Buscar

avaliação discursiva gestao de politicas publicas

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 15 Abr 2019, 09:37
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 15 Abr 2019, 09:50
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A:
A educação é a solução para diversos problemas estruturais brasileiros. Esta é uma assertiva defendida pela maioria da população que acredita que por meio do acesso à educação básica e de qualidade é possível vencer a desigualdade social que assola o país.
Dentro do âmbito da Gestão de Políticas Públicas, é muito importante considerar dois aspectos normativos marcantes para a política educacional brasileira, sendo eles: a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), publicada em 1996 (Lei 9.396) e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990). Estas leis são frutos de movimentos sociais e pressão política para a criação e implementação de novas formas de acesso e garantia de educação para todos os brasileiros.
Sendo assim, explique com as suas palavras, sobre cada uma das normativas e sobre a importância do incentivo financeiro do Estado na área educacional. Lembre-se de consultar o livro da disciplina, mas que o mais importante para o processo de aprendizagem é você escrever como você entende cada um dos conceitos. Dica: utilizar exemplos sempre é um ótimo instrumento de auxílio para responder questões, assim você pode citar programas que tenham sido implementados que contribuíram para a concretização das leis citadas.
Questão B:
O desenvolvimento da política externa é um fator essencial para a governabilidade de todos os países. Recentemente, vimos um processo de politização da política externa e com isso a possibilidade de também a observarmos sob o prisma das Políticas Públicas.
Sendo assim, diversos temas podem ser abordados e pensados por gestores públicos visando uma maior eficácia na solução de problemas que envolvem a política externa.
Em novembro de 2018, ocorreu na cidade de Buenos Aires na Argentina, o G20 – encontro dos países mais influentes economicamente no mundo. Foram discutidos diversos assuntos, dentre eles, o Acordo de Paris e as influências climáticas. Neste evento, os EUA (Estados Unidos da América) reiterou a opinião de que vai se retirar do Acordo de Paris.
Desta forma, vamos supor que você seja um Gestor Público que atua nesta área de política externa ambiental. Então, foi-lhe solicitado que você escreva um parecer simples, descrevendo a sua opinião sobre a permanência ou a exclusão do país americano do acordo.
Você deve considerar os conceitos de política externa do livro da disciplina, bem como, políticas públicas do meio ambiente. Por exemplo, no primeiro parágrafo você pode descrever o Acordo de Paris e demais conceitos que considere importante. No segundo parágrafo, você pode desenvolver a sua fundamentação defendendo a saída ou a permanência do país no acordo. O texto escrito deve ter entre 10 a 20 linhas.
Material de apoio: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/01/internacional/1543692343_559991.html
QUESTÃO A
É de fundamental importância a obediência às normativas e a existência de incentivos que se destinem à área educacional dados pelo Estado de uma nação. A educação é um instrumento de transformação do indivíduo que contribui para o desenvolvimento do mesmo e da vida em sociedade.
Os incentivos educacionais do Estado devem objetivar a evolução educacional, econômica e cultural humano ao considerar que o acesso à educação promove tais benefícios.
A LDB, (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) é a mais importante lei brasileira que se refere à educação. Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96.
A LDB também é conhecida popularmente como Lei Darcy Ribeiro, em homenagem a este importante educador e político brasileiro, que foi um dos principais formuladores desta lei.
A LDB é composta por 92 artigos que versam sobre os mais diversos temas da educação brasileira, desde o ensino infantil até o ensino superior.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é a legislação que explicita a implementação da proteção integral constitucionalmente estabelecida no artigo 227. Assim, estabelece medidas concretas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Responsabiliza nominalmente a família, a comunidade, a sociedade e o Estado pelo bem-estar e saudável desenvolvimento da infância e da juventude.
QUESTÃO B
Com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, diminuir a temperatura média global até algo próximo dos níveis pré-industriais, 195 países assinaram o Acordo de Paris durante a COP-21, conferência sobre mudança climática promovida pelas Nações Unidas em 2015. Para entrar em vigor, o acordo necessita da ratificação de pelo menos 55 países que, juntos, são responsáveis por 55% das emissões de poluentes atmosféricos.
Os Estados Unidos, do então presidente Barack Obama, assinaram o acordo e ratificaram-no em 2016. Entretanto, em junho de 2017, já sob o governo de Donald Trump, os americanos anunciaram a saída do acordo. Ressalte-se que, pelo teor do tratado, a retirada efetiva de um país só ocorrerá em novembro de 2020. Então, embora tenham anunciado a sua saída, os EUA ainda não saíram.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O maior projeto habitacional que houve no governo do presidente Lula foi o:
Escolha uma:
a. Projeto Minha Casa, Minha Moradia.
b. Projeto Minha Casa Minha Vida.
c. Projeto Habitare.
d. Projeto Habitacional Nacional.
e. Projeto Habitec.
Feedback
A resposta correta é: Projeto Minha Casa Minha Vida..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente é notório o crescimento dos estudos de Políticas Públicas nas pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e no mundo. Várias áreas do conhecimento, e não só a Ciência Política, vêm realizando pesquisas sobre o que o governo faz ou deixa de fazer. Além dessa expansão do campo de estudos de Políticas Públicas, a sua fragmentação também se caracteriza como fenômeno de renovação do campo e objeto de discussão da validade e efetividade dessa fragmentação, tem sido objeto de discussões. Sobre o aspecto da “fragmentação” em relação a sua validade e efetividade, marque a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Uma segunda corrente entende que a expansão e fragmentação do campo de análise de Políticas Públicas traz uma série de novas interpretações possíveis e que vem a somar para consolidação dessa vertente de análise.
b. A corrente teórica que considera esse processo benéfico faz ressalvas, no entanto, de que é possível uma unidade na formulação, mas não na implementação de políticas.
c. Há uma corrente teórica que afirma que este processo é prejudicial para a eficiência e eficácia da aplicação das Políticas Públicas, pois argumentam que a fragmentação é o resultado de um processo descoordenado, sem consistência e que não atenta à coerência na formulação/implementação de políticas, programas ou projetos.
d. As alternativas “a”e “c”estão corretas.
e. Todas as correntes teóricas consideram que esse processo é prejudicial ao desenvolvimento do campo de estudos.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas “a”e “c”estão corretas..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Ao se abordar a política externa enquanto Política Pública, podemos mencionar os seguintes: /p>
I - Os primeiros questionamentos sobre a possibilidade de se abordar a política externa enquanto Política Pública está no fato da primeira ser considerada por muito tempo como exterior ao próprio Estado e desconectada das demais políticas domésticas.
II - A política externa sempre carregou sobre si uma “mística de especialidade, segredo e confidencialidade” que a tornava acessível somente a alguns poucos “magos” capazes de operá-la.
III – Há uma corrente que concebe como Políticas Públicas somente as políticas domésticas, aquelas que impactam diretamente e em um curto prazo a sociedade.
IV - Para entendermos de que maneira é possível estudara política externa enquanto uma Política Pública é preciso inicialmente rever seus conceitos para compreendermos as suas particularidades frente às outras políticas do Estado e analisar quais os caminhos possíveis para sua abordagem no campo das Políticas Públicas.
V – Devido a sua complexidade e diversidade, a política externa pode ser considerada um campo de estudos interdisciplinar, uma ponte de ligação entre os estudos de relações internacionais e Ciência Política, porém não se utiliza de ferramentas metodológicas pertencentes a esses dois ramos das ciências humanas, utilizando de metodologias próprias.
Em relação as afirmações acima, qual a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas III estão corretas.
b. As alternativas, I, II, III e IV estão corretas.
c. As alternativas I, II, IV e V estão corretas.
d. As alternativas I. III e V estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas, I, II, III e IV estão corretas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na questão de cidadania, entende-se, então, por sujeitos, mais do que grupos portadores de interesses comuns e mais do que titulares de direitos formais:
Escolha uma:
a. Aquelas castas sociais que, a partir da manipulação de interesses e valores, constituem-se contra a interlocução com outros grupos.
b. Aqueles agentes governamentais que, a partir da elaboração de ideias e conceitos, constituem-se politicamente na interlocução com outros grupos sociais.
c. Aqueles políticos sociais que, a partir da fixação de interesses e valores, constituem-se politicamente na interrupção democrática com outros sujeitos ou instituições.
d. Aqueles agentes sociais que, a partir da elaboração sistêmica, constituem-se politicamente na interlocução com outros sujeitos ou instituições.
e. Aqueles agentes sociais que, a partir da fixação de interesses e valores, constituem-se politicamente na interlocução com outros sujeitos ou instituições.
Feedback
A resposta correta é: Aqueles agentes sociais que, a partir da fixação de interesses e valores, constituem-se politicamente na interlocução com outros sujeitos ou instituições..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No governo de Vargas uma preocupação com a erradicação das formas coletivas de moradia, a qual seria alcançada através de uma política de casas próprias (COELHO, 2003, p. 12). Contudo, não havia uma política habitacional sólida para assegurar tal mudança. Neste período o que existiam eram as chamadas Caixas de Pensão. O que eram estas Caixas de Pensões que o governo criou?
Escolha uma:
a. Eram órgãos criados através da implantação da Previdência Social no Brasil e que investiam este capital na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
b. Eram órgãos nomeados para a implantação da Previdência Social no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus funcionários, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
c. Eram departamentos criados através da implantação do INSS no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados.
d. Eram órgãos criados através da implantação da Previdência Social no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
e. Eram órgãos nomeados através da implantação do Programa Minha Casa Minha Vida, e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
Feedback
A resposta correta é: Eram órgãos criados através da implantação da Previdência Social no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim..
Parte inferior do formulário

Continue navegando