Buscar

AV PESQ. E PRAT. EM EDUC. II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0347_AV_201607296951 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201607296951 - ALEXSANDRA SILVA DA CRUZ
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 15:05:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201608156449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que significa conhecer? Você diria que existem várias formas diferentes de conhecer?
		
	
Resposta: Conhecer,é uma forma de compreender a realidade. E simexistem vários tipos de conhecer,exemplo do conhecimento popular,pode ser considerado empirico ou senso comum, resultando do modo espontâneo e corrente de conhecer. O conhecimento científico éuma forma de conhecer,indutivo, dedutivo e dialético.
	
Gabarito: Conhecimento é alguma coisa que se sabe de algo ou de alguém. Há vários tipos de conhecimento,como: mítico, senso comum, filosófico e científico
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607561941)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A revolução científica e a comprovação da teoria heliocêntrica por Galileu desencadeou um conjunto de discussões na ciência em torno da validade das teorias da nova ciência ou ciência moderna. Compare as duas vertentes que pautaram o desenvolvimento do método científico na Idade Moderna: o racionalismo e o empirismo
		
	
Resposta:
	
Gabarito: GABARITO: a) 50% da pontuação - racionalismo. A perspectiva racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. A ciência busca provar as relações de causalidade que regem o objeto investigado Descartes, no século XVII, inaugura o racionalismo da Idade Moderna. Defendeu a ideia de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento racional e verdadeiro e estabeleceu os princípios para o desenvolvimento da Ciência Moderna. Preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático. b) (50% da pontuação) - empirismo O empirismo afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções que oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. Toda evidência deve ser empírica, isto é, depende da comprovação feita pelos sentidos. Utiliza-se também a experessão método experimental. Portanto, um resultado empírico resulta de uma observação experimental. Fancis Bacon é o iniciador do empirismo. O objetivo do método elaborado por Bacon é construir um novo olhar sobre os fenômenos naturais. Para ele, a descoberta de fatos verdadeiros dependendem, única e exclusivamente, da observação e da experimentação. Estas por sua vez são reguladas pelo raciocínio indutivo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608037319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São características do conhecimento mítico, exceto:
		
	 
	O mito pode ser caracterizado como uma narração racional, de origem teórica refletida
	
	Sua função é resolver, num plano imaginativo, tensões, conflitos e antagonismos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade.
	
	O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo (mágico) de narra, isto é, por analogias, metáforas e parábolas.
	
	O mito é um tipo de conhecimento ou interpretação da realidade que não requer fundamentações ou fatores racionais por se basear apenas a intuição ou no pensamento imediato.
	
	Um dos elementos centrais do pensamento mítico é a referência ao sobrenatural, ao mistério e ao divino.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608077964)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As afirmativas a seguir são (F) Falsas ou V( verdadeiras) ?: 1) O conhecimento científico vai além do empírico , procurando conhecer, além de fenômenos, suas causas e leis. 2) A ciência só aceita aquilo que foi provado . 3) A ciência é um processo em constante construção e evolução. 4) Por ser um processo dinâmico , a Ciência busca renovar-se e reavaliar-se continuamente.
		
	 
	V / V / V / V
	
	F/ V / F / V
	
	V / V / F / F
	
	V / F / V / V
	
	F / F / V / V
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607896121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os primeiros pensadores que romperam com o mito, tinham como preocupação explicar a natureza não a partir do sobrenatural (como fazia o pensamento mítico-religioso), mas a partir dela mesma. Para esses filósofos a physis (natureza) é uma realidade originária e fundamental. Desta forma, procuraram encontrar o princípio (arché) das coisas existentes. Esses filósofos foram denominados de:
		
	 
	pré-socráticos
	
	racionalistas
	
	socráticos
	
	platônicos
	
	sofistas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607561912)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Igreja Católica exercia o poder hegemônico durante a Idade Média. Tal poder se estendeu sobre o controle da veiculação e da produção do conhecimento. Nesse sentido, a visão de mundo que prevaleceu nesta época é a visão teocêntrica. Para tanto, os pensadores cristãos se propusseram a unir duas importantes influências:
		
	
	o conceito de ciência ativa e o pensamento de Sócrates
	 
	o saber greco-romano e os dogmas cristãos.
	
	o modelo heliocêntrico e a valorização da razão humana
	
	a integração entre ciência e técnica e a valorização do método experimental
	
	a visão de Copérnico e a visão de mundo dos filósofos pré-socráticos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608063217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe as palavras do astrofísico Marcelo Gleiser em entrevista à revista Época e marque a opção correta: ÉPOCA - Você diz que a Ciência emancipa, liberta as pessoas. Como? Gleiser - Na Religião, o conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão,porque se é inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final. A Ciência ensina a pensar sobre o mundo e, por isso, você se transforma numa pessoa capaz de construir sua visão de mundo. Hoje, há tantas coisas importantes acontecendo na Ciência, como a engenharia genética e a clonagem, que, para ser um cidadão ativo no processo democrático, você tem de ter uma idéia do que está ocorrendo em Ciência. Senão vai ser politicamente manipulado, como está acontecendo nos EUA e no Brasil. ÉPOCA - É possível conciliar espiritualidade e Ciência? Gleiser - Claro. O papel da Ciência não é roubar Deus, mas aliviar o sofrimento material do homem. Se as pessoas querem usar a Religião para aliviar o sofrimento espiritual, tudo bem. Há lugar para as duas. O perigo é quando a Religião quer tomar o lugar da Ciência e passa a dizer que a Bíblia, interpretada literalmente, explica como o mundo foi feito. (Adaptado Revista Época. Edição 346. 03/01/2005)
		
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos assistemáticos, obtidos metodicamente, mas não verificáveis, convergindo no pensamento religioso.
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos na pura abstração e não verificáveis, opondo-se ao pensamento objetivo.
	 
	A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos metodicamente e verificáveis, opondo-se ao pensamento religioso.
	
	A ciência utiliza conhecimentos irracionais sem o uso de método de comprovação.
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos irracionais, obtidos ao acaso e verificáveis, opondo-se ao pensamento filosófico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608081148)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre René Descartes podemos afirmar: I ¿ Preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático. II ¿ Foi considerado o pai do Racionalismo moderno. III ¿ Defendia a ideia de que toda evidência deve ser empírica. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	Somente a afirmação I é verdadeiraTodas as afirmações são verdadeiras.
	
	Somente a afirmação II é verdadeira
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201608081137)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quem é considerado o pai do Positivismo?
		
	
	René Descartes
	 
	August Comte
	
	Gerald Comte
	
	Max Weber
	
	Emilé Comte
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607514829)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nosso olhar dirigido ao mundo, às práticas sociais e educativas não é isento. Pelo contrário, carrega a força de concepções que fomos tecendo ao longo de nossa trajetória, lentes por meio das quais vemos a realidade a nossa volta. Marilena Chauí (1999, p. 11), em seu "Convite à Filosofia", fala de crenças silenciosas que povoam nosso cotidiano como a "aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias". O olhar pesquisador é aquele que procura ir além do que se apresenta como natural e óbvio. Como todo olhar, entretanto, esse olhar pesquisador é comprometido com valores, enxerga a partir de um determinado ponto de vista. Isso significa dizer que a prática:
		
	
	é ideologicamente inocente
	
	não é intencional
	 
	não é neutra
	
	é leiga
	
	é imparcial

Continue navegando