Buscar

PROVA A3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1.Se uma criança está fora dos padrões da norma prevista para a idade, é preciso ter uma explicação. Quando o filho está recebendo reclamações constantes porque puxa o cabelo das colegas, rouba coisa dos amigos na sala de aula, talvez os pais tenham que se perguntar por que ele está fazendo isso. A gente não pode fingir que não viu alteração de comportamento em criança. Uma das explicações oferecidas pela psicologia é de que essa criança pertence a uma família em que demonstra constantemente comportamentos inadequados, violência e conflitos são presenciados constantemente. Por tanto de acordo com essa teoria não há como mudar o comportamento dessa criança, pois sua família é completamente desestruturada.
Qual das concepções abaixo oferece essa explicação para esse comportamento?
 	inatista
 Certo	ambientalista
	gestaltista
	interacionista
	psicanalítica
2.Quando convidado para o cargo de secretário de Educação da Bahia, Eraldo Tinoco já tinha um projeto ambicioso: aplicar a toda a rede pública o método de construção da inteligência do educador romeno Reuven Feuerstein, que conhecera por meio de uma reportagem publicada em ISTOÉ ("Deixe-me pensar", edição 1496, de junho de 1998). A máxima de que todas as pessoas, em todas as idades, podem aprender e a crença de que o cérebro é modificável difundidas pelo professor lhe pareceram a solução para melhorar os resultados escolares de um dos Estados mais ricos do Nordeste. Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/30943_DIREITO+A+INTELIGENCIA
A proposta desenvolvida pelo Professor Feuerstein, NĀO está de acordo com a concepçāo de desenvolvimento:
Ambientalista.
 Certo	 Inatista.
Sociointeracionista.
Construtivista.
Interacionista.
3.Ao estudarmos a importância da interface da psicologia com a educação podemos afirmar que na prática pedagógica do professor a inclusão de problemas do cotidiano social, de forma contextualizada histórica e socialmente, favorece a que o aluno desenvolva a capacidade de:	
 Certo	Compreender, perceber sua presença na sociedade, fazendo escolhas conscientes a respeito dos valores que elege para si.
	Restringir limites, definindo as estratégias, e estabelecendo valores e engendrando problemas.
	Solucionar problemas do processo de desenvolvimento cognitivo no planejamento técnico-administrativo.
	Interagir entre seus pares, divergindo e se apropriando do mundo subjetivo do outro, enquanto ser antissocial.
	Perceber a realidade que o cerca, limitando a consciência enquanto ser antissocial.
4.As teorias psicológicas apresentam diferentes pressupostos científicos e filosóficos que constituem diferentes modelos do desenvolvimento humano. As teorias do desenvolvimento humano explicam de maneira diferente as relações entre os fatores biológicos e sociais e sua importância no desenvolvimento do indivíduo. Sobre a temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na perspectiva inatista, também conhecida como apriorista, as capacidades básicas de cada ser humano, valores, comportamentos, formas de pensar e de conhecer já se encontram praticamente prontas no nascimento do sujeito. ( ) A corrente ambientalista atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamentos. ( ) Segundo a perspectiva ambientalista, ter ou não bom desempenho é explicado pelas características hereditárias do sujeito, e não a partir da relação dialética entre condições de ensino e oportunidades de aprendizagem. ( ) De acordo com a abordagem ambientalista, o interesse é controlar o comportamento do aluno, pressupõe-se que ele seja um indivíduo passivo frente às pressões do meio, que tem seu comportamento moldado, manipulado, controlado e determinado pelas definições do ambiente em que vive. Assinale a seqüência correta.	
	V, V, V,V
	F, V, V,V
	F, F, V ,V
 Certo	V, V, F , V
	F, F, F ,V
5. Pensando na concepção de desenvolvimento e aprendizagem inatista, como você explicaria o aumento da delinquência juvenil no Brasil?	
 	o fato de o crime organizado estar muito próximo dos jovens produz modelos de imitação que não possibilitam outra forma de vida para os jovens.
	o consumo de drogas ocorre devido a conflitos familiares.
 Certo	O aumento do uso de drogas por parte dos pais tem elevado o nascimento de crianças com potencial para a marginalidade.
	o aumento do tráfico de drogas nas comunidades e evasão escolar tem elevado a marginalidade.
	a falta de escola e oportunidade de emprego gera o aumento da delinquência juvenil.
6.Em fevereiro de 2014 o mundo inteiro ficou alarmado com a noticia publicada em vários jornais sobre o seguinte fato: ¿A fotografia de um adolescente negro nu, de aproximadamente 16 anos, preso pelo pescoço por uma trava de bicicleta, em um poste no Aterro do Flamengo, já ganhou a imprensa internacional. O site do tabloide britânico 'Daily Mail' destaca a imagem do rapaz com o título: "Vigilantes brasileiros pegam 'ladrão' e usam trava de bicicleta para prendê-lo pelo pescoço em um poste (após deixá-lo nu)". (odia.ig.com.br/.../imprensa-britanica-repercute-caso-de-jovem-atacado...) As opiniões divergem, enquanto muitas pessoas ficaram indignadas com a atitude, outras apoiam esse tipo de ação e justificam dizendo que ¿Pau que nasce torto morre torto, gente assim tem que morrer!¿ Pensando na frase acima, qual das abordagens da psicologia está de acordo com esse pensamento:
 Certo	inatismo
	ambientalismo
	interacionismo
	psicanálise
	
behaviorismo

Outros materiais