Buscar

ativ 32289

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso : Segunda Graduação em Pedagogia
Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)
Professora Lilia Nantes
Acadêmico(a): Katiane Aparecida Borges da Silva de Macêdo RGM: 033366
Polo: São Joaquim SC Data: 28/11/2018
Atividades das Aulas 03 e 04
1 -Disserte o que você entendeu sobre a seguinte afirmação: “ 5 linhas)
	“Para Comparato, (2003, p. 57), os Direitos Humanos são inerentes ao próprio ser humano, sem estar conectado com qualquer particularidade de pessoas ou grupo. Não se pode falar em Direitos humanos sem abordar a dignidade e não se pode falar em dignidade sem abordar os Direitos Humanos.”( de 5 a 10 linhas)
-Todas as pessoas devem ter o direito de formar a sua própria opinião e de exprimi-la individualmente ou em assembléias pacificas.
- Todas as pessoas devem ter o direito de participar no governo.
- Estar livre de prisão arbitraria, detenção e tortura – quer a pessoa seja um opositor ao partido no poder, pertença a uma minoria étnica ou seja um criminoso comum.
- Livre expressão religiosa e uso de sua língua para manter suas tradições.
- Todo ser humano deve ter a oportunidade de trabalhar, ganhar a vida e sustentar a sua família.
- As crianças merecem proteção especial.
2-As práticas do racismo são diversas e se apresentam de diversas formas. Por meio das estatísticas sobre escolaridade, mercado de trabalho, criminalidade, presença nas artes e outros, pode-se perceber o problema na prática.A discriminação dá-se de duas formas: direta ouindireta. Explique cada uma delas.
Diz-se discriminação direta a adoção de regras gerais que estabelecem distinções através de proibições. É o preconceito expressado de maneira clara como, por exemplo, dar tratamento desigual, ou mesmo negar direitos, a um indivíduo ou grupo determinado.
A discriminação indireta está internamente relacionada com situações aparentemente neutras, mas que criam desigualdades em relação a outrem. Esta última maneira de preconceito é a mais comum no Brasil.
3- Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino- americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que:
a) atualmente, o termo “pluralidade cultural” não se aplica ao Brasil por causa da Globalização.
b) a mistura de todas estas raças e etnias não caracteriza a identidade do povo brasileiro.
Xc) o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história. Resposta correta
d) a diversidade cultural e racial não interfere nas formas com que os habitantes do Brasil organizaram sua vida social e política.
e) ações racistas e discriminatórias não existem na sociedade brasileira por causa da grande diversidade cultural e racial do país.
4- No que tange a inclusão,explique sobre o que garante a Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996.
A Lei 11.645, de 10 de março de 2008, obriga o ensino da história e da cultura indígena e afro- brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, particulares e públicas do Brasil.

Continue navegando