Buscar

GESTÃO DE CRISE E EVENTOS CRÍTICOS AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE CRISE E EVENTOS CRÍTICOS AULA 10
1) Para podermos classificar quais seriam os níveis que um profissional de segurança pública poderá usar a força, é necessário verificarmos antes qual o nível de resistência que uma pessoa, seja ela causadora ou não de um evento crítico, poderá apresentar. Segundo a doutrina da SENASP, o nível em que o agente o abordado ao invés de ser pró-ativo, fica dificultando o trabalho do profissional de segurança pública, fazendo diversos questionamentos inoportunos, criando embaraços ao serviço, mas ainda não há qualquer atitude agressiva ou mesmo ameaçadora; corresponde a qual das alternativas abaixo:
RESPOSTA: Resistência passiva
2) Qual o modelo de uso da força aplicado pelo Centro de Treinamento da Polícia Federal de Glynco, Georgia, Estados Unidos?
RESPOSTA: Modelo FLECT
3) Para podermos classificar quais seriam os níveis em que um profissional de segurança pública poderá usar a força, é necessário verificarmos antes qual o nível de resistência que uma pessoa, seja ela causadora ou não de um evento crítico, poderá apresentar. Segundo a doutrina da SENASP, o nível em que o agente que ao ser abordado não causa nenhum problema para o profissional, pois o respeita, acata todas as determinações oriundas do mesmo, corresponde a qual das alternativas abaixo:
RESPOSTA: Cooperativo
4) Marque a alternativa que indica o nome do Modelo de Uso Diferenciado da Força relacionado ao seguinte conceito: Apresentado no livro: The Tactical Edge Surviving High Risk Patrol 1999. Este modelo é bem simples, notamos uma gradação da postura que o profissional de segurança pública deverá adotar com o equipamento correspondente que estiver em sua posse, ou até mesmo, sem qualquer equipamento, usando somente o seu corpo. Esta gradação ocorre de baixo para cima, onde encontramos os menores graus, indo até o máximo, que é a utilização da arma de fogo. Diferentemente dos outros modelos estudados, este não faz qualquer análise sobre a postura do agente criminoso.
RESPOSTA: Modelo REMSBERG
5) A qual decisão judiciária corresponde o conceito seguinte: ¿só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado
RESPOSTA: Súmula Vinculante nº 11 (STF)
6) Marque a alternativa que indica o nome do Modelo de Uso Diferenciado da Força relacionado ao seguinte conceito: Este modelo usa de círculos concêntricos para demonstrar como ocorre a ação do profissional de segurança pública em concomitância com a do agente provocador do evento crítico. Neste como nos demais as reações variam das mais amenas ao limite máximo que é a utilização da arma letal, perpassando por medidas intermediárias e não letais.
RESPOSTA: Modelo CANADENSE
7) Marque a alternativa que indica o nome do Modelo de Uso Diferenciado da Força relacionado ao seguinte conceito: O modelo em análise utiliza o velho e conhecido plano cartesiano da matemática, no eixo das coordenadas x (horizontal) encontramos os fatores de sujeição do perpetrador da crise e no eixo y (vertical) encontramos a postura que o profissional de segurança pública deverá adotar em correspondência com a postura que perceber do perpetrador da crise.
RESPOSTA: Modelo NASHVILLE
8) Marque a alternativa que indica o nome do Modelo de Uso Diferenciado da Força relacionado ao seguinte conceito: Apresentado no livro Police Use of Force A Line Officers Guide; 1998 neste modelo percebemos que ele é dividido da esquerda para a direita em colunas onde podemos encontrar na parte superior da tabela a postura do agente criminoso e na parte inferior da mesma como deverá ser a reação do profissional de segurança pública.
RESPOSTA: Modelo GILIESPIE

Continue navegando