Buscar

Auditoria Interna: Conceitos e Procedimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

a atividade de auditoria interna é utilizada tanto para a auditoria das demonstrações contábeis, regulada pela NBC T 12, como para a Auditoria de Avaliação da Gestão, Auditoria de Acompanhamento da Gestão, Auditoria Contábil, Auditoria Operacional e Auditoria Especial, conforme a IN SFC 01/01. Segundo a Resolução CFC Nº 986/03, que aprova a NBC T 12, A Auditoria Interna compreende:
	premissas, avaliações, comprovações e julgamentos,
	diligências, levantamentos, recursos e julgamentos,
	exames, avaliações, premissas e comprovações,
 Certo	exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações,
	diligências, análises, avaliações, premissas e recursos,
 
 Código de referência da questão.2a Questão
Quais são os procedimentos de auditoria realizados coma finalidade de reduzir os riscos de auditoria?
 Errado	Testes de observância e testes orçamentários.
	Testes contábeis e testes substanciais.
	Testes patrimoniais e testes substanciais.
	Testes de observância e testes de fraudes.
 Certo	Testes de observância e testes substanciais.
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.3a Questão
Em uma auditoria realizada em um órgão de pagamento de pessoal, o auditor identificou, nas suas apurações, que um dos funcionários do setor, sistematicamente comandava, no sistema de pagamento do órgão, 30 horas extras mensais, em seu próprio nome, sem que as tivesse realizado. Neste caso o auditor está defronte de:
	uma sistematização sem controle
 Certo	uma fraude
	um calculo incorreto
	um erro
	uma rotina
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.4a Questão
a NBC T 12 enfatiza a necessidade de documentação para a realização da auditoria interna, indicando que ela deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. Dessa forma, nas alternativas a seguir indique aquela que representa o conceito de papeis de trabalho:
 Certo	constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações
	constituem os anexos do relatório final de auditoria e somente são elaborados no momento da montagem deste relatório.
	constituem normas detalhadas de suporte ao registro de críticas, sugestões e recomendações
	englobam as diretrizes formuladas por quem planeja a auditoria para que sejam seguidas pelos auditores no curso da coleta de dados
	constituem parametros definidos previamente a coleta de dados de auditoria, a fim de evidenciar nos exames realizados fraudes e desvios.
 
 Código de referência da questão.5a Questão
O objeto de uma auditoria se resume na manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo a continuidade da entidade. Nas alternativas abaixo indique aquela que NÃO representa uma finalidade da Auditoria:
	Assegurar maior correção dos registros contábeis;
	Dificultar desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;
 Certo	Fiscalizar a eficiência do controle externo;
	Opinar sobre a adequação das demonstrações contábeis;
	Contribuir para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da organização auditada
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.6a Questão
A Auditoria Interna do Ministério Público da União tem como função garantir a efetiva e regular gestão dos recursos e bens públicos destinados à instituição. Para isso, planeja, orienta, coordena e controla a gestão orçamentária, financeira, patrimonial e administrativa do MPU. Realiza auditorias, emite pareceres técnicos para orientar na tomada de decisões, faz exame prévio de minutas e editais de licitação e elabora relatórios fiscais do órgão. (texto retirado do site: http://www.pgr.mpf.gov.br/conheca-o-mpf/estrutura/orgaos-do-mpu ) Segundo a Resolução CFC Nº 986/03, que aprova a NBC T 12, a Auditoria Interna tem vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Nas alternativas a seguir, indique aquela que explicita como esta atividade está estruturada, conforme preconizado na NBC T 12:
	em proposições , com enfoque técnico e objetivo explicitamente individualizado.
 Certo	em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado
	em parametrizações, com enfoque gerencial e metas centralizadas.
	em premissas, com enfoque gerencial, e metas dissociadas.
	em pressupostos, com enfoque gerencial, e objetivo sistêmico.
 
 Código de referência da questão.7a Questão
A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. No caso do trecho de reportagem a seguir: "Dez servidores da Prefeitura de Cuiabá foram afastados dos cargos após suspeita de participação no esquema de desvio de recursos provenientes da arrecadação de impostos. Eles foram citados na Operação Impostor, deflagrada pela Polícia Civil no ano passado, e as investigações continuam. Uma auditoria interna apurou que mais de R$ 1,3 milhão foram desviados em apenas 10 dias. Os funcionários afastados estão lotados nas secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Fazenda, Gestão e na Procuradoria Fiscal. Conforme o procurador-geral do município, o afastamento é necessário para que os servidores não possam interferir nos processos administrativos pelos quais são investigados. Eles deverão permanecer afastados até a conclusão do processo administrativo disciplinar, prevista para daqui a 120 dias." (texto adaptado do conteúdo disponível no site: http://m.g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/02/dez-servidores-suspeitos-de-irregularidades-sao-afastados-da-prefeitura-de-cuiaba.html) A NBC T 12 faz a distinção entre fraude e erro. Indique nas alternativas a seguir aquela que no contexto descrito acima apresenta uma assertiva correta conforme o conceito prescrito na NBC T 12:
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato não-intencional de quem o praticou.
	é um exemplo tanto de fraude quanto de erro, e se trata de ato intencional de quem o praticou.
	é um exemplo de erro por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
 Certo	é um exemplo de fraude por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
	é um exemplo de erro por se tratar de manipulações de transações e operações.
 
 Código de referência da questão.8a Questão
Em uma auditoria realizada em um órgão de compras, o auditor identificou, nas suas apurações, que um dos funcionários do setor, em apenas um processo, efetivou o registro de numeração do processo licitatório pulando um número na sequencia, encontrando a seguinte numeração de páginas: 96, 97, 99, 100 e 101. Observou também que a sequencia de documentos entre as folhas 97 e 99 não apresentava descontinuidade, sugerindo-se que não ocorreu retirada de nenhum documento inicialmente anexado ao processo.Neste caso o auditor está defronte de:
 Certo	um erro
	um dolo ao erário
	um desvio
	uma perda
	uma fraude

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais