Buscar

My arquivo 2 Síndrome de Tourette (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Síndrome de Tourette
Gil Vieira, Luana Welter, Mariana Negreiros, Natália Fagundes, Muriel Biacchi e Tuane Teixeira 
*
Síndrome de Tourette
É um distúrbio com início tipicamente no período de desenvolvimento, que se caracteriza pela presença de doenças crônicas, flutuantes, motoras e tiques fônicos.
Os tiques, a marca da ST, são abruptos, rápidos, repetitivos, não-rítmicos, simples ou movimentos motores complexos ou produções fônicas
Estudos recentes mostram que 1% da população mundial é portadora desta síndrome, mas se estima que esse índice pode chegar a 3% pois muitos portadores ainda não tem o diagnóstico.
*
Síndrome de Tourette
Na grande maioria dos casos, 80% deles, a manifestação clínica inicial da doença são os tiques motores. Estes englobam piscar, franzir a testa, contrair a musculatura da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos do abdômen ou outros grupos musculares, bem como outros movimentos mais elaborados, como tocar ou bater em objetos que se encontram próximos.
Já os tiques fônicos, que abrangem ruídos não articulados, como tossir, fungar ou limpar a garganta e emissão parcial ou total de palavras, apresentam em menos da metade dos casos, a coprolalia e copropraxia, que é a utilização involuntária de palavras e gestos obscenos, respectivamente; a expressão de insultos, a repetição de um som, palavra ou frase referida por outra pessoa, que recebe o nome de ecolalia. 
*
Doença dos “tiques compulsivos”
Em 1884, o médico neurologista Georges Gilles de la Tourette pode descrever em oito dos seus pacientes os mesmos sintomas.
Na época, o mesmo denominou como a “doença dos tiques compulsivos”. Anos depois, em sua homenagem, foi dada a doença o nome de “Síndrome de Tourette.
*
Etiologia da síndrome
Fatores Genéticos
Fatores Psicológicos
Fatores Neurobiológicos
Estudo com gêmeos
Estresse
Neuroquímica, endocrinologia e imunologia
A etiologia da Tourette permanece desconhecida, porém existem diversas linhas de pesquisa sobre achados e teorias de etiopatogenias relacionadas à ST.
*
Neurotransmissores e Tourette
Dopamina
Na Tourette, existe um distúrbio neurológico que produz uma quantidade maior do que o normal de dopamina, nos gânglios da base, e envia comandos misturados para o corpo do portador, devido a esse excesso a pessoa acaba tendo tiques nervosos
*
Neurotransmissores e Tourette
Serotonina
Noradrenalina
*
Tratamento da
Síndrome
Não existe cura para essa síndrome, mas há controle. 
Terapia
Local
Cirurgia
Medicação 
*
Cirurgia: Estimulação Cerebral Profunda

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?