Buscar

Questões de Filosofia Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
A filosofia medieval possuía suas características próprias, o que contribuiu para a compreensão do momento histórico, de acordo com os temas das principais obras do período. Considere as assertivas a seguir:
I – O principal tema abordado foi a relação entre a razão e a fé.
II – Buscava-se evidenciar a existência e a natureza de Deus pelo uso da razão.
III – Entre os temas de interesse no período estava a individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.
IV – Foram construídas interpretações da razão em novas abordagens, o que não permite integrar obras dos pensadores gregos à análise da filosofia medieval.
Estão corretas:
Alternativas:
a)I e II.
b)I, II e IV.
c)II e IV.
d)I, II e III. (certo)
e)I, II, III e IV.
2)
A divergência e contradição não só produz a unidade do mundo, mas também a sua transformação. O mundo é um eterno fluir, como um rio, e é impossível banhar-se duas vezes na mesma água. Fluxo contínuo de mudanças, o mundo é como um fogo eterno, sempre vivo". (ABRÃO, Bernadette Siqueira. A história da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 32).
O texto se refere ao pensador:
Alternativas:
a)Heráclito.(certo)
b)Aristóteles.
c)Parmênides.
d)Pitágoras.
e)Tales.
3)
Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, considere V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosófica foi o diálogo, e sempre com o intuito de despertar em todos os homens, a importância de examinar sua vida e suas ideias através da razão.
( ) Sócrates fazia uso de um método refutativo de investigação, o que significa que seu principal intento era levar o interlocutor à contradição, independentemente se o último estivesse ou não com a razão, pois demonstrava que a retórica e argumentação são capazes de prevalecer sobre a verdade.
( ) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República para discutir aspectos da participação política dos cidadãos.
( ) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Com isso, contraiu inimizades de poderosos que pediram sua execução sob a acusação de corromper a juventude.
( ) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes da vida em sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V, F, F, V, V.(certo)
b)F, F, F, V, V.
c)F, F, V, V, V.
d)V, F, V, F, V.
e)V, V, F, V, F.
4)
Tales de Mileto, filósofo antigo que se dedicou ao estudo da arkhé como o princípio basilar do universo, pertenceu ao período da Filosofia grega denominado:
Alternativas:
a)pré-socrático ou cosmológico.(certo)
b)helenístico ou greco-romano.
c)pré-socrático ou antropológico.
d)sistemático ou racional.
e)socrático ou antropológico.

Outros materiais