A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Prova objetiva   EJA

Pré-visualização | Página 1 de 5

Prova objetiva _EJA
	1.
	Através da Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967, criou-se o MOBRAL ? Movimento Brasileiro de Alfabetização. Este movimento tinha como público-alvo pessoas com idade entre 15 e 30 anos. Desta forma, qual era o objetivo deste movimento?
	 a)
	Possuía o objetivo de aprender a calcular.
	 b)
	Possuía o objetivo de construir uma visão crítica do sujeito.
	 c)
	Possuía o objetivo de ter liberdade de expressar-se.
	 d)
	Objetivava a aquisição da leitura, escrita e cálculo.
	2.
	A pesquisa, a busca e o conhecimento são quesitos indispensáveis à realidade que se pretende atingir na formação de professores. Sobre como é necessário pensar a formação de professores, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto mais conseguir acumular cursos e leituras, melhor professor ele será.
II- Momento de trocas, diálogos e reflexões sobre e para a prática pedagógica do professor.
III- Encontros que promovam debates e questionamentos, preparando o professor para ser pesquisador.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Os estados-membros se responsabilizaram em promover, em cooperação com as Nações Unidas, o acatamento universal aos direitos e liberdade humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdade, e que a valorização desses direitos e liberdade é da mais alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma convenção, pois essa palavra costuma ser empregada para designar atos multilaterais, oriundos de conferências internacionais e que abordem assuntos de interesse geral.
	 b)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um tratado, já que tratados são atos bilaterais ou multilaterais aos quais se deseja atribuir especial relevância política.
	 c)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
	 d)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um acordo, pois este termo é usado, geralmente, para caracterizar negociações bilaterais de natureza política, econômica, comercial, cultural, científica e técnica. Acordos podem ser firmados entre países ou entre um país e uma organização internacional.
	4.
	O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é o exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e possibilita diagnosticar a educação básica brasileira e assim proporcionar a construção de uma referência nacional de Educação para Jovens e Adultos. Sobre as disciplinas que estão vinculadas a este exame, analise as opções a seguir:
I- Língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação.
II- Matemática.
III- História e geografia.
IV- Ciências naturais.
V- Sociologia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e V estão corretas.
	5.
	No trabalho realizado com os jovens, os adultos e os idosos, como os demais sujeitos das diversas modalidades de ensino, necessita-se desenvolver a autonomia. A autonomia ocorre não somente com os alunos, como também com o profissional que trabalha com esta clientela. Assim, como se pode definir autonomia?
	 a)
	A autonomia é formar sujeitos saudosistas, dando a eles a impressão de que o que não foi feito, hoje não poderá ser realizado.
	 b)
	A autonomia é desenvolver habilidades relacionadas somente com relação a seu trabalho, de forma individualizada.
	 c)
	A autonomia é ter liberdade de realizar seus trabalhos, seus sonhos, buscando seu crescimento intelectual.
	 d)
	A autonomia direciona para a constante rotina diária, dando condições para a formação de sujeitos estagnados.
	6.
	A CONAE ? Conferência Nacional de Educação ? ocorreu em sua primeira edição no ano de 2008, através da Portaria Ministerial nº 10/2008 com atribuições e com a participação de determinados indivíduos. Sobre as atribuições e o público-alvo para este movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta conferência tem a participação em nível federal, constituindo seu interesse com relação à educação informal, dando ênfase às prioridades determinadas pelo Governo Federal.
(    ) Esta conferência tem a participação da sociedade e entidades em nível federal, estadual e municipal, com intenção de promover, coordenar e monitorar o processo da CONAE em suas etapas.
(    ) A CONAE tem como objetivo formular conceitos sobre temáticas pré-determinadas pelo governo estadual, preocupando-se com a clientela envolvida, como professores e gestores das escolas.
(    ) A CONAE é uma conferência que busca organizar os diversos segmentos da sociedade para que os mesmos destaquem as necessidades que envolvem os seis eixos temáticos deste material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) - LDB - é a lei que, como o próprio nome descreve, estabelece as diretrizes e as bases da disposição do sistema educacional. Com a sanção da LDBEN - Lei 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos deixa de possuir a noção de ensino supletivo, passando a ser considerada:
	 a)
	Uma continuidade da Educação Básica, que passa a dividir-se em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	 b)
	Como um mecanismo encarregado exclusivamente de formar mão de obra para a indústria para um período de crescimento e de globalização econômica.
	 c)
	Mais uma modalidade da educação básica, com caráter permanente em que o indivíduo pode buscá-la ao longo de toda a sua vida como forma de desenvolver-se plenamente.
	 d)
	Como direito público subjetivo, voltada àqueles que comprovarem um determinado patamar de renda familiar.
	8.
	Muito se fala sobre a EJA ? Educação de Jovens e Adultos, sendo sua clientela formada por adultos, jovens e idosos. Com estes sujeitos, temos um grupo que requer maior atenção conforme documento ?Marco da Ação de Belém ? resumo Executivo?, relacionado à alfabetização. Sobre este grupo e o motivo desta atenção, analise as afirmativas a seguir:
I- O grupo é dos jovens, que possuem o objetivo de buscar maior formação e manter-se no mercado de trabalho.
II- O grupo é o das mulheres, pois estas foram deixadas de lado na história, sendo que a prioridade dos estudos era do homem.
III- O grupo é de idosos, que buscam alcançar, depois de muitos anos distantes da escola, conhecimento para sua melhor idade.
IV- O grupo é de jovens e adultos, na busca de melhores condições junto a seus familiares e colegas de trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	9.
	Os estudos relacionados às investigações da Didática na EJA, no Brasil, têm relação direta com as tendências pedagógicas que permearam e permeiam o currículo educacional desta modalidade ao longo da História. De acordo com a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, com relação à Didática, analise as sentenças a seguir:
I- É uma disciplina que envolve uma série de princípios e regras que gerem o ensino.
II- Tem como finalidade a orientação do processo de ensinar, permitindo aos alunos se perceberem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.