Buscar

Proteínas: Estrutura e Função

Prévia do material em texto

Proteínas
 
 São polímeros lineares de estrutura complexa de alto peso molecular e versatilidade, formados pela união de uma carboxila α de um aminoácido à amina α de outro por ligações peptídicas. Servem para funções cruciais em essencialmente todos os processos biológicos, funcionam como catalisadores, transportam e armazenam outras moléculas, tais como o oxigênio, fornecem apoio mecânico e proteção imunitária, geram movimento, transmitem impulsos nervosos, e controlam o crescimento e a diferenciação. O código genético traduz para 20 aminoácidos diferentes que compõe as proteínas, por isso existem inúmeras combinações entre aminoácidos para se formar uma cadeia polipeptídica e esta é a razão para a diversidade de proteínas dos seres vivos. 
Estrutura primária - A estrutura primária de uma proteína é a base da identidade de uma proteína,é a sequência linear de aminoácidos que forma a molécula. A modificação de apenas um aminoácido altera a estrutura primária e cria uma proteína diferente. Esta proteína diferente pode ser inativa ou ter outra função biológica.
Estrutura secundária- É gerada pela maneira que os aminoácidos interagem, formando ligações intermoleculares. Estas interações criam uma conformação espacial filamentosa de polipeptídeo. As conformações secundárias mais estudadas das proteínas são a alfa-hélice e a estrutura beta-plana. Na alfa-hélice a estrutura polipeptídica se encurva pela ação de pontes de hidrogênio formando uma espiral ou uma hélice. Na beta-plana, a proteína é mais distendida e as pontes de hidrogênio se formam em zigue-zague, modelando a proteína em uma estrutura chamada de beta-pregueada. Muitas sequências beta-pregueadas formam a estrutura beta-plana.
Estrutura terciária - É uma conformação adicional a estrutura secundária (alfa-hélice e beta-pregueada), em que a macromolécula dobra-se sobre si mesma. As forças que mantém a estrutura terciária geralmente são interação entre as cadeias laterais dos aminoácidos e outras partes da proteína com moléculas de água em solução. As principais estruturas terciárias de uma proteína são as globulares e as fibrosas.
Estrutura quaternária – É a conformação espacial da molécula dada pela interação entre diferentes cadeias polipeptídicas de uma proteína. Somente proteínas feitas de duas ou mais cadeias polipeptídicas apresentam a estrutura quaternária. Insulina (duas cadeias), hemoglobina (quadro cadeias) e as imunoglobinas (anticorpos, quatro cadeias) são exemplos de proteínas que tem a estrutura quaternária.

Continue navegando