Buscar

3ª Prova de Mineralogia, tipo C (01.11.2011)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3o prova de Mineralogia 2011
Nome:……………………………………………………………………..
1) A fórmula geral X2Y4-6Z8O20(OH,F) corresponde a composição química de um importante grupo de minerais. Este grupo de minerais pode ser dividido em duas classes. (1,0).
a) que grupo de minerais e esse?
b) quais são as duas classes e que este grupo pode ser subdividido? Explique.
c) qual a estrutura deste grupo de minerais?
d) quais são os principais minerais que compõem este grupo de minerais. De as características físicas, químicas e ópticas que permitem diferenciá-los entre si?
2) Os sulfetos formam uma importante classe de minerais que incluem muitos minerais de minério importnates. De modo geral, pode-se dizer que os sulfetos são minerais de brilho metálico e são minerais opacos, possuem traço cinza, preto ou colorido, são minerais pesados a muito pesados e possuem dureza em geral menor que 4. Entretanto existem existem exceções, alguns minerais não são opacos. (1,0).
a) quais são estes minerais?
b) como diferenciá-los entre si?
c) qual a utilidade destes minerais?
3) Reações metamórficas são importantes e comuns durante processo metamíorficos, para a formação de muitos minerais. As reações abaixo representam uma reação comum na natureza e envolvem a transformação de minerais primários em minerais metamórficos: (1,0).
3Mg2SiO4 + H2O + SiO2 = 2Mg2Si2O5(OH)4
2Mg2Si2O5(OH)4 + 3CO3 = Mg3Si4O10(OH)2 + 3MgCO3 + 3H2O
a) quais são as fases minerais envolvidas nas reações?
b) como distinguir os minerais (características físicas, químicas, ópticas, etc) entre si?
4) O grupo dos silicatos ~25% dos minerais conhecidos e cerca de 40% dos minerais comuns. Em volume correspondem a a cerca de 95% do volume da crosta terrestre. Este classe e/ou grupo de minerais em vários grupos. (1,0).
a) quais são estes grupos e qual as caracteríticas estruturais que os diferencia entre si?
b) de pelo menos três exemplos de minerais pertencentes a cada classe destes minerais.
�
5) Associe: (1,0)
	1) Mg3Al2(SiO4)3
	6
	mineral formado por processos magmáticos, metamórficos, pneumatolíticos e/ou hidrotermais de alta temperatura e mesmo por processos diagenêticos. Portanto é encontrada em uma gama muito grande de rochas, especialmente de origem plutônica (granitos, granodioritos, sienitos, pegmatitos, etc). Também ocorre em xistos, gnaisses, etc.
	2) wollastonita
	13
	mineral que ocorre como massas colunares. Os cristais são prismáticos tetragonais castanhos, estriadas, às vezes com zoneamento, normalmente com núcleo mais claro. É semelhante a turmalina, porém possui seção quadrática.
	3) dioptásio
	8
	mineral reconhecido pela clivagem cúbica e porpriedades ópticas (caráter isotrópico e relevo alto positivo). Alteração para brucita fibrosa. É encontrado em alguns mármores submetido a metamorfismo de alta temperatura. Em metamorfismo progressivo, forma-se após a wollastonita e a temperatura inferior à da montecellita. Altera-se facilmente para brucita, hidromagnesita e mais raramente para serpentina, sendo por isso raro.
	4) Al2SiO4(F,OH)2
	15
	mineral de origem metamórfica de alta pressão e baixa temperatura, em particular em xistos glaucofânicos (xistos azuis). Também um componente de eclogitos.
	5) esfalerita
	3
	mineral encontrado na zona de oxidação de veios e depósitos de cobre, associado a outros minerais secundários de cobre. Difere da malaquita, crisocola, brochantita, pseudomalaquita e atacamita pelo hábito dos cristais e maior dureza. Além da dureza difere da malaquita por não apresentar efervescência em ácidos e da crisocola por esta apresentar traço branco.
	6) KAlSi3O8
	19
	mineral encontrado em bauxitas, lateritas e em argilas resultado de intemperismo em clima tropical e subtropical de aluminossilicatos. Também produto da decomposição hidrotermal de baixa temperatura de coríndon, nefelina (em nefelina pegmatitos, sienitos); ou basaltos oceânicos.
	7) autunita
	16
	mineral de origem metamórfica de temperatura moderada a alta associado com minerais magnesianos (talco, clorita, enstatita/bronzita, olivina, serpentina, etc.), caracterizado pela forma alongada, clivagem prismática e cor clara. Ocorre em anfibolitos, gnaisses, granulitos, rochas ultramáficas e máficas, metaquartzitos, formações ferríferas, xistos derivados de argilitos. Pode ser formando ainda por processos hidrotermais/pneumatolíticos de alta temperatura e por retrometamorfismo. Altera-se ás vezes para talco.
	8) MgO
	18
	mineral formado por processos hidrotermais e metassomáticos em intima associação com metamorfismo de contato onde as rochas encaixantes tratam-se de calcários; por metamorfismo regional de pressão média a baixa. Encontrado também em pegmatitos graníticos. Mineral caracterizado pela alta densidade e fluorescência a raios ultravioleta. Pode altera-se para volframita.
	9) egirina
	10
	normalmente é produto de oxidação de sulfetos e sulfossais. Pode ocorrer também por deposição primária em filões hidrotermais de temperatura baixa a moderada. Distingue-se dos minerais semelhantes por sua maleabilidade maior, oxidação característica na superfície e densidade relativamente alta.
	10) Ag
	5
	mineral formado por processos sedimentares (diagênese), metamórficos, hidrotermais (de média a alta temperatura), vulcanogênicos e magmáticos. É facilmente reconhecido pelo brilho resinoso, clivagem dodecaédrica perfeita, seu caráter isotropico e relevo extremamente alto positivo).
	11) Fe2+WO4
	17
	é um dos constituintes mais comum em muitas limonitas, ocorrendo em chapéus de ferro e em lateritas. Ocorre freqüentemente como produto de meterorização de minerais com ferro como siderita, magnetita, pirita, etc. Forma-se normalmente em condições oxidantes e engloba muito do material até agora classificado como limonita
	12) tefroíta
	2
	mineral gerado por metamorfismo de contato e regional (especialmente de baixa pressão e alta temperatura, fáceis piroxênio hornfels e granulito), em calcários e rochas cálcio-silicáticas (metamargas). Comum em carbonatos silicosos metamorfisados termalmente por intrusões de rochas ígneas. Também ocorre em alguns carbonatitos e rochas ígneas alcalinas.
	13) vesuvianita
	1
	mineral encontrado em rochas ígneas básicas a ultrabásicas de origem profunda (como peridotitos, kimberlitos, eclogitos) e rochas metamórficas submetidas a temperaturas e pressões altas (com granulitos, retroeclogitos etc., pode ocorrer também em anfibolitos e xistos).
	14) (Ca,Ce)2(Al,Fe2+,Fe3+)
(SiO4)(Si2O7)O(OH)
	11
	mineral encontrado em diques de pegmatitos e veios hidrotermais de alta temperatura ou filões de quartzo, normalmente associados a corpos graníticos. Ocorre normalmente junto com cassiterita nas últimas fases da cristalização, podendo também se associar a veios com cobre e manganês. Mineral detrítico em aluviões e aluviões.
	15) jadeíta
	4
	mineral formado por processos magmáticos, pneumatolíticos e/ou hidrotermais (fluídos hidrotermais e pneumatolíticos de alta temperatura e ricos em voláteis) e metamórficos (metamorfismo de alto grau em sedimentos aluminosos, ricos em quartzo e contendo flúor). É encontrado em pegmatitos, granitos, greisens, hornfels, etc.
	16) (Mg,Fe2+)2(Mg,Fe2+)5
Si8O22(OH)2
	20
	mineral de origem magmática, metamórfica e hidrotermal de temperatura moderada a alta. Ocorre como mineral acessório na maioria das rochas magmáticas e nas rochas metamórficas de temperatura moderada a alta. Muito comum em rochas plutônicas intermediárias a félsicas e pegmatitos. Raramente como mineral detrítico. É reconhecido pela forma cristalina com terminações agudas, gerando cristais cuneiformes a losangulares e dureza média.
	17) (-Fe3+O(OH)
	12
	ocorre em seqüências metassedimentares ricas em manganês submetidas a metamorfismo de contato ou regional de temperatura moderada a alta; em depósitos de minério de Fe-Mn; em protominério de Mn, juntamente com espessartita, rodonita, rodocrosita, etc.
	18) CaWO4
	14
	mineral de origemmagmática, metamórfica e hidrotermal, que ocorre como acessório em rochas ígneas (granitos, sienitos, dioritos e pegmatitos); em rochas metamórficas (gnaisses, xistos feldspáticos, etc). Forma-se através de metamorfismo de contato em mármores e escarnitos. É facilmente reconhecido pela cor preta com brilho do piche, fratura conchoidal, radiatividade (mineral metamíctico) e associação com rochas graníticas a intermediárias.
	19) AlO(OH)
	7
	é um mineral secundário derivado de minerais primários contendo urânio sob condições oxidantes, encontrado em fraturas, cavidades, veios e material de alteração de granitos, pegmatitos graníticos, gnaisses, sienitos, etc. Normalmente forma agregados folheares, escamosos, terrosos e pulverulentos. Possui cor amarelo enxofre a amarelo-limão, amarelo-esverdeado a verde pálido.
	20) CaTiSiO5
	9
	mineral de origem magmática, encontrado principalmente em rochas alcalinas ricas em Na, como sienitos nefelínicos e granitos alcalinos. Forma agregados aciculares ou radiais, fibrosos ou concreções radiais. Normalmente os cristais são largos, prismáticos, de até 35 cm, com seção transversal de quatro ou oito lados, com melhor desenvolvimento das faces {100} que {010}. São estriados longitudinalmente.

Outros materiais