Buscar

APOL SOCIOLINGUISTICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociolinguística
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As pesquisas sociolinguísticas têm buscado traçar um perfil da mudança em progresso e um perfil da variação estável por meio da combinação dos resultados das variáveis idade, sexo, classe social e nível de escolaridade, a partir da noção de prestígio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCCHESI, Dante; ARAÚJO, Silvana. A teoria da variação linguística. <http://www.vertentes.ufba.br/a-teoria-da-variacao-linguistica>. Acesso em nov. 2014.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre como as variantes são originadas, analise os elementos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) Pela organização interna do sistema linguístico.
II. ( ) Por regularidades da própria língua.
III. ( ) De forma aleatória.
IV. ( ) Por fatores sociais.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	C	V – V – F – V
Questão 2/5 - Sociolinguística
Atente para a seguinte citação:
“O erro na língua oral é, pois, um fato social. Ele não decorre da transgressão de um sistema de regras da estrutura da língua e se explica, simplesmente, pela (in)adequação de certas formas a certos usos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. <http://www.sbpcnet.org.br/livro/56ra/banco_conf_simp/textos/StellaRicardo.htm>. Acesso em 28 nov. 2014.
Considerando os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, analise as afirmativas a seguir quanto à veracidade (V) ou à falsidade (F) no que concerne às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre o ensino da língua portuguesa no Brasil.
I. ( ) Os PCN consideram a língua como fenômeno homogêneo e, assim sendo, orientam para que o ensino da língua portuguesa seja realizado tendo em vista exclusivamente as formas prescritas nas gramáticas normativas do Brasil.
II. ( ) Os PCN orientam que o ensino da língua portuguesa deve levar ao conhecimento do aluno todas as variedades da língua de modo a lutar contra todos os tipos de preconceitos linguísticos oriundos de um ensino tradicional que considera apenas a norma padrão.
III. ( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam os professores de língua portuguesa a trabalharem exclusivamente com as normas das gramáticas normativas.
IV. ( ) Os PCN consideram a língua como fenômeno heterogêneo e, assim sendo, orientam para que o ensino da língua portuguesa seja realizado tendo em vista todas as variedades da língua, e não apenas a padrão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	C	F – V – F – V
Questão 3/5 - Sociolinguística
Leia a seguinte afirmação:
“Os dialetos se distribuem geograficamente, assinalando as diferenças espaciais que podem ser detectadas, constituindo, assim, a diatopia da língua. O dialeto gaúcho, o dialeto sergipano, o dialeto amazonense são, entre outras, maneiras de identificar os traços que marcam o uso da língua portuguesa em cada uma dessas áreas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M. C; FERRAREZI-JUNIOR, C. Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o que é correto afirmar sobre os dialetos? Leia as proposições a seguir.
I. Todos os dialetos têm um conjunto de regras que os regulamenta.
II. Os dialetos constituem grande problema aos estudos linguísticos, pois são destituídos de regras.
III. Há dialetos que, por serem melhor estruturados, são considerados superiores, melhores que os demais.
IV. Todos os falantes de uma variedade conhecem intuitivamente as regras daquele dialeto na totalidade.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas:
	B	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Sociolinguística
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e estuda a língua em uso no seio das comunidades de fala, voltando para um tipo de investigação que correlaciona aspectos linguísticos e sociais. Esta ciência se faz presente num espaço interdisciplinar, na fronteira entre língua e sociedade, focalizando precipuamente os empregos linguísticos corretos, em especial os de caráter heterogêneo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M.C. Fundamentação teórica: Conceituação e delimitação. In: BRAGA, M. L; MOLLICA, M. C (Org.). Introdução à Sociolinguística: O tratamento da variação. p. 9-10, 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 9.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o objeto de estudo da Sociolinguística é:
	A	A variação, princípio geral e universal.
Questão 5/5 - Sociolinguística
Considere a seguinte informação:
“O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmações que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem de si mesmo e da língua falada por aqui. Outras afirmações são até bem-intencionadas, mas mesmo assim compõem uma espécie de ‘preconceito positivo’, que também se afasta da realidade. [...] Algumas dessas afirmações falaciosas [...] são, na verdade, mitos e fantasias que qualquer análise mais rigorosa não demora a derrubar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é, como se faz. 49. ed., São Paulo: Loyola, 2007. p. 13,14.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a mitologia do preconceito linguístico, analise as afirmativas a seguir e indique quais delas correspondem a um mito ou preconceito em torno da língua.
I. Não há somente uma forma correta de falar.
II. A fala de uma região é melhor do que a de outra.
III. A fala precisa aproximar-se da escrita para ser correta.
IV. O português não é uma língua difícil.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas:
	B	Somente as proposições II e III estão corretas.

Outros materiais