Buscar

Devemos reforçar que a comunicação não é tão simples quanto um esquema de emissor .ORIGINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
Devemos reforçar que a comunicação não é tão simples quanto um esquema de emissor-mensagem-destinatário. Devemos ter em mente que há outras variáveis em questão que são fundamentais para entendermos os objetivos e as intenções das mensagens. A formação do emissor e também do receptor é algo muito importante neste estudo, pois quando não consideramos estes pontos, nossa mensagem pode ser mal ou não interpretada da forma como pensamos.
Assinale a alternativa que apresenta um complicador no processo de comunicação:
Escolha uma:
a. emissor.
b. mensagem.
c. ruído. 
d. feedback.
e. compilação.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A partir da década de 1980, o termo competências vem sendo bastante empregado nas empresas. Já no aspecto organizacional, são necessárias as competências básicas que mantêm o negócio atuante. Isso quer dizer que no dia a dia as empresas devem apresentar competências que as mantenham abertas, em funcionamento, mas é por meio das competências essenciais que encontrarão as especificidades que proporcionarão o crescimento e o diferencial que garantem sua permanência no mercado.
Considerando o contexto apresentado, a expressão CHA refere-se aos conceitos
Escolha uma:
a.
Conhecimentos-Habilidades-Atitudes. 
b.
Conhecimentos-Hábitos-Atitudes.
c.
Crenças-Habilidades-Ação.
d.
Crenças-Habilidades-Atitudes.
e.
Habilidades -comprometimento-Atitudes.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
“Empresas que acreditam que seus colaboradores constituem seu maior valor praticam a melhor forma de gestão de pessoas. As diferenças entre as visões sobre o fator humano nas organizações evidenciam como é o tratamento dado às pessoas”.
 
Em relação ao contexto apresentado, leia o excerto a seguir, completando suas lacunas.
 
A forma mais conhecida diz respeito às competências individuais, representadas por _________________________, _________________________, e _________________________, e abrange o profissional em todos os aspectos de sua atuação.  As atitudes  se constituem em um conjunto de _________________________, _________________________ e _________________________, que determinam a atuação dos indivíduos e das organizações. Estas podem influenciar, inclusive, a _________________________ dos colaboradores e o _________________________ organizacional.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
Conhecimentos / Habilidades / Atitudes / Valores / Crenças / Princípios / liderança / momento. 
b.
Conhecimentos / Habilidades / Atitudes / Valores / Conhecimentos / Princípios / influência / dado.
c.
Habilidades / Comprometimento / Atitudes / Valores / Conhecimentos / Princípios / percepção / ambiente.
d.
Crenças / Habilidades / Atitudes / Valores / Crenças / Adversidade / credibilidade / princípio.
e.
Crenças / Habilidades / Atitudes / Valores / Conhecimentos / Princípios / autonomia / clima.
Parte inferior do formulário
TERMINAR REVISÃO
“Empresas que acreditam que seus colaboradores constituem seu maior valor praticam a melhor forma de gestão de pessoas. As diferenças entre as visões sobre o fator humano nas organizações evidenciam como é o tratamento dado às pessoas”.
 
Complete as lacunas na frase a seguir:
 
A forma mais conhecida diz respeito às competências individuais, representadas por ___________, ___________, e ___________, e abrange o profissional em todos os aspectos de sua atuação.  As atitudes  se constituem em um conjunto de _____________, _____________ e _____________, que determinam a atuação dos indivíduos e das organizações. Estas podem influenciar, inclusive, a percepção dos colaboradores e o ambiente organizacional.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da asserção acima:
Escolha uma:
a.
Habilidades -comprometimento-Atitudes-Valores-Conhecimentos-Princípios.
b.
Crenças-Habilidades-Atitudes-Valores-Crenças- Adversidade.
c.
Crenças-Habilidades-Atitudes-Valores-Conhecimentos-Princípios.
d.
Conhecimentos-Habilidades-Atitudes-Valores-Conhecimentos-Princípios.
e.
Conhecimentos-Habilidades-Atitudes-Valores-Crenças-Princípios. 
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Cada pessoa é única, e as necessidades precisam ser conhecidas em suas especificidades, sinalizando que a empresa cuida de seus talentos. Com base este postulado, analise as afirmativas a seguir:
 
I.As organizações que investem em seus talentos e em seus conhecimentos tácitos e explícitos estimulam a alta performance de suas equipes.
 
Porque
 
II.Para que isso ocorra, os gestores devem ser preparados para engajar esses profissionais no ambiente de trabalho, produzindo soluções à altura das necessidades profissionais dos talentos.
Considerando as asserções, avalie as afirmativas e a relação proposta entre elas, assinalando a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
b. A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
c. Ambas as afirmativas são falsas.
d. Ambas as afirmativas estão corretas, mas não se complementam.
e. Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda complementa a primeira. 
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Na era da informação, das mudanças que ocorrem nas empresas, principalmente as culturais e comportamentais, é fundamental a gestão de talentos. Além disso, o foco da gestão de pessoas identifica a pessoa como capital humano e parceiro da organização. Sobre o conceito de gestão de pessoas a empresa:
 
(  ) Dá ênfase à ética e à responsabilidade.
(  ) Dá ênfase à especialização.
(  ) Demonstra preocupação com resultados.
(  ) Prioriza colaboradores agrupados em equipes.
(  ) Valoriza inteligência e talento.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro e falso, levando em conta as asserções, vistas acima.
Escolha uma:
a. F-V-V-V-F.
b. F-F-V-F-F.
c. V-F-F-F-V.
d. F-V-F-V-F.
e. V-F-V-V-V. 
Texto-base:
 
Um técnico bancário foi submetido a um programa de treinamento para aprender a operar o sistema de consulta de informações da empresa e, em seguida, recebeu outro treinamento com o objetivo de prepará-lo para atender os clientes. Contudo, o técnico recebeu muitas reclamações por tratar mal os clientes e por se atrapalhar ao consultar o sistema. Perante esses acontecimentos assinale  V para verdadeira e F para falsa as asserções:
 
(  ) O técnico bancário recebeu instrução formal, mas não conseguir transferir essa instrução para o ambiente de trabalho.
( ) O técnico bancário instrui-se sobre o treinamento para operar o sistema, fracassando por vontade própria, mas não se amoldou das habilidades para oferecer bom atendimento ao cliente.
( ) O técnico bancário foi treinado para desenvolver os seus conhecimentos e aperfeiçoar as suas habilidades, mas está falhando na sua atitude.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
Escolha uma:
a. F-V-V.
b. V-F-V. 
c. V-V-V.
d. F-F-V.
e. V-V-F.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O ambiente onde a comunicação é eficiente também é produtivo. Pesquisas comprovam que a maior parte dos problemas nas empresas são oriundos das falhas de comunicação e muitos deles podem ser evitados apenas valorizando a comunicação e o  feedback.
Considerando os termos abaixo associe a 2ª coluna de acordo com 1ª.
 
1.Comunicação.
2.Feedback.
3.Aprendizado.
(  )  é o processo pelo qual um indivíduo adquire e amplia o seu repertório comportamental (CHA) por meio da educação ou da experiência de vida.
(  ) é o processo de dar ou receber informações retroativas em relação a uma atitude, a um comportamento ou ainda a uma dada ação de um indivíduo ou de um grupo de trabalho.
(  )  é o processo de transmissão de informações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos, acontece entre emissor e receptor por meio de códigos, transmitindo mensagens por algum meio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para as asserções
acima:
Escolha uma:
a. 2-3-1.
b. 2-1-3.
c. 1-3-2.
d. 3-2-1. 
e. 3-1-2.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Uma das condições indispensáveis para o estabelecimento de uma conjuntura de capacitação profissional, eficaz para o desenvolvimento dos colaboradores e para a aprendizagem organizacional, versa no fortalecimento de seus colaboradores.
O procedimento mencionado resulta no fortalecimento de seus colaboradores, sendo definido como:
Escolha uma:
a. centralização de poder nos cargos de gerência/direção.
b. normatização dos procedimentos de compartilhamento de informação.
c. autonomia dos colaboradores.
d. hierarquia da organização.
e. capacidade técnica específica dos colaboradores. 
Parte superior do formulário
O processo de comunicar-se envolve elementos efetivos, como emissor, receptor, mensagem, canal e código. Em relação aos empecilhos que atrapalham a comunicação, avalie as afirmações a seguir:
 
I.Os impedimentos à comunicação são variáveis que intervêm na interpretação ou transferência apropriada das ideias entre pessoas ou grupos.
 
II.A utilização de expressões ambíguas e a distância entre o emissor e o receptor configuram-se como obstáculos externos à comunicação.
 
III. A utilização de línguas diversas pelo emissor e pelo receptor e a luminosidade do ambiente onde eles se comunicam são barreiras internas à comunicação.
A partir das afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. III apenas.
b. II e III apenas.
c. I apenas. 
d. I e II apenas.
e. I, II e III.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as asserções:
 
I.Quando falamos em comunicação, provavelmente lhe vem à cabeça a imagem de duas pessoas conversando, um professor e um aluno, por exemplo. O professor fala, transmite uma mensagem, portanto é o emissor desta situação de comunicação. O aluno ouve, recebe aquela mensagem atuando como o receptor.
 
Porque
 
II.Deste modo os papéis podem se inverter quando o aluno expõe sua dúvida ou explica o que entendeu do assunto, por exemplo. Temos aqui já três componentes importantes nesta primeira aproximação: um emissor, uma mensagem, um receptor e um feedback que é nada mais que a reposta ao emissor.
Considerando as asserções, avalie as afirmativas e a relação proposta entre elas, assinalando a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
b. A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
c. A afirmação I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
d. As afirmações I e II são falsas.
e. As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Quando falamos em comunicação, provavelmente lhe vem à cabeça a imagem de duas pessoas conversando, um professor e um aluno, por exemplo. O professor fala, transmite uma informação. O aluno ouve, recebe aquela informação. Os papéis podem se inverter quando o aluno expõe sua dúvida ou explica o que entendeu do assunto, por exemplo. Vamos nos ater à primeira situação. Temos aqui já três componentes importantes nesta primeira aproximação.
 
Analise a imagem:
 
Fonte: (adaptado) http://www.multirio.rj.gov.br/images/img_2015_06/mensagem_artigo.JPG
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo de comunicação:
Escolha uma:
a. 1-receptor; 2-feedback; 3-receptor; 4-emissor.
b. 1-receptor; 2-mensagem; 3-receptor; 4-feedback.
c. 1-emissor; 2- feedback; 3-receptor; 4-mensagem.
d. 1-emissor; 2-mensagem; 3-receptor; 4-feedback. 
e. 1-mensagem; 2- feedback; 3-receptor; 4-mensagem.
Parte inferior do formulário
TERMINAR REVISÃO
Parte superior do formulário
 Analise as asserções:
 
I- A programação de treinamento consiste na definição dos objetivos e do público alvo de um treinamento, considerando a respectiva previsão do conjunto das ferramentas, dos recursos e das atividades que serão empregadas para solucionar as deficiências identificadas no diagnóstico das necessidades de treinamento.
Porque
 
II- Quando o resultado do diagnóstico indicar falhas nas condições de trabalho, é necessário a elaboração de um treinamento emergencial. 
 A partir das afirmações acima, assinale a alternativa correta quanto a relação entre ambas:
Escolha uma:
a.
 As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b.
 A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. 
c.
 As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d.
 A afirmação I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
e.
 As afirmações I e II são falsas.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Conforme Graceffi (2007) as ações educacionais para planejar um programa de treinamento de forma sistêmica, produtiva e devidamente fundamentada é de suma importância realizar responder alguns questionamentos: O que deverá ser ensinado? Quem deverá aprender e quem deve ensinar? Quando deverá ser ensinado? Onde deverá ser ensinado? Como se deverá ensinar? 
 As informações apresentadas necessárias para planejar o programa de treinamento fazem parte do:
Escolha uma:
a.
 Recrutamento.
b.
 Check-list. 
c.
 Objetivo.
d.
 Diagnóstico.
e.
 CHA.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Conforme MARRAS (2002, p. 150) o Diagnóstico das necessidades de treinamento tem por objetivo efetuar uma pesquisa de análise e identificar as deficiências do CHA dos colaboradores, do mesmo modo a ausência de experiência necessária para o desenvolvimento das atribuições necessárias para o cargo.
 
Face ao exposto analise os diagnósticos de necessidade de treinamento realizados por duas empresas de segmentos diferentes, a Cheiro Verde e Serraria Santo Antônio.
 
Diagnóstico 1:
A empresa Cheiro Verde verificou que os custos com manutenção têm aumentado em 10% a cada trimestre.
Diagnóstico 2:
A Serraria Santo Antônio irá implantar um sistema automatizado para corte e lixamento de madeira.
 Sobre os diagnósticos apresentados assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
 A empresa Cheiro Verde fez um diagnóstico imediato, já a empresa Serraria Santo Antônio fez um diagnóstico reativo.
b.
 A empresa Cheiro Verde fez um diagnóstico preventivo, já a empresa Serraria Santo Antônio fez um diagnóstico precipitado.
c.
A empresa Cheiro Verde fez um diagnóstico precipitado, já a empresa Serraria Santo Antônio fez um diagnóstico preventivo.
d.
 As empresas Cheiro Verde e Serraria Santo Antônio realizaram diagnósticos que indicam a necessidade de planejamento e execução de treinamentos reativos.
e.  A empresa Cheiro Verde fez um diagnóstico reativo, já a empresa Serraria Santo Antônio fez um diagnóstico preventivo. 
Parte inferior do formulário
TERMINAR REVISÃO
“De acordo com Ivancevich (2008) e Graceffi (2007) necessita definir quais serão os recursos necessários para executá-lo, como por exemplo, equipamentos audiovisuais, local, materiais, máquinas, equipamentos, ferramentas, sistemas entre outros possíveis”.
 A asserção acima refere-se ao:
Escolha uma:
a.
 Planejamento de contratação.
b.
 Planejamento de metas.
c.
 Planejamento de departamento.
d.
 Planejamento de treinamento. 
e.
 Planejamento de entrevista.
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre as necessidades de treinamento analise as asserções e julgue V para verdadeiro e F para falsa:
 
(  ) A análise do nível organizacional é aquela que constatará as condições ambientais, as estratégias empresariais e a disponibilidade de recursos para só então definir os setores que necessitam de treinamento.
(  ) A ação de definir qual conteúdo de programa de treinamento necessitará estar na base de um estudo das tarefas e deveres envolvidos no trabalho que define o CHA está ligado ao nível de tarefas.
(  ) O nível preventivo consiste na análise do desempenho atual dos colaboradores e da presença de determinadas competências necessárias para
o desenvolvimento do seu trabalho.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
F - F - V.
b.
V - F - V. 
c.
V - F - F.
d.
V - V - F.
e.
F - V - F.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
 “Os processos e ou ações para preparar e desenvolver talentos através do uso de ferramentas de treinamento devem simplesmente tentar orientar as experiências de aprendizagem em sentido positivo e benéfico e suplementá-las com atividades planejadas, a fim de que estes profissionais em todos os níveis desejados possam rapidamente desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas que trarão propiciarão a todos os resultados desejados”.
 
 
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-ciclo-de-treinamento/32082
 Assinale a alternativa que completa correta o ciclo de treinamento:
Escolha uma:
a.
 Planejamento do programa(1) - Diagnóstico de necessidades(2) - Avaliação dos resultados(3) -Execução do programa(4).
b.
 Diagnóstico de necessidades(1) - Avaliação dos resultados(2) - Planejamento do programa(3) -Execução do programa(4).
c.
Diagnóstico de necessidades(1) - Planejamento do programa(2) - Avaliação dos resultados(3) - Execução do programa(4).
d.
 Planejamento do programa(1) - Diagnóstico de necessidades(2) - Execução do programa(3) - Avaliação dos resultados(4).
e.
Diagnóstico de necessidades(1) - Planejamento do programa(2) -Execução do programa(3) - Avaliação dos resultados(4). 
Parte superior do formulário
Analise a seguinte asserção:
 
Quando tratamos de um programa de treinamento, ou seja, após passar pelo processo de ensino-aprendizagem, espera-se como resultado mudanças no comportamento do colaborador, deste modo estamos tratando do objetivo________________.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Escolha uma:
a.
geral.
b.
treinamento.
c.
instrucional. 
d.
específico.
e.
comportamental.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as asserções:
 
I. Na avaliação comportamental serão avaliadas as mudanças de comportamento dos colaboradores após o treinamento, esta “mudança de comportamento” é também chamada de “transferência de treinamento”.
 
Porque
 
II. A avaliação comportamental investiga o grau no qual o participante aplica o que ele aprendeu durante o treinamento quando ele volta ao seu ambiente de trabalho.
A partir das afirmações acima, assinale a alternativa correta quanto a relação entre ambas:
Escolha uma:
a.
As afirmações I e II são falsas.
b.
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c.
As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
d.
A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
e.
A afirmação I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
Questão - Cancelada3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
De acordo com Mager (1977) um objetivo, ao ser elaborado, deve conter alguns aspectos para melhorar o seu entendimento, tornando possível avaliar a sua consecução.
Face ao exposto analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
  
( ) Eliminar o número de acidentes de trabalho por falta de uso consciente da regras da empresa até março do ano que vem.
( ) Duplicar o volume de vendas do produto X antes do final deste ano.
( ) Eliminar 10% do número de reclamações dos clientes em até dez meses após a aplicação do treinamento.
( ) Aplicar menos programas de treinamento ao longo do próximo ano.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro e falso:
Escolha uma:
a.
F-V-F-V.
b.
F-F-V-V.
c.
V-F-F-V.
d.
V-F-V-F.
e.
F-V-V-F. 
Parte inferior do formulário
TERMINAR REVISÃO
Analise a imagem:
 
Fonte:http://www.scielo.br/img/revistas/rlae/v20n4/pt_a06fig1.jpg
 
A empresa Lanchebom aplicou uma avaliação com questões para os funcionários antes do treinamento. Após o treinamento, essas mesmas questões foram aplicadas novamente e os resultados demonstraram evolução no processo.
Sobre a verificação da assimilação de conhecimentos e habilidades assinale a alternativa que apresenta qual mecanismo foi utilizado:
Escolha uma:
a.
Avaliação de evolução.
b.
Avaliação comportamental.
c. Avaliação das reações.
d.
Avaliação de aprendizado. 
e.
Avaliação dos resultados.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Uma metodologia mais contemporânea, que se desenvolveu no rastro do avanço das tecnologias de informação e comunicação, está sendo adotada pelas empresas pela sua ampla capacidade de abrangência e flexibilidade. O exemplo mais claro da contribuição que as tecnologias deram ao treinamento nos últimos anos é o avanço da________________. 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Escolha uma:
a.
Formação Continuada.
b.
Formação não formal.
c.
Educação a Distância. 
d.
Educação Profissionalizante.
e.
Educação Sequencial.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Um treinamento efetivo é aquele no qual são fornecidos conhecimentos e habilidades relevantes para os participantes, juntamente com a confiança para aplicá-los no trabalho.
 
Sobre os tipos de avaliação utilizados ao longo do treinamento associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
 
1.Avaliação das reações dos participantes.
2.Avaliação de aprendizado.
3.Avaliação comportamental.
4.Avaliação dos resultados.
 
( ) Ultimo nível de avaliação para um treinamento. É justamente este nível que está ganhando maior importância entre os gestores de RH, inclusive já ganhou o status de meio de cobrança para os resultados de treinamentos.
( ) Baseada na verificação da assimilação de conhecimentos e habilidades por parte do treinando, ou seja, se eles realmente aprenderam alguma coisa com o treinamento.
( ) Momento onde serão avaliadas as mudanças de comportamento dos colaboradores após o treinamento, esta “mudança de comportamento” é também chamada de “transferência de treinamento”, ou seja, a aplicação efetiva dos princípios aprendidos às exigências do trabalho.
( ) Consiste na identificação dos sentimentos deles sobre o programa de treinamento como um todo.
 
Agora, assinale a alternativa que contem a sequência correta:
Escolha uma:
a.
3-1-2-4.
b.
4-2-3-1. 
c.
1-3-4-2.
d.
2-3-1-4.
e. 1-4-2-3.
O desenvolvimento de pessoas vai além dos objetivos do treinamento, principalmente pela proposta de concretizar em longo prazo o potencial dos colaboradores talentosos da empresa, incentivando o autodesenvolvimento deles por meio de um processo contínuo e estruturado.
 
No que tange o desenvolvimento de pessoas analise as asserções:
 
I. é um processo educacional de longo prazo que visa preparar os indivíduos para assumirem cargos estratégicos na organização.
II. consiste em “uma ação orientada para o crescimento pessoal e profissional do funcionário e sem vínculo estreito com as atividades, presentes ou futuras, demandadas por determinada organização”.
III. apresenta uma perspectiva de curto prazo para ensinar o trabalhador a desempenhar as atividades da sua função atual
Após a análise sobre o conceito de desenvolvimento é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b.
I, II e III.
c.
II.
d.
III.
e.
I e II. 
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A participação em palestras, seminários e congressos cuja temática esteja relacionada com a atualização profissional do colaborador e a educação continuada consiste em submeter o colaborador a cursos de aperfeiçoamento relacionados às atividades que ele desempenha.
 
Sobre o Coaching analise as asserções e assinale V para e F para falso:
 
(  ) consiste em um fluxo contínuo de feedback (instruções, comentários e sugestões) do gerente ou de uma pessoa capacitada para exercer esse papel, fornecidos para um determinado funcionário.
(  ) é uma grande oportunidade de integração e troca
de conhecimento entre as instituições de ensino e as empresas, que por sua vez se beneficiam com as novas ideias, com a energia e a grande motivação do estagiário para aprender com a realização do seu trabalho.
(  ) é compartilhando conhecimentos e experiências de pessoas mais experientes de forma que os mais jovens possam aprendê-los e coloca-los em prática nas suas próprias rotina de trabalho.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro e falso:
Escolha uma:
a. F-V-V.
b.
F-V-F.
c.
F-F-V.
d.
V-F-F. 
e.
V-F-V.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
 
Em relação ao desenvolvimento de carreira, analise as asserções a seguir:
 
I- Carreira é um caminho a ser seguido profissionalmente, lembrando que não é possível formar uma carreira em pouco espaço de tempo, ao contrário, a gestão da carreira é um processo longo.
Porque
II- É impreterivelmente necessária a elaboração de um planejamento prévio, que definirá quais passos deverão ser dados pelo profissional e descreverá quais as metas que serão atingidas ao longo do período da execução do plano.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
A modalidade de programa de desenvolvimento voltada para os recém-formados no ensino superior é denominada de programa de trainee. Um programa de trainee tem o propósito de lapidar o recém-formado por um período de tempo (entre um a dois anos), preparando-o para assumir cargos de gerência e coordenação imediatamente após a finalização do programa.
 
Sobre o programa de trainee analise as asserções:
 
I.é composto por algumas etapas que se desdobram em um conjunto de atividades de ensino desenvolvidas ao longo da duração do programa.
II.é possível compor um programa para formar um trainee considerando as seguintes etapas: treinamentos formais, treinamentos on the job e projetos.
III. deverá, necessariamente, contar com a designação de tutores para fornecer orientação e aconselhamento e ainda monitorar e avaliar as ações dos trainees.
Após a análise sobre o programa de trainee é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e II.
b. I.
c.
III.
d.
I, II e III. 
e.
II.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O estabelecimento de um plano de carreira, as sucessões necessárias em cargos estratégicos ou de confiança perdem o seu potencial traumático e passam a ser realizadas de maneira racional, transparente e com base em critérios objetivos, reduzindo sensivelmente as chances de se promover alguém por política ou ainda de se cometer um erro ao promover alguém despreparado para assumir dada posição.
Assinale a alternativa que apresenta respectivamente o modelo de carreira horizontal:
Escolha uma:
a.
Operacional – Tático – Pleno.
b.
Trainee- Pleno- Senior.
c.
Trainee- Senior - Pleno.
d. Junior- Pleno- Senior. 
e.
Operacional – Tático – Estratégico.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Esta forma de carreira consiste em um plano de crescimento de carreira diagonal, paralelo ao plano generalista. Esta carreira fornece oportunidade para o colaborador concentrar os seus esforços de desenvolvimento, aprendizado e capacitação no que ele realmente tem interesse, satisfazendo as suas expectativas de retorno do aprendizado e influenciando positivamente a sua produtividade e a sua motivação para alcançar os objetivos organizacionais.
Sobre a definição apresentada, é correto afirma que esta forma de carreira refere-se a :
Escolha uma:
a.
carreira de gestão.
b. carreira junior. 
c. carreira operacional.
d.
carreira em Y.  
e.
carreira tática
Em relação ao processo de integração, analise as asserções a seguir:
 
I.É importante aplicar um programa de integração a colaboradores novatos, mas é fundamental que os veteranos também sejam lembrados em situações de mudanças e novos procedimentos para que fiquem a par de tudo que ocorre na organização.
 
Porque
 
II.Os veteranos não necessitam ser integrados de todas as mudanças que ocorrem na organização. Os novos procedimentos e ferramentas adotadas devem ser compartilhados com os novatos.
A partir das afirmações acima, assinale a alternativa correta quanto a relação entre as asserções:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
e.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Conforme Chiavenato (2009) uma tecnologia educacional é constituída por sistemas físicos e sistemas conceituais. Deste modo adotando como base Chiavenato (2009), ele também sinaliza que as metodologias de treinamento podem ser classificadas de três modos.
 
No que tange as metodologias de treinamento analise as asserções:
 
I.Quanto ao uso e tempo.
II.Local de aplicação.
III.Síncrona e Assíncrona.
IV.Híbrida.
V.Presencial e a distância.
Após a análise sobre as metodologias de treinamento é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e V.
b.
IV e V.
c.
III e IV. 
d.
II e III.
e. I e II.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Ensino a distância (EAD) é uma modalidade educacional para formar pessoas sem a necessidade de encontros presenciais, utilizando-se de programas de ensino impressos ou eletrônicos para transmitir o conhecimento.
Sobre a abordagem síncrona analise as asserções e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. a interação entre o instrutor e os aprendizes ocorre em horários diferentes e conforme a disponibilidade de cada um.
b.
o aprendiz ter acesso ao material didático, estudá-lo e depois tirar as suas dúvidas e confirmar o seu entendimento sobre o assunto na presença do instrutor.
c.
usualmente conhecida com sala de aula invertida é considerada uma das metodologias ativas de ensino.
d.
nessa abordagem o material é disponibilizado para estudo e depois o aluno pode interagir com o professor enviando uma mensagem via e-mail ou chat.
e.
ensino é transmitido em tempo real, com o instrutor e os aprendizes mantendo contato direto simultaneamente. 
É de fundamental importância para qualquer organização já que é por meio desse processo que os recém contratados podem conhecer mais rapidamente a própria empresa, elevando as chances de começar a trabalhar apresentando bom desempenho e alta produtividade, ajustando a sua conduta de acordo com a cultura organizacional vigente e ainda evitando a sua demissão precoce por desconhecimento das normas e das regras da empresa.
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresentada corretamente o conceito descrito acima:
Escolha uma:
a.
Workshop.
b.
Programa de Integração. 
c. Trainee.
d.
Jogo de Empresa.
e.
Estágio.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Instrutor de Treinamento é o profissional responsável por preparar e ministrar treinamentos, atividades teóricas e práticas conforme projeto estabelecido. Um Instrutor de Treinamento prepara materiais necessários para realização das tarefas pelos participantes e treinandos.
 
Sobre o instrutor de treinamento analise as asserções assinalando V para verdadeiro e F para falso:
 
(  ) deverá possuir três tipos de qualificações distintas, a profissional, didática e tecnológica.
(  ) qualificação profissional está ligada a uma certa experiência sobre o conteúdo que vai ensinar e ainda sobre
o domínio do assunto abordado.
( ) qualificação didática se relaciona com a capacidade de o instrutor envolver o aprendiz nas atividades de treinamento, incentivando e criando chances para a sua participação
(  ) capacidades de encorajar os aprendizes a pesquisarem sobre o tema do treinamento, de se comunicar de forma eficaz, de manusear recursos audiovisuais e ainda de planejar e preparar as atividades de treinamento.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro e falso:
Escolha uma:
a.
V-F-F-V.
b.
F-V-V-V. 
c.
V-F-V-F.
d.
F-V-F-V.
e.
F-V-V-F.
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Finalmente as técnicas de treinamento híbridas ou mistas são aquelas que mesclam as técnicas de conteúdo com as de processos, sendo empregadas quando se precisa transmitir conhecimento e ainda treinar habilidades ou mudar a atitude dos colaboradores.
 
No que tange as técnicas de treinamento híbrido analise as asserções:
 
I.são chamadas de blended learning, recebendo a abreviação de B-learning.
II.não engloba as atividades on the job como a instrução, orientação e rotação de cargos.
III. participação em workshops (oficinas), estudos de caso, simulações e jogos.
Sobre as asserções acima está correto o contido em:
Escolha uma:
a.
I.
b.
II. 
c.
III.
d. I, II e III.
 
e.
I e III.
Em relação aos conceitos de treinamento e desenvolvimento, analise o texto a seguir e complete as lacunas:
 
Enquanto o ________________apresenta uma perspectiva de curto prazo para ensinar o trabalhador a desempenhar as atividades da sua função atual, o _____________________tem uma perspectiva de longo prazo, focando o ensino e o fortalecimento das competências, habilidades e atitudes.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
Escolha uma:
a. treinamento – desenvolvimento. 
b.
instrutor – treinamento.
c.
desenvolvimento -  colaborador.
d.
instrutor – colaborador.
e.
treinamento – colaborador.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
É possível e correto dizer que o desenvolvimento dos colaboradores tem o objetivo de ampliar, de forma significativa, a qualificação dos profissionais, criando e disseminando conhecimento fundamental para elevar a competitividade das organizações.
 
Com base na afirmação acima observe as colunas a seguir fazendo uma associação entre a coluna 1 com a 2:
 
Coluna 1
1. Coaching.
2. Educação continuada.
3.Mentoring.
4.Rotação de cargos.
5.Treinamentos comportamentais.
6.Oficinas.
 
Coluna 2
 
(  ) Encaminhamento do colaborador a cursos de aperfeiçoamento pertinentes às atividades que ele realiza.
(  ) Utilização de estratégia que transfere um funcionário de um cargo para outro, geralmente em um setor diferente do seu, ampliando a sua visão sobre as operações, os setores e os processos da empresa.
(  ) Fornecimento de um fluxo contínuo de feedback (instruções, comentários e sugestões) do gerente ou de uma pessoa capacitada para exercer esse papel, fornecidos para um determinado funcionário, do mesmo modo que um técnico de futebol se comporta perante os seus jogadores.
(  ) Programa de ações educacionais para treinamento de habilidades específicas.
(  ) Programa de ações educacionais com o objetivo de gerar o empreendedorismo, o autodesenvolvimento ou o autoconhecimento.
(  ) Acompanhamento profissional de colaboradores mais experientes com colaboradores em fases iniciais de carreira, partilhando informações e experiências de forma que os mais jovens possam aprendê-los e coloca-los em prática nas suas próprias rotina de trabalho.
Agora, assinale a alternativa 
Escolha uma:
a.
1-4-2-3-5-6.
b. 3-5-6-1-4-2.
c.
2-4-1-6-5-3. 
d. 4-1-6-5-3-2.
e.
6-5-3-2-4-1.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre a dinâmica de grupo analise as asserções:
 
I. A dinâmica de grupo consiste em submeter os participantes do treinamento a uma situação problema que deverá ser resolvida pelo grupo.
 
II. Essa é uma metodologia que exige muito preparo por parte do facilitador, pois ele deverá saber lidar com os comportamentos emocionais que aflorarão nos participantes no decorrer do treinamento.
 
III. Ao aplicar uma dinâmica de grupo o facilitador deve conhecer e respeitar cada uma das suas etapas, iniciando os trabalhos com a apresentação pessoal dos participantes, seguida de um aquecimento para quebrar o gelo e integrar o grupo.
Sobre as asserções acima a alternativa que contempla a (s) afirmativa (s) correta (s) é:
Escolha uma:
a. II.
b.
I.
c.
I, II e III. 
d.
I e II.
e.
III.
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Consiste em um fluxo contínuo de feedback (instruções, comentários e sugestões) do gerente ou de uma pessoa capacitada para exercer esse papel, fornecidos para um determinado funcionário, do mesmo modo que um técnico de futebol se comporta perante os seus jogadores.
 
Sobre o conceito acima assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Avaliação.
b.
Turnover.
c.
Feedback.
d.
Job rotation.
e.
Coaching. 
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
“É um trabalho de orientação para que o novo colaborador se sinta completamente integrado. A vantagem é que a adaptação ao cargo é acompanhada e feedbacks são oferecidos de modo a se realizarem os ajustes necessários. A desvantagem é que, por ser mais demorado, exige um constante replanejamento para que não se percam os objetivos iniciais. É necessário manter a motivação de todos os envolvidos também de forma a manter-se o compromisso estabelecido inicialmente”.
 
Sobre a integração de novos colaboradores analise as asserções:
 
I.Ao realizar a prática dos programas de integração, a empresa demonstra sua receptividade, e há pouca chance do novo colaborador permanecer na organização.
II.Favorece a atração, já que os candidatos observam o que as empresas praticam, começar a trabalhar apresentando bom desempenho e alta produtividade, evitando a sua demissão precoce.
III.O colaborador percebe que a empresa o valoriza, e juntamente com outros procedimentos adotados, a organização tem a oportunidade de se apresentar ao candidato, entretanto, não gera uma identificação deste com a empresa. 
 
 Sobre a integração de novos colaboradores está correto o contido em:
Escolha uma:
a.
I e II.
b. II. 
c.
III.
d.
I e III.
e.
II e III.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais