Buscar

Resumo ngoenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olegário de Nóbriga M. Macome 2015
Resumo
O foco da obra é o nacionalismo, tendo como eixo de preocupação a questão de significado do acto educativo do seu valor social para Moçambique. Existe diversos trabalhos que a Missão Suíça contribuiu no campo da educação em Moçambique, que actualmente o Governo se preocupa em por em relevo a questão pedagógica.
Sobre o Estatuto dos saberes e da educação em Moçambique, o autor fala da oposição do colonialismo quanto a sua prática que pare como anti-libertador, assimilante e nacionalizador em relação à cultura portuguesa, os educadores missionários opõem-se a esta lógica suscitando nos jovens indígenas um sentido de uma nação tsonga e moçambicano, defendendo pois que os vissitudes do processo educativo nos territórios de colonização portuguesa obrigaram a um compromisso entre o colonialismo e a missão o que vai ditar o conflito porque entre eles não haviam uma plataforma comum.
Na análise que o autor faz sobre educação tradicional informal passando por uma educação colonial missionária afirma que não há pertinência da separação entre a educação colonial e missionaria dado o carácter dos acordos entre o governo colonial e a igreja católica. Alexandre Vinet por ter passado por uma educação religiosa e o de viver na suíça e ter um arquivo da história. Os pontos de convergência e de divergência conclui se que os missionários ingleses, franceses, e portugueses não poderam enquadrar as suas actividades num projecto de colonização e de conquista militar estruturado. A linguagem dos missionários era desqualificante para a classificar os africanos, pois é nesse contexto que os missionários aprenderam meios filosóficos de transmissão da palavra. Os missionários ao criarem a escrita da linguagem autóctones do guambas, produziram um discurso próprio, imagem, identidade, inventando assim Tsonga. 
Os missionários condena a designação do colonialismo negativo, por outro lado, aceita a possibilidade de um conhecimento positivo onde a educação tem o papel na sociedade. As últimas considerações do autor defende a necessidades de se repensar numa história de educado em Moçambique buscando bases e inspirações teóricas para a projectar o futuro. 
Bibliografia
NGOENHA, Severino Elias. Estatuto e Axiologia da Educação: o paradigmático Questionamento da Missão Suíça, Livraria universitária, Maputo, Moçambique, 2000.

Outros materiais