos propostos e as metas desejada. Para este processo de avaliação terá como responsáveis o estagiário em Serviço Social, autor do mesmo, a supervisora Acadêmica, a Supervisora de Campo, as famílias e indíduos a quemo referido projeto está destinado e todos aquele que contribuiram de forma derita e indireta para a execução e desenvolvimento deste. 
 
CORNAGRAMA
	Mês
Atividades
	
Março
	
Abril
	
Maio
	
Discussão a cerca de como 
seria desenvolvido do projeto
	 
 X
	
	
	
Apresentação da problemática em questão para o desenvolvimento do projeto
	 
 X
	
	
	 
Reunião com os parceiros
	
	 
 X
	
	
Construção do relatório
	
	 
 X
	
	
Aplicação do projeto
	
	
	 
 X
	
	
	
	
REFERÊNCIAS
http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Social/article/viewFile/2707/2486
http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica
BRASIL,Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Política Nacional de Assistência Social, PNAS/2004.Brasília,2005.
BRASIL,Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome.Agenda da Família. Brasília,2010.

Continue navegando