Buscar

Estudo de caso Qual dos três escolher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Rua Olavo Bilac, 1184 - Centro/sul. 640001-280. Teresina (PI)
Fone (86) 3215-4101 Ramal 212 - www.sigaaufpi..br
	Disciplina: Gestão de Pessoas(120 h/Módulo III.2018.1). Professora Antonella Maria das Chagas Sousa. Estudo de Caso. Individual. Valendo 10 pontos com peso 2,0. Período para a postagem no SIGAA: 29 a 31/05/18
	
	Nota: Tutor responsável: 
ESTUDO DE CASO: Qual dos três escolher?
O Diretor estava diante de um dilema. Com a aposentadoria do Chefe do Departamento Técnico (responsável pela supervisão direta de quatro Chefes de Seção) havia três candidatos naturais, igualmente cotados, para o cargo. Pelo sistema formal de avaliação de desempenho não havia como optar. Desse modo, para realizar o processo de seleção para a vaga em aberta, coloca em discussão o perfil dos candidatos, a baixo relacionados:
CANDIDATO 01: È o de menor tempo de empresa (apenas um ano) e o mais jovem. Demonstra grande motivação e espírito de liderança, relacionando-se muito bem em todos os níveis. No íntimo, sabe que tem poucas condições de competir com os demais pelo critério de antiguidade. Sua indicação, no entanto, será altamente gratificante, além de motivadora para seu crescimento profissional.
CANDIDATO 02: Com sete anos de empresa, é ótimo técnico, mas sua habilidade humana não é satisfatória. Embora não se possa considera-lo “empregado-problema”, é tido, por alguns, como “criador de casos”. Muito dedicado fica habitualmente trabalhando bem mais além do expediente. Ao contrário do candidato 01, que possui outros interesses fora da empresa, pois leciona numa faculdade, é integralmente voltado para os problemas da empresa. Caso não seja o escolhido, certamente se desmotivará.
CANDIDATO 03: È mulher, solteira, com nove anos de empresa. Em termos de formação escolar é a mais credenciada, com cursos de mestrado e estágios nos Estados Unidos, Alemanha e Japão em sua especialidade, por sinal adequada à natureza do Departamento em causa. È normalmente consultada para os assuntos mais complexos. È jovial, comunicativa, gozando das simpatias gerais. Não é segredo que presta assessoria externa a outras organizações mas, tendo em visa seu senso de responsabilidade e capacidade técnica, ninguém nunca lhe fez nenhuma restrição a respeito. Demonstra certa “ausência” em relação aos problemas rotineiros da organização. Surpreendentemente demonstrou interesse em ocupar a Chefia do Departamento. Talvez os novos encargos possam desafiá-la a uma maior dedicação, embora muitos julguem difícil que abrisse mão dos compromissos externos. Teoricamente, porém, demonstrou disposição em se integrar mais à empresa. Na hipótese de não ser a escolhida, há um grande risco de cada vez mais se distanciar, dedicando-se às atividades de consultoria a outras empresas.
DISCUSSÃO DO CASO:
Trata-se de qual tipo de recrutamento? 						Trata-se de um recrutamento interno que funciona através dos candidatos que estão trabalhando dentro da empresa, visando promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.
Analise cada uma das opções, identificando “forças” e “fraquezas” de cada um dos candidatos escritos para o preenchimento da vaga.					
		CANDIDATO 01 							
		Forças: tem grande motivação, tem espírito de liderança; tem boa relação com os funcionários se relacionando bem em todos os níveis. 					Fraquezas: tem menos tempo de empresa (apenas um ano.	
											
		CANDIDATO 02 							
		Forças: 	tem sete anos de empresa; é um ótimo técnico; muito dedicado; e é integralmente voltado para os problemas da empresa. 				Fraquezas: habilidade humana não satisfatória; e não tem boa relação com seus colegas de trabalho.	
											
		CANDIDATO 03 							
		Forças: tem um ótimo currículo sendo a mais bem credenciada em termos de formação; é a que tem mais tempo de empresa (nove anos); é comunicativa; é simpática e tem boa relação com o grupo; e sabe resolver problemas complexos.		Fraquezas: presta assessoria externa a outras organizações; é ausente em relação aos problemas rotineiros da organização.
	
Justifique as razões da possível seleção de cada um dos candidatos.				O candidato 01, poderia ser escolhido, pois tem espírito de liderança o que é essencial para dirigir um grande numero de funcionários, alem de ter boa relação com funcionários e ter uma grande motivação, o que certamente traria bons resultados a organização.											O candidato 02, poderia ser escolhido, pois alem de ser um ótimo técnico, se mostra ser muito dedicado, sendo é integralmente voltado aos problemas da empresa, na qual seria de muita importância dentro da organização.					O candidato 03, poderia ser escolhido, pois tem um ótimo currículo, é comunicativa, tem uma boa relação com os funcionários, alem de saber resolver assuntos complexos, o que seria é de grande valia dentro da empresa trazendo soluções a possíveis problemas futuros na organização. 
Opte por um deles, apresentando os principais argumentos para a seleção do candidato.
 O candidato 03 seria a melhor opção pelos seguintes motivos, dos três candidatos é o que estar mais tempo trabalhando na empresa, em termos de formação é o que se mostra mais bem preparado, é comunicativo tendo boa relação com o quadro de funcionários, alem de se mostrar capaz de resolver assuntos complexos trazendo confiança e boas perspectivas para o futuro da empresa. 
Aponte quais as vantagens e desvantagens desse tipo de recrutamento.			O recrutamento interno apresentas as seguintes vantagens: 				* É mais econômico em termos de tempo e dinheiro comparativamente com recrutamento externo.										* É mais provável escolher o candidato adequado. 					* Aumenta a motivação dos colaboradores.																	E apresenta também as seguintes desvantagens:					* Pode gerir conflitos de interesses entre colaboradores com os mesmos interesses e nas mesmas condições.								* Existe a necessidade de gestão das expectativas frustradas dos candidatos excluídos.											* Pode gerar desvalorização da autoridade dos colaboradores promovidos visto existi familiaridade entre ambas as partes. 
 Você concorda que o meio utilizado para fazer a seleção foi o adequado? Por quê?	Sim, pois foi possível analisar a fundo o perfil dos candidatos, suas características e assim chegar ao um resultado mais honesto sem cometer injustiças na escolha do candidato mais adequado.	
Referência: Gerência participativa. Francisco Gomes de Matos.

Continue navegando