Buscar

Questões para estudo: Metabolismo de lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Medicina Veterinária
Processos Biológicos no Organismo Animal 
Profa. Thalita Cucki 
2ª Lista de Exercícios: Metabolismo Aplicado de Lipídeos
Descreva em seqüência, o processo de digestão (fermentativa e não fermentativa), absorção e deposição dos Lipídeos exógenos.
Determine os destinos metabólicos dos AGV: acetato e butirato.
Esquematize as vias metabólicas que caracterizariam um animal entrando em obesidade e sequencialmente, sofrendo restrição alimentar, destacando as células de ocorrencia.
- Em função do depósito limitado de glicogênio hepático, animais têm capacidade de sintetizar TAG. Descreva qual o mecanismo hormonal e como é desencadeado o processo de Lipogênese. 
- como acontece a síntese de ácidos graxos saturados e insaturados endógenos, levando em consideração os compostos essenciais para que o processo ocorra.
- como os TAG são formados e acumulados na célula adiposa, hepática e da glândula mamária ativa.
- como ocorre o processo de Lipólise dos TAG à serem mobilizados com intuito de geração de energia, evidenciando o destino dos produtos.
- Sabe-se que ácidos graxos servem de combustível energético para células periféricas, entretanto para que sejam oxidados via β – oxidação, precisam entrar na mitocôndria. Como ocorre esse transporte?
- como ocorre o processo de β – oxidação e o destino dos produtos.
- O excesso de acetil CoA agravado pela reduzida disponibilidade de OAA na mitocôndria das células hepáticas, leva à Cetogênese. Como ocorre e qual o destino dos corpos cetônicos?
- como ocorre a cetogenólise e qual o destino dos produtos.
- A gliconeogênese é o processo metabólico de geração de glicose à partir de compostos que não são carboidratos e tem como processo central a conversão do piruvato à glicose. Esse processo é primordial na manutenção da glicemia principalmente porque o glicogênio é estocado em quantidades limitadas. Esquematize a via central de geração dessa “nova” glicose e a rota metabólica adotada pelo glicerol.
- Aponte onde e esquematize como ocorre a síntese endógena de colesterol.

Outros materiais