Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OSASCO
CURSO SUPERIOR DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Resumo 1
Rafael Silva Calderaro
Osasco
2018
Gestão Ambiental e Sua Contribuição para o desenvolvimento Sustentável
Gestão e Tecnologia para competitividade, outubro 2013.
O Artigo fala sobre incorporação do Sistema Ambiental nas empresas, o desenvolvimento Sustentável e seus benefícios, traz a conscientização das empresas como ponto principal para a conservação e a responsabilidade do meio ambiente. nos últimos tempos, ocorreu avanços na área ambiental, nos instrumentos técnicos, políticos, e legais que são os principais atributos para a construção dessa estrutura. O gerenciamento ambiental passa a ser um fator estratégico que a alta administração das organizações deve analisar, no resultado econômico e no resultado estratégicos do comprometimento no meio ambiente. 
A gestão de qualidade empresarial passa pela determinação de implante dos sistemas organizacionais que valorizem os bens naturais, matérias-primas, potencialidades do quadro humano, nas comunidades locais que devem iniciar novos ciclos sendo a cultura do descartável e dos desperdícios passem a ser do passado. O desenvolvimento sustentável tem o papel que atende às necessidades do presente sem comprometer as novas gerações e suas necessidades. O desenvolvimento sustentável introduz uma dimensão ética e política que é considerado como um processo de mudança social, com democratização do acesso aos recursos naturais e distribuição dos custos e benéficos do desenvolvimento.
 A Gestão ambiental é um aspecto funcional da gestão de uma empresa, que desenvolve e implanta as políticas e estratégias ambientais. Que existe um conjunto de problemas que envolve o gerenciamento de assuntos adequados ao meio ambiente, por meio de sistemas ambientais, com a busca do desenvolvimento sustentável e do ciclo de vida dos produtos. Uma empresa que passa a realmente trabalhar com a gestão tem que passar por uma mudança, em sua cultura empresarial, por uma revisão de seus paradigmas. O impacto ambiental é a alteração no meio ou em algum dos componentes por uma determinada ação ou atividade, que não é quaisquer alterações nas propriedades do ambiente, mas que provoquem o desequilibro das relações constitutivas do ambiente, assim como as alterações que excedam a capacidade de absorção do ambiente considerado.
A maioria dos impactos é devido ao rápido desenvolvimento econômico, causando as maiores concentrações democráticas, oportunidades de emprego e infraestruturas social, porém sem o devido controle ambiental. A gestão simplifica o procedimento de administração, proporcionando vários benefícios às organizações, como benefícios econômicos (economia de custos e incremento de receita) e benefícios estratégicos.
Concluindo assim, que a implantação de um sistema de gestão ambiental poderá ser soluções para uma empresa que pretende melhorar a sua posição em relação ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é um importante conceito de crescimento, presente no debate politico internacional principalmente quando se trata de qualidade ambiental e á distribuição global de uso de recursos.