Buscar

pratica profissional analise e desenvolvimento de materiais didaticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Questão 1/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Observe o esquema a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 98.
O esquema ilustra uma sequência didática. Conforme os conteúdos do texto-base A construção de modelos didáticos de gêneros, o conceito de sequência didática tem uso na tentativa de sanar os principais problemas do ensino de gêneros em língua estrangeira. A esse respeito, qual das alternativas a seguir apresenta corretamente sua definição?
	
	A
	Sequência rígida de conteúdos a serem ensinados em sala de aula.
	
	B
	Sequência de exercícios a serem feitos fora do ambiente de aula para maior efetividade do ensino.
	
	C
	Sequência de conteúdos gramaticais a serem ensinados aos alunos em uma escala de dificuldade.
	
	D
	Sequência de sons da língua estrangeira a serem aprendidos pelo aluno, organizados do mais semelhante à língua materna aos mais diferente.
	
	E
	Sequência gradual de atividades, guiadas por um tema, objetivo ou produção de texto final.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Considere a seguinte afirmativa:
“O modelo didático de gênero (MDG) deve ser tomado como ferramenta de trabalho do professor, no que tange ao trabalho com os gêneros textuais. Concebido a partir dos estudos de Dolz, Schneuwly, De Pietro e Zahna (2004), a construção do MDG permite ao professor que especifique os conteúdos ensináveis do gênero, selecione o que vai ser ensinado e formule os objetivos para o ensino daquele determinado gênero”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTHOLOMEU, Isabela Catarina Soares. Projeto Didático de Gênero: Um estudo a partir do modelo didático de gênero e das capacidades de linguagem mobilizadas em trabalho com cartas de reclamação. 2016. 222 f. Dissertação (Mestrado). Curso de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Link: www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-AAQNHN/disserta__o_isabela_catarina_soares_bartholomeu____vers_o_final.pdf. Acesso em 28 ago. 2016.
De acordo com os conteúdos do texto-base A construção de modelos didáticos de gêneros, podemos pensar em “modelos de gênero” somente no âmbito da teoria. Assinale a alternativa que apresenta a razão disso.
	
	A
	Na verdade, não existem gêneros textuais, mas tipos diferentes de textos.
	
	B
	É o autor quem escolhe o gênero de um texto, e não as características específicas presentes no texto.
	
	C
	Os inúmeros gêneros textuais existentes estão em processo de constante modificação.
	
	D
	A definição de gênero é arbitrária, sendo praticamente impossível afirmar que um conjunto de textos tem características semelhantes, pois são diferentes entre si.
	
	E
	Há modelos de gêneros que excluem a criatividade do autor, limitando-o a escrever exclusivamente modelos pré-existentes
Questão 3/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Considere a seguinte afirmação:
“Tratar da gênese dos gêneros implica falar da relação com o homem com a linguagem ao longo de toda a história. Como defende o célebre filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), só nos comunicamos por meio de gêneros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOVER-FALEIROS, Rita. O conceito de gênero textual e seu uso em sala de aula. Revista Nova Escola. Link: http://novaescola.org.br/fundamental-2/conceito-genero-textual-seu-uso-aula-735561.shtml?page=1. Acesso em 28 ago. 2016.
O excerto nos ilustra como os gêneros textuais estão presentes em nosso cotidiano. Tendo em vista os conteúdos do texto-base A construção de modelos didáticos de gêneros sobre a questão do aprendizado de gêneros textuais, dentre as alternativas a seguir, qual delas apresenta uma situação que pode dificultar a apropriação de um gênero por parte de um sujeito?
	
	A
	A quantidade de gêneros existente é muito grande, sendo, portanto, impossível para um sujeito se apropriar de todos eles.
	
	B
	No ensino de gêneros, se os aprendizes não sentirem necessidade de um determinado gênero para seu agir verbal, haverá maior dificuldade para sua apropriação.
	
	C
	As diferenças entre os gêneros não são marcadas e nem sempre são claras, dificultando sua identificação por parte do aprendiz.
	
	D
	Diferentes gêneros textuais requerem diferentes regras, impossibilitando sua memorização por parte do aprendiz.
	
	E
	A caracterização de um gênero textual é arbitrária e não segue sequências lógicas, sendo assim, é impossível o aluno se aprender sobre os gêneros textuais.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Rompendo com as concepções anteriores, Bakhtin [...] propõe um olhar dialógico sobre a linguagem. O pensador russo não nega a estrutura da língua, mas afirma que ela deve ser estudada e entendida em enunciados concretos. Surge, assim, a partir dos estudos desse autor, a Linguística da Enunciação, a qual se volta para a língua como resultante de um trabalho coletivo e histórico porque reflete as relações sociais dos falantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Concepção sociointeracionista de linguagem: Percurso histórico e contribuições para um novo olhar sobre o texto. Revista Trama, v. 8, n. 16, 2º semestre de 2012, 125-138. Link: goo.gl/CD98YQ. Acesso em 26 ago. 2016.
Considerando os conteúdos do texto-base Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição sobre as diferenças na concepção de língua entre as abordagens teóricas que estudam o texto, a concepção dos russos, encabeçados por teóricos como Bakhtin e Volochínov, se diferencia da concepção estruturalista tradicional pelo fato de levar em consideração:
	
	A
	os aspectos fonéticos da língua estudados em enunciados isolados.
	
	B
	a relação sintático-semântica da estrutura de sentenças isoladas de contexto.
	
	C
	os aspectos cognitivos da fala em sentenças isoladas.
	
	D
	os aspectos fonológicos da língua em enunciados isolados.
	
	E
	o fenômeno social da interação verbal.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o excerto de texto a seguir:
“O livro tem aproximadamente seis mil anos de história para ser contada. O homem utilizou os mais diferentes tipos de materiais para registrar a sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências. Os sumérios guardavam suas informações em tijolo de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Américas, escreviam os livros em um material macio existente entre a casca das árvores e a madeira. Os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas com cera”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALDEIRA, Cinderela. Do Papiro ao Papel Manufaturado. Espaço Aberto. n. 24. Outubro, 2002. Link: http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco24out/vaipara.php?materia=0varia. Acesso em 26 ago. 2016.
O excerto comenta sobre os primórdios do livro escrito. Conforme os conteúdos do texto-base Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico, antigamente, quando não havia impressoras, o processo de produção dos livros era manual. Qual a principal consequência desse processo?
	
	A
	Os livros custavam muito caro.
	
	B
	Os livros tinham pouca duração, pois o texto se apagava.
	
	C
	Havia apenas um exemplar de cada livro.
	
	DOs livros eram produzidos, utilizando materiais de baixa qualidade.
	
	E
	Eram produzidos apenas livros para vender aos pobres.

Outros materiais