Buscar

Aminoácidos: Estrutura e Classificação

Prévia do material em texto

AMINOÁCIDOS (AA)
São compostos orgânicos que foram derivados da armônia (NH3), na qual um, dois ou três grupos de hidrogênios foram substituídos por grupos orgânicos.
A união de centenas de aminoácidos formam as proteínas que são unidas por ligações peptídicas. As proteínas são constituídas por basicamentes 20 aminoácidos diferentes denominados Comuns.
○ ESTRUTURA 
Um aminoácido é formado por 4 ligações que são compostas por um grupo amina (NH2), um grupo ácido carboxílico (COOH) e um radical que confere a cada aminoácido propriedades bioquímicas diferentes, como polaridade e grau de ionização em solução aquosa. As exceções a essa regra são a glicina e a prolina.
► Estereoisômeros: São isômeros espaciais ou seja, cujos átomos são ligados na mesma sequência (a mesma constituição), mas diferem no arranjo de seus átomos no espaço. Sua observação ocorre como em um espelho.
 
► Enantiômeros: As moléculas enantioméricas podem ser do tipo D (dextrorrotatórios) ou L (levorrotatórios), sua molécula é assimétrica isso significa que se a dividirmos ao meio, as partes resultantes não serão iguais, a imagem é especular um do outro, e não são sobreponíveis.
○ CLASSIFICAÇÃO
► Aminoácidos não essenciais: São aminoácidos que o nosso organismo sintetiza naturalmente, apartir de outros precursores ( alanina, ácido aspártico, asparagina, ácido glutâmico, serina).
► Aminoácidos essenciais: São aqueles que não produzimos, sendo necessária a ingestão de determinados alimentos para suprir esses aminoácidos. (isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano, lisina e histidina). 
► Aminoácidos essenciais ocasionais: São produzidos por organismos saudáveis, mas em determinadas situações de patologias, nosso corpo pode não produzi-los. São eles: cisteína, glicina, prolina e tirosina.
 Os aminoácidos ainda pode sofrer outras divisões, segundo o radical de cada um deles:
► Aminoácidos hidrofóbicos: O grupo radical é uma cadeia lateral apolar.
► Aminoácido hidrofílico: 
 • Polar nêutros: Sem carga elétrica o grupo radical é uma cadeia lateral, ou seja, neutra. 
 • Polar ácidos: O grupo radical é uma cadeia lateral com carga negativa normalmente possuem grupo carboxila, além daquela da estrutura geral.
 • Polar básicos: O grupo radical é uma cadeia lateral básica carregada positivamente, possuem grupo amino.
 20 aminoácidos com radicais diferentes são denominados Comuns, sendo eles;
○ PROPRIEDADES GERAIS DOS AMINOÁCIDOS
O pH pode fazer com que os aminoácidos comportem-se como ácidos ou bases.
► Em pH neutro os aminoácidos são dipolares, ou “zwitterions”:
Grupo amino protonado –NH3+ (íon amônio).
Grupo carboxil desprotonado –COO-(íon carboxilato).
► Em meio ácido: é o ânion carboxilato, e não o grupo amino, que atua como centro básico e recebe o próton: 
► Em meio básico: é o cátion amônio, e não o grupo carboxila, que age como centro ácido e perde um próton:

Continue navegando