Buscar

Resumo: Prefácio do Livro Pedagogia dos Sonhos Possíveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS RIO VERDE
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE FINDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
SANTANA, Adson Furtado¹, MACIEL, Ângelo Maximo Muniz¹; FARIA, Bruna de Moura¹; RODRIGUES, João Pedro Moura¹; NUNES, Patrícia Gouveia². 
RESUMO
PREFÁCIO: PEDAGOGIA DOS SONHOS POSSÍVEIS: A ARTE DE TORNAR POSSÍVEL O IMPOSSÍVEL
O Prefácio: Pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível o impossível trata da educação como sonho possível e relata um resumo de uma obra cheia de ideais marcantes a respeito do que sonhar com uma educação justa pode modificar a sociedade. O texto objetiva tratar da educação como sonho possível, capaz de mudar uma sociedade que rouba os sonhos e oportunidades e fazer um breve questionamento sobre o futuro a qual o mesmo chama de “inédito-viável”. Suas ideias centrais são demonstrar através das experiências de Paulo Freire como a sociedade pode ser modificada quando a educação como sonho é introduzida na mesma e relatam diversas nuances sobre o futuro que espera essa sociedade e a importância da educação como sonho possível. 
O texto inicia sua abordagem a respeito da educação como realizadora de sonhos em conjunto com a práxis educativa que, apesar das limitações que tornam esses sonhos impossíveis, a mesma educação tem o poder de torná-los possíveis. Idealizado por Paulo Freire, o mesmo se coloca como testemunho dessa possibilidade apresentando a necessidade de abertura ao outro e problematizando que algo pode não ser tão obvio como descrito. A educação como sonho possível não parte da ingenuidade, mas surge das análises críticas a respeito da opressão gerada pela sociedade que não se faz de maneira determinista, mas pode ser alterada pelos sujeitos envolvidos. O texto enfatiza que compreender o “inédito-viável” se faz necessário frente as situações-limite e a forma como deve-se lidar com elas, pensando nisso, esse “inédito-viável” seria a proposta de superação dessas situações e nesse aspecto, o pensamento crítico tem papel fundamental na construção desse futuro juntamente com a práxis libertadora, algo que não foi visto, mas é sonhado. Ainda é ressaltado que o sonhar coletivamente para a construção do “inédito-viável” é a intencionalidade da pedagogia dos sonhos possíveis e o sonhar coletivamente é um desafio dos que lutam pela reinvenção da educação.
Como descrito no texto, a educação pode transformar a realidade de uma sociedade. Na sociedade atual, há a necessidade de incorporar a educação como sonho possível; uma educação que não marginalize e nem gere simplesmente mão de obra, como já é imposto, mas que dê pensamento político, crítico e que favoreça a todos. O sonho de ter professores com salário e condições de trabalho melhores. Assim, ao entender esse prefácio, os sonhos possíveis podem sim construir uma sociedade mais justa e isso deve ser uma luta coletiva. Em seus escritos Cury (2002) salienta que seja como política ou cidadania, a educação e o acesso aos bens sociais também é uma forma de libertar o indivíduo da ignorância.
Diante do exposto acima, conclui-se que o texto trata da educação como um sonho possível que, numa sociedade não-igualitária, pode gerar mudanças significativas. Destaca também que a coletividade na luta por uma educação mais justa é desafiadora para aqueles que querem ver reinventada a educação no mundo. Assim, a pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível o impossível, retrata a luta atual pela construção de uma educação acessível e que não desfavoreça a alguns indivíduos, mas que recrie chances e oportunidades a todos de maneira igual, tornando assim o sonho de um “inédito-viável” possível. 
REFERÊNCIA
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 1, n. 116, p.245-262, jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2019.
¹ Discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IF Goiano – Campus Rio Verde.
² Professora da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do IF Goiano – Campus Rio Verde

Outros materiais