Buscar

QUESTIONÁRIO DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO BÁSICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade I
1- A sociedade brasileira demonstra-se descontente com os resultados da educação. Por que está ária no país causa tanta insatisfação? Qual era o método utilizado para o ensino? Qual é o propósito da escola hoje? Qual é a função do professor nessa nova era de avanços tecnológicos?
Por que não tem alcançado os objetivos almejados que sociedade, pelos problemas que sofre a escola hoje como abandono escola, falta de investimentos, além de existirem professores que precisam ser qualificados, entre outros. 
Métodos de ensino Tradicional predominante no país, onde o foco está no professor que detém e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificados por meio de avaliações periódicas. Quem não atingir a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo. Porém existem outros como construtivista montesoriano entre outros. 
O professor tem a função e transmitir conhecimentos se utilizando das novas tecnologias para que o processo de aprendizagem seja prazeroso além de ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades e forma cidadãos críticos e conscientes tudo isso com o apoio da escola.
2- As propostas dos pioneiros de 1932 estão sendo praticadas pela educação brasileira atual? Algumas sim e outras não? Quais? Por quê?
O Manifesto apresentou a proposta de renovar a escola tradicional, objetivando- a aplicação da verdadeira função da escola, as propostas que estão sendo praticadas são: a gratuidade e obrigatoriedade da educação, a educação pública como responsabilidade do Estado. Propunha ainda acesso a escola e qualidade no ensino algo que ainda não ocorre, pois, alguns lugares escolas são melhores que outras. A valorização do docente só que a carreira continua desvalorizada.
3- Faça um comentário sobre a educação na Constituição de 1946.
A educação na constituição de 1946, teve enorme importância por te uma natureza democrática, igualdade dos cidadãos perante a lei, liberdade de expressão, e separação dos poderes entre outras.
4- Descreva as leis que regulamentam a educação, os níveis e modalidades da educação no Brasil, e como se dá esta organização. (Leia e Reflita, pois você deverá socializá-la na primeira aula dia 05 de Maio).
A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas Emendas Constitucionais em vigor.
Os níveis: são a educação escola compõe-se de:
I. Educação básica, (formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio); II. Educação superior, (cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado, de extensão). 
As modalidades:
I. Educação especial: oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educadores portadores de necessidades especiais.
II. Educação de jovens e adultos: destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
III. Educação profissional: que, integrada ás diferentes formas de educação, ao trabalho, á ciência e á tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. É destinada ao aluno matriculado em geral, jovem ou adulto.
5- Leia e comente: Existe ou não de uma estrutura única no sistema de ensino brasileiro? Justifique sua resposta. 
Sim, pelo fato de que existe uma estrutura propriamente dita, constituída por uma rede de unidades escolares em seus vários níveis e modalidades a qual está sobre todo o território nacional.
6- A Educação vem sofrendo mudanças e analisá-las implica em considerar determinadas preliminares como a desigualdade social e a própria noção de educação básica. Identifique essas mudanças elaborando uma sequencia das leis da educação com suas respectivas mudanças.
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBS. No total, três Leis de diretrizes e bases da educação nacional foram promulgadas no Brasil, todas recentes, a partir de 1961. Até então, o Brasil possuía apenas leis e decretos que organizavam ou disciplinavam determinados níveis de ensino, separadamente.
Primeira LDB- Lei Federal n0, 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei foi considerada completa, pois estabelecia diretrizes e bases para toda a educação nacional, ou seja, para todos os níveis de ensino, desde a pré-escola até o ensino superior. Estabeleceu a seguinte estrutura para o ensino: Primário, ginásio, colegial e superior.
Segunda LDB- Lei Federal no5.692,11 de Agosto de 1.971 Primeira mudança introduzida, com relação á anterior,dizia respeito á unificação do ensino primário com o ginásio, constituindo o primeiro grau, o que significou o prolongamento da escola única e continua de oito séries. Essa lei estabeleceu a seguinte estrutura para o ensino: Ensino de 1o Grau- obrigatório e gratuito nas escolas públicas, com duração de oito anos. Ensino de 2o Grau- não obrigatório, mas gratuito nas escolas públicas, com duração 3 a 4 anos e obrigatoriamente profissionalizante. 
Terceira LDB- Lei Federal nº.9.394/96 de dezembro de 1.996 Trata-se da lei atualmente vigente, que estabelece as diretrizes bases da educação nacional e norteia a estrutura e o funcionamento da educação no País em todos os níveis, da educação ao ensino superior. De modo geral, a estrutura do ensino apresenta a seguinte configuração Educação Básica- (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) Ensino Superior- (cursos sequenciais, de graduação, de pós graduação, especialização, mestrado e doutorado, de extensão )

Outros materiais